Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saxo 1.5 d - Opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saxo 1.5 d - Opiniões

    Boas tardes,

    Caros possuidores de Saxo´s 1.5d, digam de vossa justiça relativamente aos vossos bólides

    Gostava de saber quais os cuidados a ter com o modelo / motor em questão, defeitos crónicos, etc.

    O carro já foi adquirido, no entanto gostava de saber um pouco mais sobre o mesmo.

    A versão é a Velours Enterprise de 2003 e passou recentemente a barreira dos 114.000 Km com todas as revisões anteriores feitas na marca.

    Até agora já diagnostiquei alguns problemas que julgo serem de fácil resolução:

    - Ponteiro do conta rotações oscila a partir das 2500 rpm (pelo que estive a ver no autodata existe uma ficha castanha mesmo de frente quando se abre o motor, deve estar a fazer mau contacto)

    - Luz do travão de mão acende por vezes em andamento (deverá ser o contacto do travão de mão)

    - Ruido proveniente do acrilico (a chapa onde apoia o acrilico tem folga...já me lembrei de por silicone de uma ponta à outra).

    Agradeço desde já todas as opiniões

    #2
    Com os km's que tem, esse carro ainda está em rodagem.

    verifica melhor a causa da luz dos travões acesa e bons quilómetros... nas calmas, claro.

    Comentário


      #3
      Por aqui rola um 106 1.5d XRA com 185.000, ainda em rodagem portanto...

      Quanto ao ponteiro deve mesmo ser um problema de mau contacto.
      O mesmo está a acontecer no interruptor do travão de mão.
      No que diz respeito ao acrílico, o meu é de 98 e tem rede metálica. Podes sempre colocar borracha de câmara de ar entre as calhas e o acrilico. O silicone pode dar mais trabalho se um dia por qualquer motivo tiveres que retirar o separador.

      Quanto a defeitos crónicos:

      Até agora só tive que trocar as relas todas(180.000), pois costumam verter líquido refrigerante (e quando rebentam vai todo fora). Penso ser defeito destes motores.
      Mudei também o radiador (180.000) e a tampa do vaso de expansão (160.000) que deixava sair líquido.

      De resto é pôr gasóleo (muito pouco) e andar.
      Faço mudas de 10.000 em 10.000 com semi sintéctico.
      Editado pela última vez por LelodasTshirts; 08 November 2007, 15:09.

      Comentário


        #4
        Fiável e económico. Bom carrito.

        Comentário


          #5
          Fiável. Muito económico, ágil e com performances modestas.
          Pela negativa tem uma posição de condução algo estranha e os bancos são fracos. Nas versões melhor equipadas os bancos são bem melhores. É muito ruidoso acima dos 120km/h e ruidos parasitas da zona de carga é mato.

          Comentário


            #6
            A luz de travão de mão é muitas vezes partilhada com a de baixa de óleo dos travões. Não sei se é o caso do Saxo, mas tem em atenção isso.

            Comentário


              #7
              tenho o saxo 1.5d do ano 2000 com 68 000 Kms sim muito poucos comprei há 3 meses a um professor que mudou de ilha... :D que belo negócio avarias até agora nada só tive de fazer uma grande revisão devido ao desmazelo do prof....

              mudei tambores de travoes, bobines de travão, discos de travão, pastilhas, kit de correia de comando, filtro de ar, filtro de habitáculo (lavei) e pouco mais.

              Mudo de oleo de 10 000KM a 10 000KM uso oleo 100% sintético com classificação CF.

              é um pouco barulhento os ruidos parasitas que tinha dei conta do recado visto ser algo engenhoso :D fiquei com o carro silencioso.

              apenas oiço a rodagem do carro + barulho do motor+ Musica heehehhehe tá bom o meu bolide custou-me apenas 3.500 € XD

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Fiável. Muito económico, ágil e com performances modestas.
                Pela negativa tem uma posição de condução algo estranha e os bancos são fracos. Nas versões melhor equipadas os bancos são bem melhores. É muito ruidoso acima dos 120km/h e ruidos parasitas da zona de carga é mato.
                é do que a minha esposa se queixa mais (o carro é para ela).

                a versão mais equipada na altura era a Exclusive, não era?

