Aquisição_furgão para dia-a-dia e cargas leves

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Título: Aquisição_furgão para dia-a-dia e cargas leves

  1. #1
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    Por Defeito Aquisição_furgão para dia-a-dia e cargas leves

    Boas pessoal,

    Espero que estejam todos de boa saúde!

    Estou a tentar convencer o meu pai a encostar uma Ford Escort de 96 que queimou a junta da cabeça e pede um arranjo de 300€, e portanto nada melhor que aproveitar e encostar o carro de vez para abate e comprar um substituto.

    A ideia é servir de carro de dia-a-dia para ele (idas para o trabalho de 25km diários totais) e servir de apoio nos trabalhos de agricultura de fim-de-semana (carregar palha, lenha, roçadora, moto-serra, etc).

    Pensei nos seguintes furgões ligeiros pela versatilidade que oferecem:

    Fiat Doblo, Junho-2010, 170.000km, 1.3 m-jet 90cv - 4.450€
    https://www.eliasgomesautomoveis.pt/veiculo/11

    Fiat Doblo, Janeiro-2018, 50.000km, 1.3 m-jet 90cv - 7.950€
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#584b61acbe

    Peugeot Partner, Novembro-2018, 11.700km, 1.6 BlueHDi 101cv - 11.400€
    https://www.carnext.com/pt-pt/carros...kwy-9f55-qwx6/

    Peugeot Partner, Novembro-2018, 24.000km, 1.6 BlueHDi 101cv - 14.500€
    https://joaomaiaautomoveis.com/FrontHome/viatura/1016

    Pessoalmente estou dividido entre a Partner mais barata e a Doblo mais cara.
    Hoje à tarde vou ver a Partner mais cara e tentar negociar no mínimo para os 12.000€.

    Qual a vossa opinião? Feel free para sugerir mais modelos/negócios.


  2. #2
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    Por Defeito

    Tens aí carros entre 4.450 e 14.500 €. Convinha definir isso melhor, senão podemos colocar aqui 300 links diferentes e todos válidos...

  3. #3
    nto
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    De facto a variação de preço é grande...

    E mesmo até o Escort, sendo antigo e cumpre... e pelo custo da reparação... seria na mesma hipótese.

    Mas e como em tudo, cabe a cada um decidir o que pretende.

  4. #4
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Pois de facto fui um bocado vago demais.
    Pretendemos até 100.000km, ali entre 2008 e 2018, orçamento entre 5k e 11k.
    Arranjar a Escort está a ficar fora de equação porque tenho um feeling que a junta é só a ponta do iceberg. O meu pai não percebe o conceito de manutenção preventiva, logo só vai á oficina quando o carro já chora. Muito aguentou ele com a falta de trato que levou. Cheira-me que o circuito de refrigeração precisa de ser revisto, e vá se lá saber se não houve ali misturas de água e óleo, o carro faz 10km a 90 e sobreaquece logo, desliga-se mesmo e manda fumo branco do capô

  5. #5
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por jotobroculos Ver Post
    Pois de facto fui um bocado vago demais.
    Pretendemos até 100.000km, ali entre 2008 e 2018, orçamento entre 5k e 11k.
    Arranjar a Escort está a ficar fora de equação porque tenho um feeling que a junta é só a ponta do iceberg. O meu pai não percebe o conceito de manutenção preventiva, logo só vai á oficina quando o carro já chora. Muito aguentou ele com a falta de trato que levou. Cheira-me que o circuito de refrigeração precisa de ser revisto, e vá se lá saber se não houve ali misturas de água e óleo, o carro faz 10km a 90 e sobreaquece logo, desliga-se mesmo e manda fumo branco do capô



    Pois... isso possivelmente poderá ter mais a fazer... não é de admirar, se não há manutenção.

    Mas mesmo que venha um "novo"... se não tiver certos cuidados vai à vida.


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por jotobroculos Ver Post
    Boas pessoal,

    Espero que estejam todos de boa saúde!

    Estou a tentar convencer o meu pai a encostar uma Ford Escort de 96 que queimou a junta da cabeça e pede um arranjo de 300€, e portanto nada melhor que aproveitar e encostar o carro de vez para abate e comprar um substituto.

