Stellantis em crise

O 106 era segmento A para algumas motorizações e segmento B para outras.
Era assim que alguns entendiam, o mesmo acontecia com o Saxo ou AX até.
Mas sim só Clio e 206 eram verdadeiros B. Ambos foram sucessos de vendas.

Por exemplo, o 1.2 TCE até 2016 tem alguns problemas, por isso, meter todas as motorizações no mesmo saco não faz muito sentido.
E a Suzuki tem boa imagem de marca mas não tanto na Europa., praticamente só o Swift vende.

Mau, já estivemos à falar melhor.

Fica a saber que o 1.2TCE de 100cv é um dos melhores motores do mundo e arredores!...

Mais à sério, todos os motores têm uma percentagem de limões, por muitos bons que possam ser, o grande problema é quando essa percentagem é enorme, como foi com os puretech 1.2T...

Mau, já estivemos à falar melhor.

Fica a saber que o 1.2TCE de 100cv é um dos melhores motores do mundo e arredores!...

Mais à sério, todos os motores têm uma percentagem de limões, por muitos bons que possam ser, o grande problema é quando essa percentagem é enorme, como foi com os puretech 1.2T...
Não sei se o Clio IV também teve essa versão do 1.2, mas falava do 1.2 TCE mas de 120cv, penso até ser todo um outro motor mas sem certeza alguma.

Quando foi lançado o Clio I o 205 estava completamente datado, e a Peugeot só lança realmente o substituto em 98 com o 206, quando a Renault lançou o Clio II.

Estiveram ainda uns bons anos sem um segmento B, que o 106 não se pode considerar isso.
Em termos de segurança, talvez, de resto...

Eu tive um 205 1.1 de 1991 e o meu pai um Clio I 1.2 do mesmo ano, em termos dinâmicos e de conforto, não trocava o meu 205 pelo Clio.

Ainda andei há uns anos com um Clio I 1.4 80cv, nao era Baccara mas já tinha uns bancos melhores, conta-RPM, vidros electricos, interior mais composto.
Nao achei nada do outro mundo face à fama que ouvi dessa geração do Clio

A Stellantis vai ser estudada anos nos cursos de gestão, pelos maus motivos
será que sim ?
com renovação das linhas de produção / fábricas e concorrência mais agressiva

Second Quarter 2026 Financial Results​

Stellantis Reports Q2 2026 Financial Results

Year-over-Year Improvement Across All Key Financial Metrics

• Net revenues increased to €43.5 billion, up 13% versus Q2 2025, with North America up 32% and South America up 6%, while Enlarged Europe was flat, and Middle East & Africa and Asia Pacific were slightly down
  • Net profit reached €0.3 billion in Q2 2026, reflecting higher volumes and further improvement of operating performance
  • Adjusted operating income(1) was €0.8 billion in Q2 2026, with AOI margin(2) of 1.8%, up 120 bps year-over-year. All regions delivered positive AOI margins with the exception of Enlarged Europe
  • Industrial free cash flows(3) were €1.0 billion in Q2 2026, reflecting improved operating performance. This represents €1.0 billion improvement versus Q2 2025 after approximately €0.3 billion of cash outflows related to H2 2025 charges
  • Industrial available liquidity(4) closed at €44.1 billion, representing 27% of trailing 12-month Net revenues and remaining within the Company’s targeted 25-30% liquidity range
  • 2026 Financial Guidance Reaffirmed
  • FaSTLAne 2030 long-term strategic plan introduced at Stellantis’ May 21 Investor Day
1786035519401.png

Não sei se o Clio IV também teve essa versão do 1.2, mas falava do 1.2 TCE mas de 120cv, penso até ser todo um outro motor mas sem certeza alguma.

Pelo o que sei esse 1.2 TCE de 120cv é mesmo diferente do meu, que era simplesmente o antigo 1.2 atmosférico de 75cv com um turbo em cima e mais alguns componentes melhorados.

E também já ouvi várias vezes que esses novos 1.2/1.3 TCE têm alguns problemas de fiabilidade. Isto foi-me dito por empregados do próprio stand Renault onde comprei o carro e faço as revisões...

A Stellantis vai ser estudada anos nos cursos de gestão, pelos maus motivos

Isso pode-se aplicar à tantas empresas...

Back