Depois de pensar no assunto e de pedir opinião a um dos moderadores, decidi abrir este tópico onde pretendo relatar, de forma sucinta, as viagens que recomecei a fazer ao volante de um TIR, pelas autoestradas de asfalto que atravessam a Europa.
Vou agora arrancar para Itália pelo que, só daqui a 8-10 dias voltarei a postar e já com tempo para contar algumas aventuras e desventuras que vão acontecendo.
Entretanto, sabendo que há por aqui alguns membros que também já tiveram ou têm ligação com camiões (Driversclub, Jomaso, Scaniafan e outros), deixo o desafio para que contribuam um pouco neste tópico e contem as vossas experiências.
Pela minha parte, vou tentar trazer histórias e imagens que ajudem a conhecer e comprender um pouco melhor o que é a vida de um camionista TIR.
Boa Viagem Silver! Deixo aqui alguns dos camiões que são utilizados nas diversas regiões do mundo.
Austrália, conhecida pelos seus Road Trains.
O recorde de Guiness é um kilómetro de "veiculo".
Os australianos usam bastante a protecção de metal na frente no camião devido aos embates com animais. Esta aplicação é muitas vezes imitadas pelos europeus..
Da Ásia (Irão julgo), um International(EUA), também muito utilizado na América central e do Sul:
Estes são bastante singulares! Do Japão:
Da mitica Route 66! EUA:
Volvo VN
Europa:
Itália anos 70. Fiat/Iveco
A famosa "Ceifeira", fruto da colaboração Renault V.I. e Mack Trucks. Espera-se para o próximo ano um novo modelo visto este ser baseado no mesmo modelo lançado em 1990.
O projecto Man/Fulda:
Scania 141 V8
O último modelo lançado:
O projecto EXC que já é comercializado, orientado principalmente para os países nórdicos onde os conjuntos chegam aos 26 metros de comprimento.
O interior:
Daf 95 XF Super Space Cab
Espero que gostem. Quando puder ponho aqui fotos mais pessoais.
Cumps e boa viagem a todos!
Não sei Carlos mas julgo que deve ser semelhante à colaboração da Maybach com a Fulda, ou seja cria-se um veiculo diferente para se testar os novos pneus... é tudo uma questão de maketing julgo.
Boa viagem. Camionista ainda é uma profissão dura e perigosa. Tenho um tio meu que também já fez transportes internacionais e bem me fala como aquilo é duro. Ele chegou a fazer os Pirinéus a nevar com um "brinquedo" de 40 toneladas carregado!
Deixo aqui fotos de 2 Camiões que passaram aqui por casa, e como tal terão sempre um significado especial para nós, nomeadamente para o meu pai visto que "viveu" alguns anos neles.
Scania 112M turbo intercooler (320 cavalos) de 1984. Foi importada da Holanda em 1990, na altura em que se falava das "vacas holandesas" para se referir aos importados, e vendida em 1997 com cerca de 1.850.000 kms.
Estas fotos foram tiradas em 1995 numa viagem que fiz com ele a Itália. Tavamos nos alpes franceses prestes a passar para o lado italiano pelo Tunel de Fréjus. É um dos maiores da Europa com cerca de 13 kms. Além disso é extremamente perigoso porque o trânsito é feito dentro do mesmo tunel nos 2 sentidos. Lá dentro não se pode ultrapassar e um pequeno problema pode-se tornar numa tragédia. Como o tunel é bastante longo os gases dos carros e camiões não conseguem sair. Eu fiz o tunel todo com uma toalha enrolada na boca e no nariz para respirar, isto porque o fumo entra dentro da cabine tornando-se quase insuportável respirar.
Apesar da idade sei que ainda "rola".
Em 1997 trocou-se a Scania pela Daf. Esta era de 1992 e tinha sido importada em 1996. Tinha 380 cavalos. Também já foi vendida em 2001 com cerca de 1.350.000kms. Diga-se de passagem que isto dos kilómetros pode não corresponder à realidade, visto que era práctica recorrente umas "pequenas" alterações no conta-quilómetros por parte dos stand's[8D].
Actualmente temos duas Renault's Magunm, uma 385 e outra 390. Quando puder ponho mais fotos.
Viva Jomaso ja vi qe plo menos uma coisa temos em comum, ja fizemos os 2 viagens a italia numa 112!
Eu fui com o meu padrinho cm 8 anos numa 340 "+/-" alterada com escape livre e um turbo da 113 e se havia coisa mais linda naquela maquina era a descompressao do turbo.. era qql coisa doutro mundo e entao nos tuneis.... ui ui
Era bem preciso ter cuidado com o "lobo" qe era como o meu padrinho lhe chamava p causa da mm descompressao era como um lobo a uivar numa noite de lua cheia...
Infelizmente nao tenho nenhuma foto de recordacao pa vos contemplar com o "animal"
Eu qe ate nunca fui grande fã da scania tenho a dizer qe pra mim nunca haverao camioes como a 141 nem a 143 cada vez qe vejo uma... E pena mas e o caminho do desenvolvimento..