Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comportamento de Comerciais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comportamento de Comerciais

    Caros,

    tenho um Ford Fiesta 1.4 TDCi comercial. Em autoestrada, o carro é muito sensível aos ventos. Sente-se mesmo o vento a puxar o carro para o lado, o que cria uma certa instabilidade. Ora, como sempre ouvi e ouço falar bem dos Fiesta neste aspecto (nos carros de 5 lugares), eu pergunto, será que isso acontece por o meu ser comercial?

    Abraço

    #2
    O facto de ser comercial em nada influencia o comportamento do carro. Só porque não tem o banco traseiro já muda o comportamento?

    Comentário


      #3
      A diferença entre uma carrinha e um carro é cerca de 35 kg.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
        A diferença entre uma carrinha e um carro é cerca de 35 kg.
        Porquê o nome " carrinha"? Não percebo este conceito. Se forem carros de 3/5 portas derivados do turismo...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
          O facto de ser comercial em nada influencia o comportamento do carro. Só porque não tem o banco traseiro já muda o comportamento?
          Pela minha experiência até acho a carrinha mais segura, eu tinha um corsa 1.2 (1150kg) e agora tenho uma corsa van 1.7 CDTI.(1200kg).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
            Porquê o nome " carrinha"? Não percebo este conceito. Se forem carros de 3/5 portas derivados do turismo...
            Carrinha, quer dizer carro de passageiros e mercadorias. (é o que diz do dicionário).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
              Pela minha experiência até acho a carrinha mais segura, eu tinha um corsa 1.2 (1150kg) e agora tenho uma corsa van 1.7 CDTI.(1200kg).
              Acho que estamos a falar de coisas distintas, ou seja, comparar coisas que não são comparaveis. O motor diesel 1.7 é bem mais pesado que o 1.2 a gasolina... e já agora, que carrinha é essa? Desconhecia carrinhas corsa.

              Comentário


                #8
                Não partilho dessa opinião. Não sou adepto dessa terminologia das "carrinhas". Os derivados do turismo são carros iguais aos de 5 lugares à excepção da respectiva transformação interior... por isso, no que me diz respeito, serão sempre carros...

                Comentário


                  #9
                  A diferença de peso não é muita, mas penso que por ter menos peso atrás, o comportamento deve ser algo diferente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                    A diferença entre uma carrinha e um carro é cerca de 35 kg.
                    Depende do comercial.

                    O Astra 5 portas do meu pai pesava 1210 Kg, o meu Astra Sport Van pesa 1320 Kg.

                    O facto de por vezes vir mais equipado que a versão base equivalente, toda a estrutura da divisória, o facto de trazer na mesma todos os paineis interiores, etc. pode mesmo aumentar o peso.

                    É mais pesado o conjunto todo da divisória que apenas os bancos.

                    Nota-se menor peso é naqueles cuja mala é totalmente ampla, sem paineis, sem nada.

                    Quanto ao comportamento, e conhecendo bem o meu, e o que o meu pai tinha, o meu é bem superior! O facto de ser o Sport e ter jante 16 colmata qualquer dúvida nesse campo.

                    Mesmo que o peso seja menor, não acredito que faça diferença significativa, senão punha-mos 2 ou 3 pessoas atrás, e o carro já tinha um comportamento totalmente diferente.
                    Editado pela última vez por TubularBells; 29 May 2007, 11:08.

                    Comentário


                      #11
                      Ford Focus Hatchback 5 lugares: 1258kg a 1349kg
                      Ford Focus 2 lugares: 1323kg

                      (valores para focus 2001-2004)


                      o comportamento é o mesmo pois o peso é praticamente igual apenas diferindo basicamente pelo equipamento que poderá ter (ou não).
                      Editado pela última vez por oruisilva; 29 May 2007, 11:12.

                      Comentário


                        #12
                        Por alguma razão, no norte do país diz-se carrinha em vez de carro comercial

                        Comentário


                          #13
                          E diz-se muito bem, pois são viaturas de transporte de mercadorias.

