Audi A5

juliogomes26297

New member
Boas pessoal estou a pensar comprar um audi a5, gostei do estilo, vw cc tambem achei engraçado, agora nao sei qual é versão melhor e mais fiável tanto para audi ou para vw. Qual opinião de vocês

Se estas a comparar o A5 vs o VW CC, é porque é das primeiras gerações.

Quanto ao CC, até 2012 era denominado de Passat CC e só nessa altura passou a ser denominado exclusivamente de CC.

Fica ainda a ressalva, que nos primeiros anos o Passat CC era apenas homologado com 4 lugares.

Os CC já vinham todos com o motor 2.0 TDI CR (Common Rail) que se destacava pela excelente fiabilidade, com 140 ou 170 CV.

Tive um CC até aos 200.000 km e foi o carro mais bem conservado a todos níveis que alguma vez tive. Em tudo parecia um carro novo de fábrica.

Eu iria pra o CC por ter (na minha opinião) ainda hoje uma linha arrebatadora e por o seu design ter envelhecido bem melhor que o do A5. Além disso, é muito mais raro, o que para mim lhe dá ainda maior charme. E é mais espaçoso.

Atenção ao estado da embraiagem/volante motor bimassa que precisa de ser trocado com alguma regularidade (em média, a cerca de cada 100.000 km). A distribuição também precisa de ser trocada regularmente.

tive durante 1 ano mais ou menos um A5 2.0 de 177cv sportback (modelo de 2013)
foi uma experiencia muito positiva

confortável, mas nota-se desempenho mais rijo/sport do que um A6 por exemplo
os menus do carro eram muito completos e repleto de opções configuráveis, coisas que eu estava habituado a ser preciso configurar com "VagCom" noutros modelos (muito interessante)
espaço não era problema (mas isto acaba por ser sempre muito pessoal, ou seja, depende da utilização de cada um)
motor com uma condução muito suave e pouco ruidosa (o A6, que ainda tenho, é a gasolina e fiquei admirado quando conduzi o A5 e senti a suavidade do A6)
Caixa do meu era a S-tronic de 7 velocidades e era rápida e agradável de conduzir, cuidado com as cvt que simulam 8 velocidades pois não são exemplos de fiabilidade
os modos de condução provocavam efetivamente comportamentos diferentes notórios e isso via-se nos consumos também, ora fazia 5L/100 como fazia 10L/100, tudo dependia do estado de espirito do pé e respectivas configurações
o MMI era o 3g high, ecrã um pouco maior e instalei uma box Carplay que mantem todo o sistema original do carro e tornou o sistema multimídia praticamente perfeito e prático. no meu caso, tinha também Bang & olufsen e é algo que considerei obrigatório daí para a frente, muito bom!
o meu tinha amortecedores adaptativos eletrônicos, e aqui alerto para quem comprar usado com este sistema. se for preciso substituir rondam os 600€ cada um
de resto, custo das revisões é o normal

entre o A5 e o CC, vai um pouco pelo gosto pessoal, pois é uma gama que pouca diferença deve haver entre qualidade de construção e desempenho.
(até mesmo porque partilham muito material)

Eu estava virado mais pela A5 mas como eu nao conheco estava perguntando, eu sei que todo o carro tem os seus problemas, mas da gama a5 pelo que falou o 2.0 177cv é fiavel ou tem outro motor melhor?

qual a versão / ano do carro que estas a pensar comprar?
a partir do facelift de final de 2011, a motor passou a sair com várias correções e melhorias, o que o tornou uma opção muito fiável e robusta.

se fiabilidade for a palavra do dia, e falando somente dos 2.0tdi, a versão de 177cv com caixa manual será a escolha
se prefere caixa auto, convém ser a de 7 velocidades

os 3.0 v6 são ainda mais robustos e duradouros, mas a manutenção programada também fica um pouco mais dispendiosa

Se estas a comparar o A5 vs o VW CC, é porque é das primeiras gerações.

Quanto ao CC, até 2012 era denominado de Passat CC e só nessa altura passou a ser denominado exclusivamente de CC.

Fica ainda a ressalva, que nos primeiros anos o Passat CC era apenas homologado com 4 lugares.

Para contemplar a informação, a partir de Março 2010 passou a ter como extra os 5lugares.

os 3.0 v6 são ainda mais robustos e duradouros

Em que te baseias para dizer isso? Instalou-se um certo mito urbano de que os motores com cilindradas mais altas são sempre mais fiáveis.

O que tenho lido até aponta precisamente para o contrário.

Em que te baseias para dizer isso? Instalou-se um certo mito urbano de que os motores com cilindradas mais altas são sempre mais fiáveis.
O que tenho lido até aponta precisamente para o contrário.

como disse acima, tudo depende do ano / versão que ele está a pensar comprar. não é com base em mitos, mas muita leitura e alguma experiencia própria também

1ª geração do 3.0tdi, não convém fazer mais que 150 mil km com a mesma distribuição principalmente se utilizarem óleos long life, alguns casos de problemas nos injetores em variações especificas do motor. mas no geral, motor simples e robusto.

2ª geração, 3.0 a partir de 2010 a 2014, são praticamente a prova de bala mas obviamente sempre com manutenção cuidada

a 3ª geração de 2015 para a frente, é um motor mais refinado, dinâmico e intuitivo, a versão mais agradável de conduzir mas nesta geração já convém comprar mediante um uso especifico, pois os sistemas eletrônicos e anti poluição começam a acumular e podem aparecer chatices sim

no final, a questão é mesmo saber o que se está a comprar mediante o uso que vai dar e o custo mais alto relativamente a qualquer tipo de manutenção, iuc e consumo
quanto à durabilidade, tens casos de muitos km seja 2,0, seja 3.0, mas muitos testes mostram um "lifespan" superior no 3.0

Last edited:
O meu pai teve essa dúvida em 2012. Preferia o A5, mas (por motivos de mobilidade/acessibilidade...) acabou por comprar o CC.

O CC 2.0 170cv dsg cumpriu quase bem os 5 anos que esteve lá em casa. Apenas no final perdia um pouco (muito pouco mesmo) de anticongelante, provavelmente alguma fuga pequena na bomba, creio que era algo frequente na altura.

O seu problema foi quando fez o fix devido às emissões. O carro passou a gastar mais, perdeu alguma suavidade e estava constantemente a regenerar...

Do que me lembro entre A5/CC, o audi era mais agradável à vista e ao tacto. O CC não é que não fosse bom, mas dava a impressão de ser um "golf maior". Se para o golf pode ser visto como elogio, para o CC sempre me pareceu faltar algo para o valor que pediam em novo, que era quase o mesmo do A5.

A nível de espaço, o CC dá cartas em tudo excepto na abertura da bagageira, que no a5 permite mais e melhor acessibilidade.

Mecanicamente praticamente iguais 170/177 para mim vai dar ao mesmo, em conjunto com a dsg têm ambos uma boa resposta.

Cump.

Back