Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresa de camionagem - boa ideia ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresa de camionagem - boa ideia ou não?

    Boas

    Então é o seguinte...

    O meu pai sempre foi camionista e tem aquele brilho nos olhos quando fala sobre o que faz. Passou de empregado a patrão ao criar a sua própria empresa à uns bons 15 anos. Sempre teve a ideia que eu me juntasse a ele, mas preferi tirar um curso superior e tentar seguir... mas só apanho trabalhos precários e mal pagos sem futuro nenhum. Tenho 29 anos, sou solteiro e tenho um filho. O meu pai esta quase com 65 anos e a empresa que é nossa vai assim fechar pois ele é o unico motorista. Nestas ferias fui aliciado por ele e as promessas financeiras que conheco perfeitamente são optimas. O servico actual dele é sair à 2f e regressar na 6f após ir a franca. Peguei poucas vezes no camião e quando o fiz foi sem atrelado e tenho duvidas que consiga... adoro conduzir carros e ja o faço desde os meus 14 anos visto ter nascido numa aldeia onde tudo era permitido e era incentivado a.

    Sera que faço bem em pegar na empresa e tentar dar o passo que o meu pai nunca deu?

    Cumprimentos

    #2
    neste momento dado a tua situação, não tens nada a perder e agarrar nisso, já tens a base que o teu pai criou, só tens que dar continuidade, e se fores capaz expandir com o tempo, e realmente isso bem gerido dá bastante dinheiro, não vejo porque não aproveitares a oportunidade, dessas não há todos os dias...

    uma coisa era começares agora do zero isso era um espalhanço completo, mas existindo a empresa há 15 anos, já tens a base feita e contactos, é o teu pai ensinar-te o resto e como as coisas funcionam e tu dares-lhe sucessão ao negócio...

    quanto a condução do camião isso é preciso apenas umas horas para recuperar a prática estás pronto a andar...

    eu no teu lugar nem pensava duas vezes...

    Comentário


      #3
      Boas

      Ele na altura tinh uma Renault AE caixa manual e foi um pagode pegar naquilo. Consegui andar, mas a volta foi muito, muito curta. Desde que comprou uma daf xf caixa automática nunca peguei pois também vim para Lisboa. Acredito que seja super fácil agora, pelo menos a nível da condução ajuda bastante.

      A ideia é mesmo essa... quando ele se reformar colocar um motorista... depois outro para o meu lugar e basicamente gerir. Ele sempre falou nisso, mas não sei até que ponto em 2 ou 3 anos consiga passar de condutor a gerir pois por enquanto a minha mãe vai fazendo as coisas e tratando dos papeis... mas qualquer dia não terá cabeça para. Não sei ate que ponto o que o meu pai diz bate com a realidade.

      Não tenho muito a perder é verdade, mas existem receios naturais de passar a viver aquilo de que fugi a minha toda.

      Comentário


        #4
        é uma decisão que vais ter que tomar breve, e infelizmente nos dias que correm não podemos estar a espera de por ter estudos e isto e aquilo para ir para aquilo que gostamos porque simplesmente tornou-se impossível, logo como estão as coisas e a longo prazo não vão melhorar, e tu na tua situação só tens a ganhar com isso...

        naturalmente que com o tempo tens alem de mais motoristas, tens de ponderar contratar alguém para contabilidade quando os teus pais já não forem capazes, é mais que natural são coisas a medida que forem surgindo tens de soluciona-las...

        e naturalmente hoje os camiões de caixa auto conduzem-se sem grandes problemas comprados aos mais velhos de caixa manual, é tudo uma questão de habito e adaptação...

        com a idade que tens já não tens muito por onde te virar e quanto mais tempo deixares passar pior...

        Comentário


          #5
          Tenho a mesma opinião, uma vez que a empresa já existe, já tem camião, clientes e tens o teu pai e tua mãe para continuar a ajudar... acho que é algo viável e muito diferente de começar uma empresa do zero.

          Comentário


            #6
            isto depende de muita coisa

            a empresa é só um camião, certo? como está o camião? é novo...já está mais para lá do que cá?

