Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Toyota Hilux D4D 2.5 (Ano de 2012)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Toyota Hilux D4D 2.5 (Ano de 2012)

    Boas, antes de mais queria dizer que sou novo neste fórum, se estiver a fazer algo errado gostaria que informassem.

    Venho aqui apresentar um suposto problema e gostava que me ajudassem a encontrar uma solução, uma vez que os representantes Toyota parecem não encontrar solução.

    A minha toyota 2.5, apresenta-me o seguinte problema.
    Ao engrenar a tracção 4x4 marcha normal ou marcha lenta (L4 e H4), a carrinha fica a trabalhar normalmente, mas em situação de terrenos mais molhados, lamas, etc... A viatura apresenta uma falha de tracção frontal fatal, ou seja, as rodas de traseiras giram como loucas para fazer o veiculo sair da lama, ou subir terrenos mais inclinados, mas as frontais nem um sinal rotação, apenas se limitam a girar consoante o andamento do veiculo. Em contra partida, com a tracção ligada, acelerador no fundo, condições de aderência normal, levanto a embraiagem e estas giram como loucas também. Resumindo, sempre com a tracção ligada, num estilo mais soft a tracção frontal trabalha, num estilo mais off-road e sendo esta mais precisa, dá a sensação que desliga. Como não me bastasse, outro dia aconteceu-me algo ainda mais estranho, numa situação de X, em que uma roda traseira tem aderência máxima, assim como uma dianteira mas do lado oposto e as outras respectivas rodas rodas não têm aderência, aconteceu-me o seguinte, as rodas com menos aderência giraram para tentar mover a carrinha, mas as rodas com mais aderência, nem sinal de vida deram. É de salientar que esta carrinha vem com bloqueio traseiro de fabrica e que tem menos de dois anos. Gostaria que me ajudassem a solucionar isto e se mais alguém tem o mesmo problema que diga, uma vez que a Toyota Açores não o sabe resolver e segundo sei, já entraram em contacto com a Toyota Portugal e não obtiveram solução.

    Cumprimentos

    #2
    Quando acaba a garantia? Vê-lá se depois de acabar ja descobrem o problema....
    Parece-me algum bug na centralina do sistema.
    Ps: tenho saudades de S. Miguel

    Comentário


      #3
      Olha um conterrâneo

      Infelizmente não te sei ajudar, mas já deve aparecer aí alguém com mais experiência em veículos 4x4.

      Comentário


        #4
        SPV chamado a recepcao

        Comentário


          #5
          Assim à primeira vista vai ai uma explicação um bocado confusa.
          Vamos por partes:
          Essa Hilux tem 3 diferenciais ou apenas 2 ?
          Tem 4x4 permanente ou apenas liga o 4x4 no seletor de altas e baixas ?
          Como aciona o bloqueio traseiro ? botão ? Não terá antes autoblocante ?
          Tem caixa auto ou manual ?
          Tem controlo de estabilidade VSC ?

          eu acho que essa pick up não tem bloqueio traseiro de origem
          Editado pela última vez por TerranoII; 05 February 2014, 20:26.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Assim à primeira vista vai ai uma explicação um bocado confusa.
            Vamos por partes:
            Essa Hilux tem 3 diferenciais ou apenas 2 ?
            Tem 4x4 permanente ou apenas liga o 4x4 no seletor de altas e baixas ?
            Como aciona o bloqueio traseiro ? botão ? Não terá antes autoblocante ?
            Tem caixa auto ou manual ?
            Tem controlo de estabilidade VSC ?

            eu acho que essa pick up não tem bloqueio traseiro de origem
            A carrinha tem o numero de diferenciais de fábrica... se não estou em erro são dois, traseiro e dianteiro.
            O 4x4 é ligado por um selector diferente... 2L, 4L, N e 4H.
            Nem tem botão para accionar o bloqueio, logo deduzo que seja diferencial autoblocante.
            Caixa manual, 5 velocidades mais R.
            Não tem controle de estabilidade.

            Comentário


              #7
              Não vou contribuir nada para a solução do tópico, mas é a queda de um mito a toyota hilux também tem avarias

              Comentário


                #8


                Que mais posso dizer, trata-se desta viatura, mas de apenas duas portas com os mesmos quatro lugares, molas traseiras reforçadas e pneus não homologados de maior dimensão e uma percentagem asfalto/ terra de 30/70.
                Vou tentar esclarecer mais os acontecimentos. Ligo a tracção na posição 4H, num terreno plano e molhado, com acelerador no fundo as quatro rodas tem tracção de forma igual...quando paro no meio de uma subida inclinada nas mesmas condições, a carrinha começa a "patinar/resvalar" devido ao elevado binário, acaba por se atolar e quanto mais acelero pior, uma vez que apenas as rodas traseiras se encontram a rodar e as da frente permanecem paradas ( com a tracção ligada).

                ps: levei o chefe mecânico da toyota ao terreno e este presenciou a situação, a sua resposta foi, " a solução é por uns pneus de maior escoamento de lama nas rodas traseiras" e agora eu questiono-me "para tal comprava uma 4x2 e para quê ter uma 4x4 que não responde em situações complicadas?"
                Editado pela última vez por AmadeuM; 07 February 2014, 23:15.

