Boa noite,
Hoje fui multado por não ter parado num sinal stop, e paguei a multa, o problema é que ainda estou no regime probatório, posso ficar sem a carta?
Posso contestar a multa? O agente estava a mais de 200 metros, não conseguiu ver se eu efetivamente parei ou não.
Com tanta gente a fazer isto, no dia em que o estado se lembrar que isto já é crime há umas valentes décadas, vai ser um festival [1 - (...) Podes estar a cometer o crime de falsas declarações, se o fizeres.
Com tanta gente a fazer isto, no dia em que o estado se lembrar que isto já é crime há umas valentes décadas, vai ser um festival []
Ainda bem, mas não chega.Olha que e em julgamento... algumas testemunhas por vezes saem de audiência com uma carga de trabalhos às costas... []
Ainda bem, mas não chega.
A este nível mais "baixo", há muita gente a passar impune, nestas reclamações, em acidentes, testemunhas de acidentes, etc
O "vi mal" ou "acredito que vi assim" não justifica muito do que se ouve e lê. Não são meros enganos, são invenções, algumas bem descaradas
Perguntas chave:
1 - Paraste ou não paraste?
2 - Pagaste a multa voluntariamente ou prestaste a caução?
3 - O agente estava a 200m mas só por si isso não é suficiente. Que outros argumentos tens para suportar a pouca visibilidade? Estava chuva? Nevoeiro? Era dia ou noite? O agente estava no alinhamento da tua marcha ou estava perpendicularmente ao teu carro? Haviam outros carros ou objetos que lhe obstruíssem a visão?
Estas perguntas são importantes porque:
1 - Se não paraste pensa bem se queres ir argumentar que paraste. Podes estar a cometer o crime de falsas declarações, se o fizeres.
2 - Se pagaste voluntariamente então estás um bocado lixado. Podes contestar na mesma mas o processo é mais difícil. Se fosse caução já não há problema
3 - Se queres contestar, tens de dar todas as argumentações possíveis para mostrar que ele não podia ter visto. Estar a 200m não é suficiente porque eu consigo ver coisas a 200m. Tens de demonstrar que ele não podia ter visto o que viu, o que naõ é fácil já que a prova testemunhal de um agente é normalmente considerada bastante fidedigna. Não quer dizer que não possa ser contestada e eu conheço casos que contestaram e ganharam.
Ainda bem, mas não chega.
A este nível mais "baixo", há muita gente a passar impune, nestas reclamações, em acidentes, testemunhas de acidentes, etc
O "vi mal" ou "acredito que vi assim" não justifica muito do que se ouve e lê. Não são meros enganos, são invenções, algumas bem descaradas
Só uma curiosidade: 200m, numa cidade, é muito longe. Como é que ele viu o polícia? Ou 200m são, na realidade, a meio do quarteirão? É que, dado que a pessoa média anda a 5km/h, ela vai demorar cerca de dois minutos e meio a fazer 200m, pelo que não estou a perceber como é que o polícia o apanhou, a menos que ele tenha conduzido em direção a ele, isto se estava mesmo a 200m.
sendo uma infracção muito grave em regime probatório, diria que a probabilidade de ficar sem carta é grande.
tendo efectuado o pagamento voluntário foi um passo largo na assumpção da culpa daquilo que queres contestar.
em todo o caso é um direito que te assiste, curiosamente há uns anos valentes já tive uma coima por essa infracção, que durante o processo passou até por sanção dada por governador civil, recorri a tribunal e acabei por ter sentença favorável.
eventuais diferenças:
-tinha consciência tranquila com a certeza de ter parado apesar de retomar de imediato a marcha.
-por não concordar com o auto e sua discrição não efectuei pagamento, nem tão pouco assinei o mesmo.
-não estava em regime probatório
-tratei logo de impugnar e recorri até não poder mais.
Os 200m serão mesmo 200 ou poderão ser menos?
O agente estava a pé ou estaria de carro?
Não sabemos...estamos aqui a acreditar no peixe que nos estão a vender...
Eu chumbei na condução porque fiz aquilo que toda a gente faz num Stop quando não vem carros: "parar", meter 1a e arrancar.
Servir de emenda [], parar num stop é paraaar.
Dado a situação pandémica com meios humanos reduzidos e processos atolados pode ser mais um a prescrever, porque todos sabemos o modo de trabalhar das nossas autoridades, as coimas apenas servem para angariação de fundos, não fosse isso não precisavam de esconderem-seSó não ficas sem carta se a ANSR deixar prescrever o processo.
Eu chumbei na condução porque fiz aquilo que toda a gente faz num Stop quando não vem carros: "parar", meter 1a e arrancar.
Servir de emenda [], parar num stop é paraaar.