Como a Lancia ganhou o campeonato de rally á Audi - 1983 (Audi Quattro vs Lancia 037)

E com um piloto (genial) que se recusava a correr todos os GP [:D][:D]

A Lancia tem ainda outras jogadas na sua história, como a tonalidade dos faróis em Monte Carlo.

Nasci no ano da morte do S4, mas retenho nas memórias de infância os Integralles com as cores da Martini e o roofscoop com a bandeira da Finlândia.

Uma pena o seu fim inglório...

PS: Existiram ainda muitas outras jogadas de bastidores, envolvendo espionagem durante as provas. Isto contado pessoalmente por quem presenciou e ajudou na resposta, que foi fazer sair os 037 em modo "full power" ... ao estilo ou ganhamos ou o material parte.

E com um piloto (genial) que se recusava a correr todos os GP [:D][:D]

A Lancia tem ainda outras jogadas na sua história, como a tonalidade dos faróis em Monte Carlo.

Nasci no ano da morte do S4, mas retenho nas memórias de infância os Integralles com as cores da Martini e o roofscoop com a bandeira da Finlândia.

Uma pena o seu fim inglório...

PS: Existiram ainda muitas outras jogadas de bastidores, envolvendo espionagem durante as provas. Isto contado pessoalmente por quem presenciou e ajudou na resposta, que foi fazer sair os 037 em modo "full power" ... ao estilo ou ganhamos ou o material parte.
Então e não queres contar algumas dessas histórias?

Então e não queres contar algumas dessas histórias?

Há umas entrevistas com o engenheiro responsável pela criação do 037, em que ele conta algumas peripécias.

A dos 037 em full power foi-me contada por um ex-mecânico do Bica. Que curiosamente complementava o que o meu pai me contava dessa classificativa, enquanto espectador. Epá, mas isto foi-me contado há mais de 10 anos e a memória falha nos pormenores.

Para não abrir um novo tópico deixo aqui o trailer do filme sobre esta história.

Claro que visto do lado da Lancia 😁

Estreia a 5 Janeiro.

A azia alemã estará no seu auge...levaram quanta lenha quiseram.[:blush:]

Boas

Nao foi bem assim , alias a Lancia "apenas " ganhou o mundial de marcas o titulo de pilotos foi para o Hannu Mikkola, é bom lembrar que dois anos antes quando apareceu o Quattro , a Audi foi olhada com desdem por todas as marcas que competiam no WRC , 4wd ERA PARA JEEPS dizia se na altura...

Cumps

Lancia beat Audi in 1983 with the 037, even though Audi had faster, all-wheel drive cars. Lancia used smart driving, good teamwork, and a lighter car to win. It showed that skill and planning can beat power sometimes!

Back