Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas num alfa 146 1.4 boxer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas num alfa 146 1.4 boxer

    Boas noites pessoal. Tenho um Alfa Romeo 146 1.4 boxer de 96, tendo-o adquirido há um ano. Desde início reparei que não desenvolvia de todo mas, após a substituição do cabo de acelerador (que estava partido) ficou bem melhor.Já trazia algumas alterações,entre elas um filtro de ar cónico (não me lembro da marca), velas de 4 polos, barra aa da sparco, jantes "especiais" de 14 polegadas com pneus 185/60, escape de rendimento (que neste momento está desmontado), valvulas modificadas, transmissão do alfa 33, etc. Ou seja, supostamente deveria estar a andar bem. A direito ou a descer, anda lindamente, o problema é nas subidas. Em primeira e segunda, desenvolve bem, mas assim que meto a terceira, já começa a perder força e, a nao ser que vá acima das 4500/5000 rpm, demora muito a aumentar a velocidade (estou a falar de subidas com relativamente pouca inclinação). O que um mecânico me apontou foi falta de compressão, o que, como a maioria aqui do forum sabe, em ter de trocar os pistons e segmentos. Para ajudar à festa, ultimamente o pedal da embraiagem prendia de vez em quando, ficando em baixo (situação muito chata) e comecei a ver um ligeiro fumo branco a sair pela zona do guarda-lamas esquerdo. Ontem fui a um amigo mecânico e ele disse que esse fumo, por não vir de mais lado nenhum, quase de certeza que tem a ver com o facto da embraiagem estar a acabar. Eu não percebo nada de mecânica automóvel, mas penso que faz sentido, porque com o carro parado e ligado durante vários minutos e dando umas aceleradelas, não há fumo nenhum.
    Isto tudo para vos perguntar: Tendo eu dado 1300 euros pelo carro, e tendo ainda as 4 jantes originais com pneus, mais um aileron "racing" que tirei no proprio dia em que adquiri a viatura, mais o escape de rendimento, e vendo bem as alteraçoes que estão instaladas, devo arranjar os problemas (segmentos e embraiagem) ou vendê-lo no estado em que está? É que eu adoro o carro, para além de ser confortável e beber pouco quando não piso demais, faz o barulho mais lindo que já ouvi em carros "normais" (subarus, hondas ou afins alterados, ou ferraris não contam). Por onde passo, não há como passar despercebido, no bom sentido, claro.

    Já agora, um pequeno aparte: imaginando que arranjo os problemas do carro, gostaria de saber se é possivel instalar um sistema turbo. Sinceramente, não ligo a velocidades máximas, mas adoro sentir a força dum motor. Vi à venda no ebay um sistema completo que, aparentemente, é próprio para o meu modelo, aqui está o link (peço desculpa se não for permitido, sou novo no forum..): Alfa Romeo 146 T3T4 TurboCharger Turbo Kit: eBay Motors (item 260481856047 end time Oct-19-10 11:37:50 PDT)
    Será que é possivel instalá-lo? Não daria problemas? E a instalação seria relativamente simples para um mecânico?

    Muito obrigado a quem ler este (enorme) texto e me ajudar. Cumprimentos

    #2
    O ser segmentos ou não verica-se bem e rapidamente com um teste de compressão...


    O 146 é mais pastelão comparado com o 33 com o mesmo motor, é um bocado mais pesado, e é mais cortado por causa de poluir menos, se dizes que para puxar tem de estar acima das 4500, a cheira-me que está a andar o que devia, e que não ha problema nenhum com o carro...


    Quando ao pedal da embraeagem ter ficado em baixo quase de certeza que foi alguma das bombas de embraeagem que foi á vida, muda as duas que isso é barato, +- 50€ as duas...

