Renault clio 4 1.5 dci 90 cv

ClioRs

New member
Boas pessoas,
alguém ja teve problemas com o permutador de calor que se encontra dentro do tablier, o meu carro o ac deixou de dar frio e a oficina disse que o problema está no permutador de calor.
Já aconteceu a alguem e acham normal, porque eu acho que este permutador só tem a ver com a sofagem e não tem nada a ver com o ac.
Estamos a falar de um clio 4 1.5 dci 90cv .
Alguem com conhecimento de causa que me consiga ajudar.​

Mas pode ser uma pá que faz a divisão que pode estar avariada. Requer diagnóstico.

Ou seja, até podes ter frio e calor mas a pá que separa, pode estar KO

Mas pode ser uma pá que faz a divisão que pode estar avariada. Requer diagnóstico.

Ou seja, até podes ter frio e calor mas a pá que separa, pode estar KO

O serviço foi feito numa bosch, inicialmente mudararam o compressor de ac e sensor de pressão e carregaram o ac, ficou tudo ok durante 1 mes.
Passado 1 mes, deixou de dar frio, levei novamente o carro lá e disseram que devia ser deve ser o permutador de calor que se encontra dentro do tablier do carro.
Eu achei estranho porque esse permutador é para a sofagem, que tem a haver com o ac ?

Na volta tens "só" uma fuga e perdeu o gás todo. Pede uma segunda opinião noutra oficina.

Na volta tens "só" uma fuga e perdeu o gás todo. Pede uma segunda opinião noutra oficina.

E foi o que me disseram, que tinha uma fuga mas pelo permutador de calor da sofagem
Eu acho estranho
E mais estranho me disseram é que esse permutador não da para substitui, quando sei que dá.
Segundo eles tinha que colocar caixa de sofagem toda.
Achas mesmo que pode haver uma fuga no permutador de calor da sogafem e ser a causa do ac nao dar frio ?

Bem, um sistema de A/C é a coisa mais simples que há e tem só 4 (6) componentes:

- Evaporador
- Condensador,
- Compressor
- válvula de expansão
- Tubagem
- Gás

O que se passa é que normalmente o evaporador fica exatamente aí, na caixa da sofagem, que hoje em dia para lá chegares tens de demsanchar o tablier quase todo. Depende do carro, mas na maioria deles sim, incluindo já o teu.

Daí que já vi muita gente mandar carros para a sucata, porque fica mais caro desmanchar, reparar e repor tudo muito bem de volta, do que comprar um carro novo (usado).

Resumindo.

Se a fuga for no evaporador, dá para substituir, é claro que dá, só que vão partir uma data de encaixes e plásticosinhos que quando fores a montar tudo de volta, não vais ficar satisfeito com o resultado. Além do número de horas que isso vai levar a fazer, e que as vais ter de pagar.

Podes sempre começar a meter mãos à obra, para veres como é.

Normalmente o que se fazia era colocar um corante no gás para ver onde é que a fuga estava, e depois atuava-se. Muitas vezes a fuga era no condensador que fica atrás da grelha do carro e portanto é o local onde qualquer pedra bem direccionada a uma velocidade de 100km/h fazia o suficiente para uma qualquer fuga aí ou na respetiva tubagem.

Bem, um sistema de A/C é a coisa mais simples que há e tem só 4 (6) componentes:

- Evaporador
- Condensador,
- Compressor
- válvula de expansão
- Tubagem
- Gás

O que se passa é que normalmente o evaporador fica exatamente aí, na caixa da sofagem, que hoje em dia para lá chegares tens de demsanchar o tablier quase todo. Depende do carro, mas na maioria deles sim, incluindo já o teu.

Daí que já vi muita gente mandar carros para a sucata, porque fica mais caro desmanchar, reparar e repor tudo muito bem de volta, do que comprar um carro novo (usado).

Resumindo.

Se a fuga for no evaporador, dá para substituir, é claro que dá, só que vão partir uma data de encaixes e plásticosinhos que quando fores a montar tudo de volta, não vais ficar satisfeito com o resultado. Além do número de horas que isso vai levar a fazer, e que as vais ter de pagar.

Podes sempre começar a meter mãos à obra, para veres como é.

Normalmente o que se fazia era colocar um corante no gás para ver onde é que a fuga estava, e depois atuava-se. Muitas vezes a fuga era no condensador que fica atrás da grelha do carro e portanto é o local onde qualquer pedra bem direccionada a uma velocidade de 100km/h fazia o suficiente para uma qualquer fuga aí ou na respetiva tubagem.

Então na tua opinião o problema do Ac não é o permutador de calor ?

Back