Uma Ida Ao Gerês...

E pronto, a aventura já está mais que consumada e neste momento existe a vontade de lá voltar. Com mais tempo, muuuito mais tempo. [:D]

Como alguns anteciparam por aqui, o plano que tinha delineado acabou por ser algo ambicioso e acabei por fazer um ou outro corte no que estava programado. Verdade seja dita, não contei com tantas paragens mais demoradas (tínhamos um petiz com 3 meses), com tanto calor e com distâncias que pareciam pequenas mas que na realidade, se tornam mais difíceis de vencer devido à orografia dos locais por onde andamos.

1º dia

Estava programado uma passagem pelo centro de Braga mas as comemorações do 10 Junho cortaram parte da cidade e ninguém se dignou a apresentar e sinalizar desvios de forma conveniente. E perguntar à PM local, estes assumem que conhecemos a cidade... :sh) [:D]

Lá me desenrrasquei e acabei por fazer a rampa da Falperra em direcção ao Sameiro e daí depois segui para o Bom Jesus.

Aqui, uma das vistas do Sameiro,

attachment.php

IMG_0474.jpg

Almoçamos num dos McDonalds e seguimos viagem para Rio Caldo. Tive alguma pena de não visitar Braga mas o desejo da minha mãe era visitar o Bom Jesus, pelo que o corte no trânsito acabou por nos ajudar.

Chegados lá, fomos deixar os putos e 2 adultos a uma praia fluvial e fui às compras.

A vista da varanda da casa onde eu estava e pode-se ver a praia a que fomos.

attachment.php

IMG_0489.jpg

A casa era excelente: 3 quartos, 2 salas, cozinha e 1,5 WC. E aparte das casas-de-banho, todas as divisões tinham ar condicionado. [br:)] E com uma vela vista. Para ser perfeito só faltava uma mesa, cadeiras e um toldo no exterior.

Attachments

• IMG_0554.jpg
    IMG_0554.jpg
    331.4 KB · Views: 0
2º dia

Saiu-se de casa em direcção à ponte da Misarela, com passagem pelo miradouro da Serradela. Seguindo a dica do MK aqui neste tópico, era um ponto que não tinha planeado ir mas como ficava "a caminho", toca de aproveitar.

attachment.php

IMG_0504.jpg

A ida à ponte do Diabo era um desejo meu, já bastante antigo. Deixamos o carro o mais próximo possível na aldeia de ... e dali seguimos a pé, pelo caminho mais longo da calçada Romana.

155565d1655298370-uma-ida-ao-geres-img_0554.jpg

View attachment 155565

A seguir fomos almoçar a Cabril, num local muito aprazível.

attachment.php

IMG_0562.jpg

Daí seguimos para visitar algumas cascatas e miradouros.

Aqui, uma das vistas do miradouro de Fafião, que tem a particularidade de se passar numa passadiço para se aceder ao miradouro situado no topo de um enorme calhau.

attachment.php

IMG_0564.jpg

Daí descemos em direcção às cascatas do Fajo de Bardas. Parámos antes, na ponte sobre o rio Fafião, onde nos fomos banhar.

Daí, seguimos para o último ponto do dia, o miradouro da Pedra Bela.

attachment.php

IMG_0640.jpg

3º dia

Saída em direcção ao Soajo. A minha irmã passou o dia anterior todo a queixar-se de que não tinha visto ainda os famosos espigueiros. Vinguei-me, no Soajo e depois mais tarde no Lindoso. [:D]

Ainda apanhei por lá a hora de ponta... Ele eram vacas, cavalos selvagens, cabras... Epá, a admiração dentro do carro foi uma constante.

155571d1655299719-uma-ida-ao-geres-img_0684.jpg

IMG_0684.jpg

Pelo meio, parou-se em Santo António de Mixões, onde ocorria uma pequena festa, com feira. Aproveitamos e compramos bolos e cerejas e tivemos ali o nosso pequeno almoço, ou pelo menos o reforço.

155572d1655299853-uma-ida-ao-geres-img_0688.jpg

IMG_0688.jpg

E finalmente chegamos ao Soajo... Onde tirei a única foto decente à leoa. :sh)

155573d1655299876-uma-ida-ao-geres-img_0701.jpg

IMG_0701.jpg

Ainda no Soajo e conforme prometido aos miúdos, fomos a banhos no chamado Poço das Mantas. A água é uma delícia e no local podíamos ver vacas e cabras a pastarem.

155574d1655299953-uma-ida-ao-geres-img_0711.jpg

IMG_0711.jpg

Voltamos a descer ao Soajo onde almoçamos (passai no tópico dos restaurantes).

Daí seguimos para o Lindoso, entramos por Espanha e depois entramos em Portugal pela Portela do Homem (estrada portajada mas a portagem dá para o dia todo e sem limite de passagens).

4º dia

A malta já acusava o cansaço e era o dia de regressa a casa. Com base no que se passou nos dias anteriores, apenas visitei Guimarães onde também se acabou por almoçar. Dessa forma, passei ao lado da Póvoa de Lanhoso e também acabei por não visitar a Penha. Ficarão para uma próxima vez...

155575d1655300261-uma-ida-ao-geres-img_0778.jpg

IMG_0778.jpg

Conclusões:
- ficamos com uma enorme vontade voltar;
- temos de ser mais ponderados no número de locais a visitar;
- numa próxima visita, talvez seja melhor fazer estadias em vários locais e não apenas num só.

Daqui a nada já vos faço o resumo dos gastos. [;)]

Last edited:
2º dia

Saiu-se de casa em direcção à ponte da Misarela, com passagem pelo miradouro da Serradela. Seguindo a dica do MK aqui neste tópico, era um ponto que não tinha planeado ir mas como ficava "a caminho", toca de aproveitar.

attachment.php

E valeu a pena o desvio ou não?

Back