Boas. .
A Transit 2.5 TD 100 cv cá de casa decidiu dar cabo da bomba injectora no início de Julho. A luz do motor acendeu, a carrinha deixou de puxar e deixou de desligar quando se rodava a chave (solenóide de corte de combustível lixado, também).
Fui buscar, por minha conta e risco (visto que a reparação na Bosch ia para 1100 euros, ainda mais caro do que esperava...), uma bomba para uma TD, mas infelizmente era para a versão de 85 cv. A luz do motor desligou, passou a desligar ao rodar a chave mas não andava como dantes, embora muito melhor do que com a bomba estragada.
Depois de estudar a diferença entre as duas bombas (as de 85 e as de 100 são iguais em tudo, por fora...menos nas chapinhas com a referência, que são de cores diferentes), fui buscar outra bomba, desta feita de certeza absoluta apropriada para ali.
Acontece que a carrinha está ainda pior do que com a bomba "original" que pifou! Anda um pouco menos. No entanto, desliga quando se roda a chave. Para além disso, ela ligou rápido depois da montagem (chegou rápido gasóleo à bomba e aos injectores), o que me deixou desconfiado. Ontem, fui ouvir a carrinha a trabalhar, porque fiquei com a pulga atrás da orelha, e parece-me que o motor está fora de ponto!
Está a fazer um som mais grave do que o habitual, com um trabalhar embrulhado e com várias falhas constantes (talvez de 3-4 em 3-4 segundos).
Posto isto, o que eu queria perguntar é: há hipótese grande de uma bomba injectora estragada provocar um trabalhar tão mau, tão rude e com um ralenti tão instável? O vendedor está disposto a trocá-la, mas disse-me precisamente (antes de eu ouvir a carrinha a trabalhar) para confirmar o ponto do motor e os bicos dos injectores.
De qualquer forma, ainda esta semana a carrinha vai para outro mecânico para se verificar o ponto do motor.
Obrigado e desculpem o tamanho do post - era difícil explicar detalhadamente de forma mais sucinta.
PS- Escusado dizer que o meu pai está pelos cabelos com a situação, até porque a carrinha, agora com 369 000 kms, nunca deu problemas graves - apenas um garfo da embraiagem e uma ficha que ganhava humidade de vez em quando.
A Transit 2.5 TD 100 cv cá de casa decidiu dar cabo da bomba injectora no início de Julho. A luz do motor acendeu, a carrinha deixou de puxar e deixou de desligar quando se rodava a chave (solenóide de corte de combustível lixado, também).
Fui buscar, por minha conta e risco (visto que a reparação na Bosch ia para 1100 euros, ainda mais caro do que esperava...), uma bomba para uma TD, mas infelizmente era para a versão de 85 cv. A luz do motor desligou, passou a desligar ao rodar a chave mas não andava como dantes, embora muito melhor do que com a bomba estragada.
Depois de estudar a diferença entre as duas bombas (as de 85 e as de 100 são iguais em tudo, por fora...menos nas chapinhas com a referência, que são de cores diferentes), fui buscar outra bomba, desta feita de certeza absoluta apropriada para ali.
Acontece que a carrinha está ainda pior do que com a bomba "original" que pifou! Anda um pouco menos. No entanto, desliga quando se roda a chave. Para além disso, ela ligou rápido depois da montagem (chegou rápido gasóleo à bomba e aos injectores), o que me deixou desconfiado. Ontem, fui ouvir a carrinha a trabalhar, porque fiquei com a pulga atrás da orelha, e parece-me que o motor está fora de ponto!
Está a fazer um som mais grave do que o habitual, com um trabalhar embrulhado e com várias falhas constantes (talvez de 3-4 em 3-4 segundos).
Posto isto, o que eu queria perguntar é: há hipótese grande de uma bomba injectora estragada provocar um trabalhar tão mau, tão rude e com um ralenti tão instável? O vendedor está disposto a trocá-la, mas disse-me precisamente (antes de eu ouvir a carrinha a trabalhar) para confirmar o ponto do motor e os bicos dos injectores.
De qualquer forma, ainda esta semana a carrinha vai para outro mecânico para se verificar o ponto do motor.
Obrigado e desculpem o tamanho do post - era difícil explicar detalhadamente de forma mais sucinta.
PS- Escusado dizer que o meu pai está pelos cabelos com a situação, até porque a carrinha, agora com 369 000 kms, nunca deu problemas graves - apenas um garfo da embraiagem e uma ficha que ganhava humidade de vez em quando.
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