Anúncio

Collapse
No announcement yet.

2013 ● Renault Captur (modelo de produção) - fotos na página 3

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
    Joke, Junk, esse dá para vários trocadilhos, mas olha que para Nissan este modelo está a ser tudo menos uma piada, está a ser um sucesso comercial.
    Confirmo e concordo.
    Mas é um objecto de moda criado para uma sociedade que consome produtos pelo que parecem e não pelo que são.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
      Confirmo e concordo.
      Mas é um objecto de moda criado para uma sociedade que consome produtos pelo que parecem e não pelo que são.
      Como outros milhões de produtos de consumo! Automóveis, telemóveis, computadores, roupas, relógios... é só escolher!

      Nesta sociedade de consumo (mais ou menos desenfreado) essa é a norma.

      Comentário





        Coincidência ou não, 2 pequenos SUV's, crossovers (o que quiserem chamar-lhe), provenientes dos franceses apresentados basicamente ao mesmo tempo.

        Ambos a quererem algum do grande bolo que o Juke tem conseguido, e aparentemente, até o Mokka da Opel está a ter uma aceitação inicial acima do esperado.

        Nota-se abordagens ao conceito algo distintas.
        O Captur, inspirando-se no concept que lhe deu nome, parece ir para o lado mais atlético do espectro, enquanto que o 2008 assume contornos mais familiares e convencionais, indo buscar proporções e elementos de SUV's full-size ou carrinhas em saltos altos, ainda que a carroçaria seja polvilhada com uma série de elementos dinâmicos.

        Comum aos dois é o uso dos ingredientes típicos aplicados à receita para SUV's/Crossovers.
        -Uma área inferior em plástico em preto, a envolver toda a carroçaria, que ajuda a retirar algum peso visual da carroçaria, ao reduzir eficazmente altura das superfícies coloridas, sobretudo nos flancos. Também permite potenciar a percepção de distância ao solo e acrescenta um pouco de "rudez";
        -Cavas de rodas generosas com bastante ar entre esta e pneu, dando a entender que temos suspensão de curso longo. Curiosamente o 2008 não contorna os arcos com plástico preto, algo que é praticamente omnipresente nas criaturas concorrentes.

        O Captur re-interpreta de forma interessante a relação entre a base negra e a carroçaria colorida. A carroçaria revela-se bastante "elástica", como se fosse esticada em direcção às rodas, acompanhando as restantes diagonais presentes na lateral. A base da área colorida não é uma expectável linha horizontal, mas duas diagonais unidas, evoluindo o tema já visto no Clio.
        A meu ver, resulta bastante melhor aqui no Captur. No Clio dá mais a percepção de alguém ter colado um plástico preto na lateral, já que a cor prolonga-se até ao ponto mais baixo da carroçaria.

        Todo o flanco do Captur está bastante bem conseguido. O jogo entre diagonais, a modelação de superfícies entre as mesmas e as diferentes superfícies (cor/preto) resultam num conjunto bastante coeso. Conseguimos um conjunto dinâmico e robusto simultaneamente, e de aparência ágil.

        A carroçaria bi-color não é algo totalmente necessário. Resulta no geral bem, mas dá origem a alguns pontos menos conseguidos, como a ligação entre pilar A e carroçaria.

        O 2008, por outro lado, desilude um pouco. Apesar das soluções mais consensuais, as superfícies mais serenas, não consegue os niveis de coesão e assertividade do Captur.
        Seria interessante vê-lo em outra cor que não branco, pois evidenciaria os acentos cromados que não fazem sentido nenhum e contribuem para aparência algo "desconjuntada" do carro, apesar de não ser de forma tão evidente como um GLK.

        A área cromada por cima da porta traseira, prolongado-se para o pilar C, ecoando o tecto sobreelevado, quanto muito preencheria ou com vidro ou com algo mais escuro. Ou se era para manter altura da área vidrada contida, não colocava lá nada.

