Novo carro! Desta vez elétrico! - Primeiro Carregamento no Megane E Tech

A jantes grandes já são opção da Renault para certos modelos.

Na antiga Renaul Scenic o tamanho de jante mais pequeno era de 20 polegadas.

esse dá a módica quantia de 584€ e uns cêntimos de prestação mensal. coisa pouca. ainda para mais tem mais 7 ou 8cv, motor a gasolina que precisa de gota, revisões normais e tem uma bateria que dá até 64kms, segundo dados de fábrica. safa-se o maior binário, com mais 60nm. o preço são sempre mais de 50 mil euros novo.

o que falávamos aqui é um que custa 75 mil euros e é totalmente diferente desse, tem um binário monstro e 360cv, não 225. o problema é que também tem motor a gasolina, manutenção a mais, paga já um bom IUC, etc, etc, etc. não compensa minimamente nem num nem noutro caso. para esses preços vai-se para o trio alemão.

Primeiro carregamento com o Megane efetuado após 1 semana de utilização. Ainda dava mais uns 2 dias se quisesse ir até aos 20%, mas a minha esposa já andava com receio de ficar sem eletricidade e até chegou a sonhar que tinha ficado parada com o carro! 😂

como hoje de tarde devemos ir aproveitar provavelmente o último dia de praia, já não pude ir carregar de tarde, que fica mais barato. o posto aqui ao lado de casa indica 22kw, mas depois carrega a 14, o que fica a 300mts da loja dela é da mesma marca e carrega a efetivos 20kw. carreguei lá enquanto ia ao supermercado ao lado, depois fui falar com familiares que viviam ali, fazer uns recados aos pais da minha esposa uma rua lá ao lado, etc. assim passei logo mais de 1h.

carregar (e para primeira experiência) foi fácil. tinha visto 2 ou 3 vídeos antes e foi chegar lá, ligar a app, ir inserir uma ponta do cabo no posto, a outra no carro, retirar a do carro porque a app disse para não inserir ainda, a seguir mando carregar, insiro o cabo novamente, bloqueio e começou logo a carregar. já tinha programado o carro para carregar até aos 80%.

meti um alarme no telemóvel, fui dar as voltas todas e depois uns minutos antes fui para o posto. entretanto recebo a notificação na app da miio e logo a seguir da renault a dizer que o carregamento estava completo. carregou dos 28 aos 78%, embora na app indique mais 1% em cada.

os preços é que não foram simpáticos. se fosse às 22h ficaria mais barato uns 3€, mas teria que deixar e ir buscar a viatuta. de tarde uns 2€, que se calhar irei fazer isso da próxima vez, provavelmente até a um dia da semana. hoje vai ser tempo de ir gastar mais uns kw.

foram 187kms dos 80% aos 28%, contas redondas 50% de bateria. daria cerca de 375kms se fosse dos 100 aos 0%. médias de cerca de 16kw, segundo a IA, mas já ando, com alguma paciência, a conseguir médias abaixo dos 14. se fizer 14 ou 14,5kw aos 100 vai ser muito bom, 15kw será bom. melhor só os teslas!!!

14,87€. dos 28 aos 78%. devo ter posto os kw ou algo assim, pois não carregou até aos 80kw. aos 78% disse que estava carregado.

Na Altante durante este mês devolvem 50 por cento se for nos carregadores Atlante e 20 por cento nos restantes do valor gasto.

Cumps

mas a atlante não costuma ser para postos em DC? foi o que eu pesquisei há uns dias. explica-me melhor isso. o que é "nos restantes do valor gasto"? de outras empresas?

À noite fica cerca de 11/12€, mesmo assim muito. É o segundo posto mais barato por aqui e o primeiro fica a uns 2kms, mas implica ir de carro ou fazer 15min a pé para casa lado por causa de nem 1€.

Só de taxas e aluguer do posto foi mais caro que o carregamento, que foram 7,5€ puros.

Com a miio move fica mais barato um bocado e compensará para quem carregue a cada 2 ou 3 dias se não tiver hipótese de ter carregamentos em casa. Normal fica a 0,49€ o kW. o_O

Agregando depois a uma empresa ficará bem mais barato.

Eu investi em paineis solares / baterias e a experiência está a ser boa.
Carreguei o I3 e o Twingo exclusivamente em casa, mais o consumo habitual da habitação.
Paguei no último mês 34 euros. dos quais 6 euros são de electricidade (48 kwh c/iva) e o resto é a potência contratada + as taxas e taxinhas.

Voltar
Superior