Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tractor agrícola - algumas dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tractor agrícola - algumas dúvidas

    Boa noite.

    Tenho andado a pesquisar e já me deparei com algumas respostas de utilizadores neste Fórum sobre a matéria, pelo que espero encontrar aqui também as respostas a algumas dúvidas que me surgiram nesta última semana.
    Há uma semana atrás cá em casa comprámos um tractor SAME Solaris 35 do ano 2003, matriculado, com carregador frontal e balde e mais outras alfaias. Daqui a umas semanas, depois de estar tudo ao nosso gosto e pronto a circular, poderá ter de fazer alguns percursos em estrada, cerca de 1km entre o local onde está guardado e a terra onde irá trabalhar. E é aqui que surgem algumas perguntas, dado que já ouvi algumas histórias:
    - É obrigatório possuir um extintor? Se sim, qual é a capacidade mínima/obrigatória?
    - Em relação à segurança, deve possuir também colete, triângulo, macaco, etc.?
    - Tem de ter também chapa triangular, pirilampo e matrícula atrás? E à frente? Vejo tractores à venda com matrícula à frente, e outros não. Já pedi uma matrícula quadrada para meter atrás, tamanho americano e não-homologado. Posso usar a quadrada original para meter à frente, se for preciso?
    - Para circular com o balde (sem dentes) na via pública, precisa de ter uma chapa na ponta com riscas brancas e vermelhas como se vê em algumas retroescavadoras?

    Agradeço qualquer tipo de resposta. Poderão surgir mais dúvidas, mas estas são as que considero mais importantes agora.
    Já andei a pesquisar e não encontrei matéria esclarecedora o suficiente. Por exemplo, na questão do extintor, sei de casos onde pessoas foram multadas por não terem um extintor no tractor; mas online não encontro nada sobre isso.

    #2
    Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
    Boa noite.

    Tenho andado a pesquisar e já me deparei com algumas respostas de utilizadores neste Fórum sobre a matéria, pelo que espero encontrar aqui também as respostas a algumas dúvidas que me surgiram nesta última semana.
    Há uma semana atrás cá em casa comprámos um tractor SAME Solaris 35 do ano 2003, matriculado, com carregador frontal e balde e mais outras alfaias. Daqui a umas semanas, depois de estar tudo ao nosso gosto e pronto a circular, poderá ter de fazer alguns percursos em estrada, cerca de 1km entre o local onde está guardado e a terra onde irá trabalhar. E é aqui que surgem algumas perguntas, dado que já ouvi algumas histórias:
    - É obrigatório possuir um extintor? Se sim, qual é a capacidade mínima/obrigatória?
    - Em relação à segurança, deve possuir também colete, triângulo, macaco, etc.?
    - Tem de ter também chapa triangular, pirilampo e matrícula atrás? E à frente? Vejo tractores à venda com matrícula à frente, e outros não. Já pedi uma matrícula quadrada para meter atrás, tamanho americano e não-homologado. Posso usar a quadrada original para meter à frente, se for preciso?
    - Para circular com o balde (sem dentes) na via pública, precisa de ter uma chapa na ponta com riscas brancas e vermelhas como se vê em algumas retroescavadoras?

    Agradeço qualquer tipo de resposta. Poderão surgir mais dúvidas, mas estas são as que considero mais importantes agora.
    Já andei a pesquisar e não encontrei matéria esclarecedora o suficiente. Por exemplo, na questão do extintor, sei de casos onde pessoas foram multadas por não terem um extintor no tractor; mas online não encontro nada sobre isso.
    Boas, apesar de ter um trator em casa, não te sei responder com exactidão a todas essas perguntas. De qualquer forma, veio um cá para casa recentemente e não tem extintor, nem triângulo, nem colete, nem macaco (que não serviria para nada).
    A chapa triangular também não tem, o pirilampo tem o encaixe para colocar um,mas nem te sei dizer se é obrigatório (tenho ideia que sim, mas às vezes é outras não...). Sobre a matrícula, já tive um de 2001 que ainda trazia à frente, mas deixou de ser obrigatório, tanto que o actual nem tem. Atrás, normalmente costuma ser uma das quadradas, provavelmente a que trazia.

    O melhor mesmo é consultares alguém que te esclareça melhor sobre o assunto, ou podes por exemplo passar no "fórum dos tractores".

    Sobre o Solaris, estás satisfeito com a compra? É dos mais antigos, com a frente mais recta, ou o modelo mais actual?
    Tenho ouvido falar um bocado mal sobre esse modelo, sobretudo a geração anterior e principalmente quando sujeito a trabalhos mais pesados com carregador frontal. A marca (e grupo) também não goza de muito boa fama, mas o que é certo é que continua a vender muito bem.

