não percebes, eu até estou a salvo de pressões porque sabendo todos os que me rodeiam as minhas convições religiosas, que até são partilhadas pelos meus familiares mais proximas, estou a salvo desse tipo de pressões
mas assim como os pais nalguns paises islamicos mais fundamentalistas não estão a salvo da pressão social e por vezes os pais matam as filhas por crimes de honra, por causa da pressão social, muito menos um doente muito fragilizado está a salvo da pressão dos filhos e da sociedade muitas vezes o pressionarão fortemente no sentido da eutanásia
outro exemplo,
sati,
era uma pratica, principalmente nas castas superiores de algumas regiões da india e antes da colonização inglesa, embora ainda existam casos atualmente, que pressionava fortemente as viuvas indianas a cometer suicidio, atirando-se para as piras funerarias dos maridos falecidos, em teoria faziam-no livremente, na prática a pressão social era grande nas castas mais elevadas
se as mulheres eram livres de não o fazer? eram, mas nas classes mais elevadas a pressão nesse sentido era grande e muitas suicidavam-se dessa forma depois da morte do marido
lembra alguma coisa?
quanto aos restantes temas, não são o tema do topico e também não os conheces bem