[Acidente] Acidente com viatura parada

parsabino

New member
Olá pessoal, recentemente bateram-me no carro que estava estacionado à porta de casa. Por sorte vi, e pedi ao individuo para parar. Assinámos a declaração amigável, mas o pior é que o carro dele não tem qualquer marca e o meu já estava com o para-choques partido. É certo que ficou ligeiramente pior, mas agora não sei o que faça.
Alguém sabe o que fazer ou já passou por algo idêntico?

Olá pessoal, recentemente bateram-me no carro que estava estacionado à porta de casa. Por sorte vi, e pedi ao individuo para parar. Assinámos a declaração amigável, mas o pior é que o carro dele não tem qualquer marca e o meu já estava com o para-choques partido. É certo que ficou ligeiramente pior, mas agora não sei o que faça.

???O que fazer???

Se tens a declaração amigável, com ele a assumir a culpa...entrega-a no teu seguro e aguarda que ele entregue a dele...e depois logo se vê o que as seguradoras dizem.
Não compensa ligar o complicómetro.

???O que fazer???

Se tens a declaração amigável, com ele a assumir a culpa...entrega-a no teu seguro e aguarda que ele entregue a dele...e depois logo se vê o que as seguradoras dizem.
Não compensa ligar o complicómetro.

Ninguém "assume a culpa" numa declaração amigável. Apenas se relatam os factos.

Mas de resto é precisamente isso. Descreveram o que se passou, cada um entrega a declaração nas seguradoras e elas processam o tema. Se houver alguma dificuldade logo se vê o que é... mas se toda a gente descreveu o que se passou e entregar na seguradora não há dúvida nenhuma sobre a necessidade de teres os teus danos reparados. Como não dá para reparar só o que foi estragado deixando os outros danos anteriores que lá tinhas então terás direito a um para-choques novo.

Olha que dá...

Recentemente bateram na Ducato da empresa que estava estacionada e o senhor perito por existirem danos anteriores no pára-choques resolveu que só dava o canto e que a seccao central podia ser reparada.
Conclusão, quando fui levantar a viatura não assinei o documento da companhia e fiz reclamação para a companhia, estou a espera de resposta.

Os danos anteriores consegues incluir neste toque ou é manifestamente notório que não tem nada a ver?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Infelizmente, é mesmo assim...com as seguradoras, quem estraga velho NÃO paga novo, em especial com peças de desgaste ou outras já danificadas/riscadas/amolgadas. Se um pneu se danificar num acidente em que não somos culpados, ele (o perito) vai ver a percentagem de desgaste que o pneu tem e paga o valor correspondente. Exemplo: pneu com 50% de piso e eles pagam 50% de um pneu novo. Tem a sua lógica...embora seja questionável, claro, mas depende do ponto de vista.

No entanto, nem sempre é assim...depende da companhia, do perito e aqui a oficina também entra ao barulho. Dá sempre para tentar negociar com eles.

Neste caso específico: entregar DAAA na seguradora, marcar peritagem e esperar que a mesma seja feita...e ver no que dá. Caso eles assumam apenas uma percentagem do valor da reparação, pelo facto de a zona afetada já ter riscos, negoceia com a oficina de modo a que não tenhas que pagar nada. Por exemplo, em vez de meter um para-choques novo, mete um usado original. Fica mais barato e com o dinheiro que sobra dá para pagar o restante que a companhia não assume...

Tenta ver com a oficina e com o perito, quanto é que terás de pagar a mais para te pintarem o pára-choques todo.

Em alternativa, pede o valor da reparação (sem IVA) e depois com o dinheiro mandar reparar onde quiseres.

Para uns dá para pintar um carro inteiro com uma batida de porcaria, para outros, nem a peça dá para cobrir quanto mais...

Aconteceu um caso identico com a minha mulher com a diferença de quem bateu lhe ter danificado 2 paineis, porta da frente e guarda-lamas. A antiga seguradora do carro dela (daquelas sem mediador) deu o caso a decidir a do que bateu e adivinhem quem ficou com a culpa. Nem com reclamação + fotos a seguradora se mexeu. Ir para tribunal era a unica opção, mas ficava mais caro do que reparar. Por isso mudei para uma seguradora a serio

Aconteceu um caso identico com a minha mulher com a diferença de quem bateu lhe ter danificado 2 paineis, porta da frente e guarda-lamas. A antiga seguradora do carro dela (daquelas sem mediador) deu o caso a decidir a do que bateu e adivinhem quem ficou com a culpa. Nem com reclamação + fotos a seguradora se mexeu. Ir para tribunal era a unica opção, mas ficava mais caro do que reparar. Por isso mudei para uma seguradora a serio

Mas em que é que a situação é identica à apresentada? Estás a dizer que alguém bateu num carro parado e a culpa foi 100% do carro parado? A não ser que seja uma situação muito excepcional custa-me a crer... a não ser que não estivesse mesmo parado.

Estava parado e ficou com 100% da culpa.

O outro ao passar, e o mais ridiculo e incompreensível é que passou pela direita fora da via, bateu e não se deu como culpado. Desconheço os argumentos dele

Não tinhas protecção jurídica?