    Comentário


      #3
      Confesso que não sou "alfista", mas falo com eles.
      E de facto quem tem um alfa - então dessa geração dos "33", "146" - adora o carro e não quer outra coisa.
      Pelo que contas o teu carro já vinha com algumas (muitas!) modificações. Já passou seguramente por muitos "redlines" e outros "esticanços", pelo que o motor provavelmente já poderá estar a ressentir-se. E penso que em matéria de resistência à fadiga esses motores não serão do melhor que há...
      Por isso não custa nada fazeres o tal teste de compressão.
      Em relação ao kit turbo, bem, aí é outra conversa.
      Eu não vejo como é que um motor que foi projectado para funcionar com cargas de 90 cv (é o que o teu carro tem, não é?...), poderá funcionar com cargas de 120, 130 ou até mais. Quer dizer, funcionar, funciona. Mas não esperes fazer muitos kms...
      Os motores boxer 4 cil. dos alfas cativam pela sonoridade e pelo "nervo" que apresentam desde baixos regimes, porque aquilo é um motor para carros de corrida, a verdade é essa. Sinceramente, penso que a montagem de um kit turbo iria desvirtuar completamente o carro...
      Boa sorte com o alfa!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
        O ser segmentos ou não verica-se bem e rapidamente com um teste de compressão...


        O 146 é mais pastelão comparado com o 33 com o mesmo motor, é um bocado mais pesado, e é mais cortado por causa de poluir menos, se dizes que para puxar tem de estar acima das 4500, a cheira-me que está a andar o que devia, e que não ha problema nenhum com o carro...


        Quando ao pedal da embraeagem ter ficado em baixo quase de certeza que foi alguma das bombas de embraeagem que foi á vida, muda as duas que isso é barato, +- 50€ as duas...
        O teste de compressão foi feito antes de substituir o cabo do acelerador, e deu valores estúpidos, começando o primeiro cilindro com qualquer coisa como 1,5 e crescendo até 5 no quarto. De qualquer das maneiras, o carro dá 200 na boa, e chega lá razoavelmente rápido, o problema é mesmo nas subidas, como já disse..

        Quanto à situação da embraiagem, quem me dera que fosse esse o problema, mas assim fico sem perceber de onde vem o fumo branco...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Prax Ver Post
          Confesso que não sou "alfista", mas falo com eles.
          E de facto quem tem um alfa - então dessa geração dos "33", "146" - adora o carro e não quer outra coisa.
          Pelo que contas o teu carro já vinha com algumas (muitas!) modificações. Já passou seguramente por muitos "redlines" e outros "esticanços", pelo que o motor provavelmente já poderá estar a ressentir-se. E penso que em matéria de resistência à fadiga esses motores não serão do melhor que há...
          Por isso não custa nada fazeres o tal teste de compressão.
          Em relação ao kit turbo, bem, aí é outra conversa.
          Eu não vejo como é que um motor que foi projectado para funcionar com cargas de 90 cv (é o que o teu carro tem, não é?...), poderá funcionar com cargas de 120, 130 ou até mais. Quer dizer, funcionar, funciona. Mas não esperes fazer muitos kms...
          Os motores boxer 4 cil. dos alfas cativam pela sonoridade e pelo "nervo" que apresentam desde baixos regimes, porque aquilo é um motor para carros de corrida, a verdade é essa. Sinceramente, penso que a montagem de um kit turbo iria desvirtuar completamente o carro...
          Boa sorte com o alfa!
          Sim, o meu de origem tem 90 cv. Tem algumas modificaçoes, mas nao deve andar longe desse valor devido à idade que já tem... De qualquer das maneiras, ainda não fiz um teste num banco de potência (ou lá como se chama ). Pois, percebo o que queres dizer, talvez seja muita potência para aquilo que o carro está preparado. A última coisa que eu quero é estragar o meu querido alfa

          Comentário


            #6
            gostava de ter mais ajuda... Quanto ao ligeiro fumo, terá a ver com a embraiagem?

            Comentário


              #7
              Pode: YouTube - Corvette Z06 Burnout Fail

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                passando a parte em que me ri que nem um parvo ao ver um americano (povo que nao sabe conduzir carros, muito menos se forem manuais) a estragar um carro americano (que para mim valem zero), fiquei elucidado com o facto de a embraiagem poder deitar fumo. Obrigado pelo esclarecimento. Agora, outra dúvida: o fumo e o facto do pedal prender de vez em quando, poderá querer dizer que a embraiagem precisa de ser mudada, ou poderá , como ja foi sugerido, ter a ver com as bombas de embraiagem?

