Tractor 35cv-40cv

Andou um John Deere 1246 ou algo parecido de 45 ou 50cv no OLX dentro do orçamento, mas não tinha as alfaias.
Una coisa tinhas garantida a fiabilidade e qualidade.

Posso dizer que sei de um dessas séries com 55cv ou 50cv que já levou muita mas mesmo muita porrada e mal tratado até dizer chega, mas lá anda, trabalhar certinho e pega muito facilmente. Lá está no campo das manutenções é sempre a tempo e horas, e vai o mecânico lá à quinta fazer tudo.

Bem, compra de tratores usados é sempre complicado...
Em primeiro lugar acho os preços que praticam um autêntico roubo! é perfeitamente normal tratores com mais de 10 anos custarem mais de metade do que em novos, o que na minha opinião não faz qualquer sentido, pois muitos aparentam estar bastante mal tratados.
Em segundo lugar, tratores mais pequenos são exageradamente caros para aquilo que oferecem: capacidade de trabalho, durabilidade e segurança vs. preço.
Terceiro, deve escolher-se sempre o trator que se adequa melhor ao trabalho que se vai fazer, no entanto, muitos apresentam-se completamente "sobredimensionados" para a potência que oferecem, como é o caso desse TYM e dos Shibaura, por exemplo...
Quarto, além de fiabilidade e do estado mecânico em em a máquina se encontra, pessoalmente nunca compraria uma máquina que não oferecesse um mínimo de segurança. Neste aspecto considero os arcos de segurança indispensáveis, devendo apresentar-se sempre bem sólido e resistente (nem sempre isto acontece!). Nunca esquecer que o trator deverá ser a máquina que mais mata em percentagem por hora de utilização, por isso muito cuidado!
Quinto, a menos que exista um bom negócio, aconselho a compra de uma máquina destas a um representante ou stand próximo do local de residência, pois em termos de manutenção ou avaria pode ser uma mais valia.

Meramente experiência pessoal, mora cá em casa um Same argon de 50cv. Em 2001 veio substituir um Same falcon também de 50cv, e na altura pôs-se a hipótese de optar pelo de 60cv. Ora, apesar da não muita diferença de preço e da atractividade de subir um pouco a potência, optou-se na mesma pelo de 50, caso contrário "obrigaria" a substituir algumas alfaias, que não são nada baratas...
A escolha revelou-se acertada uma vez que o trator é usado para lavrar vinha + oliveiras + reboque, diria que está no "limite" mínimo para rebocar e "máximo" para lavras as vinhas e as oliveiras, de forma decente. O trator em questão é um 3000cc (o mesmo que a versão de 60cv), e apesar do perfil convencional, na altura chegou-se a ver tratores bem mais compactos e que mantinham a cavalagem, no entanto apresentavam cilindrada bem inferior (pouco acima de 2000cc). Em suma, estou a falar duma potência de transição, onde a mesma cavalagem significa início ou fim de gama, com todas as questões positivas e negativas que isso acarreta.
Outro exemplo, o meu avô trocou à uns anos um kubota (~20cv) por um BCS de cerca de 35cv. Em termos de dimensões não são muito diferentes, pois o BCS é extremamente compacto para aquilo que oferece, sendo uma diferença de água para o vinho em termos de trabalho. Na altura era um pré-requisito ser um trator extremamente compacto por causa das vinhas, e uma vez que não ia rebocar. Só não aconselho este último porque tem sido uma tremenda dor de cabeça em termos mecânicos.

Em suma, em primeiro lugar daria prioridade à segurança, logo seguido do "adequamento" ao trabalho que vai fazer. Em 3º, virá a resistência do conjunto, e que apresente um motor adequado ao corpo que carrega.

Bruno, muito muito obrigado.
Prometo que não farei negócio sem vos pedir opinião específica sobre o trator.
Gostei da tua descrição e de facto o arco de segurança é mesmo, fundamental.

Fype7 e esses Kiotis é fácil encontrar peças e assim?
É que não encontro aqui na zona um concessionário KIOTI....

Este é porreiraço. Na oficina do meu pai, vendemos um, e tem-se aguentado muito bem!

Sem matrícula, em caso de alguma eventualidade de acidente, pode ser complicado. E escusado será dizer: não pode andar na estrada.

Eu penso que sim. Qualquer concessionário de outra marca tem facilidade em arranjar peças, qualquer que seja a marca.

Obrigado Fullthrottle, de facto anda meio mundo a enganar outro meio mundo.
Eu gosto muito do Kioti....
Secalhar vou esperar o primeiro semestre do próximo ano para comprar então algo que apareça por aí interessante....
Não quero me precipitar.

Back