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    Ford Transit Connect X-Press - 215cv de comercial



    citação:Transit Connect X-Press

    (03-01-2007, Ford Lusitana SA - Departmento de Relações Públicas)

    O que é que resultaria do improvável casamento entre a praticabilidade de uma Ford Transit Connect, na sua variante curta e de tecto baixo, com a mecânica e travões do lendário Focus RS, expoente máximo em termos de potência e performance da Ford? A resposta é a vantástica Transit Connect X-Press #8211; a mais rápida e mais dramática versão do pequeno, mas resistente e versátil, veículo comercial da Ford.

    Mais baixa (em cerca de 70 mm), agressiva (com as jantes OZ de 18 polegadas) e emitindo uma acústica semelhante à do Focus RS WRC da Ford para o Mundial de Ralis, a X-Press é, sem dúvida alguma, uma Transit Connect muito especial. Mesmo que alguém não se dê conta do roll-bar de competição montado no interior, é praticamente impossível não notar a tonalidade branco-pérola e o grafismo tri-color do logo X-Press presente no exterior.


    Built Ford Tough
    Barry Gale, Engenheiro-Chefe de Veículos Comerciais, Ford Europa, explica que a Transit Connect é uma fantástica base de partida para este projecto, dadas as suas características de robustez e dinamismo, pelo que estávamos seguros desde o início de que este projecto seria possível de conceber.

    Por outro lado, algumas características mecânicas e componentes da suspensão são comuns às da primeira geração do modelo Focus, pelo que a transformação foi relativamente simples do ponto de vista de engenharia. Conseguimos obter um veículo comercial único que oferece níveis de performance inigualáveis. Estimamos um tempo inferior a 7 segundos dos 0-100 km/h e cerca de 209 km/h de velocidade máxima. Tal como seria de esperar de um Ford, conduz-se e trava como um desportivo, acrescenta.

    Uma vez tendo visto e ouvido a Transit Connect X-Press, o observador casual poderá interrogar-se sobre a razão pela qual um pequeno e aparentemente pacato grupo de engenheiros, baseados no Centro de Testes Dinâmicos de Lommel (Bélgica) da Ford Europa, desenvolveu planos para a construção de um produto tão impensável. O mesmo observador pode ser surpreendido pelo facto de ficar a saber que há razões perfeitamente credíveis para a criação da Transit Connect X-Press!

    Antes de mais, a equipa de engenheiros que desenvolveu a gama Transit Connect quis demonstrar, de um modo particularmente visível, as características de robustez e versatilidade do veículo base. Por exemplo, não seria possível integrar um motor de elevada performance, turbocomprimido e com intercooler, de 215 cv, num veículo qualquer, sem efectuar alterações de estrutura, por mínimas que elas fossem, a não ser que a base de partida já tivesse sido construída, tendo a robustez como prioridade.

    Em resumo, esta variante X-Press demonstra claramente que a Transit Connect não é um produto derivado da plataforma de um automóvel de passageiros, sendo um veículo desenvolvido para lidar com questões de robustez e necessidades específicas inerentes aos veículos comerciais do presente.

    Também reforça o empenho da Ford no desenvolvimento de veículos que oferecem uma experiência de condução única, sem que esta se aplique em exclusivo a automóveis de passageiros, mas também a veículos comerciais. Dado que a produção da Transit Connect tem vindo a ser elogiada em termos de qualidade de condução, a equipa do projecto X-Press não teve quaisquer problemas em deixar praticamente intacta a suspensão original.


    Herança de Furgões de Pura Performance
    A Transit Connect X-Press é o mais recente elemento numa linhagem de criações da Ford no domínio dos veículos comerciais, os quais têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos anos para apresentações de imagem e também para lembrar ao público em geral do importante papel destes veículos de trabalho árduo no dia-a-dia laboral do sector comercial.

    Ela é a herdeira da Transit Supervan original, apresentada no final dos anos 60 e que era equipada com um enorme motor V8 da Ford montado centralmente; ou mesmo das Transit Supervan 2 e Supervan 3 dos anos 80, inspiradas na Fórmula 1 e equipadas com um blocos Cosworth; mais recentemente, a Ford concebeu uma variante orientada para os ralis, a Ford World Rally Transit, que provou que a Ford Transit está mais robusta do que nunca, como o atesta a sua utilização em jogos de computador para a Playstation 2, sendo uma das opções a considerar, lado a lado com o Ford Focus RS WRC. Outra das mais recentes interpretações do modelo é a variante limousine Transit XXL, que surge agora ao lado da Transit Connect X-Press como demonstradoras do potencial de entretenimento inerente à gama de veículos comerciais da Ford na Europa.