        Assim como a base das portas, que troca o plástico preto da base por apontamentos em cromado, criando recortes desnecessários, e contribuindo para a percepção de algo colado forçadamente na base das portas.

        As barras no tecto espero que sejam opcionais. Escondem os patamares do tejadilho, elemento que acaba por dar uma dose de identidade extra.

        O párachoques traseiro preto também merece reparos. Quase ao nivel do Juke. Porque é que se destaca daquela forma da carroçaria? Parece saído dos anos 80. Ou de um Discovery primeira geração. Servirá de degrau de acesso à bagageirA?

        Captur e 2008 também apostam na última grande tendência estilistica, da qual sou grande critico. OS nichos frontais onde se encontram faróis de nevoeiro ou DRL's. No Captur são coisas bastante berrantes e ambos acentuam-nos desnecessariamente com contornos cromados. Em ambos parecem exagerados e o seu preenchimento algo forçado. Será que custa assim tanto integrar na frente umas DRL's e faróis de nevoeiro? É um mal que se espalha actualmente pela indústria.

        Depois do 208, é bom ver que a Peugeot está a conseguir evoluir de forma positiva os temas da frente, aproximando-os mais áquilo que vemos nos concepts.
        Grelha e ópticas resultam bastante melhor no 2008, mesmo que as ópticas sejam invadidas estranhamente pelo párachoques, como se fosse um espinho.

        O Captur também parece ter encontrado um ponto de equilibrio superior na definição da frente relativamente ao Clio. As ópticas parecem mais pequenas, desapareceram as DRL's da grelha e o ponto menos conseguido acaba por ser mesmo o simbolo king-size.

        Dirigindo-nos às traseiras, também elas são coerentes com a restante carroçaria independentemente do modelo. No 2008 temos uma linha horizontal(que surge no prolongamento da linha de cintura) que marca o desenvolvimento da restante traseira, caracterizado por superfícies planas, apenas quebrado pelas ópticas que apresentam contorno superior em diagonal, reflectindo-se nos cantos inferiores do óculo traseiro; enquanto no Captur assistimos a um desenvolvimento a tender para o hexagonal, partindo do nicho onde se encontra a matrícula.

        Mais uma vez, a Renault a conseguir uma melhor relação entre a cor da carroçaria e o preto da base, com as duas áreas a interligarem-se de forma bastante mais eficaz. O 2008, como já referido, faz lembrar os párachoques separados da carroçaria como acontecia nos anos 80. Há coisas mais interessantes a retirar dessa década...

        No cômputo geral, considero o desenho do Captur bastante mais conseguido. É um desenho mais complexo e, em teoria, poderia ter corrido pior, mas o dinamismo empregue nas linhas resulta num conjunto coeso e assertivo.
        O 2008 perde-se em alguns pormenores frivolos, como os cromados, que não acrescentam realmente nada ao desenho. Na realidade, parece ser o ingrediente essencial para a percepção de alguma falta de robustez visual.
        Falta um tema base que cole as partes num efectivo, coeso e harmonioso todo.

        Comentário










          Comentário


            Aqueles farois do 2008 dão-lhe um ar de carro chinês...

            Comentário






              Comentário


                Engraçado, o Clio não vem com ópticas reflectoras e este Captur vem.

                Comentário


                  Tirando os esquemas de cor um pouco dúbios, acho que é um modelo que tem tudo para dar certo.

                  Comentário



                    Comentário


                      Mala mais pequena do que eu pensava. Aquele troley pequeno em comprimento já é a rasca se é que cabe

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                        Mala mais pequena do que eu pensava. Aquele troley pequeno em comprimento já é a rasca se é que cabe
                        x2 depois de ver as fotos as quotas de habitabilidade a trás parecem-me fracas e a mala parece a de um Smart

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                          Mala mais pequena do que eu pensava. Aquele troley pequeno em comprimento já é a rasca se é que cabe
                          Se tiver os 350 litros que um forista mencionou numa página atrás é para mim aceitável e fica ao nível de muitos carros do segmento C.