    Cá por casa já passaram 2 Sames: um Falcon e um Argon, e entretanto mudamos para um Deutz, que é basicamente a mesma coisa...Até à data não temos razão de queixa (cof, cof), mas com italianos nunca fiando

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
      ...
      - É obrigatório possuir um extintor? Se sim, qual é a capacidade mínima/obrigatória?
      - Em relação à segurança, deve possuir também colete, triângulo, macaco, etc.?
      - Tem de ter também chapa triangular, pirilampo e matrícula atrás? E à frente? Vejo tractores à venda com matrícula à frente, e outros não. Já pedi uma matrícula quadrada para meter atrás, tamanho americano e não-homologado. Posso usar a quadrada original para meter à frente, se for preciso?
      - Para circular com o balde (sem dentes) na via pública, precisa de ter uma chapa na ponta com riscas brancas e vermelhas como se vê em algumas retroescavadoras?

      Agradeço qualquer tipo de resposta. Poderão surgir mais dúvidas, mas estas são as que considero mais importantes agora.
      Já andei a pesquisar e não encontrei matéria esclarecedora o suficiente. Por exemplo, na questão do extintor, sei de casos onde pessoas foram multadas por não terem um extintor no tractor; mas online não encontro nada sobre isso.
      bom dia, do que consegui pesquisar: precisas de um extintor entre Julho e Setembro, se o peso do tractor <10 toneladas, um extintor de 6Kg., se de peso superior: 2 extintores
      http://www.merina.com.pt/Risco_de_Incendio.pdf
      colete e triângulo, mesmo que não seja obrigatório, aconselho-te a ter sempre, macaco não me acredito, ou isso tem roda suplente? tens é de ter seguro
      o pirilampo acho que é obrigatório, o resto não faço ideia

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
        Boa noite.

        - É obrigatório possuir um extintor? Se sim, qual é a capacidade mínima/obrigatória?
        Nunca ouvi falar de ninguém ser multado por falta de extintor. Penso que em trabalhos agrícolas normais não há problema, mas se trabalhares em floresta (com corta-mato, p.e.), a fiscalização costuma ser mais apertada.
        - Em relação à segurança, deve possuir também colete, triângulo, macaco, etc.?
        Não conheço ninguém que tenha isso no trator, apesar de existir obrigatoriedade. Mas nem os tratores novos trazem esses equipamentos.
        - Tem de ter também chapa triangular, pirilampo e matrícula atrás? E à frente? Vejo tractores à venda com matrícula à frente, e outros não. Já pedi uma matrícula quadrada para meter atrás, tamanho americano e não-homologado. Posso usar a quadrada original para meter à frente, se for preciso?
        Pirilampo e chapa triangular convém ter. Chapa atrás e a frente é mais outra questão ao gosto do freguês. Temos equipado bastantes tratores novos com chapa traseira apenas e sem qualquer problema.
        - Para circular com o balde (sem dentes) na via pública, precisa de ter uma chapa na ponta com riscas brancas e vermelhas como se vê em algumas retroescavadoras?
        Penso que não. Nunca vi ninguém usar isso nos tratores.

        Nota, todas as respostas são baseadas na experiência que tenho da oficina do meu pai (comércio e reparação de máquinas agrícolas).
        Respostas a azul.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
          Boas, apesar de ter um trator em casa, não te sei responder com exactidão a todas essas perguntas. De qualquer forma, veio um cá para casa recentemente e não tem extintor, nem triângulo, nem colete, nem macaco (que não serviria para nada).
          A chapa triangular também não tem, o pirilampo tem o encaixe para colocar um,mas nem te sei dizer se é obrigatório (tenho ideia que sim, mas às vezes é outras não...). Sobre a matrícula, já tive um de 2001 que ainda trazia à frente, mas deixou de ser obrigatório, tanto que o actual nem tem. Atrás, normalmente costuma ser uma das quadradas, provavelmente a que trazia.

          O melhor mesmo é consultares alguém que te esclareça melhor sobre o assunto, ou podes por exemplo passar no "fórum dos tractores".

          Sobre o Solaris, estás satisfeito com a compra? É dos mais antigos, com a frente mais recta, ou o modelo mais actual?
          Tenho ouvido falar um bocado mal sobre esse modelo, sobretudo a geração anterior e principalmente quando sujeito a trabalhos mais pesados com carregador frontal. A marca (e grupo) também não goza de muito boa fama, mas o que é certo é que continua a vender muito bem.

          Cá por casa já passaram 2 Sames: um Falcon e um Argon, e entretanto mudamos para um Deutz, que é basicamente a mesma coisa...Até à data não temos razão de queixa (cof, cof), mas com italianos nunca fiando
          Matrícula quadrada, pirilampo e chapa reflectora já trazia, mas não andavam montados porque o antigo dono não saía com o tractor da propriedade. Essas coisas vão ser mantidas e vão andar montadas.
          O macaco não me recordo se traz, mas não faz sentido, não sei porque o disse.