    A ideia é servir de carro de dia-a-dia para ele (idas para o trabalho de 25km diários totais) e servir de apoio nos trabalhos de agricultura de fim-de-semana (carregar palha, lenha, roçadora, moto-serra, etc).

    Pensei nos seguintes furgões ligeiros pela versatilidade que oferecem:

    Fiat Doblo, Junho-2010, 170.000km, 1.3 m-jet 90cv - 4.450€
    https://www.eliasgomesautomoveis.pt/veiculo/11

    Fiat Doblo, Janeiro-2018, 50.000km, 1.3 m-jet 90cv - 7.950€
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#584b61acbe

    Peugeot Partner, Novembro-2018, 11.700km, 1.6 BlueHDi 101cv - 11.400€
    https://www.carnext.com/pt-pt/carros...kwy-9f55-qwx6/

    Peugeot Partner, Novembro-2018, 24.000km, 1.6 BlueHDi 101cv - 14.500€
    https://joaomaiaautomoveis.com/FrontHome/viatura/1016

    Pessoalmente estou dividido entre a Partner mais barata e a Doblo mais cara.
    Hoje à tarde vou ver a Partner mais cara e tentar negociar no mínimo para os 12.000€.

    Qual a vossa opinião? Feel free para sugerir mais modelos/negócios.
    Olha é mais uma opinião... 25kms diários não me parece muito isso é só voltinhas e para o que queres já são viaturas com filtro de partículas, ou potencialmente tem vai-te trazer problemas, além de um uso descuidado facilmente arranjas chatices de 500€.

    Podem ser carros menos potentes mas eu procuraria um de preferência sem turbo um pouco mais antigo mas em bom estado.
    Ou até mesmo a gasolina...
    Vitoy gosta disto.

  7. #7
    nto
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Olha é mais uma opinião... 25kms diários não me parece muito isso é só voltinhas e para o que queres já são viaturas com filtro de partículas, ou potencialmente tem vai-te trazer problemas, além de um uso descuidado facilmente arranjas chatices de 500€.

    Podem ser carros menos potentes mas eu procuraria um de preferência sem turbo um pouco mais antigo mas em bom estado.
    Ou até mesmo a gasolina...



    Facto que não é de descurar isso do FAP...

    Em pouco tempo poderá ter chatices com o dito.

  8. #8
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
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    Por Defeito

    Para mim conta a opinião do cota.
    O que é que ele quer? Se está apto a conduzir está apto a decidir.

    É só para ele ou também vai servir para ti?
    Quando escolheres...dá-lhe a hipotese de optar, porque quando der raia a culpa vai ser tua que encostaste a adorada escort...

    Tens ou de o convencer primeiro que a escort já não dá para os gastos...ou arranjar a escort...queimou só a junta ou tem algo mais? fugas de oleo ou de liquido de refrigeração?
    É fazê-lo ver que depois disso vêm os amortecedores e depois os pneus ando so on...

    Mas independentemente das sugestões dentros dos valores a dispender vê o que ele gosta e vai a partir daí... tem de ser algo que após uma revisão ande uns 20mil km sem por os pés na oficina...

    senão já sabes a culpa, o ónus vai ser teu.

    been there done that...

    eu para já decidi reparar o popo punto 1.2 de 2001...são uns 350euros no meu caso...mas "sem dinheiro não há palhacinhos" e não lhe vou oferecer um carro para depois andar a mantê-lo...

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Facto que não é de descurar isso do FAP...

    Em pouco tempo poderá ter chatices com o dito.
    Pois tbm já me lembrei disso, obrigava sempre a dar umas gazadas aos fins-de-semana para limpar em condições.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Para mim conta a opinião do cota.
    O que é que ele quer? Se está apto a conduzir está apto a decidir.

    É só para ele ou também vai servir para ti?
    Quando escolheres...dá-lhe a hipotese de optar, porque quando der raia a culpa vai ser tua que encostaste a adorada escort...

    Tens ou de o convencer primeiro que a escort já não dá para os gastos...ou arranjar a escort...queimou só a junta ou tem algo mais? fugas de oleo ou de liquido de refrigeração?
    É fazê-lo ver que depois disso vêm os amortecedores e depois os pneus ando so on...