                Comentário


                  #9
                  Boas

                  Após alguma pesquisa deduzo ter descoberto o possível problema.
                  Provém dos bloqueios, o traseiro é auto bloqueante, logo controla a quantidade de tracção para cada roda traseira e o frontal nada faz .
                  A solução passará por bloqueios 100% a ar? Pode ser instalado na traseira e na frente? Uma vez que o é um eixo articulado.

                  Obrigado pela atenção malta

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post
                    Não vou contribuir nada para a solução do tópico, mas é a queda de um mito a toyota hilux também tem avarias
                    Às pessoas que compram um Toyota a pensar que não avaria, eu chamo a essas pessoas o nome de um animal. Animal esse que, segundo li noutro tópico há uns dias, está em vias de extinção. Não sei como, tal a quantidade que se vê todos os dias

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post
                      Não vou contribuir nada para a solução do tópico, mas é a queda de um mito a toyota hilux também tem avarias
                      Mas qual avaria ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AmadeuM Ver Post
                        A carrinha tem o numero de diferenciais de fábrica... se não estou em erro são dois, traseiro e dianteiro.
                        O 4x4 é ligado por um selector diferente... 2L, 4L, N e 4H.
                        Nem tem botão para accionar o bloqueio, logo deduzo que seja diferencial autoblocante.
                        Caixa manual, 5 velocidades mais R.
                        Não tem controle de estabilidade.
                        Podes colocar um bloqueio a AR da marca ARB a mais conceituada. Melhora a olhos vistos a tração do veículo em todo o tipo de utilização. Ainda bem que não tens eletrónica nas transmissões pois com o bloqueio a ar teria de ser alvo de modificações na centralina. Neste caso podes aplicar o bloqueio a ar no eixo traseiro. Penso que existem bloqueios para o eixo dianteiro mas diria que não o faças pois só pessoal da trialada dura é que usa esse tipo de bloqueio além de ser muito perigoso de usar pois podes capotar a pick up em menos de nada.
                        Vale a pena investires nuns pneus 50/50 estrada fora de estrada tipo os BF Goodrich All Terrain ou idênticos.

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            Mais info se te quiseres entreter
                            Front Diff Lock 2012 Hilux @ ExplorOz Forum

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              Podes colocar um bloqueio a AR da marca ARB a mais conceituada. Melhora a olhos vistos a tração do veículo em todo o tipo de utilização. Ainda bem que não tens eletrónica nas transmissões pois com o bloqueio a ar teria de ser alvo de modificações na centralina. Neste caso podes aplicar o bloqueio a ar no eixo traseiro. Penso que existem bloqueios para o eixo dianteiro mas diria que não o faças pois só pessoal da trialada dura é que usa esse tipo de bloqueio além de ser muito perigoso de usar pois podes capotar a pick up em menos de nada.
                              Vale a pena investires nuns pneus 50/50 estrada fora de estrada tipo os BF Goodrich All Terrain ou idênticos.
                              Gostaria que a carrinha tivesse capacidade para capotar...mas infelizmente nem para subir uma pequena inclinação tem, quanto mais uma trilhada com risco de capotar. Tem uns pneus idênticos aos que referiste...não pus uns Bf, pus de outra marca, mas o piso é igual. Não os pus, pois estou a pensar em por guarda lamas mais largos, mudar jantes para homologar uns pneus mais adequados ao serviço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                Obrigado, mas já tinha visto video na minha longa busca por uma solução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AmadeuM Ver Post
                                  Gostaria que a carrinha tivesse capacidade para capotar...mas infelizmente nem para subir uma pequena inclinação tem, quanto mais uma trilhada com risco de capotar. Tem uns pneus idênticos aos que referiste...não pus uns Bf, pus de outra marca, mas o piso é igual. Não os pus, pois estou a pensar em por guarda lamas mais largos, mudar jantes para homologar uns pneus mais adequados ao serviço.
                                  Não deve ser bem assim mas ok

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gostaria de obter a vossa opinião a cerca disto:
                                    HARROP | 4wd
                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Um amigo meu que nao esta registado no forum viu o teu topico e disse que ja teve o mesmo problema numa Navara. O problema segundo ele eram os pneus que estavam gastos e a traccao nao funcionava...se puderes testar com uns novos era o ideal.

                                      Peco desculpa pela falta de acentuacao mas estou a escrever do tablet e e uma treta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por NSV Ver Post
                                        Boas,

                                        Um amigo meu que nao esta registado no forum viu o teu topico e disse que ja teve o mesmo problema numa Navara. O problema segundo ele eram os pneus que estavam gastos e a traccao nao funcionava...se puderes testar com uns novos era o ideal.

