Tópico dos tractores e máquinas agrícolas - Página 3

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Título: Tópico dos tractores e máquinas agrícolas

  1. #61
    LIC
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    nto gosta disto.


  2. #62
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    Não faço ideia.
    Vi no Marketplace do FB. Achei engraçado o formato e postei.

    Edit: Tem lá a dizer Fiat U 18 de 1958
    Pode ser um Fiat sim, mas com um esquema de cores muito estranho...

    Citação Originalmente Colocado por LIC Ver Post
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    Não são bem a mesma coisa o 211R é mais recente, da década de 60, penso eu de que...

    O 44-28, foi uma maneira da Fiat vender tratores fabricados pela Versatille (marca americana).

  3. #63
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    Impressão minha ou está ali um Porsche?

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
    Epa, esse é velhão... Ford Dexta?
    Parece um Fordson Dexta, mas já disseram que não. Está pelo menos um no OLX e é parecido.
    Às vezes vou lá espreitar e aparecem umas coisas engraçadas, Eicher, etc..

    Porsche: https://www.olx.pt/anuncio/tractor-porsche-IDBl4pM.html
    Este na minha zona, acho que se enganou no preço: https://www.olx.pt/anuncio/trator-pa...o-IDBG5zj.html

  5. #65
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    Como este tópico anda um bocado apagado, deixo aqui um vídeo com grandes máquinas (literalmente ), que tive oportunidade de fazer aquando da minha ida à Agroglobal 2018 em Setembro.

    LIC e FullThrottle gostam disto.


  6. #66
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    Gostei do vídeo. Um amigo foi a essa feira também e disse que demorou 1h30 para sair do estacionamento.

    Aproveitando a deixa, fica aqui uma foto do que veio cá para casa há já uns meses, e que depois de algumas pinturas está pronto (está um igual à venda no Custo Justo que tenho quase a certeza ter a matrícula a seguir). Já deu para fazer umas 'brincadeiras' com o corta-mato/capinadeira.




    Não querendo encher muito este tópico, pois tenho algumas perguntas mas não as vou expôr todas já, as mais pertinentes são relativas ao tipo de óleo usado nas alfaias. Que óleo é usado naquela caixa cúbica onde engata o PTO? Numa frese dizia SAE 90, mas não sei o que é, com que periodicidade deve ser mudado, nem como. Esta questão aplica-se à frese e ao corta-mato/capinadeira.



    Relativamente à frese, existe um outro reservatório na lateral, suponho que para o veio das facas, o qual julgo levar outro tipo de óleo. Queríamos aproveitar já que a frese está desarmada para ser pintada, e mudar o óleo. Na frese existia um autocolante que dizia para usar óleo 85W-140 (comprámos 5L), e penso que seja nesse reservatório apenas. Ou esse óleo serve para tudo?



    Uma pequena ajuda seria muito agradecida.
    Última edição por JPSL14 : 15-10-18 às 20:33:10
    LIC gosta disto.

  7. #67
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    Na oficina do meu pai usa-se óleo Shell 85W140 para todas as alfaias com funções mecânicas em banho de óleo (fresas, diferenciais de capinadeiras,...) porque é suficiente e adequado. Podes colocar esse óleo grosso no diferencial da tomada de força (vulgo PTO ou TDF). Verifica se os retentores do veio das facas está a fazer a sua função (é das peças que habitualmente cede primeiro).

  8. #68
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  9. #69
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    Já tinha visto esse video

  10. #70
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    É sempre bom voltar a ver

  11. #71
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    Os tratores habitualmente não dizem que peso de atrelado podem rebocar ?

    Por exemplo um trator de 100 cv pode rebocar um reboque com 10 ton. de carga ? Há alguma regra ?

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    Os tratores habitualmente não dizem que peso de atrelado podem rebocar ?

    Por exemplo um trator de 100 cv pode rebocar um reboque com 10 ton. de carga ? Há alguma regra ?
    Não dizem e não há regra. Basicamente o máximo é o que ele conseguir puxar. Normalmente tem uma gama apropriada de potência, mas para a mesma potência, há tractores com pesos muito diferentes e tens de ter noção do que vais carregar (se areia ou palha, p.e.). Num tractor não é preciso apenas que puxe o reboque, mas também que o consiga parar depois de estar em movimento.

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
    Não dizem e não há regra. Basicamente o máximo é o que ele conseguir puxar. Normalmente tem uma gama apropriada de potência, mas para a mesma potência, há tractores com pesos muito diferentes e tens de ter noção do que vais carregar (se areia ou palha, p.e.). Num tractor não é preciso apenas que puxe o reboque, mas também que o consiga parar depois de estar em movimento.
    Porque normalmente conseguem puxar o problema e depois parar. As vezes em algumas subidas se perderem tracção. Nunca mais o param por falta de peso do tractor.

  14. #74
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    Citação Originalmente Colocado por FilipeAlmeida Ver Post
    Porque normalmente conseguem puxar o problema e depois parar. As vezes em algumas subidas se perderem tracção. Nunca mais o param por falta de peso do tractor.
    Ok, percebo. Recentemente vi um Jonh Deere a manobrar de marcha-atrás para por um atrelado de azeitona (com umas boas 10 toneladas) num cais em rampa e fiquei impressionado com o à vontade que ele estava, era um trator grande,talvez de 150 cv.

  15. #75
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    Como nos carros, os tractores também encaixam em segmentos, e para potência de 100cv há mesmo muita coisa, desde os articulados aos campo aberto, passando pelos frutetos.

    Em termos de peso máximo rebocável tenho ideia que vem assinalado no DUA.

    Um tractor de 100cv à partida não terá problemas para rebocar 10 toneladas, tenho em casa um fruteto com 75cv que salvo erro é 16 ton.
    Mas isto é sempre relativo, e muito provavelmente para esse peso já se anda com tratores maiores.

  16. #76
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    Falando de tratores, e como vejo por aqui algum pessoal entendido e conhecedor do mercado, venho pedir algumas opiniões:

    Lá em casa tenho um mini trator Shibaura St 318, comprado novo em 2006, que tem sido uma máquina bastante fiável e robusta. No entanto, está com 4300h de serviço, e naturalmente irá começar a pedir mais que mudas de óleo e filtros (manutenção sempre feita a tempo e horas, de acordo com o manual da marca). Acresce que a Shibaura deixou de produzir tratores, o que me leva a pensar que mais dia menos dia as peças irão começar ser difíceis de encontrar, e mesmo o antigo importador terá dificuldade em as arranjar.

    Coloca-se a possibilidade de troca, mas queria algo que me garantisse minimamente a fiabilidade e robustez deste Shibaura (anteriormente tive dois Yanmar e se em termos de motor não posso apontar nada, já em termos de estrutura deram alguns problemas...). Tenho andado a sondar o mercado e aparecem várias hipóteses até aos 25cv, desde Iseki (motor e estrutura japonesa), Solis (motor Mitsubishi, mas montagem indiana), Branson (Coreano), LS e outras marcas (Kubota está fora da lista pois pura e simplesmente o mau Pai não gosta/tem uma imbirração com a marca).

    Aos que estão por dentro deste tipo de máquinas, em termos de fiabilidade o que aconselham? Como já referi, o atual Shibaura faz todo o serviço que é preciso sem grandes esforços, mas o n.º de horas e a possibilidade de escassez de peças leva a equacionar a troca...

  17. #77
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    Por Defeito Tópico dos tractores e máquinas agrÃ*colas

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