                          Então os carros comerciais são mais pesados que os equivalentes de 5 lugares?
                          O único problema é que estais a comparar comerciais com motor diesel com os equivalentes de 5 lugares (mas) a gasolina de entrada de gama (lógicamente mais leves).

                          As diferenças de pesos não são muitas mas existem e os comerciais são sempre mais leves do que as versões equivalentes de turismo.

                          O problema geralmente não está nos 30 ou 50kg que os comerciais têm a menos, mas sim na distribuição de peso, uma vez que a maioria dos modelos já são desequilibrados por ter mais peso à frente do que atrás e na versão comercial esse desequilíbrio ainda se agrava mais.

                          Outro factor é a afinação das suspensões, uma vez que a suspensão do eixo traseiro é geralmente alterada de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

                          Mas são diferenças marginais e penso que não justificam grandes alterações dinâmicas, a não ser mesmo para os "pilotos" que gostam de levar os carros aos limites.
                          Editado pela última vez por Indio; 29 May 2007, 11:53.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Indio Ver Post
                            Outro factor é a taragem das suspenções que geralmente é alterada no eixo traseiro de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

                            Os derivados do turismo não levam alterações mecânicas nem estruturais. A capacidade de carga (em peso) é a mesma dos de 5 lugares. A única diferença é a transformação interior do veículo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Indio Ver Post
                              E diz-se muito bem, pois são viaturas de transporte de mercadorias.

                              Então os carros comerciais são mais pesados que os equivalentes de 5 lugares?
                              O único problema é que estais a comparar comerciais com motor diesel com os equivalentes de 5 lugares (mas) a gasolina de entrada de gama (lógicamente mais leves).

                              As diferenças de pesos não são muitas mas existem e os comerciais são sempre mais leves do que as versões equivalentes de turismo.

                              O problema geralmente não está nos 30 ou 50kg que os comerciais têm a menos, mas sim na distribuição de peso, uma vez que a maioria dos modelos já são desequilibrados por ter mais peso à frente do que atrás e na versão comercial esse desequilíbrio ainda se agrava mais.

                              Outro factor é a afinação das suspensões, uma vez que a suspensão do eixo traseiro é geralmente alterada de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

                              Mas são diferenças marginais e penso que não justificam grandes alterações dinâmicas, a não ser mesmo para os "pilotos" que gostam de levar os carros aos limites.

                              Isto não é verdade.

                              O meu pai tinha um Astra Club 1.7, com alguns extras e o peso do carro era 1210 Kg.

                              Eu tenho um Astra Sport Van 1.7, e o peso do carro é 1320 Kg.

                              Porquê mais pesado?

                              Simples, na parte de trás tem tudo o que tem o outro, menos os bancos e os cintos, e em vez dos bancos (que são leves), tem uma divisória em que metade é ferro bem grosso e é pesadíssima, a parte de cima é uma estrutura de ferro e acrílico, e depois tem vários apoios para trás. (Isto para além do superior equipamento.)

                              Se calhar só a parte de ferro maciço já pesa mais que os "bocados de esponja".

                              Agora se falarmos em comerciais de baixo segmento, em que no compartimento de carga não existe nada, e a própria divisória é chapa fina, ou fibra, aí concordo contigo.

                              Só que os comerciais não são todos iguais.

                              A suspensão traseira é alterada em alguns. Do que sei, no caso do Astra, seja o G ou o H (são os que eu sei como funciona), a afinação é igual à dos outros – o Van tem a afinação do Club, o Sport Van tem a afinação do Sport. São alterados cá e a alteração é apenas a desmontagem dos bancos e montagem da divisória.

                              Uma coisa é um comercial só com chapa dentro, outra coisa é assim:




                              Isto é o material que leva em vez dos bancos:



                              Isto é o interior apenas sem os bancos...



                              Será assim tão absurdo ser mais pesado que um Astra Club de 5 lugares?

                              Quanto a carro ou carrinha, a mim tanto me faz, sou do norte, e para mim isto é uma carrinha:




                              Isto é um carro:




                              Assim como isto é uma carrinha:



                              E isto um carro:




                              Editado pela última vez por TubularBells; 29 May 2007, 13:05.

