Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transit 2.5 TD 100 cv - bomba injectora [uma odisseia]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transit 2.5 TD 100 cv - bomba injectora [uma odisseia]

    Boas. .

    A Transit 2.5 TD 100 cv cá de casa decidiu dar cabo da bomba injectora no início de Julho. A luz do motor acendeu, a carrinha deixou de puxar e deixou de desligar quando se rodava a chave (solenóide de corte de combustível lixado, também).

    Fui buscar, por minha conta e risco (visto que a reparação na Bosch ia para 1100 euros, ainda mais caro do que esperava...), uma bomba para uma TD, mas infelizmente era para a versão de 85 cv. A luz do motor desligou, passou a desligar ao rodar a chave mas não andava como dantes, embora muito melhor do que com a bomba estragada.

    Depois de estudar a diferença entre as duas bombas (as de 85 e as de 100 são iguais em tudo, por fora...menos nas chapinhas com a referência, que são de cores diferentes), fui buscar outra bomba, desta feita de certeza absoluta apropriada para ali.

    Acontece que a carrinha está ainda pior do que com a bomba "original" que pifou! Anda um pouco menos. No entanto, desliga quando se roda a chave. Para além disso, ela ligou rápido depois da montagem (chegou rápido gasóleo à bomba e aos injectores), o que me deixou desconfiado. Ontem, fui ouvir a carrinha a trabalhar, porque fiquei com a pulga atrás da orelha, e parece-me que o motor está fora de ponto!

    Está a fazer um som mais grave do que o habitual, com um trabalhar embrulhado e com várias falhas constantes (talvez de 3-4 em 3-4 segundos).

    Posto isto, o que eu queria perguntar é: há hipótese grande de uma bomba injectora estragada provocar um trabalhar tão mau, tão rude e com um ralenti tão instável? O vendedor está disposto a trocá-la, mas disse-me precisamente (antes de eu ouvir a carrinha a trabalhar) para confirmar o ponto do motor e os bicos dos injectores.

    De qualquer forma, ainda esta semana a carrinha vai para outro mecânico para se verificar o ponto do motor.

    Obrigado e desculpem o tamanho do post - era difícil explicar detalhadamente de forma mais sucinta.

    PS- Escusado dizer que o meu pai está pelos cabelos com a situação, até porque a carrinha, agora com 369 000 kms, nunca deu problemas graves - apenas um garfo da embraiagem e uma ficha que ganhava humidade de vez em quando.

    #2
    Sim é possível só a bomba injectora causar esses sintomas.

    Mas lá está também pode o motor não estar no ponto e os bicos estarem obstruídos.

    Comentário


      #3
      Então resta-me esperar pela ida a outro mecânico para ver se está a ponto e como estão os bicos. Lá terá que sair o radiador novamente, a grelha da frente...

      PS- Também li de casos de carrinhas destas que ficam com ar num dos injectores (no 1º, julgo).

      Comentário


        #4
        Não fiquem "chateados" em vos ter acontecido isso, pois é um problema crónico e conhecido das Ford Transit. Sei que não é grande consolo mas...

        Boa sorte na resolução do caso.

        Comentário


          #5
          Eu sei, eu sei. Daí a dificuldade em arranjar uma bomba que esteja boa.

          Já chegámos até a pensar na conversão [que, a nível de material, exige uma bomba mecânica Bosch 686-2 cuja referência acabe em 145 ou 146, um pedal do acelerador, cabo do acelerador (as duas coisas custam 70 euros, novas, na Ford) e os tubos dos injetores, que são diferentes].

          Se eu soubesse que o electricista o fazia de forma straight-forward e que a mão de obra não seria exagerada...

          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
            Eu sei, eu sei. Daí a dificuldade em arranjar uma bomba que esteja boa.

            Já chegámos até a pensar na conversão [que, a nível de material, exige uma bomba mecânica Bosch 686-2 cuja referência acabe em 145 ou 146, um pedal do acelerador, cabo do acelerador (as duas coisas custam 70 euros, novas, na Ford) e os tubos dos injetores, que são diferentes].

            Se eu soubesse que o electricista o fazia de forma straight-forward e que a mão de obra não seria exagerada...

            Obrigado.
            Se der o ideal mesmo é mudar para uma Bosch.

            Comentário


              #7
              Dar dá. Vi no fórum inglês das Transit muitos posts acerca dessa conversão e vários queixumes relativos à Lucas Epic, eléctrica. Ficam dois links, para quem não se importar com o facto de estar em inglês:

              Ford Transit Forum

              Ford Transit Forum

              No entanto, é algo muito menos frequente cá e temo que o nosso mecânico perca muito tempo em algum dos passos e que o valor de MO suba exponencialmente.

              PS - Os links estão a aparecer assim, mas direccionam para as páginas certas.

              Comentário


                #8
                Mais info: o vendedor disse-me que a bomba foi arranjada há meio ano e quando a fui buscar até as entradas do gasóleo estavam tapadas com jornal para não entrar nada lá para dentro.

                Partindo do princípio que não me está a aldrabar (e do que privei com ele, não pareceu mas nunca fiando), seria estranho a carrinha trabalhar mal ao ralenti, quando com a outra bomba estragada o comportamento ao ralenti era normalíssimo.

                Comentário


                  #9
                  Novidades:

                  - Ouvi a carrinha chegar a casa e já estava com um trabalhar mais normal (o som, apenas). Perguntei, espantado, se tinham mexido e o meu pai diz que ela ao fim de uns kms fica com o trabalhar assim, mais certo..

                  Ele passou pelo mecânico e disseram-lhe que a bomba pode, de facto, estar f#..mas que o motor parece não estar a ponto. Mas disseram que parecia estar adiantado, por causa do trabalhar algo pulsante.

                  No entanto, tenho a impressão que ela assim devia fazer fumo e não acho que faça, embora não tenha confirmado. Só se a bomba parida e sem debitar o gasóleo na quantidade certa compensar o ponto avançado.

                  Não percam o próximo episódio porque a nossa carteira...também não!

                  Comentário


                    #10
                    O motor avança-se ou atrasa-se assim assim de repente?

                    O que pode provocar isso?

                    Comentário


                      #11
                      Eu diria que tem a ver com a tensão com que o tensor está. É comum carros fazerem aquela chiadeira a pegar, da correia algo solta, e depois ficarem bons.

                      Neste caso...é mais estranho. Tudo o que posso dizer agora são meras hipóteses. Bom, uma coisa é certa: chiadeira esta não faz. Mas o motor com o ponto avançado em demasia levaria a luz a acender e a bomba provocar uma espécie de safe mode.

                      Isto, claro, se não estiver mesmo estragada.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X