                                        Peco desculpa pela falta de acentuacao mas estou a escrever do tablet e e uma treta.
                                        Tive uma d22 nunca tive problemas como tal e agora tenho um pathfinder que de mecânica é muito semelhante à d40 e aquela besta nunca me deu problemas. Cá nesta terra o que não falta são Nissan d22 e d40, das d22 o único problema registado é uma falha no sistema de combustível, as d40 ainda não se ouvi dizer nada. O problema do teu amigo deve ter surgido devido a existência do ESP, um sistema de controle de tracção, pneus gastos-menos aderência-menos tracção-computador envia potencia para outras rodas-pneus todos gastos-computador não tem para onde mandar potência

                                        No meu caso, ela já fazia isto desde que veio de fábrica, ou seja, com pneus novos de fábrica e com uns novos postos depois...problema manteve-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AmadeuM Ver Post
                                          Gostaria de obter a vossa opinião a cerca disto:
                                          HARROP | 4wd
                                          Obrigado
                                          Se queres colocar um bloqueio coloca um ARB
                                          Se ainda fosse um Land Rover podias ir para os Detroit Locker, mas neste caso não há como fugir. ARB é do melhor.
                                          arb air locker - YouTube

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            Se queres colocar um bloqueio coloca um ARB
                                            Se ainda fosse um Land Rover podias ir para os Detroit Locker, mas neste caso não há como fugir. ARB é do melhor.
                                            arb air locker - YouTube
                                            Obrigado
                                            Já vi que existem para a minha viatura e também penso que são os melhores. Agora resta-me por a toyota Açores a pensar numa alternativa, caso contrário terá de sair do meu bolso a modificação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece-me que já estás a pensar numa alternativa p/ contornar o problema e não p/ o resolver.

                                              Isso não pode acontecer ainda p/ mais numa carrinha nova!

                                              Já alguém colocou a carrinha c/ as rodas ar (num elevador) e verificou c/ se comporta?

                                              Os cubos das rodas da frente estão sempre ligados? São manuais, automáticos? Parece-me que o problema virá daí, quase de certeza...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cmrmiranda Ver Post
                                                Parece-me que já estás a pensar numa alternativa p/ contornar o problema e não p/ o resolver.

                                                Isso não pode acontecer ainda p/ mais numa carrinha nova!

                                                Já alguém colocou a carrinha c/ as rodas ar (num elevador) e verificou c/ se comporta?

                                                Os cubos das rodas da frente estão sempre ligados? São manuais, automáticos? Parece-me que o problema virá daí, quase de certeza...
                                                Amigo a carrinha já foi duas vezes à toyota, o chefe mecânico já esteva ao volante duas vezes e nas duas vezes saí da toyota sem resposta. A carrinha foi recentemente a revisão e nada foi detectado, a questão é que a tracção trabalha...mas não quando é precisa. A nova toyota não trabalha pelo típico sistema de cubos, mas sim por um "A.D.D. shift actuator" que na minha opinião é uma porcaria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AmadeuM Ver Post
                                                  Amigo a carrinha já foi duas vezes à toyota, o chefe mecânico já esteva ao volante duas vezes e nas duas vezes saí da toyota sem resposta. A carrinha foi recentemente a revisão e nada foi detectado, a questão é que a tracção trabalha...mas não quando é precisa. A nova toyota não trabalha pelo típico sistema de cubos, mas sim por um "A.D.D. shift actuator" que na minha opinião é uma porcaria.
                                                  Se já esteve na Toyota 2x (na minha opinião é pouco) e não resolvem o problema se calhar o problema está no mecânico ou na Toyota (marca) ainda p/ + a Hilux é 1 carro de trabalho, se não cumpre aquilo que se propõe, ou seja, "a tracção trabalha...mas não quando precisa" ora (....)

                                                  Ponham a carrinha à porta do concessionário c/ 1 cartaz bem grande a dizer o que se passa e façam queixa na DECO

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cmrmiranda Ver Post
                                                    Se já esteve na Toyota 2x (na minha opinião é pouco) e não resolvem o problema se calhar o problema está no mecânico ou na Toyota (marca) ainda p/ + a Hilux é 1 carro de trabalho, se não cumpre aquilo que se propõe, ou seja, "a tracção trabalha...mas não quando precisa" ora (....)

                                                    Ponham a carrinha à porta do concessionário c/ 1 cartaz bem grande a dizer o que se passa e façam queixa na DECO
                                                    Vou fazer uma ultima abordagem a toyota dentro dos próximos dias, apenas estou a espera de ter tempo para tal e se não me for dada uma resposta concreta, passarei para outras soluções, já me aconselharam como você, mas não queria algo tão drástico já.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X