Zeitgeist: Moving forward

Vi assim por alto porque agora não tenho tempo para ver o documentário todo....

Pelo que vi é impressionante... E faz todo o sentido.

Ele fala em criar um sistema sem dinheiro.

Realmente o dinheiro corrompe, mas inicialmente, acho praticamente impossível fazer o sistema funcionar.
Devia ser criado 1º um sistema por etapas , sendo a etapa final a extinção do dinheiro.

A 1ª etapa teria de ser uma mudança no ensino, de modo a educar as pessoas a serem éticas e moralmente irrepreensiveis. Actualmente o que acontece é praticamente o contrario.
Mesmo isto não vejo maneira de ser feito, pois o poder economico é uma Mafia que mata todas as ameaças à sua existencia.

Crónicas do capitalismo falido:

Decisão da justiça espanhola abala a estrutura do mercado europeu do crédito à habitação - Economia - PUBLICO.PT

Decisão da justiça espanhola abala a estrutura do mercado europeu do crédito à habitação

A sentença sustenta que a entrega de uma casa ao banco, no âmbito de um empréstimo à habitação que deixou de ser pago, é suficiente para saldar a respectiva dívida.

Ou seja, se o valor do imóvel se desvalorizou e já não cobre o montante em dívida, o problema é do banco, que foi o responsável pela sua avaliação, não podendo ser exigido ao cliente nenhum outro pagamento
. A prática actual em Espanha, mas também em Portugal e na generalidade dos restantes países europeus, é diferente: o cliente tem sido obrigado a responder pela totalidade da dívida.

Já lá foi o tempo... Agora é sempre a caír... Não é que tenha pena do capitalismo... Muito pelo contrário.

Uma das questões que me coloquei desde sempre foi mesmo essa. Seria possível termos uma sociedade sem dinheiro?

Eu acredito que sim. Como em tempos alguém referiu e bem "O dinheiro é a raiz de todo o mal".

Claro está que essa mudança não poderia ser efectuada do dia para noite.
Como já foi referido teria que ser gradual.

Esta é uma reflexão que todos deveríamos fazer, e lanço o desafio de em conjunto encontrarmos entraves/problemas que se colocariam para efectuar esta mudança e as possíveis soluções.

Aconselho vivamente a verem o documentário mesmo que à partida se pense que é perca de tempo ou que é algo utópico.

Se o tópico avançar para a frente (como assim o espero), até porque é uma questão que julgo ser do interesse de todos que merece ao menos ser discutida, já que jamais a iremos ver debatida pelos políticos ou pelos mídia.

Última edição:
Se o dinheiro e os títulos de crédito foram criados para facilitar as trocas e para resolver os problemas do muy falível sistemas de trocas em géneros, como é que vão criar um sistema mundial sem dinheiro sem entrarem num sistema comunista ou anarquista, que como reza a história, falharam redondamente enquanto formas de governo?

Se o dinheiro e os títulos de crédito foram criados para facilitar as trocas e para resolver os problemas do muy falível sistemas de trocas em géneros, como é que vão criar um sistema mundial sem dinheiro sem entrarem num sistema comunista ou anarquista, que como reza a história, falharam redondamente enquanto formas de governo?

Ora nem mais! O problema de tudo é as mentalidades. O comunismo poderia ter funcionado...O problema é que todos teriam que ter objectivos e mentalidades similares, trabalhando em cooperação, etc...Querem um sistema sem dinheiro? Então preparem-se para perder o sentido de individualidade e diferença que o capitalismo promove e cria.

Ora nem mais! O problema de tudo é as mentalidades. O comunismo poderia ter funcionado...O problema é que todos teriam que ter objectivos e mentalidades similares, trabalhando em cooperação, etc...Querem um sistema sem dinheiro? Então preparem-se para perder o sentido de individualidade e diferença que o capitalismo promove e cria.
Acabar com o egoísmo desmesurado e a incessante busca pelo lucro a todo o custo, assim como com a especulação já ia ajudar imenso. Modificar as leis laborais para flexibilizar as contratações e despedimentos também é urgente, a caminhar assim dentro de anos haverá dois tempos de empresas, empresas de outsourcing e recrutamento e as outras com meia dúzia de empregados. Inverter as disparidades populacionais (litoral/interior). Autoridades concorrenciais competentes e não este chorrilho de chouriços que deviam estar a fazer publicidade à Multiopticas de tão ceguinhos que são.

E sobretudo, (e como estou a falar no caso português) acabar com este momento que se vive desde o 25 de Abril de democracia sem rumo definido, quiseram uma democracia social democrata nórdica mas com impostos baixos e agora que estamos a chegar a um nivel nórdico de impostos temos esta especie de liberalismo assente no binómio burocracia/corrupção.

Não é preciso ideias utópicas e irrealistas, basta um pouco de bom senso e pensamento.
[;)]

Acabar com o egoísmo desmesurado e a incessante busca pelo lucro a todo o custo, assim como com a especulação já ia ajudar imenso. Modificar as leis laborais para flexibilizar as contratações e despedimentos também é urgente, a caminhar assim dentro de anos haverá dois tempos de empresas, empresas de outsourcing e recrutamento e as outras com meia dúzia de empregados. Inverter as disparidades populacionais (litoral/interior). Autoridades concorrenciais competentes e não este chorrilho de chouriços que deviam estar a fazer publicidade à Multiopticas de tão ceguinhos que são.

E sobretudo, (e como estou a falar no caso português) acabar com este momento que se vive desde o 25 de Abril de democracia sem rumo definido, quiseram uma democracia social democrata nórdica mas com impostos baixos e agora que estamos a chegar a um nivel nórdico de impostos temos esta especie de liberalismo assente no binómio burocracia/corrupção.

Não é preciso ideias utópicas e irrealistas, basta um pouco de bom senso e pensamento.
[;)]

Concordo e assino por baixo [;)].

Acabar com o dinheiro de um dia para o outro é impossivel.
Acho que deviam criar 1º objectivos a alcançar, para só no final acabar-se com o dinheiro.

1º teria de haver grandes mudanças no ensino. Visto o ensino estar virado para a competição que os professores tanto gostam de promover.
Criar aulas de ética, vida em sociedade, cooperação, etc.

Falaram-me que a Suécia ou outro país Nórdico já tinham pensado em acabar com o dinheiro. Alguem sabe se isto é verdade?

Voltar
Superior