    Mas independentemente das sugestões dentros dos valores a dispender vê o que ele gosta e vai a partir daí... tem de ser algo que após uma revisão ande uns 20mil km sem por os pés na oficina...

    senão já sabes a culpa, o ónus vai ser teu.

    been there done that...

    eu para já decidi reparar o popo punto 1.2 de 2001...são uns 350euros no meu caso...mas "sem dinheiro não há palhacinhos" e não lhe vou oferecer um carro para depois andar a mantê-lo...
    Sim, tens toda a razão no que defendes.
    Ainda por cima o carro é 100% para ele pago 100% por ele, eu apenas lhe tento abrir os olhos para o facto de que a Escort está a atingir o fim de vida. É como andar a meter botox em velhas de 65 anos, pode ficar bonito durante uns tempos mas ninguém lhe subtrai a idade e o desgaste da carroçaria

    E depois ele só se mete com mecânicos de taberna que não compreendem o carro como um todo, vão mudando uma peça aqui e ali mas não compreendem que é um sistema complexo com muitas inter-dependências. Um muda um cubo da roda, vai a outro muda a rótula da direção, outro dá um jeito para a carrinha passar na inspeção (por causa dos gases), remendos de 40/50€ basicamente.

    Eu sei que soa um bocado mal, mas ele não merece ter um carro muito novo nas mãos porque a verdade é que não sabe estimar as coisas.

    Mantendo-me neste estilo de comerciais, tenho de conseguir um exemplar que equilibre 2 coisas:
    - Não demasiado novo que seja "mal-empregado" ou que seja mecanicamente desadequado (dpf e afim)
    - Não demasiado velho que esteja escafiado ou que exija já manutenção com mais cuidado

  11. #11
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    Pois... está visto que cuidados são poucos ou nenhuns e que "mecanicos" que assistem a viatura, em nada ajudam...

    Como tal, seja o Escort ou outro, fórmulas para dar mal.

  12. #12
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    Tens a familia dos baratos...Dacia Dokker...que é uma kangoo mais acessível...dependendo do espaço necessário também tens a peugeot bipper que se torna mais maneirinha que a berlingo mas transporta menos carga...
    O veiculo será sempre totalmente fechado sem hipotese de janelas atrás com pelicula? (falo pela visibilidade em manobras...apesar de uma camara traseira after market ser instalável).

    é tentar convence-lo a ir ver...sem compromisso...
    Mitsubishi gosta disto.

  13. #13
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    Já viste as Fiat Strada de caixa aberta? Saíram umas bem engraçadas há uns anos...
    midnightblack e Mitsubishi gostam disto.

  14. #14
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  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Tens a familia dos baratos...Dacia Dokker...que é uma kangoo mais acessível...dependendo do espaço necessário também tens a peugeot bipper que se torna mais maneirinha que a berlingo mas transporta menos carga...
    O veiculo será sempre totalmente fechado sem hipotese de janelas atrás com pelicula? (falo pela visibilidade em manobras...apesar de uma camara traseira after market ser instalável).

    é tentar convence-lo a ir ver...sem compromisso...
    Dá para comprar uma Dacia nova, mas a gasolina...


  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Dá para comprar uma Dacia nova, mas a gasolina...
    A Dokker Van começa em 8900€ a diesel nova.

    https://www.dacia.pt/gama/dokker-van.html
    midnightblack gosta disto.

  17. #17
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    Se os 25kms diários Não são permanentemente em fila então não há razões para temer problemas com filtros de partículas.Para te ajudarmos tens que fechar mais o leque, o que procuras é um pequeno furgão. As partner e kangoo desta vida vendem-se às porradas não pq sejam necessariamente melhores que outras propostas mas pq a parte comercial das marcas é agressiva.Deixaram ai tbem a hipótese da bipper/nemo e podes também averiguar se uma versão comercial de um segmento C também não será interessante.Ultimamente só conduzi uma partner/berlingo e de facto já não andam longe em condução de um carro do segmento B/C, mas para quem vem de um escort não vai notar. O que não faltam são pequenos furgões provenientes de renting com 3 e 4 anos

  18. #18
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    Racionalemente a Dokker faz muito sentido, provavelmente a melhor compra, e o facto de ser nova é muito importante neste caso porque em carros de trabalho usados o uso normalmente é muito descuidado.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Se os 25kms diários Não são permanentemente em fila então não há razões para temer problemas com filtros de partículas...
    25 kms diários acaba por ser pouco mais que viagens de 12 kms possivelmente, acho muito curto para chegar à temperatura de trabalho e começar e terminar uma regeneração ...

