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    Fiesta 1.8 d

    Procurei e não encontrei nada no fórum sobre o motor 1.8d de 1990/91 do fiesta. Podem me ajudar relativamente a problemas crónicos deste motor, situações a estar atento, nomeadamente também ao resto do carro. Estou a pensar em comprarr um usado.

    Obrigado

    #2
    O maior problema é a correia de distribuição, recomenda-se a mudar antes do previsto pela marca pois não foram poucos os casos de correias que partiram antes do tempo. No fiesta que tivemos cá em casa mudamos por precaução antes dos 60 mil kms. Esta falha da correia deita tudo a perder pois se quebra é comprar motor novo, uma pena porque o bloco é resistente conheço um que aguentou um nivel de tratamento incrivel.
    Os triangulos de suspensão, sinoblocos e afins também são elementos a dar uma atenção, estes carros geralmente produzem o tipico toc toc vindo daí.

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      #3
      O motor em si é robusto. É um diesel ainda da velha guarda.

      Como já referido, haverá que ter em conta a questão da correia.

      A comprar, será uma das coisas a trocar logo (algo a fazer por regra na maioria dos carros, para não ter depois surpresas).

      Cá por casa, temos esse motor num Escort SW de 1992 (comprado novo) e já passou a barreira dos 300.000km.

      Quanto a problemas que possas encontrar no Fiesta, são os já referidos.

      Quanto a consumos, será de esperar algo de um misto entre os 5.5 e 6.5.

      Comentário


        #4
        São carros no geral muito robustos. A sua manutenção é simples e por regra não muito dispendiosa, pois há peças baratas para este modelo.
        O motor, como já referiram é muito fiável, com um pequeno reparo para a distribuição, que deve ser mudada no máximo a cada 60 000 km, e não aos 100 000 como na vasta maioria dos outros veículos.
        Os bancos são resistentes, mas duros, daí que em viagens mais longas podem tornar-se desconfortáveis.
        De resto, deve ter em atenção o estado das suspensões e travões para não ter uma surpresa menos boa.

        Comentário


          #5
          Já agora e a título de curiosidade no que diz respeito a consumos, podes ver aqui: Overview: Ford - Fiesta - Spritmonitor.de

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            #6
            Para mim o maior defeito é a dificuldade em pegar a frio de manhã. É um problema crónico, e mesmo com velas novas, bateria boa e alternador bom, isso acontece. Só melhora se meter um motor de arranque da versão turbo diesel do mondeo.

            Do resto é fiável, resistente, anda bem pois pesa muito pouco e consome cerca de 6L/100km.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Para mim o maior defeito é a dificuldade em pegar a frio de manhã. É um problema crónico, e mesmo com velas novas, bateria boa e alternador bom, isso acontece. Só melhora se meter um motor de arranque da versão turbo diesel do mondeo.

              Do resto é fiável, resistente, anda bem pois pesa muito pouco e consome cerca de 6L/100km.
              Realmente, um vizinho meu tem um e o fulano de manhã cedo vê-se grego para pôr o carro a trabalhar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                Realmente, um vizinho meu tem um e o fulano de manhã cedo vê-se grego para pôr o carro a trabalhar...
                O meu pai tinha um da empresa, que fazia precisamente o mesmo de manhã. Basta as velas de incandescência ou a bateria não estar nas melhores condições para ele custar a pegar.
                O que o meu pai tinha, no inverno era em tudo semelhante a isto...
                Fora isso sempre andou bem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Para mim o maior defeito é a dificuldade em pegar a frio de manhã. É um problema crónico, e mesmo com velas novas, bateria boa e alternador bom, isso acontece. Só melhora se meter um motor de arranque da versão turbo diesel do mondeo.

