Dúvida sobre pneus

Picard

Well-known member
O meu Focus de 2002 usa pneus 205/50/16. Ora bem, aqui na Madeira não encontro pneus nessa medida. Ou custam um rim ou são chinocas e custam um rim para o material que são.
Tenho outra medida homologada no livrete mas em jantes de 14 e isso não me interessa, até porque em 16" já o carro me raspa o fundo do motor a entrar em casa.
Dúvida: Posso meter 205/55/16 sem stress e ter de averbar? Umas casas de pneus dizem que sim, que é tranquilo; outras dizem que não passa na IPO ou nas O. Stop. Afinal como é?

Ai não sei mas no continente caso não averbes a medida..
ipo - anotação tipo 1 ou 2 conforme a alteração do diamentro seja inferior ou superior a 5%.
no ano seguinte tens de ter isso corrigido.
Autoridades- coima

O facto de um inspetor ou autoridade fechar os olhos num determinado dia ou a determinada pessoa não o torna legal ou isento de problemas futuros. Por isso não te fies muito no diz que disse.

Há quase 20 anos atrás já apanhei uma multa de 120€ por esse facto.

Tinha um Corsa A com apenas a medida 135 averbada, e tinha umas jantes especiais com pneu 165/70 13 que são medidas equivalentes.
mas como não contava no livrete deu direito a multa.

Foi depois à Opel pedir homologação da medida e depois averbar no livrete.

Tinha um Corsa A com apenas a medida 135 averbada, e tinha umas jantes especiais com pneu 165/70 13 que são medidas equivalentes.

Nós dias de hoje 120 euros é muito dinheiro, então à vinte anos nem sei o que dizer. Que estouro no orçamento.

Nessa época os carros saíam com pneus demasiado estreitos. Lembro-me do meu pai, cada vez que comprava um carro novo, fazia a 1ª paragem na casa de pneus para os trocar por medida superior, por norma com mais 20 mm de largura.

Também tive um Corsa A, e trazia sempre a anotação da dimensão dos pneus na IPO. Nunca uma autoridade implicou com aquilo, mas às vezes precisam de apresentar números ou ser apenas marretas.

Para o user, 1º tentava homologação da medida mais semelhante e mais barata.

Nessa época os carros saíam com pneus demasiado estreitos. Lembro-me do meu pai, cada vez que comprava um carro novo, fazia a 1ª paragem na casa de pneus para os trocar por medida superior, por norma com mais 20 mm de largura.

Também tive um Corsa A, e trazia sempre a anotação da dimensão dos pneus na IPO. Nunca uma autoridade implicou com aquilo, mas às vezes precisam de apresentar números ou ser apenas marretas.

Foi mais isso mas a multa teve que ser paga...

Nessa altura eram muitos carros que andavam nessa situação, falo em medidas equivalentes nem sequer em coisas de medidas malucas,

Infelizmente é preciso averbar, apenas podes usar as medidas que estão descritas no DUA do carro.

Já viste todas as casa cá na madeira? Nenhuma consegue nem por encomenda?

No outro dia precisava de uns pneus em específico e estava esgotado supostamente em todo o lado, consegui encontrar na bomba de gasolina Serrão na ribeira brava, tenta ligar a ver se tem algo de jeito.

Infelizmente é preciso averbar, apenas podes usar as medidas que estão descritas no DUA do carro.

Já viste todas as casa cá na madeira? Nenhuma consegue nem por encomenda?

No outro dia precisava de uns pneus em específico e estava esgotado supostamente em todo o lado, consegui encontrar na bomba de gasolina Serrão na ribeira brava, tenta ligar a ver se tem algo de jeito.

Já liguei e mandei email a algumas. É só chinesices. Do continente não enviam para cá. Dizem que não compensa (como se não fosse o cliente sempre a pagar os portes) Acho ridículo pedirem-me 90 euros por um Fortuna, Suprema ou A Green, marcas que eu nunca ouvi falar, quando do lado de lá estes pneus custam menos ~30 euro cada um. Insularidade...
Ando a pensar em averbar mas não sei, porque ainda não me informei, dos procedimentos e custos da coisa.

Ando a pensar em averbar mas não sei, porque ainda não me informei, dos procedimentos e custos da coisa.

Os Focus do modelo a seguir já veem com 205-55 16, tenta ver na Ford a possibilidade de te passarem essa medida.
Os custos depende do que te pedirem na Ford, depois é o custo de alterar no livrete.

Se não te derem essa medida aí é mais para esquecer.

Última edição:
Pois mas tenho impressão que essa medida 55 é para furação de 5. O meu é de 4.
Um amigo meu ainda ontem me dizia que é melhor meter um par de pneus chineses novos que continuar a andar com um par de Pirelli ressequidos com 15 anos... não deixa de ter razão a meu ver.

Voltar
Superior