          Já tinha encontrado esse Fórum, mas não me pareceu ser muito frequentado, pelo que (ainda) não me registei.

          O tractor é igualzinho a este da fotografia, com a frente recta. Já tem as letras do modelo mais recentes, tanto que nem as consigo encontrar online para comprar iguais, só encontro as mais antigas. Agora está como na segunda fotografia, já com umas peças desarmadas para dar uma pintura e facilitar o acesso aos filtros, etc.
          Não consigo ainda dizer se estou satisfeito ou não, dado que o fomos buscar fez no Domingo uma semana. Pelo que vi, é igual ao Hürlimann Prince 435/Lamborghini Runner 350/Deutz Agrokid 35. Se o motor for também igual em todos, pode não ser bom para nenhum (Mitsubishi, 1500cc, 4 cilindros).
          Os trabalhos com o carregador frontal não irão ser muito pesados, em princípio vai carregar massa para fazer uns muros, mas já sabemos que aguenta com 300-400kg no máximo. A nível de folgas na direcção está impecável, não tem nada, embora o anterior dono também o usasse bem. Isto é daqueles investimentos que não se recuperam, mas de vez em quando dá jeito.






          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          bom dia, do que consegui pesquisar: precisas de um extintor entre Julho e Setembro, se o peso do tractor <10 toneladas, um extintor de 6Kg., se de peso superior: 2 extintores
          http://www.merina.com.pt/Risco_de_Incendio.pdf
          colete e triângulo, mesmo que não seja obrigatório, aconselho-te a ter sempre, macaco não me acredito, ou isso tem roda suplente? tens é de ter seguro
          o pirilampo acho que é obrigatório, o resto não faço ideia
          Obrigado. Essa informação do extintor está aí, mas continuo a achar escassa. E um extintor de 6kg não é propriamente pequeno, estávamos a pensar no máximo equipar com um de 3kg...
          Não tem roda suplente, não sei porque falei no macaco. Tenho a ideia que o anterior dono também entregou um, junto com as ferramentas de origem. Seguro e documentos já está tudo em dia.
          Como já disse acima, pirilampo, chapa triangular e matrícula vai ter sempre.


          Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
          Respostas a azul.
          Então deve ter sido isso. Os funcionários da Junta de Freguesia local foram multados pela não-existência de extintor e acho que andavam a limpar mato. O problema está em não encontrar um documento mais completo onde exista essa informação.

          Lá está, como dizes, os tractores novos não trazem mas é obrigatório.

          Sendo assim vai andar só com chapa atrás. Acho que já vi tractores bem maiores e mesmo assim não têm matrícula à frente.

          Em relação ao balde, mais uma vez não encontro nada oficial. Como disse, nas retroescavadoras vejo isso, e o anterior dono mandou uma chapa já quinada (só falta pintar) e disse que era melhor colocar no balde para andar na estrada.


          Resta-me agradecer as respostas de todos e a partilha de opiniões.
          Editado pela última vez por JPSL14; 12 March 2018, 23:10.

          Comentário


            #6
            Quantas horas tem o bicho? o problema do desgaste muitas vezes está mais no que já está feito do que no que vai fazer a partir de agora. Neste caso tenho ideia que o eixo frontal é pouco resistente para este tipo de trabalhos forçados, pois é um tractor pequeno, e neste modelo em concreto tenho ideia que tem tendência para sobreaquecer. Sabes se esse é arrefecimento a Ar? o Argon era 3 cilindros a ar, fazia um cagaçal do caraças, e só depois de mudar para um 4 cilindros a água é que me apercebi a diferença que é

            Motores de 1500 é normal neste tipo de tratores mais pequenos, até em maiores, a diferença é que neste caso é um motor muito à "carro", com tudo o que tem de bom e de mau. Tenho também ideia que é sempre um risco mais elevado comprar uma máquina destas usada, pois acho que desvalorizam bastante pouco, e de volta e meia lá começam a precisar de umas quantas peças. O meu avô trocou à pouco tempo um BCS também destes pequenos por outro igual, pois o que tinha já tinha bastantes horas e já começava a dar muita despesa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
              Quantas horas tem o bicho? o problema do desgaste muitas vezes está mais no que já está feito do que no que vai fazer a partir de agora. Neste caso tenho ideia que o eixo frontal é pouco resistente para este tipo de trabalhos forçados, pois é um tractor pequeno, e neste modelo em concreto tenho ideia que tem tendência para sobreaquecer. Sabes se esse é arrefecimento a Ar? o Argon era 3 cilindros a ar, fazia um cagaçal do caraças, e só depois de mudar para um 4 cilindros a água é que me apercebi a diferença que é