                  Do resto é fiável, resistente, anda bem pois pesa muito pouco e consome cerca de 6L/100km.
                  Temos cá um do meu avô também e teve o sintoma de custar a pegar, foi para o electricista que reparou qualquer coisa e ficou bom. Agora pega que é uma maravilha, é so deixar as velas fazerem o seu trabalho! Anda é pouco, dá me impressão que tem a bomba de gasóleo fechada
                  Já agora, os vossos deitam algum fumo em aceleração?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                    Temos cá um do meu avô também e teve o sintoma de custar a pegar, foi para o electricista que reparou qualquer coisa e ficou bom. Agora pega que é uma maravilha, é so deixar as velas fazerem o seu trabalho! Anda é pouco, dá me impressão que tem a bomba de gasóleo fechada
                    Já agora, os vossos deitam algum fumo em aceleração?
                    Sim todos deitam um pouco de fumo preto, é normal. Por acaso o que conheço tem a bomba injectora bem aberta e foi-lhe metido o turbo do mondeo. O carro tem uma aceleração que surpreende muita gente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                      Temos cá um do meu avô também e teve o sintoma de custar a pegar, foi para o electricista que reparou qualquer coisa e ficou bom. Agora pega que é uma maravilha, é so deixar as velas fazerem o seu trabalho! Anda é pouco, dá me impressão que tem a bomba de gasóleo fechada
                      Já agora, os vossos deitam algum fumo em aceleração?
                      O que o meu pai tinha fazia fumo quando ligava o motor e em arranques e acelerações mais bruscas.

                      Comentário


                        #12
                        Bem, o Escort SW cá de casa, pode ter alguma dificuldade a pegar, mas nada do que aprece aqui.

                        Para o colocar a trabalhar, espero que apague a luz da resistência das velas, e mesmo assim, agurado por um "clic", que dá para aí uns 5 segundos após apagar a luz.

                        Sendo que depois, o motor pega para aí à 3 ou 4 volta.

                        Mas como já referido, se levar o motor de arranque do motor turbo, não terá essa dificuldade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Sim todos deitam um pouco de fumo preto, é normal. Por acaso o que conheço tem a bomba injectora bem aberta e foi-lhe metido o turbo do mondeo. O carro tem uma aceleração que surpreende muita gente.
                          Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                          O que o meu pai tinha fazia fumo quando ligava o motor e em arranques e acelerações mais bruscas.
                          Pronto, então o meu tem mesmo a bomba fechada, não deita fumo absolutamente nenhum!
                          De qualquer maneira quero ver se abro um bocadinho , visto que nas vias de aceleração é complicado às vezes :s

                          Comentário


                            #14
                            Roda o parafuso na bomba injectora, é fácil. Não abras é demais senão rebentas o motor com excesso de gasóleo na câmara de combustão.

                            Comentário


                              #15
                              Vou virar um bocadito e experimento !

                              Comentário


                                #16
                                conheço eum diesel da velha guarda que se aguentou até ficar so com uma vela de incandescência em condições :p nessa altura foi 4 velas e bateria

                                Comentário


                                  #17
                                  Têm ideia de quanto poderá custar substituir a correia?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sonas Ver Post
                                    Têm ideia de quanto poderá custar substituir a correia?
                                    Se arranjares um mecanico que te faça isso, consegues por uns 300€, contando já com material e mão-de-obra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Se arranjares um mecanico que te faça isso, consegues por uns 300€, contando já com material e mão-de-obra.
                                      sim, por aí att à bomba de água! eu aconselho a trocar também... não é por nada mas na maioria dos carros dá mais trabalho para des montar a bomba que a correia... e como tal troca-se também a bomba de água... o meu já vai na 2a por prevenção leva correias + bomba a cada 100 000 vai com 218 000 mas não é ford!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                        sim, por aí att à bomba de água! eu aconselho a trocar também... não é por nada mas na maioria dos carros dá mais trabalho para des montar a bomba que a correia... e como tal troca-se também a bomba de água... o meu já vai na 2a por prevenção leva correias + bomba a cada 100 000 vai com 218 000 mas não é ford!
                                        Sim, a bomba de água é uma coisa a não descurar.

                                        E nesse preço, já estou a incluír a bomba de água.

                                        Cá por casa também é sempre trocado.

                                        Comentário

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