                              Comentário


                                #16
                                O exemplo de uma carrinha derivar para uma carrinha está bem... Em relação a alguns comerciais, o caso dessa geração astra é um exemplo de que alguns contrutores até dedicam uma versão destinada a esse uso ( não tem vidros laterias traseiros nem portas). No entanto acho que hoje em dia não me lembro de derivados do turismo com alterações de suspensão ou seja o que for aquando da transformação em comercial.
                                Talvez haja quem olhe para um comercial como uma pedra no sapato, por mim é uma boa forma de comprar um carro de um segmento médio por um preço inferior, se não houver necessidade dos 5 lugares(95% do tempo ando sozinho) e beneficiando de um amplo espaço de carga. No meu caso é carro de trabalho pois como sabem, os de 5 lugares não apresentam tantas vantagens fiscais.
                                Editado pela última vez por oruisilva; 29 May 2007, 13:20.

                                Comentário


                                  #17
                                  Chama-se carro comercial a uma van particular!? Não é de comércio.
                                  “Van” traduzido para português é “carrinha”
                                  Acho a minha actual van mais segura que o meu antigo de 5 lugares.
                                  Pela lógica o material usado no espaço de carga de uma van deveria ser mais pesado que o material do de 5 lugares.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                    Isto não é verdade.

                                    O meu pai tinha um Astra Club 1.7, com alguns extras e o peso do carro era 1210 Kg.

                                    Eu tenho um Astra Sport Van 1.7, e o peso do carro é 1320 Kg.

                                    Porquê mais pesado?

                                    Simples, na parte de trás tem tudo o que tem o outro, menos os bancos e os cintos, e em vez dos bancos (que são leves), tem uma divisória em que metade é ferro bem grosso e é pesadíssima, a parte de cima é uma estrutura de ferro e acrílico, e depois tem vários apoios para trás. (Isto para além do superior equipamento.)

                                    Se calhar só a parte de ferro maciço já pesa mais que os "bocados de esponja".

                                    Agora se falarmos em comerciais de baixo segmento, em que no compartimento de carga não existe nada, e a própria divisória é chapa fina, ou fibra, aí concordo contigo.

                                    Só que os comerciais não são todos iguais.

                                    A suspensão traseira é alterada em alguns. Do que sei, no caso do Astra, seja o G ou o H (são os que eu sei como funciona), a afinação é igual à dos outros – o Van tem a afinação do Club, o Sport Van tem a afinação do Sport. São alterados cá e a alteração é apenas a desmontagem dos bancos e montagem da divisória.

                                    Uma coisa é um comercial só com chapa dentro, outra coisa é assim:




                                    Isto é o material que leva em vez dos bancos:



                                    Isto é o interior apenas sem os bancos...



                                    Será assim tão absurdo ser mais pesado que um Astra Club de 5 lugares?

                                    Quanto a carro ou carrinha, a mim tanto me faz, sou do norte, e para mim isto é uma carrinha:




                                    Isto é um carro:




                                    Assim como isto é uma carrinha:



                                    E isto um carro:




                                    Esse Astra é muito porreiro, já experimentei uma carrinha de 5 lugares 1.4 nunca pensei que andasse tanto, foi muito dinâmica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho um .xtrend e não sinto nada disso em A.E. pelo contrario é muito seguro!!!!se calhar é dos pneus.suspencão....não sei!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                        Eu tenho um .xtrend e não sinto nada disso em A.E. pelo contrario é muito seguro!!!!se calhar é dos pneus.suspencão....não sei!!!
                                        Pois, também não sei... talvez seja só impressão, mas quando está vento sinto-o demasiado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          um carro é um carro e uma carrinha é uma carrinha !!

                                          lá por que um carro é comercial não passa a carrinha, então se a carroçaria e chassi são iguais, porque haveria de mudar de nome!?!?

                                          Mas também noto que por vezes se referem a carros comerciais como carrinhas...não sei é porque

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jdpcsm Ver Post
                                            um carro é um carro e uma carrinha é uma carrinha !!

                                            lá por que um carro é comercial não passa a carrinha, então se a carroçaria e chassi são iguais, porque haveria de mudar de nome!?!?