              Motores de 1500 é normal neste tipo de tratores mais pequenos, até em maiores, a diferença é que neste caso é um motor muito à "carro", com tudo o que tem de bom e de mau. Tenho também ideia que é sempre um risco mais elevado comprar uma máquina destas usada, pois acho que desvalorizam bastante pouco, e de volta e meia lá começam a precisar de umas quantas peças. O meu avô trocou à pouco tempo um BCS também destes pequenos por outro igual, pois o que tinha já tinha bastantes horas e já começava a dar muita despesa.
              Esse motor é refrigerado a água. Ainda à pouco tempo foi reparado um Hurlimann lá na oficina, nomeadamente, o motor reconstruído. A reparação ascendia os 3000 euros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                Esse motor é refrigerado a água. Ainda à pouco tempo foi reparado um Hurlimann lá na oficina, nomeadamente, o motor reconstruído. A reparação ascendia os 3000 euros.
                Pois, fiquei na dúvida. Por acaso os 2 Same que passaram lá por casa penso serem os 2 a ar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                  Boa noite.

                  Tenho andado a pesquisar e já me deparei com algumas respostas de utilizadores neste Fórum sobre a matéria, pelo que espero encontrar aqui também as respostas a algumas dúvidas que me surgiram nesta última semana.
                  Há uma semana atrás cá em casa comprámos um tractor SAME Solaris 35 do ano 2003, matriculado, com carregador frontal e balde e mais outras alfaias. Daqui a umas semanas, depois de estar tudo ao nosso gosto e pronto a circular, poderá ter de fazer alguns percursos em estrada, cerca de 1km entre o local onde está guardado e a terra onde irá trabalhar. E é aqui que surgem algumas perguntas, dado que já ouvi algumas histórias:
                  - É obrigatório possuir um extintor? Se sim, qual é a capacidade mínima/obrigatória?
                  - Em relação à segurança, deve possuir também colete, triângulo, macaco, etc.?o
                  - Tem de ter também chapa triangular, pirilampo e matrícula atrás? E à frente? Vejo tractores à venda com matrícula à frente, e outros não. Já pedi uma matrícula quadrada para meter atrás, tamanho americano e não-homologado. Posso usar a quadrada original para meter à frente, se for preciso?
                  - Para circular com o balde (sem dentes) na via pública, precisa de ter uma chapa na ponta com riscas brancas e vermelhas como se vê em algumas retroescavadoras?

                  Agradeço qualquer tipo de resposta. Poderão surgir mais dúvidas, mas estas são as que considero mais importantes agora.
                  Já andei a pesquisar e não encontrei matéria esclarecedora o suficiente. Por exemplo, na questão do extintor, sei de casos onde pessoas foram multadas por não terem um extintor no tractor; mas online não encontro nada sobre isso.
                  Embora te possa responder com mais tempo quando tiver a "bibliografia" comigo, digo-te que vais ter tempo de aprender isso tudo uma vez que para andares no tractor vais ter que ter uma formação, eu sei que parece anedótico mas é verdade. A lei entrou em vigor no inicio deste ano e eu já tive a dita formação só falta o exame. Resumindo, mesmo quem tenha carta de tractor tirada numa escola de condução tem de ter estas aulas e esta "credencial". Mesmo quem não ande na estrada deverá tirar esta "carta" (como é o meu caso) uma vez que podes ser fiscalizado na propriedade pelo SEPNA e no caso de um eventual acidente de trabalho as seguradoras limpam as mãos se não tiveres esta habilitação.
                  De grosso modo e pelo que sei, é obrigatório extintor, bem como as chapas de matricula, o pirilampo e a chapa triangular conhecida por S2. Para circulares com o balde sem dentes não necessitas de qualquer chapa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                    Quantas horas tem o bicho? o problema do desgaste muitas vezes está mais no que já está feito do que no que vai fazer a partir de agora. Neste caso tenho ideia que o eixo frontal é pouco resistente para este tipo de trabalhos forçados, pois é um tractor pequeno, e neste modelo em concreto tenho ideia que tem tendência para sobreaquecer. Sabes se esse é arrefecimento a Ar? o Argon era 3 cilindros a ar, fazia um cagaçal do caraças, e só depois de mudar para um 4 cilindros a água é que me apercebi a diferença que é

                    Motores de 1500 é normal neste tipo de tratores mais pequenos, até em maiores, a diferença é que neste caso é um motor muito à "carro", com tudo o que tem de bom e de mau. Tenho também ideia que é sempre um risco mais elevado comprar uma máquina destas usada, pois acho que desvalorizam bastante pouco, e de volta e meia lá começam a precisar de umas quantas peças. O meu avô trocou à pouco tempo um BCS também destes pequenos por outro igual, pois o que tinha já tinha bastantes horas e já começava a dar muita despesa.
                    Tem 1917h neste momento. O anterior dono fazia criação de porcos, por isso deve ter trabalhado bem com a pá carregadora.
                    O tractor está bem reforçado por baixo por causa do carregador frontal, e pelo menos não tem folgas nas rodas da frente. À vista o eixo parece estar bom. Os pneus ainda são os de origem e estão muitos bons, nem queria acreditar (marca TAURUS).

