IVA

MMdC

Moderador
Olá, pessoal.

Então é assim. Neste momento sou ENI e não estou, ainda sujeito a IVA.

Apesar das minhas actividades eventualmente sujeitas a IVA não superarem, este ano, os €10.000,00, existirá alguma vantagem em sujeitar-me a IVA?

Esta situação surge porque poderei vir a adquirir um comercial e isto poderá ter alguma importância.

Já agora, como se processa a recuperação do IVA, caso venha a ser a situação?

Um abraço e obrigado

MMC

Bem, acho que se estiveres no regime simplificado o IVA não te afecta, só afectará os teus clientes, ou seja acho que 30% do teu rendimento não entra para o cálculo de impostos porque é considerado despesa na obtenção desse rendimento, logo o IVA não poderá ser deduzido mesmo que o cobres.

citação:Originalmente colocada por mcabral

Bem, acho que se estiveres no regime simplificado o IVA não te afecta, só afectará os teus clientes, ou seja acho que 30% do teu rendimento não entra para o cálculo de impostos porque é considerado despesa na obtenção desse rendimento, logo o IVA não poderá ser deduzido mesmo que o cobres.
Não mistures IVA com IRS...[8]

Já fui ENI, vou tentar descrever a forma como a coisa se passa sem cometer nenhuma incorrecção.

Para facilitar as contas, suponhamos que o rendimento BASE mensal é um valor redondo, 1000€.
Ao passar recibos com IVA à entidade a quem presta um serviço, o ENI cobra os 21% a mais (210€).
NÃO SEI se é possível cobrar IVA sem fazer retenção na fonte (20%, 200€).
Na prática, o ENI leva para casa 1010€ por mês (1000+210-200).

"Obviamente", o IVA recebido tem de ser devolvido à DGCI mais tarde:
IVA das vendas (serviços prestados) - IVA das compras (carro, telemóvel, etc) de 1/1 a 31/3 -> pago até 15/5
IVA das vendas - IVA das compras de 1/4 a 30/6 -> pago até 15/8
IVA das vendas - IVA das compras de 1/7 a 30/9 -> pago até 15/11
IVA das vendas - IVA das compras de 1/10 a 31/12 -> pago até 15/2

citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

Olá, pessoal.

Então é assim. Neste momento sou ENI e não estou, ainda sujeito a IVA.

Apesar das minhas actividades eventualmente sujeitas a IVA não superarem, este ano, os €10.000,00, existirá alguma vantagem em sujeitar-me a IVA?
Esta situação surge porque poderei vir a adquirir um comercial e isto poderá ter alguma importância.

A vantagem ou não em sujeitar-se a IVA, depende de quais são as possibilidades que tem, em deduzir o IVA. Se consegue ter facturas para abater aos ganhos, então pode haver vantagem em estar sujeito a IVA.

citação:
Já agora, como se processa a recuperação do IVA, caso venha a ser a situação?

Para recuperar o IVA, tem que ter a haver do estado, no minimo 2500€. É o valor minimo para pedir restituição de imposto. Depois de o fazer, e após as finanças vir comprovar os "factos", senta-se confortavelmente numa cadeira [:o)] e espera pacientemente que não demore mais que um ano ou dois a restituirem o imposto..

citação:Originalmente colocada por RAD

citação:Originalmente colocada por mcabral

Não mistures IVA com IRS...[8]

Já fui ENI, vou tentar descrever a forma como a coisa se passa sem cometer nenhuma incorrecção.

Para facilitar as contas, suponhamos que o rendimento BASE mensal é um valor redondo, 1000€.
Ao passar recibos com IVA à entidade a quem presta um serviço, o ENI cobra os 21% a mais (210€).
NÃO SEI se é possível cobrar IVA sem fazer retenção na fonte (20%, 200€).
Na prática, o ENI leva para casa 1010€ por mês (1000+210-200).

"Obviamente", o IVA recebido tem de ser devolvido à DGCI mais tarde:
IVA das vendas (serviços prestados) - IVA das compras (carro, telemóvel, etc) de 1/1 a 31/3 -> pago até 15/5
IVA das vendas - IVA das compras de 1/4 a 30/6 -> pago até 15/8
IVA das vendas - IVA das compras de 1/7 a 30/9 -> pago até 15/11
IVA das vendas - IVA das compras de 1/10 a 31/12 -> pago até 15/2

Exactamente, mas para isso não poderá ter um regime simplificado de contabilidade, não?

se comprares um carro na OPEL e se estiveres a recibos verdes tens decontos por volta dos 1000 euros na compra do carro, num vectra por exemplo acho que até pode chegar aos 1200.

Voltar
Superior