Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback (2021)

Não são elétricas:
Um exemplo...
7839cf8aa56fc694366a620d273d1c5c.jpg
Mas isso são bicicletas com top speed de 10kmh a descer. Até com os pés travas isso...

Anyhow, este bichinho desportivo (GTX [:p]) de 299cv e 2.2 toneladas usa tambores atrás.

full.jpg

Chamem-me ingénuo mas algum engenheiro na VW deve ter feito as contas se não temos aí um grande brakinggate [:D] [:cool:]

Eu ainda não percebi porque é que uns tambores seguram um corsa normal mas um corsa eléctrico precisa de discos.

Uns tipos decidem ajustar por baixo a capacidade de travagem num eléctrico e está tudo bem.

Outros tipos devidem aumentar a capacidade de travagem e está tudo bem também.

Isto quando ambos os carros têm capacidade de regeneração.

O Corsa-e não tem tração (e consequente regeneração) traseira como os modelos com plataforma MEB!

Anyhow, este bichinho desportivo (GTX [:p]) de 299cv e 2.2 toneladas usa tambores atrás.

Chamem-me ingénuo mas algum engenheiro na VW deve ter feito as contas se não temos aí um grande brakinggate [:D] [:cool:]

Vou dizer-te um segredo, esse carro não tem nada de desportivo[:)]

E o primeiro pesa 1055 Kg e o segundo mais meia tonelada [:D]

(se te recordas a massa tem alguma #irony# influência nestas coisas [:p]).
Estás a ignorar a capacidade de regeneração da versão eléctrica.

Quer dizer, num q4 de 2t a regeneração faz milagres e é quase meter uma marcha atrás. Num corsa é como se nem existisse...pois.

O Corsa-e não tem tração (e consequente regeneração) traseira como os modelos com plataforma MEB!
Estás a querer dizer que a regeneração no eixo traseiro = travagem traseira, é mais eficaz do que regeneração no eixo dianteiro = travagem no eixo dianteiro?

Estás a querer dizer que a regeneração no eixo traseiro = travagem traseira, é mais eficaz do que regeneração no eixo dianteiro = travagem no eixo dianteiro?
O que ele está a dizer é que a regeneração no eixo traseiro ajuda mais a travagem no eixo traseiro, daí o uso duma solução de tambor.
A mim incomoda mais a baixa qualidade para um Audi do que os travões.
Raramente isso os travões no meu carro.

Drive systems for the SUV and Sportback
Technical data

*Values in parentheses apply to the Sportback
Q4 SUV e-tron[SUP]1[/SUP] and Q4 Sportback e-tron[SUP]2[/SUP]Q4 SUV e-tron performance[SUP]6[/SUP] and
Q4 Sportback e-tron performance[SUP]3[/SUP]
Q4 SUV e-tron quattro[SUP]7[/SUP] and
Q4 Sportback e-tron quattro[SUP]8[/SUP]
Q4 SUV e-tron quattro performance[SUP]4[/SUP] and
Q4 Sportback e-tron quattro performance[SUP]5[/SUP]
Maximum electric power in kW150210220250
Maximum electric torque in Nm350545Rear: 350
Front: 134
Rear: 545
Front: 134
Combined consumption in kWh/100 km18.0 – 15.3
(17.3 – 14.8)
18.4 – 15.6
(17.7 – 15.2)
19.1 – 16.1
(18.6 – 15.6)
18.9 – 16.2
(18.5 – 15.8)
Top speed160180180180
Acceleration 0 to 100 km/h in s8.16.66.25.4
Maximum range440 (451)578 (592)558 (573)541 (554)
Maximum DC charging capacity in kW160165165185

Perde os botões de climatização. Ganha mais ecrãs.
imagino que continua com os plásticos fracos.

Em relação aos plásticos, parece-me que melhorou um bocadinho das reviews que vi, mas continua sem deslumbrar e claramente abaixo da concorrência, mesmo os mais generalistas. Talvez convença pela potencial robustez na construção.
O interior tornou-se bastante mais coeso e homogéneo, em linha com o Audi Q3. O pré-restyling era bastante fraco, já nasceu datado e não se enquadrava com o segmento/preço do modelo. Ainda assim, parece-me que o Q3 apresenta um interior mais agradável e com soluções mais interessantes.

Voltar
Superior