                    O arrefecimento é a água, e dado que muitas horas foram feitas com ele ao ralenti acoplado a uma bomba de tirar água, o radiador é maior que o normal e já veio assim quando foi comprado novo. Deve ter sido pedido. Do pouco que andei com ele, pois não tenho experiência, atingiu a temperatura normal ao fim de poucos minutos e manteve-a sempre.
                    Em 2011 às 1500h fez uma revisão total, onde mudou todos os óleos, filtros e líquido de refrigeração. O líquido agora estava praticamente no máximo e sem partículas visíveis.

                    Os problemas que vemos agora é não fazer luzes médias (as lâmpadas estão boas) nem acender o farol atrás, parece não ter corrente, mas os fusíveis estão bons. Também não desligava com a chave desde que bateu e partiu o farol atrás, tinha de ser mandado abaixo com a embraiagem, e vim a descobrir que o fusível dos piscas estava partido e era esse o problema. Não sei se o resto das luzes está relacionado com isso ou algum relé.
                    A trabalhar a frio, parece ouvir-se uma válvula a bater, mas ainda não se mudou o óleo que está um bocado escuro e pode precisar da válvula afinada. Outra coisa que não sei se é normal é ouvir o trabalhar dele, parece ouvir-se o barulho de um frigorífico ou uma arca frigorífica, basicamente qualquer coisa frigorífica, como aquelas máquinas que se vêem nas paredes dos talhos ou restaurantes.

                    Em relação ao preço é verdade, custa quase tanto uma máquina destas como um tractor maior com o dobro dos cavalos. Mas estas máquinas pequenas têm mais procura, e assim o preço não baixa.


                    Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                    Embora te possa responder com mais tempo quando tiver a "bibliografia" comigo, digo-te que vais ter tempo de aprender isso tudo uma vez que para andares no tractor vais ter que ter uma formação, eu sei que parece anedótico mas é verdade. A lei entrou em vigor no inicio deste ano e eu já tive a dita formação só falta o exame. Resumindo, mesmo quem tenha carta de tractor tirada numa escola de condução tem de ter estas aulas e esta "credencial". Mesmo quem não ande na estrada deverá tirar esta "carta" (como é o meu caso) uma vez que podes ser fiscalizado na propriedade pelo SEPNA e no caso de um eventual acidente de trabalho as seguradoras limpam as mãos se não tiveres esta habilitação.
                    De grosso modo e pelo que sei, é obrigatório extintor, bem como as chapas de matricula, o pirilampo e a chapa triangular conhecida por S2. Para circulares com o balde sem dentes não necessitas de qualquer chapa.
                    Obrigado. Eu já tenho um cartão de uma formação que tirei "às três pancadas", mas já ouvi que houveram alterações e isto não é válido.
                    Essa formação tem algum nome específico?


                    Ontem o meu pai andou a soldar umas coisas no tractor e desligou os cabos da bateria. Diz ele que após isso, a luz avisadora com o triângulo vermelho não apaga.
                    Já fui ver ao manual e aquela luz pode indicar sobreaquecimento (não é o caso), travão de mão puxado (também não), falta de pressão de óleo e alternador ou bateria. Já se apertou melhor os cabos nos pólos da bateria, mas mesmo assim não apaga. Será que ele já estragou alguma coisa, ou há alguma forma de dar 'reset' àquela luz?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                      Tem 1917h neste momento. O anterior dono fazia criação de porcos, por isso deve ter trabalhado bem com a pá carregadora.
                      O tractor está bem reforçado por baixo por causa do carregador frontal, e pelo menos não tem folgas nas rodas da frente. À vista o eixo parece estar bom. Os pneus ainda são os de origem e estão muitos bons, nem queria acreditar (marca TAURUS).

                      O arrefecimento é a água, e dado que muitas horas foram feitas com ele ao ralenti acoplado a uma bomba de tirar água, o radiador é maior que o normal e já veio assim quando foi comprado novo. Deve ter sido pedido. Do pouco que andei com ele, pois não tenho experiência, atingiu a temperatura normal ao fim de poucos minutos e manteve-a sempre.
                      Em 2011 às 1500h fez uma revisão total, onde mudou todos os óleos, filtros e líquido de refrigeração. O líquido agora estava praticamente no máximo e sem partículas visíveis.