            Comentário


              #7
              Nunca me agarrei ao curso pois rapidamente verifiquei que na minha area nunca iria ganhar dinheiro depressa e iria ficar na esperança de evoluir... evoluir... evoluir... e como via à minha volta nada! Sai e ando na area comercial das telecomunicações. Não recebo mal ao que faço, mas sozinho agora em Lisboa mal dá para pagar as contas e claro isso pesa na mnha decisão. Deixar cá o meu filho com a mãe também me custa, mas tenho que pensar no meu futuro e sobretudo do dele e assim não dá.

              A ideia do meu pai é a de eu ficar daqui a uns anos... pela ideia dele 2 a 3 com o papel da minha mãe e claro ficar a arranjar cargas e afins... ele diz que quase posso deixar de conduzir. Não sei é se será assim tão linear.

              Já agora sabem algo sobre carta? Valores? Etc? O meu pai quis que eu tirasse na altura, mas não quis estar a empatar dinheiro... logo tenho que ir agora! Alguem de Lisboa para aconselhar?

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Boas.

                Impecável... estado imaculado com 1M e qq coisa sempre na mão dele. É uma daf xf 460 se não estou em erro. Motor nunca aberto e sempre no França vai, França vem...

                Início será com ele depoi claro arranjar um para mim... só não sei se vale mais comprar usado ou alugar!

                Comentário


                  #9
                  Com essas bases é de continuar, não tens problemas com investimento inicial. Principalmente tendo um mentor tão próximo... mas no final também irá depender de ti. Força de vontade e olho para a expansão! já agora que curso tiras te?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Brunopp Ver Post
                    Com essas bases é de continuar, não tens problemas com investimento inicial. Principalmente tendo um mentor tão próximo... mas no final também irá depender de ti. Força de vontade e olho para a expansão! já agora que curso tiras te?


                    Sei que não vai ser fácil e como é normal na maioria, dos casos existe um pequeno choque de gerações e clar ideias, mas acredito que possa correr bem.

                    Tenho uma licenciatura em Turismo... nada a ver com o actual serviço do velhote, mas lidar com este mundo tem feito parte da minha vida e pelos vistos vai passar a ser também o meu mundo!

                    Comentário


                      #11
                      Pela minha experiência, se não gostas vai ser difícil vingar. Se não queres fazer disso vida mas também não deixar a empresa morrer, mais vale meter alguém a trabalhar no lugar dele. Ires pra essa vida sem gosto? Eu não faria, na vida laboral, ir trabalhar pra um sitio que não se gosta e contrariado é das piores coisas e meio caminho andado pro serviço correr mal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                        Pela minha experiência, se não gostas vai ser difícil vingar. Se não queres fazer disso vida mas também não deixar a empresa morrer, mais vale meter alguém a trabalhar no lugar dele. Ires pra essa vida sem gosto? Eu não faria, na vida laboral, ir trabalhar pra um sitio que não se gosta e contrariado é das piores coisas e meio caminho andado pro serviço correr mal.

                        Boas

                        Eu não desgosto atenção! Sempre achei piada e em puto ia com o meu pai muitas vezes nas ferias. Os entraves que eu colocava eram o de estar longe da família... do não estar presente e quando estava era como se não estivesse, mas pelo que me pude aperceber ao longo dos anos isso não é da profissão, mas sim da pessoa! Eu sou mais ligado ao conceito família que o meu pai e não vai ser um trabalho que me vai mudar. Se me perguntares o que eu quero fazer na vida eu respondo facilmente.... ser rico e não fazer nenhum tipo ser um felizardo do euromilhões! Agora o que eu gosto é de maximizar ganhos e se eu poder ganhar 2/3 vezes mais trabalhando o mesmo ou um pouco mais eu vou... nem que seja a apanhar lixo durante a noite (tentei, mas não me chamaram por ter estudos a mais).

                        Uma empresa com esta dimensão se não trabalhas directamente e ficas apenas a gerir não tens lucro nenhum! Agora com uma mini frota de sei lá... uns 5 camiões já consegues ter esse estilo de vida isto se os meteres aos 15 dias ou 3 semanas fora!