                                            Mas também noto que por vezes se referem a carros comerciais como carrinhas...não sei é porque
                                            Parece-me que o amigo BMCV já tinha respondido a isso!

                                            Originalmente Colocado por BMVC

                                            “Van” traduzido para português é “carrinha”
                                            Os comerciais ligeiros são apelidados pelas marcas de "van", logo são carrinhas.
                                            A mim não me causa confusão nenhuma, mas quem não estiver satisfeito com a designação "carrinha", não deveria tentar corrigir quem está certo, mas sim reclamar às marcas para alterar a designação destas viaturas comerciais de mercadorias derivadas de turismo.

                                            Aproveitem também para críticar a designação "sport" antes do "van" que agora virou moda, pois parece-me uma designação muito mais enganadora do que a tão criticada "van" (carrinha), já que os comerciais de desportivos não têm absolutamente nada.
                                            Mas enfim ... se as marcas acham que chamar "sport van" (carrinha desportiva) ajuda a vender ... então siga.

                                            Só fico com uma curiosidade! Se na cabeça das marcas generalistas, um simples comercial já passou a "desportivo", um Porche ou um Ferrari são o quê?
                                            Editado pela última vez por Indio; 31 May 2007, 11:30.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se eu tenho um Astra Van, que deriva do modelo Astra Sport 1.7 DTI, tem o equipamento e as características do Astra Sport 1.7 DTI, porque carga de água é que a marca não lhe pode chamar Sport Van?

                                              O carro chega cá como um Astra Sport, é cá alterado!

                                              Havia também o Astra Van que derivava do Confort de 3 portas no estrangeiro, e esse nem logótipos tinha nos frisos, era mesmo o Van.

                                              O Sport basicamente designa a versão.

                                              No tempo do Astra F tinhas o Astra Van, Astra GL Van e Astra Sport Van. Isto à mais de 10 anos atrás!

                                              O Van, não tinha nada, tinha volante e rodas, o GL já tinha airbag, uns bancos melhores, rádio, vidros eléctricos, antena eléctrica, e mais umas coisitas, o Sport eram os bancos desportivos, volante em pele, rádio de cassetes mas o topo de gama, espelhos eléctricos e aquecidos, etc.

                                              Não entendo porque embirram tanto com os "Sport Van"... será que vos faz assim tanta confusão comprar um comercial com mais equipamento e melhores características que muitos de 5 lugares?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Indio Ver Post
                                                Parece-me que o amigo BMCV já tinha respondido a isso!



                                                Os comerciais ligeiros são apelidados pelas marcas de "van", logo são carrinhas.
                                                A mim não me causa confusão nenhuma, mas quem não estiver satisfeito com a designação "carrinha", não deveria tentar corrigir quem está certo, mas sim reclamar às marcas para alterar a designação destas viaturas comerciais de mercadorias derivadas de turismo.

                                                Aproveitem também para críticar a designação "sport" antes do "van" que agora virou moda, pois parece-me uma designação muito mais enganadora do que a tão criticada "van" (carrinha), já que os comerciais de desportivos não têm absolutamente nada.
                                                Mas enfim ... se as marcas acham que chamar "sport van" (carrinha desportiva) ajuda a vender ... então siga.

                                                Só fico com uma curiosidade! Se na cabeça das marcas generalistas, um simples comercial já passou a "desportivo", um Porche ou um Ferrari são o quê?
                                                Devem chamar sport pelo facto de só terem 2 lugares... e normalmente derivam de versões mais desportivas... como astra gtc ou focus sport... e como sabemos, os melhores desportivos só têm 2 lugares. Pode ser um argumento de vendas junto de um determinado cliente-alvo. A designação "van" aparece para facilitar, pois a palavra aplica-se para outro tipo de veículos. Todos sabemos que comerciais derivados do turismo só em portugal...
                                                Acho que ninguém tenta comparar-se a essas marcas ou filosofia de produto... ( Ferrari, etc)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
                                                  Devem chamar sport pelo facto de só terem 2 lugares... e normalmente derivam de versões mais desportivas... como astra gtc ou focus sport... e como sabemos, os melhores desportivos só têm 2 lugares. Pode ser um argumento de vendas junto de um determinado cliente-alvo. A designação "van" aparece para facilitar, pois a palavra aplica-se para outro tipo de veículos. Todos sabemos que comerciais derivados do turismo só em portugal...
                                                  Acho que ninguém tenta comparar-se a essas marcas ou filosofia de produto... ( Ferrari, etc)
                                                  Não tem nada a ver!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                    Se eu tenho um Astra Van, que deriva do modelo Astra Sport 1.7 DTI, tem o equipamento e as características do Astra Sport 1.7 DTI, porque carga de água é que a marca não lhe pode chamar Sport Van?

