Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autocarros de turismo (sightseeing) - Quais as possibilidades?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autocarros de turismo (sightseeing) - Quais as possibilidades?

    Boas!

    Eis o alvo da discussão:


    (Não apaguei a matricula porque esta foto foi retirada do próprio site responsável pelo autocarro em questão)

    Há algum tempo que reparo nestes autocarros para percursos turísticos, não têm tejadilho nem (aparentemente) cintos de segurança. O que me faz pensar que as regras para a criação dos mesmos não são muito exigentes a nivel de segurança.

    Assim sendo, qual a liberdade para alterar um? Os bancos precisam de ser homologados como bancos de autocarro? É possível reduzir o número de bancos?

    Agradeço desde já todas as respostas!

    #2
    Esses autocarros são transformados por empresas especializadas e certificadas, ou seja, pegam num autocarro "normal" e transformam-no num autocarro de 2 pisos panorâmico. O carro é transformado de acordo com a vontade do cliente (número de lugares em pé e sentados) e de seguida homologado para tal. Das várias empresas de Sightseeing a operar por Lisboa, cintos só há para o motorista e lugares de baixo, os de cima não têm. Quanto a legislação não sei, mas estando a viatura homologada e não tendo cintos no piso superior, teoricamente a legislação assim o permitirá.

    Comentário


      #3
      O autocarro é de categoria I (devidamente indicado no DUA). Somente por isto, está dispensado de ter cintos de segurança para os passageiros (excepção feita ao lugar do(s) PMR), o único obrigatório é o do condutor. Podem no entanto, e a pedido do cliente, ter cintos de segurança instalados. Estão também dispensados de ter roda sobressalente e ferramentas para proceder à sua troca (embora geralmente tenham estes equipamentos).


      Os veículos dedicados a esta actividade podem vir de origem diferentes, isto é, podem ter sido construídos de raíz ou serem transformados apartir de outros já existentes. Para todos os efeitos, qualquer uma destas situações implica que no DUA esteja inscrito que o veículo é de caixa aberta.

      Comentário


        #4
        Andar na Ponte 25 de Abril é considerado trajecto urbano?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
          Andar na Ponte 25 de Abril é considerado trajecto urbano?
          É.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            É.
            Ou sejam andam numa AE/via equiparada, sem cintos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
              Ou sejam andam numa AE/via equiparada, sem cintos.
              Eu sei onde queres chegar... Mas segundo sei e foi dito, há excepções devidamente previstas. De outra forma nem sequer a Carris ou os TST poderiam atravessar a ponte com veículos de categoria I.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                Andar na Ponte 25 de Abril é considerado trajecto urbano?
                Mas estes carros não costumam fazer este tipo de serviço, há um contrato de exploração turística de uma determinada zona que têm de cumprir. Penso que não poderão por exemplo fazer um serviço regular não especializado fora da zona, por exemplo se têm concessão para Lisboa e quiserem fazer um tour a Sintra já há impedimento (penso eu de que).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                  Mas estes carros não costumam fazer este tipo de serviço, há um contrato de exploração turística de uma determinada zona que têm de cumprir. Penso que não poderão por exemplo fazer um serviço regular não especializado fora da zona, por exemplo se têm concessão para Lisboa e quiserem fazer um tour a Sintra já há impedimento (penso eu de que).
                  Já os vi a atravessar a Ponte, e também já andam pela Marginal/Cascais.

                  Os TST têm este ''chaço'' a passar a ponte.


                  image gratuite à télécharger

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                    Já os vi a atravessar a Ponte, e também já andam pela Marginal/Cascais.

                    Os TST têm este ''chaço'' a passar a ponte.


                    image gratuite à télécharger
                    Mas em serviço a atravessar a ponte? Com passageiros?

                    A GrayLine tem um circuito de Lisboa a Cascais, portanto é um circuito urbano, a marginal não é equiparada a uma AE.

                    Esse da TST nunca vi.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                      Mas em serviço a atravessar a ponte? Com passageiros?

                      A GrayLine tem um circuito de Lisboa a Cascais, portanto é um circuito urbano, a marginal não é equiparada a uma AE.

                      Esse da TST nunca vi.
                      Sim.

                      Sim, eu sei que a Maeginal não é AE.

                      Este, ou similar, ainda ontem andava por Lisboa, só não me recordo se foi pelo Marquês, com publicidade a passeio ao Cristo Rei.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        Sim.

                        Sim, eu sei que a Maeginal não é AE.

                        Este, ou similar, ainda ontem andava por Lisboa, só não me recordo se foi pelo Marquês, com publicidade a passeio ao Cristo Rei.
                        Por acaso desconhecia tal serviço... Se o fazem teoricamente devem estar certificados para tal, mas sinceramente não acho muito lógico ir um panorâmico ponte fora com pessoal sem cintos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Este, ou similar, ainda ontem andava por Lisboa, só não me recordo se foi pelo Marquês, com publicidade a passeio ao Cristo Rei.
                          Circuito parceria Cityrama/Grayline com os TST. Começou este ano.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X