    Não sei como é nestes mais recentes mas no meu Focus 1.6 Tcdi que é practicamente um 1.6 Hdi, uma regeneração depois de começar demora uns 10-15 minutos.
    Eu faço 100 kms diários e já não é a primeira vez que ao chegar ao trabalho (ao fim de 50 kms) tenho que desligar o carro com uma regeneração em processo.

    Cada um tem a sua opinião, mas neste caso para voltinhas eu optaria por uma coisa a gasolina/GPL ou algo mas antigo sem FAP.

  20. #20
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    Existe Dacia Dokker a GPL?

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por jotobroculos Ver Post
    Pretendemos até 100.000km, ali entre 2008 e 2018, orçamento entre 5k e 11k.
    Só 10 anos de intervalo e 5 mil ou mais do dobro?

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Mitsubishi Ver Post
    Existe Dacia Dokker a GPL?


    Tenho ideia de que não.

  23. #23
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    Então uma Dokket DCI é uma boa escolha, os FAP dos DCI são muito fiáveis.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    25 kms diários acaba por ser pouco mais que viagens de 12 kms possivelmente, acho muito curto para chegar à temperatura de trabalho e começar e terminar uma regeneração ...

    Não sei como é nestes mais recentes mas no meu Focus 1.6 Tcdi que é practicamente um 1.6 Hdi, uma regeneração depois de começar demora uns 10-15 minutos.
    Eu faço 100 kms diários e já não é a primeira vez que ao chegar ao trabalho (ao fim de 50 kms) tenho que desligar o carro com uma regeneração em processo.

    Cada um tem a sua opinião, mas neste caso para voltinhas eu optaria por uma coisa a gasolina/GPL ou algo mas antigo sem FAP.
    Tenho carros com FAP desde 2011, um deles só faz 5kms por dia.
    Só a 159 se queixou uma vez. Como a cada 15 dias tenho que fazer uma viagem de 30kms desde que passei a faze-la sempre com o carro que anda menos nunca mais tive uma queixa.
    Um carro moderno ao fim de 5 mn especialmente nesta altura já está em boa temperatura de funcionamento.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por jotobroculos Ver Post
    Sim, tens toda a razão no que defendes.
    Ainda por cima o carro é 100% para ele pago 100% por ele, eu apenas lhe tento abrir os olhos para o facto de que a Escort está a atingir o fim de vida. É como andar a meter botox em velhas de 65 anos, pode ficar bonito durante uns tempos mas ninguém lhe subtrai a idade e o desgaste da carroçaria

    E depois ele só se mete com mecânicos de taberna que não compreendem o carro como um todo, vão mudando uma peça aqui e ali mas não compreendem que é um sistema complexo com muitas inter-dependências. Um muda um cubo da roda, vai a outro muda a rótula da direção, outro dá um jeito para a carrinha passar na inspeção (por causa dos gases), remendos de 40/50€ basicamente.

    Eu sei que soa um bocado mal, mas ele não merece ter um carro muito novo nas mãos porque a verdade é que não sabe estimar as coisas.

    Mantendo-me neste estilo de comerciais, tenho de conseguir um exemplar que equilibre 2 coisas:
    - Não demasiado novo que seja "mal-empregado" ou que seja mecanicamente desadequado (dpf e afim)
    - Não demasiado velho que esteja escafiado ou que exija já manutenção com mais cuidado
    Na minha sincera opinião,todos os carros que apresentas requerem cuidados em que os mais antigos permitem maior descuido,por exemplo requerem óleo e fluidos sempre com as devidas normas,etc etc,para não falar que a escolha de um óleo inadequado,pode vir a ajudar a arruinar a fap,alguns penso que já tenham bimassa,etc o que querendo ou não merece atenção redobrada,senão para dar cabo do bimassa não é preciso muito também,resumindo,se for para ser assistido numa oficina em condições,qualquer uma dessas é válida,se for para ser assistido em mecanico da esquina,que tudo o que la vai leva oleo do bidon,e água del cano no circuito,aconselhava algo mais simples na manutenção por exemplo Renault Kangoo 1.9d,partner,berlingo 1.9d,já sei que vem ai os defensores de carros novos darem a opinião deles,mas a verdade é que qualquer uma das que referi por ultimo,é muito mais fiável,e com manutenção MUITO mais em conta das que apresentaste o link em cima,não há bimassa,não há fap,etc etc...