                      Os problemas que vemos agora é não fazer luzes médias (as lâmpadas estão boas) nem acender o farol atrás, parece não ter corrente, mas os fusíveis estão bons. Também não desligava com a chave desde que bateu e partiu o farol atrás, tinha de ser mandado abaixo com a embraiagem, e vim a descobrir que o fusível dos piscas estava partido e era esse o problema. Não sei se o resto das luzes está relacionado com isso ou algum relé.
                      A trabalhar a frio, parece ouvir-se uma válvula a bater, mas ainda não se mudou o óleo que está um bocado escuro e pode precisar da válvula afinada. Outra coisa que não sei se é normal é ouvir o trabalhar dele, parece ouvir-se o barulho de um frigorífico ou uma arca frigorífica, basicamente qualquer coisa frigorífica, como aquelas máquinas que se vêem nas paredes dos talhos ou restaurantes.

                      Em relação ao preço é verdade, custa quase tanto uma máquina destas como um tractor maior com o dobro dos cavalos. Mas estas máquinas pequenas têm mais procura, e assim o preço não baixa.



                      Obrigado. Eu já tenho um cartão de uma formação que tirei "às três pancadas", mas já ouvi que houveram alterações e isto não é válido.
                      Essa formação tem algum nome específico?


                      Ontem o meu pai andou a soldar umas coisas no tractor e desligou os cabos da bateria. Diz ele que após isso, a luz avisadora com o triângulo vermelho não apaga.
                      Já fui ver ao manual e aquela luz pode indicar sobreaquecimento (não é o caso), travão de mão puxado (também não), falta de pressão de óleo e alternador ou bateria. Já se apertou melhor os cabos nos pólos da bateria, mas mesmo assim não apaga. Será que ele já estragou alguma coisa, ou há alguma forma de dar 'reset' àquela luz?
                      Quando ele esteve a soldar não desligou a bateria? Diz-me uma coisa...essa formação custou à volta de 150 euros? é que tenho amigos que a tiraram com um cartão todo catita e agora não vale de ada, têm de tirar esta a que me refiro na mesma...

                      Comentário


                        #12
                        Desligou, não sei se desligou ambos os cabos ou apenas um.

                        Sim, acho que custou à volta de €120, e depois vem um cartão. É um negócio tão bom para estas empresas, que nunca sequer fui lá e passados uns meses apareceu o cartão em casa.
                        Então em que sítio posso fazer essa formação como deve ser, ou qual o nome dela?

                        Comentário


                          #13
                          A formação chama-se "conduzir e operar o tractor em segurança". Tens contrato com algum organismo certificador ou de assistência técnica? És sócio de alguma associação de agricultores?

                          Comentário


                            #14
                            Afinal desligou apenas o cabo da massa. Mas acho que o problema é outro, deve querer dizer falta de pressão de óleo.
                            Já fui ver o nível do reservatório do óleo hidráulico, e a confirmar no manual, deve ter de levar mais alguns litros. Quando tiver o óleo e acrescentar vejo se resolve.

                            Não sou sócio de nada. Isto é coisa para usar poucas vezes para entreter, e não para fazer uso profissional.
                            Já andei à procura, é uma formação de 35 horas? Se for essa, tanto a duração como o preço são semelhantes à outra que me deu o cartão, mas esta nova diz que está de acordo com o novo Decreto Lei.
                            Editado pela última vez por JPSL14; 15 March 2018, 13:36.

                            Comentário


                              #15
                              Ora sobre a dita formação obrigatória:

                              A mesma é obrigatória para manobradores de tractores agrícolas que tenham um vinculo de trabalho com uma entidade empregadora e que no desempenhar das funções com essa entidade empregadora esteja incluída a condução de tractores agrícolas. Esta informação foi dada pelo ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (Delegação de Coimbra), entidade responsável pela publicação de legislação sobre a obrigatoriedade de frequentar esse curso de formação.

                              O ACT vai fiscalizar essas entidades empregadoras e verificar se os trabalhadores com vinculo e que manobrem tractores agrícolas detêm essa formação. Quem tem um tractor em casa (com é o meu caso) e seja o responsável pelo trabalho que executa com o mesmo não está abrangido por essa obrigatoriedade de formação, embora o possa e deva fazer voluntariamente.

                              Também já contactei a GNR que me confirmou esta situação. A fiscalização que vão fazer incide na carta de condução obrigatória consoante o peso bruto do tractor.

                              Muitas empresas de formação estão a aproveitar a falta de esclarecimento das pessoas para venderem cursos "a torto e a direito"...informem-se

                              Comentário


                                #16
                                Sem te querer desmentir acho que não é bem assim... Se eu for proprietário posso ser fiscalizado pelo Sepna em diversas circunstâncias, posso ter ou causar um acidente com danos vários e a seguradora vai-me pedir a documentação também.. O que tu referiste é apenas a parte que compete há ACT, mas há outros organismos que fiscalizam e outras situações que podem trazer problemas. Se estiver enganado agradeço que me digas uma vez que ainda não paguei

                                Comentário


                                  #17
                                  Não sendo obrigatória é menos uma preocupação, mas por outro lado com a desinformação que predomina por aí, o melhor é fazer na mesma e pronto.