                          Estou mesmo a gostar do carro! Mas como também não dinheiro para nada vou contentar-me em ver...

                          Para mim pode ser um bicolor preto/laranja que ando farto de ter carros com cores triviais (preto, cinza, cinza, preto...).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Se tiver os 350 litros que um forista mencionou numa página atrás é para mim aceitável e fica ao nível de muitos carros do segmento C.

                            Estou mesmo a gostar do carro! Mas como também não dinheiro para nada vou contentar-me em ver...

                            Para mim pode ser um bicolor preto/laranja que ando farto de ter carros com cores triviais (preto, cinza, cinza, preto...).
                            Pois para mim é que não tem 350L, pelo menos aproveitáveis.

                            O meu Leon tem À volta de 340 mas parece ser bastante maior que esta. Mas podem ser as fotografias que enganem

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                              Mala mais pequena do que eu pensava. Aquele troley pequeno em comprimento já é a rasca se é que cabe
                              Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                              x2 depois de ver as fotos as quotas de habitabilidade a trás parecem-me fracas e a mala parece a de um Smart
                              Ao que parece o banco traseiro desliza sobre calhas tal como o Twingo I, pelo que o volume da bagageira varia consoante a posição do banco

                              Comentário


                                ah!!! assim está bem

                                Comentário


                                  Juke vs Captur



                                  Não gosto muito do aspecto monovolume do Captur, tivesse o Juke uma frente menos estranha...

                                  Comentário


                                    Eu gosto muito mais do Captur e então se fosse naquela combinação de cores cinzas como o da frente Mas gostos são gostos

                                    Comentário


                                      Só sei é que tanto o Juke como o Captur não têm bagageira nenhuma! Já o 2008 parece ter uma usável para uma família de 3 pessoas..
                                      Não percebo o porque de hoje em dia não se preocuparem com as bagageiras.. afinal de contas são modelos que andam à volta dos 20mil€ e para muitas famílias é esse o orçamento na compra de um carro familiar!

                                      Bem sei que estes são mini SUV's.. mas não precisavam de ter uma bagageira mini!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                        Só sei é que tanto o Juke como o Captur não têm bagageira nenhuma! Já o 2008 parece ter uma usável para uma família de 3 pessoas..
                                        Não percebo o porque de hoje em dia não se preocuparem com as bagageiras.. afinal de contas são modelos que andam à volta dos 20mil€ e para muitas famílias é esse o orçamento na compra de um carro familiar!

                                        Bem sei que estes são mini SUV's.. mas não precisavam de ter uma bagageira mini!
                                        Por vezes as aparências iludem:

                                        Originalmente Colocado por reckoner00 Ver Post
                                        Parece ter 350 litros.

                                        "With a 4.12-metre footprint and the same chassis as the Clio, Renault claims the Captur is deceivingly spacious with an anticipated 350-litre boot capacity and innovative storage solutions throughout."

                                        Fonte: Renault Unveils New Captur
                                        ...From the outside, access to the large boot is just as easy with a large rectangular opening and a low loading sill, just 60cm high, trimmed with a brushed stainless steel protector. The 1/3-2/3 modular bench seat allows you to change the volume from 360 to 1194dm3, of which 22dm3 are under the floor, with a single gesture. One press on the control at the top of the rear seat back is all it takes to fold the seat back, the seat cushion retracts automatically...
                                        Peugeot 2008 (2014)

                                        Comentário


                                          A questão é que parece que o Renault captur só tem 350lts com os banco chegados à frente, já o 2008 tem 360lts com eles na posição normal. Acho que realmente um carro destes ter uma mala em que nem um Troley das pequenas posta em profundidade cabe... Imaginem um carrinho de bébé e restantes tralhas...

                                          Comentário


                                            Será que são estas as medidas?