                                                    O carro chega cá como um Astra Sport, é cá alterado!

                                                    Havia também o Astra Van que derivava do Confort de 3 portas no estrangeiro, e esse nem logótipos tinha nos frisos, era mesmo o Van.

                                                    O Sport basicamente designa a versão.

                                                    No tempo do Astra F tinhas o Astra Van, Astra GL Van e Astra Sport Van. Isto à mais de 10 anos atrás!

                                                    O Van, não tinha nada, tinha volante e rodas, o GL já tinha airbag, uns bancos melhores, rádio, vidros eléctricos, antena eléctrica, e mais umas coisitas, o Sport eram os bancos desportivos, volante em pele, rádio de cassetes mas o topo de gama, espelhos eléctricos e aquecidos, etc.

                                                    Não entendo porque embirram tanto com os "Sport Van"... será que vos faz assim tanta confusão comprar um comercial com mais equipamento e melhores características que muitos de 5 lugares?

                                                    Pelo menos eu não embirro!
                                                    Quem está a embirrar com as carrinhas comerciais não sou eu!
                                                    Eu apenas disse que em vez de embirrarem com a palavra "carrinha" (van), mais valia embirrar com a palavra "sport", mas se me dizes que o sport não quer dizer que o carro seja sport, mas sim do nome dado ao nível de equipamento, julgo que tem de se aceitar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rui Silva Ver Post
                                                      Devem chamar sport pelo facto de só terem 2 lugares... e normalmente derivam de versões mais desportivas... como astra gtc ou focus sport... e como sabemos, os melhores desportivos só têm 2 lugares. Pode ser um argumento de vendas junto de um determinado cliente-alvo. A designação "van" aparece para facilitar, pois a palavra aplica-se para outro tipo de veículos. Todos sabemos que comerciais derivados do turismo só em portugal...
                                                      Acho que ninguém tenta comparar-se a essas marcas ou filosofia de produto... ( Ferrari, etc)
                                                      Têm 2 lugares para terem um grande espaço de carga e não para serem desportivos!
                                                      E desde quando o Astra gtc ou o Focus sport são desportivos?
                                                      O desportivo da gama Astra é o "Opel Astra OPC" e o da gama Focus é o "Ford Focus ST" e não conheço nenhum comercial que derive desses.

                                                      Acho a explicação do Tubular Bells muito mais aceitável ao dizer que o "sport" não passa do nome dado a um nível de equipamento (que por sinal nem é o nível de equipamento mais completo nem na Ford nem na Opel).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        por vezes os comerciais, por o serem, trazem suspensões diferentes, de forma a suportar a carga que possa transportar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Limitei-me a fazer suposições... não sou quem traça as políticas dos produtos das várias marcas... No entanto quando referi que os comerciais poderiam ter como base versões mais desportivas queria fazer menção ao tipo de carroçaria (normalmente 3 portas) e com um tipo de equipamento e acabamentos baseados em versões denominadas como "sport". Nunca quis dizer que um comercial derivado do turismo é um desportivo, limitei-me a tentar encontrar uma explicação para aquilo que aqui foi perguntado... 2 lugares como num desportivo(sport)... se é que me faço entender... Alguma dúvida sobre o que escrevi, estou à vossa disposição... Não se limitem a criticar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                                                            Não tem nada a ver!
                                                            Seria interessante ver a sua resposta...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X