                                  Ainda não sei o que é a luz avisadora vermelha acesa, mas já tenho uns litros de óleo hidráulico para adicionar e ver se apaga. Por enquanto ainda não se fez a revisão, porque devido a um barulho que fazia fomos ver e o veio da bomba de água tinha folga. Já está pronto para montar uma nova, e já temos também a ventoinha nova. Segundo disseram, este tractor estava preparado para os países frios e como tal a ventoinha estava a empurrar o ar do motor para o radiador, pelo que a nova já tem as pás ao contrário para fazer o inverso. Ainda bem, menos uma para preocupar mais tarde com problemas de sobreaquecimento (resta saber se já levou algum com o anterior dono e é por isso que o radiador é maior).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                    Não sendo obrigatória é menos uma preocupação, mas por outro lado com a desinformação que predomina por aí, o melhor é fazer na mesma e pronto.

                                    Ainda não sei o que é a luz avisadora vermelha acesa, mas já tenho uns litros de óleo hidráulico para adicionar e ver se apaga. Por enquanto ainda não se fez a revisão, porque devido a um barulho que fazia fomos ver e o veio da bomba de água tinha folga. Já está pronto para montar uma nova, e já temos também a ventoinha nova. Segundo disseram, este tractor estava preparado para os países frios e como tal a ventoinha estava a empurrar o ar do motor para o radiador, pelo que a nova já tem as pás ao contrário para fazer o inverso. Ainda bem, menos uma para preocupar mais tarde com problemas de sobreaquecimento (resta saber se já levou algum com o anterior dono e é por isso que o radiador é maior).
                                    Tivemos um na nossa oficina que aquecia, por causa disso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                      Não sendo obrigatória é menos uma preocupação, mas por outro lado com a desinformação que predomina por aí, o melhor é fazer na mesma e pronto.

                                      Ainda não sei o que é a luz avisadora vermelha acesa, mas já tenho uns litros de óleo hidráulico para adicionar e ver se apaga. Por enquanto ainda não se fez a revisão, porque devido a um barulho que fazia fomos ver e o veio da bomba de água tinha folga. Já está pronto para montar uma nova, e já temos também a ventoinha nova. Segundo disseram, este tractor estava preparado para os países frios e como tal a ventoinha estava a empurrar o ar do motor para o radiador, pelo que a nova já tem as pás ao contrário para fazer o inverso. Ainda bem, menos uma para preocupar mais tarde com problemas de sobreaquecimento (resta saber se já levou algum com o anterior dono e é por isso que o radiador é maior).
                                      Sem querer desmentir ninguém, informa-te melhor, olha que é obrigatório, já fiz o exame e tirei essas dúvidas mais uma vez.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                        Tivemos um na nossa oficina que aquecia, por causa disso.
                                        Connosco calhou irmos à loja comprar uma bomba de água e ter levado a ventoinha, dado estar mordida de andar a bater na protecção, para perguntar se seria melhor comprar uma nova também. Quando o funcionário voltou, trazia uma nova e explicou isso, que não sabíamos. Se não a tivéssemos levado, íamos andar a bater com a cabeça mais tarde.
                                        Agora é ver se ele aquece depois de estar tudo montado. Antes, para atingir a temperatura normal não eram precisos mais de 10 minutos.
                                        O radiador pelo que o antigo dono disse, é maior. Não sei se lhe deu problemas de aquecimento antes, ou se foi por precaução pois ele disse que o tractor passou muitas horas parado acoplado a uma bomba de tirar água. Nem sabemos se já teve outros aquecimentos, mas isso se virá pelo consumo de líquido do radiador.

                                        Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                        Sem querer desmentir ninguém, informa-te melhor, olha que é obrigatório, já fiz o exame e tirei essas dúvidas mais uma vez.
                                        Sim, por mais ou menos €200 cada não nos vamos sujeitar a multas maiores. Aprende-se mais algumas coisas e andamos com tudo em ordem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os filtros estão quase todos mudados, falta o do óleo. Mas para isso convém o tractor trabalhar um bocado para o óleo ficar mais fluido, e também para circular o novo líquido de radiador que também levou. O problema da luz de aviso era em princípio uma ficha desligada perto do filtro de óleo.
                                          O problema é que o tractor não pega agora. Trabalhou uns segundos, mas foi abaixo entretanto. Já se sangrou o filtro de gasóleo, a bomba de alimentação é eléctrica, mas mesmo assim teima em não pegar. Tanto insistimos que a bateria está quase 'morta'.
                                          Os tubos dos injectores foram ligeiramente despertados, saiu um bocadinho de ar, e achamos que está a sair pouco gasóleo mesmo assim. Está aqui a falhar mais alguma coisa? Ainda não verificámos as resistências, mas se pegou antes, não deve ser isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu não estou certo do número de filtros de gasoleo desse tractor, mas normalmente há um pré-filtro e depois 1/2 filtros principais, onde é removida água. O pré filtro pode entupir frequentemente com detritos.

