Alfa 4c

@Z00L já comparaste o 4C alguma vez a um Lotus? Elise/Exige/Evora? Um senhor que esteve comigo há uns anos num encontro Lotus trocou o Evora dele por um 4C e tinha curiosidade em saber mais opiniões, até porque era carro para eu comprar...

Comparado em que sentido?

Mais directamente, apenas com um Exige S220 (se bem que esta unidade tem alterações mais próximas do Cup 260).
São viaturas muito similares, tamanho, conforto (ou falta dele), andamento...

O Exige tem um espaço interior um pouco mais exíguo.

O 4C está bem mais para Lotus que para Porsche Cayman (para isso há o Alpine A110 a "querer ser").

Mais directamente, apenas com um Exige S220 (se bem que esta unidade tem alterações mais próximas do Cup 260).

O 4C está bem mais para Lotus que para Porsche Cayman (para isso há o Alpine A110 a "querer ser").
Por acaso não um certo Exige amarelo torrado/laranja ali da zona de Braga, pois não? ;) Se for, conheço muito bem o dono, já trabalhei com ele.

Gosto do 4C mas não gosto o suficiente para o colocar acima de outros carros que gosto mais...

Queria perceber mais num sentido de como é viver com ele. Eu sei como são os Lotus, mas os 4C não. Por exemplo a cena de apertar os parafusos de X em X tempo. A direção não assistida que já vi criticada, caixa auto em vez de manual, fiabilidade, etc...

Gosto do 4C mas não gosto o suficiente para o colocar acima de outros carros que gosto mais...

Queria perceber mais num sentido de como é viver com ele. Eu sei como são os Lotus, mas os 4C não. Por exemplo a cena de apertar os parafusos de X em X tempo. A direção não assistida que já vi criticada, caixa auto em vez de manual, fiabilidade, etc...
Não é um carro para "dia-a-dia"...quer dizer, a menos que queiras que seja, e aí é :-)

Pela manutenção programada, deves fazer reaperto de suspensão de 2 em 2 anos.
Eu faço, mas em nenhuma das vezes (em 10 anos) teve um parafuso fora de "torque" e leva a má vida que leva.

A direcção assistida pode fazer alguma falta em estacionamentos (embora não seja dramático), mas antigamente também não a tínhamos e não era por isso que não se estacionavam carros.
O "tramline" muito criticado pelas revistas Inglesas (porque têm estradas B merdosas para testar os carros), é bastante atenuado com bons pneus e convergência/paralelismo colocado a 0.
Há também por aí uns "blocos" que se podem aplicar nos braços dianteiros que alteram permitem alterar mais o Caster, mas na minha opinião tornam a direcção "dormente/entorpecida". Prefiro o carácter nervoso original.

Caixa auto vs manual é a velha "coisa", há quem prefira, eu gosto bastante da programação da TCT no 4C. Não é uma PDK, mas está adequada.

Fiabilidade? Como assim? É um carro como todos os outros.
Faz as nanutanções todas a tempo e horas, leva óleo, filtros e gasolina...e vai para a pista, muita pista e com 10 anos está como em 13/09/2016 (data da matrícula, parabéns Alfinha).

Última edição:
Voltar
Superior