    O poder do Focus RS ainda vive!
    Os ingredientes base do incrível e excitante Focus RS e a robustez do comercial ligeiro Transit Connect combinam de um modo perfeito na X-Press.

    Do Focus RS herda o potente motor Duratec RS 2.0 16V, de 215 cv, turbocomprimido e com intercooler. O binário máximo de 310 Nm é transmitido ao eixo dianteiro através de uma embraiagem de competição AP, uma robusta caixa de cinco velocidades de relações curtas e um diferencial autoblocante Quaife inspirado na competição. Igualmente oriundos do Focus RS são os discos Brembo, ventilados de 325 mm à frente e sólidos de 280 mm atrás.

    Em termos de suspensão, a X-Press mantém praticamente de série a estrutura McPherson à frente e o clássico eixo traseiro dos veículos comerciais. Isto apesar da suspensão dianteira ter sido redesenhada e rebaixada, adoptando novas molas e amortecedores de competição da Sachs e uma barra estabilizadora de 23 mm. A traseira adopta lâminas de suspensão da Olgun Celik e uma barra estabilizadora de 22 mm.

    Interiormente, a zona da cabine é indubitavelmente Transit Connect, embora se tenham operado alterações óbvias, como seja a adopção de bacquets Sparco em pele e alcantara preta e branca, um sistema de intercomunicadores Ford Racing entre o condutor e o co-piloto (ou passageiro). O volante é igualmente específico, enquanto o restante interior integra a consola central com o botão de arranque, o painel de instrumentos revisto e a adopção de novos grafismos e instrumentação, incorporando um manómetro do turbo e o sistema avisador de excesso de rotação, que sugere a engrenagem de uma nova relação de caixa.


    Amor à camisola
    O projecto Transit Connect X-Press nasceu em 2004 no Centro de Testes Dinâmicos de Lommel (Bélgica), tendo sido revisto no final de 2006, reflectindo as mais recentes alterações de produto introduzidas na gama Transit Connect.

    Desde a sua criação, a Transit Connect X-Press tem marcado presença um pouco por toda a Europa, em vários salões automóveis ou em eventos da Ford, surgindo também em algumas das mais importantes publicações, que lhe dedicaram vários artigos.

    Um grupo de especialistas dedicou parte do seu tempo livre ao projecto de desenvolvimento do veículo. Não foi muito difícil, admitiu Gale. Uma vez entendido o que se procurava, todos se aliaram ao projecto, nomeadamente na produção de peças especiais ou a trabalhar no veículo. Tornou-se num caso de amor à camisola, dado que somos todos maluquinhos por automóveis, pelo que estamos muito satisfeitos com o resultado final.
    in: http://www.auto-compra-e-venda.pt/no...od_noticia=524

    Assim dá gosto fazer entregas :D
    Bem dizia o Jeremy que por mais que o nosso carro ande, há-de existir sempre uma Transit atrás a fazer sinais de luzes :D

    Eu sei, é pena não ser TDI mas é um projecto interessante.

    #2
    Agora é que as entregas chegam sempre a tempo

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      #3
      Bem parece que existe agora uma nova carrinha do pão!:D E esta não é como o CTR, esta é mesmo uma carrinha.[}][}]

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        #4
        Carroça da ganza!

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          #5
          sim senhor...assim ate eu trabalhava para o meu pai...hehe

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            #6
            Já estou a imaginar o belo ailerón matias, umas jantes 19" e 4 ponteiras manel gt

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              #7
              vai ser o meu próximo carro de trabalho.

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                #8
                http://www.youtube.com/watch?v=NQilW1pHpuM
                Já agora.. lol (provavelmente já viram..)
                Cumprimentos

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                  Já estou a imaginar o belo ailerón matias, umas jantes 19" e 4 ponteiras manel gt
                  hhhuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm... com o motor do RS axo q não precisa de nada disso

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