                                            Renault Captur:
                                            Comprimentos 4.15 metros
                                            Bagageira: 350 Litros (mas isto não é quando os bancos traseiros estão na configuração mais apertada? é que nesta um adulto não consegue ir bem sentado uma viagem..)

                                            Peugeot 2008:
                                            Comprimento: 4.16 metros
                                            Bagageira: 360 Litros (e com espaço para as pernas)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                              Será que são estas as medidas?

                                              Renault Captur:
                                              Comprimentos 4.15 metros
                                              Bagageira: 350 Litros (mas isto não é quando os bancos traseiros estão na configuração mais apertada? é que nesta um adulto não consegue ir bem sentado uma viagem..)

                                              Peugeot 2008:
                                              Comprimento: 4.16 metros
                                              Bagageira: 360 Litros (e com espaço para as pernas)
                                              Vamos esperar para ver!

                                              O pessoal hoje anda todo muito fino! 350 litros é o valor próximo da maioria dos carros do segmento C, tipo Golf, Megane, Focus, sem contar monovolumes, carrinhas, SUV, o dotado Civic...

                                              Qualquer normal segmento B tem menos de 300 litros, tirando alguns casos especiais com formatos diferentes de carrocerias como Jazz.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                Vamos esperar para ver!O pessoal hoje anda todo muito fino! 350 litros é o valor próximo da maioria dos carros do segmento C, tipo Golf, Megane, Focus, sem contar monovolumes, carrinhas, SUV, o dotado Civic...Qualquer normal segmento B tem menos de 300 litros, tirando alguns casos especiais com formatos diferentes de carrocerias como Jazz.
                                                Petrus a questão não é do pessoal estar muito fino. Acho que consegues ver na foto de cima onde tem a tentativa de meter uma mala na mala do Captur, tem inclusive um urso lá e consegues perfeitamente ver que aquilo não chega nem aos calcanhares de uma mala de um Segmento C, consegue ter os tais 350 lts mas só com os bancos puxados à frente o que não deve ser muito confortável para 2 adultos de tamanho médio. Mas tal como dizes só vendo ao vivo

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Vamos esperar para ver!

                                                  O pessoal hoje anda todo muito fino! 350 litros é o valor próximo da maioria dos carros do segmento C, tipo Golf, Megane, Focus, sem contar monovolumes, carrinhas, SUV, o dotado Civic...

                                                  Qualquer normal segmento B tem menos de 300 litros, tirando alguns casos especiais com formatos diferentes de carrocerias como Jazz.
                                                  lol.. mas o Golf nunca foi referência em termos de espaço!
                                                  O Megane e o Focus novos até já tem uma boa mala.. se a do 2008 for próxima desses valores então posso dizer que servirá uma família de 3 pessoas.

                                                  Sim eu sei que o segmento B tem bagageiras pequenas.. mas estes mini SUV's (que até nem são assim tão mini) não se enquadram bem no segmento B nem no C.. daí a minha dúvida.

                                                  Comentário





                                                    Comentário


                                                      Crossover Captur: Visualizador 360º

                                                      Comentário


                                                        Quanto mais vejo, mais gosto. Pena a vida não estar para andar a trocar de carro.

                                                        Comentário


                                                          Está muito apelativo esteticamente.

                                                          Comentário


                                                            Sò não consigo gostar dos esquemas de cor, mas também não é por aí.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pc Ver Post
                                                              Juke vs Captur



                                                              Não gosto muito do aspecto monovolume do Captur, tivesse o Juke uma frente menos estranha...
                                                              Por incrível que pareça assim os dois "lado a lado" já consigo gostar do Juke!
                                                              E de facto tal como realças este Captur esta um tanto ou quanto Monovolumoso!!!

                                                              Edit: Outra nota o Captur em frente ao Juke parece ser a configuração correcta de cores para disfarçar a sua altura face ao Juke ,cor escura no tejadilho e clara na carroçaria.
                                                              Editado pela última vez por MrCeedSW; 03 March 2013, 01:01.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X