                        Só corre mal se não gostares de dinheiro e não tiveres contas para pagar pois eu trabalho não por gosto, mas sim por necessidade!

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Almeida87 Ver Post
                          Boas

                          Eu não desgosto atenção! Sempre achei piada e em puto ia com o meu pai muitas vezes nas ferias. Os entraves que eu colocava eram o de estar longe da família... do não estar presente e quando estava era como se não estivesse, mas pelo que me pude aperceber ao longo dos anos isso não é da profissão, mas sim da pessoa! Eu sou mais ligado ao conceito família que o meu pai e não vai ser um trabalho que me vai mudar. Se me perguntares o que eu quero fazer na vida eu respondo facilmente.... ser rico e não fazer nenhum tipo ser um felizardo do euromilhões! Agora o que eu gosto é de maximizar ganhos e se eu poder ganhar 2/3 vezes mais trabalhando o mesmo ou um pouco mais eu vou... nem que seja a apanhar lixo durante a noite (tentei, mas não me chamaram por ter estudos a mais).

                          Uma empresa com esta dimensão se não trabalhas directamente e ficas apenas a gerir não tens lucro nenhum! Agora com uma mini frota de sei lá... uns 5 camiões já consegues ter esse estilo de vida isto se os meteres aos 15 dias ou 3 semanas fora!

                          Só corre mal se não gostares de dinheiro e não tiveres contas para pagar pois eu trabalho não por gosto, mas sim por necessidade!

                          Cumprimentos
                          Compreendo-te... Eu deixei o turismo "longo" por isso mesmo, dou mais valor ao estar com a família e todos os dias jantar com a família e dormir em casa.

                          Não tinha lido a parte que é só um camião, realmente assim é mesmo como dizes, num pequeno negócio temos que ser nós o empregado e patrão pra tirar lucro, e sei pois estou nessa situação.

                          Boa sorte.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                            Compreendo-te... Eu deixei o turismo "longo" por isso mesmo, dou mais valor ao estar com a família e todos os dias jantar com a família e dormir em casa.

                            Não tinha lido a parte que é só um camião, realmente assim é mesmo como dizes, num pequeno negócio temos que ser nós o empregado e patrão pra tirar lucro, e sei pois estou nessa situação.

                            Boa sorte.

                            Eu tinha uma "familia", mas desde que me separei que estou basicamente sozinho! Vejo o meu filho todos os dias e sim isso é um bónus, mas as contas não se pagam sozinhas e viver no distrito de Lisboa é dispendioso. Na área onde estou agora vejo pessoas na casa dos 50 anos com uma mão à frente e outra atrás. Não sabem para o mês quanto vão ganhar e pior nem sabem se vão ter trabalho. Isto das empresas de trabalho temporario veio minar tudo. Eu não me vejo com essa idade e estar naquela situação... não quer dizer que não possa acontecer, mas se poder evitar começando já com algo "meu" e seguro porque não? Mais... entre ver o meu filho a cada 8 dias ou 15 dias sempre é melhor que arrumar a mala e seguir para a Suiça onde aí só o iria ver de meses a meses. Espero que um dia ele entenda os sacrificios, tal como eu hoje em dia entendo os que os meus fizeram.

                            Obrigado e claro boa sorte também para ti e o teu negocio

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                              Tenho a mesma opinião, uma vez que a empresa já existe, já tem camião, clientes e tens o teu pai e tua mãe para continuar a ajudar... acho que é algo viável e muito diferente de começar uma empresa do zero.

                              Era isto que vinha aqui dizer Tens todas as condições reunidas para um negócio sustentável. Mais sustentável poderá ficar dependendo da tua vontade!