Eu tive um caso de "acidente" parado/estacionado, mas foi com a fachada de um prédio que desabou em cima do meu carro. Seguro de danos próprios safou-me numa primeira instância, mas depois o condomínio dizia que não lhes pagava porque não tinha dinheiro. Neste caso ficaria em com a anotação e agravamento no seguro. Passou-se um ano de cartas para cá e para lá, até que activei a protecção jurídica. Resolveu-se de imediato.

Não tinhas protecção jurídica?

Eu tive um caso de "acidente" parado/estacionado, mas foi com a fachada de um prédio que desabou em cima do meu carro. Seguro de danos próprios safou-me numa primeira instância, mas depois o condomínio dizia que não lhes pagava porque não tinha dinheiro. Neste caso ficaria em com a anotação e agravamento no seguro. Passou-se um ano de cartas para cá e para lá, até que activei a protecção jurídica. Resolveu-se de imediato.

A Proteção Jurídica não funciona contra a própria seguradora. ;)

A Proteção Jurídica não funciona contra a própria seguradora. ;)
Não era para usar contra a própria seguradora, mas sim contra a outra. Pelo que percebi a outra seguradora é que o deu como culpado e a própria aceitou (só se por isto mesmo é que a coisa fique bloqueada). Não sei se me ficava...

Caro parsabino,
O que lhe conselho é a estar presente quando o carro for peritado. Se o perito vier com a história de que o para choques já estava partido, você só te de lhe dizer que quer o para choques substituído e que se for preciso quando for levantar o carro combina com ele e leva uma marreta para voltar a partir o para choques como estava. Se ele lhe perguntar de onde tirou a ideia, você responde que foi o seu advogado.
;)

O outro ao passar, e o mais ridiculo e incompreensível é que passou pela direita fora da via, bateu e não se deu como culpado. Desconheço os argumentos dele

Na prática ninguém se dá como culpado. A pessoa moralmente até pode assumir perante o outro que teve a culpa mas no fim são as companhias que decidem quase sempre. Isto acaba por ser um mito na maior parte das vezes; digo na maior parte pois não sei como se passa quando se vai a tribunal.

Isso acontece muito quando estão parados, do género; "eu arranquei so STOP, e quando ouvi a travagem parei logo"...

Quanto á seguradora "daquelas sem mediador", e à "seguradora a sério", podes ter ficado com a mesma! [:D]

Caro parsabino,
O que lhe conselho é a estar presente quando o carro for peritado. Se o perito vier com a história de que o para choques já estava partido, você só te de lhe dizer que quer o para choques substituído e que se for preciso quando for levantar o carro combina com ele e leva uma marreta para voltar a partir o para choques como estava. Se ele lhe perguntar de onde tirou a ideia, você responde que foi o seu advogado.
;)

Exato, só a palavra advogado dá para tremer...

Mas eu fazia melhor, dizia que levava um buldozzer, dá mais impacto! [:cool:]

Em resumo, tinhas o pára-choques partido e tiveste a sorte de ver alguém a bater-lhe, pretendendo agora que a seguradora do condutor que teve a infelicidade de ter bater assuma os danos que já existiam, e que não é da sua responsabilidade!

Vais-me desculpar, mas a expressão "ficou ligeiramente pior" é, no fundo, um "desculpador" de consciência!

De qualquer forma, como até colocaste a questão de forma humilde e correta, o que tens a fazer é, como já disseram, entregar a DAAA na tua seguradora, fazer a peritagem, e logo se vê. Se o perito detetar que os danos não se enquadram, em principio desvaloriza a reparação. Se o perito se estiver a borrifar, paga tudo e segue viagem.

É avançar, e logo se vê.

Em resumo, tinhas o pára-choques partido e tiveste a sorte de ver alguém a bater-lhe, pretendendo agora que a seguradora do condutor que teve a infelicidade de ter bater assuma os danos que já existiam, e que não é da sua responsabilidade!

Vais-me desculpar, mas a expressão "ficou ligeiramente pior" é, no fundo, um "desculpador" de consciência!

De qualquer forma, como até colocaste a questão de forma humilde e correta, o que tens a fazer é, como já disseram, entregar a DAAA na tua seguradora, fazer a peritagem, e logo se vê. Se o perito detetar que os danos não se enquadram, em principio desvaloriza a reparação. Se o perito se estiver a borrifar, paga tudo e segue viagem.

É avançar, e logo se vê.

Vanquish, mas imaginemos que ele tinha uma amolgadela num dos lados do para-choque e a colisão foi no outro. Vamos até simplificar e dizer que ambas as amolgadelas são aproximadamente iguais. Já reparaste que estou a facilitar muito ao eliminar a dúvida sobre que danos resultaram deste acidente vs outros (na vida real não é tão fácil mas é possível) e também a eliminar a dúvida sobre qual a extensão comparativa de danos (na vida real os peritos mandam uma posta de pescada quase tão boa como a minha opinião se estivermos a falar de danos estéticos).

Estás a dizer que neste caso o seguro pagaria 50% do custo de reparação do para-choques? Conheces casos em que isso tenha acontecido assim?

Back