                Comentário


                  #9
                  Mas como é que ele fez aquilo?

                  Sinceramente não consigo entender!

                  O burnout é a coisa mais fácil de fazer.. Prego a fundo e levantar de repente.. E lá vai ele a derrapar.. Queima um bocado a embraiagem.. Mas daí a deitar fumo por lá?!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Mas como é que ele fez aquilo?

                    Sinceramente não consigo entender!

                    O burnout é a coisa mais fácil de fazer.. Prego a fundo e levantar de repente.. E lá vai ele a derrapar.. Queima um bocado a embraiagem.. Mas daí a deitar fumo por lá?!
                    é americano, não sabe conduzir

                    Comentário


                      #11
                      amanhã vou ao mecânico, depois informo aqui qual é realmente o problema

                      Comentário


                        #12
                        Pelo histórico aqui relatado do carro, esse carro já foi bem escafiado!!!!
                        Por isso o mais provavel é teres o motor nas "lonas"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luisjet Ver Post
                          Pelo histórico aqui relatado do carro, esse carro já foi bem escafiado!!!!
                          Por isso o mais provavel é teres o motor nas "lonas"
                          pois, é capaz.. só que nunca faz barulhos estranhos, nunca tinha deitado fumo, nunca foi abaixo sem motivo, enfim, nunca mostrou estar a dar o berro, simplesmente demora a desenvolver nas subidas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nitrous Ver Post
                            pois, é capaz.. só que nunca faz barulhos estranhos, nunca tinha deitado fumo, nunca foi abaixo sem motivo, enfim, nunca mostrou estar a dar o berro, simplesmente demora a desenvolver nas subidas...
                            Boas!
                            Isso de demorar a desenvolver nas subidas é relativo.
                            Em que mudança vais? A que velocidade? A que rotação? O carro está cheio ( pessoas, gasolina)? Estás a ver a ideia?
                            Quanto ao fumo penso que será da embraiagem, muito provavelmente das bombas como alguém já referiu.
                            Fica bem!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Blackus Ver Post
                              Boas!
                              Isso de demorar a desenvolver nas subidas é relativo.
                              Em que mudança vais? A que velocidade? A que rotação? O carro está cheio ( pessoas, gasolina)? Estás a ver a ideia?
                              Quanto ao fumo penso que será da embraiagem, muito provavelmente das bombas como alguém já referiu.
                              Fica bem!
                              Por exemplo, a ligeira subida na IC19 a seguir à recta do Hospital Amadora-Sintra, antes da recta do Estado-Maior da Força Aérea, se for a 80 na 4a mudança, demora séculos até começar a subir nas rotações. Mesmo quando meto a 3a, continua a demorar um bocado... Isto apenas comigo como ocupante e menos de meio depósito de gasolina. Para alguns até pode parecer algo normal para um motor 1.4 e com 8 válvulas, mas parece-me estranho uma vez que quando ando a direito é bastante rápido..

                              Quanto ao fumo, espero mesmo que seja da bomba, sai bem mais barato

                              Comentário


                                #16
                                confirma-se, fui ao mecânico e é preciso substituir a bomba de embraiagem

                                edit: fogo, também é preciso mudar a bomba de direcção, é daí que vem o ligeiro fumo.. Anda-me a secar o óleo de direcção todo, de 3 em 3 dias tenho de "atestar"... Alguém me sabe dizer o valor aproximado duma bomba destas usada? É que nova é um preço proibitivo..
                                Editado pela última vez por nitrous; 24 October 2010, 21:22.

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma ajudinha pessoal..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Telefona para sucateiras.
                                    Tens que ver que ninguém sabe preços de cor, principalmente quando queres algo usado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      só queria saber valores assim por alto... Mas ok, vou telefonar a sucateiras.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X