                              Comentário


                                #16
                                Todo o trabalho é digno, eu próprio tive vários trabalhos numa fase de adolescência e jovem. Mas com essa idade e com um curso superior deves olhar mais para além (é a minha opinião). Podes tomar conta da empresa, mas numa optica de crescimento e de organização. Nos primeiros tempos pode ser engraçado, mas depois torna-se monótono e pouco motivante. Tenho o primo meu que tem um camião Volvo que faz isso há trinta anos, mas só fez a quarta classe, e os horizontes dele são limitados
                                Boa sorte, para a decisão que tomares

                                Comentário


                                  #17
                                  Força e boa sorte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como está a situação?
                                    Aproveita e podes recorrer a vários fundos de investimento nessa mesma área, tens agora o Portugal 2020 a começar é neste momento está a existir muito mercado nessa área.
                                    Não tenhas medo de arriscar, se existe coisa mais bonita e digna é seguir os negócios dos pais/avós desde que se tenha gosto por isso.
                                    Se fosse a ti não pensava duas vezes, com força de vontade tudo se consegue amigo!
                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Almeida87 Ver Post
                                      Boas

                                      Eu não desgosto atenção! Sempre achei piada e em puto ia com o meu pai muitas vezes nas ferias. Os entraves que eu colocava eram o de estar longe da família... do não estar presente e quando estava era como se não estivesse, mas pelo que me pude aperceber ao longo dos anos isso não é da profissão, mas sim da pessoa! Eu sou mais ligado ao conceito família que o meu pai e não vai ser um trabalho que me vai mudar. Se me perguntares o que eu quero fazer na vida eu respondo facilmente.... ser rico e não fazer nenhum tipo ser um felizardo do euromilhões! Agora o que eu gosto é de maximizar ganhos e se eu poder ganhar 2/3 vezes mais trabalhando o mesmo ou um pouco mais eu vou... nem que seja a apanhar lixo durante a noite (tentei, mas não me chamaram por ter estudos a mais).

                                      Uma empresa com esta dimensão se não trabalhas directamente e ficas apenas a gerir não tens lucro nenhum! Agora com uma mini frota de sei lá... uns 5 camiões já consegues ter esse estilo de vida isto se os meteres aos 15 dias ou 3 semanas fora!

                                      Só corre mal se não gostares de dinheiro e não tiveres contas para pagar pois eu trabalho não por gosto, mas sim por necessidade!

                                      Cumprimentos

                                      podes começar com o básico e com 4 ou 5 s fores tu só a ir descarregar e carregar mais papeis e afins já tens bem que fazer..
                                      ao seres tu a descarregar e carregar ganhas tempo pros chomferes voltarem a sair de viagem..

                                      Comentário


                                        #20
                                        pessoal, o user não vem cá desde Setembro do ano passado, logo nem vale apena estar a postar que não vão obter resposta...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rfelix93 Ver Post
                                          Como está a situação?
                                          Aproveita e podes recorrer a vários fundos de investimento nessa mesma área, tens agora o Portugal 2020 a começar é neste momento está a existir muito mercado nessa área.
                                          Não tenhas medo de arriscar, se existe coisa mais bonita e digna é seguir os negócios dos pais/avós desde que se tenha gosto por isso.
                                          Se fosse a ti não pensava duas vezes, com força de vontade tudo se consegue amigo!
                                          Abraço
                                          O Portugal 2020 não abrange o sector dos transportes.
                                          É um sector em que tudo o que se faz é à custa de quem o faz. Não existem apoios...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                            O Portugal 2020 não abrange o sector dos transportes.
                                            É um sector em que tudo o que se faz é à custa de quem o faz. Não existem apoios...

                                            Enganei me amigo, queria me referir ao portal europeu das pequenas empresas.
                                            Nesse sim existem apoios mas muita gente não conhece. Falo com conhecimento de causa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rfelix93 Ver Post
                                              Enganei me amigo, queria me referir ao portal europeu das pequenas empresas.
                                              Nesse sim existem apoios mas muita gente não conhece. Falo com conhecimento de causa.
                                              Mas o que referes não são mais do que financiamentos. Linhas de crédito que a UE põe ao dispor da economia através da banca.
                                              Não há nada a fundo perdido, nem que seja 1%...

                                              Comentário


                                                #24
                                                A fundo perdido só na agricultura praticamente.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X