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    Na minha sincera opinião,todos os carros que apresentas requerem cuidados em que os mais antigos permitem maior descuido,por exemplo requerem óleo e fluidos sempre com as devidas normas,etc etc,para não falar que a escolha de um óleo inadequado,pode vir a ajudar a arruinar a fap,alguns penso que já tenham bimassa,etc o que querendo ou não merece atenção redobrada,senão para dar cabo do bimassa não é preciso muito também,resumindo,se for para ser assistido numa oficina em condições,qualquer uma dessas é válida,se for para ser assistido em mecanico da esquina,que tudo o que la vai leva oleo do bidon,e água del cano no circuito,aconselhava algo mais simples na manutenção por exemplo Renault Kangoo 1.9d,partner,berlingo 1.9d,já sei que vem ai os defensores de carros novos darem a opinião deles,mas a verdade é que qualquer uma das que referi por ultimo,é muito mais fiável,e com manutenção MUITO mais em conta das que apresentaste o link em cima,não há bimassa,não há fap,etc etc...
    É isto. Não te metas em carros turbo e nem com muita electrónica porque de certeza que quem vai mexer nele vão ser os mesmos mecânicos que tratavam da escort. Procura Kangoo/Partner e Berlingo 1.9D, são motores de guerra que qualquer mecanico pode mexer. Penso que em 2000 e pouco sairam umas Partner Renforcé com suspensão levantada e grelhas nos faróis muito porreirinhas, vai por aí e ainda fazes o teu pai poupar uns cobres

  27. #27
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    Por Defeito

    Obrigado a todos pelo feedback!

    Pois os modelos mais recentes têm sempre a parte da mecânica mais refinada, mas igualmente mais carente de boa manutenção.
    O que se torna complicado é encontrar esses modelos do início de século que não estejam escafiadas, por exemplo a níveis de suspensão/direção pelas cargas brutas que muitas vezes levam (então se forem usadas pelos empregados nem se fala, há com cada maluco, mentalidade "não é carro meu, então que se f*da").

    No configurador da Dacia até consegui um modelo jeitoso por volta dos 9500, mas mete-me confusão como hoje em dia um airbag de pendura ou um autorádio se podem colocar como opcionais. E depois há isto:

    Screenshot 2020-05-22 at 23.39.10.jpg

    hahaha que amadores, nem retiram o lettering da Kangoo da traseira

  28. #28
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    Por Defeito

    repetido
    Imagens anexadas Imagens anexadas

  29. #29
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    Por Defeito

    Fiat Doblo, Outubro-2007, 144.000km, 1.9 jtd 105cv - 3.950€
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#fe6371de9b

    Citroen Berlingo, Maio-2007, 140.000km, 1.6 HDi 90cv - 3.900€
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#fe6371de9b

    Renault Kangoo, Novembro-2010, 115.000km, 1.6 Dci 68cv - 5.400€
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  30. #30
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    Por Defeito

    Quando tens a carnext a vender pequenos furgoes a menos de 8k€ e menos de 100.000 não teria grandes dúvidas.
    A única dúvida seria entre essa e uma Dacia nova.

    Recentemente fiquei a saber de um caso de um rapaz cujo pai tem uma pequena empresa e o rapaz entrou para a universidade e terá que fazer cerca de 100 kms por dia. Após equacionar diversas hipóteses, e tendo em conta que o rapaz até trabalha efectivamente na firma, acabou por comprar em nome da empresa uma dacia nova por menos de 10k€ que o rapaz usa no dia a dia e ainda faz umas horas na firma.

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