                                            De qualquer forma, têm a certeza que o sistema está sangrado?

                                            Comentário


                                              #23
                                              São dois. Um muito pequeno dentro da bomba eléctrica, que foi mudado, e outro de plástico tipo um copo com um filtro dentro, também mudado.
                                              Supostamente a bomba basta ligar a chave para sangrar, e o outro filtro é desapertar e re-apertar dois parafusos. E aí sim, saiu bastante ar até começar a sair gasóleo. Mas depois de tentar ligar várias vezes, ainda fui novamente aos parafusos e saiu sempre gasóleo, logo deve estar bem.
                                              Não sabemos se existe mais algum sítio onde se deve sangrar. Falámos com o mecânico e ele disse para ver nos injectores. De início levou algum tempo até aparecer gasóleo, mas apareceu. Achamos é pouco. Amanhã tentamos novamente para ver se sai mais ou em maior quantidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Finalmente já deu, mas foi bem chato.
                                                Ontem desapertámos ligeiramente todos os injectores de uma vez, saiu algum ar, mas depois de re-apertados não era o suficiente. E estivemos nisto até a bateria já não ter força. Hoje metemos outra bateria de um empilhador, mas fizemos um injector de cada vez, e com o acelerador de mão sempre no máximo. Cada vez que se via mais algum gasóleo a sair, apertava-se e passávamos a aliviar o seguinte seguinte. No final do terceiro finalmente o tractor pegou, embora muito engasgado e a uma rotação muito baixa, mas ao fim de um minuto ou dois lá começou a subir a rotação e claro, ainda fomos ao quarto injector. Depois foi meter novamente a bateria dele e deixá-lo estar a trabalhar um bom bocado.

                                                Isto tem inversor, uma manete com as letras F, N e R. Mas eu achava que a função disto era não precisar de usar a embraiagem para andar para a frente ou para trás, mas se o fizer, a caixa de velocidades 'arranha'. Isto é mesmo assim? Só funciona bem com o tractor parada e pé na embraiagem. Pelo que percebo, varia conforme os anos e marcas de tractores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Num dia de mais de 30ºC, passado cerca de 1h de trabalho o tractor acendeu a luz triangular vermelha. A temperatura estava nos ~90ºC, pelo que regressei a casa e parei. Quando parei a temperatura já estava novamente nos 80ºC, e descobri um fio do filtro de óleo de hidráulico desligado, pelo que voltei a ligar. Mesmo assim, a luz não apagou.
                                                  À noite liguei o tractor, e a luz estava apagada. O que a terá feito acender? Algum aviso devido à temperatura? Achei estranho porque mesmo com ela de volta aos 80ºC, a luz não apagou.

                                                  Sabem se este modelo tem mais algum "defeito" além de aquecer com alguma facilidade? Noto uns barulhos metálicos vindos da caixa de velocidades, que se acentuam quando uso os levantadores hidráulicos atrás. Parece um "arranhar" e não é periódico.
                                                  Vi o nível do óleo pela parte transparente que tem atrás, e pareceu estar bem ao nível. O que poderá ser?

                                                  Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                                    Num dia de mais de 30ºC, passado cerca de 1h de trabalho o tractor acendeu a luz triangular vermelha. A temperatura estava nos ~90ºC, pelo que regressei a casa e parei. Quando parei a temperatura já estava novamente nos 80ºC, e descobri um fio do filtro de óleo de hidráulico desligado, pelo que voltei a ligar. Mesmo assim, a luz não apagou.
                                                    À noite liguei o tractor, e a luz estava apagada. O que a terá feito acender? Algum aviso devido à temperatura? Achei estranho porque mesmo com ela de volta aos 80ºC, a luz não apagou.

                                                    Sabem se este modelo tem mais algum "defeito" além de aquecer com alguma facilidade? Noto uns barulhos metálicos vindos da caixa de velocidades, que se acentuam quando uso os levantadores hidráulicos atrás. Parece um "arranhar" e não é periódico.
                                                    Vi o nível do óleo pela parte transparente que tem atrás, e pareceu estar bem ao nível. O que poderá ser?

                                                    Obrigado.
                                                    É preciso especial cuidado em trabalhos com o tractor a fundo (fresar, capinar), quanto a aqueções. Agora da caixa não sei o que poderá ser. Há tratores em que a caixa tem dois compartimentos separados e o óleo, apesar de ser o mesmo, não circula entre eles, mas penso que não é o caso. Ainda há pouco tempo andei com um igual (Hurlimann), e não demonstrava os ruídos que falas. Mas se quando levantas as barras de hidráulico faz mais barulho, é porque a quantidade de óleo está aí a influenciar.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X