                Será possivel fazer troca por troca?

                Se sim tentava encontrar algum batido e comprava os bancos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  A luz de travão de mão é muitas vezes partilhada com a de baixa de óleo dos travões. Não sei se é o caso do Saxo, mas tem em atenção isso.
                  também me lembrei logo dessa situação, mas o nivel está entre o máximo e o minimo, deve mesmo ser o tal contacto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
                    tenho o saxo 1.5d do ano 2000 com 68 000 Kms sim muito poucos comprei há 3 meses a um professor que mudou de ilha... :D que belo negócio avarias até agora nada só tive de fazer uma grande revisão devido ao desmazelo do prof....

                    mudei tambores de travoes, bobines de travão, discos de travão, pastilhas, kit de correia de comando, filtro de ar, filtro de habitáculo (lavei) e pouco mais.

                    Mudo de oleo de 10 000KM a 10 000KM uso oleo 100% sintético com classificação CF.

                    é um pouco barulhento os ruidos parasitas que tinha dei conta do recado visto ser algo engenhoso :D fiquei com o carro silencioso.

                    apenas oiço a rodagem do carro + barulho do motor+ Musica heehehhehe tá bom o meu bolide custou-me apenas 3.500 € XD
                    a citroen preconiza mudas de óleo (e revisão) de 15 em 15.000 Km, alguma razão especial para estares a fazer mudas antecipadas?

                    relativamente ao preço, o meu pouco mais caro foi

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                      é do que a minha esposa se queixa mais (o carro é para ela).

                      a versão mais equipada na altura era a Exclusive, não era?

                      Será possivel fazer troca por troca?

                      Se sim tentava encontrar algum batido e comprava os bancos.
                      É possível fazer a troca dos bancos. Os Exclusive, VTS ou VTL têm melhores bancos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                        Com os km's que tem, esse carro ainda está em rodagem.

                        verifica melhor a causa da luz dos travões acesa e bons quilómetros... nas calmas, claro.




                        Isso não é defeito,ou é o nivel do oleo dos travoes no minimo,ou as pastilhas nas couves!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                          Isso não é defeito,ou é o nivel do oleo dos travoes no minimo,ou as pastilhas nas couves!!!
                          o Autodata diz que este modelo não tem avisador de pastilhas de travão gastas e quanto ao liquido de travões, está a nivel, logo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                            a citroen preconiza mudas de óleo (e revisão) de 15 em 15.000 Km, alguma razão especial para estares a fazer mudas antecipadas?
                            não é isso que diz no manual do nosso saxo 1.5d. a revisão é de 10 em 10 mil, podendo ser extendida aos 15 mil se o uso for moderado e essencialmente de autoestrada...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                              o Autodata diz que este modelo não tem avisador de pastilhas de travão gastas e quanto ao liquido de travões, está a nivel, logo...
                              Acho que o avisador é a mesma luz, não tem luz especifica de pastilhas.

                              Comentário


                                #16
                                andei a trabalhar com 1 durante 1 ano, e como carro de trabalho não é nada mau, é económico, robusto e fiável, também achei confortável. O pior é o ruído...

                                Comentário


                                  #17
                                  Este fim de semana dexei o GP na garagem e dei todas as minhas voltas no Saxo, atestando o despósito à partida.

                                  No final da noite de ontem fui atestar novamente o depósito e percorri 480 Km com 20.7 Litros...o que dá uma média de 4,3 L /100 Km. Fiquei !

                                  É que não andei propriamente devagar...realmente é um motor muito económico.

                                  Constatei outra coisa, o facto de a luz de travão de mão acender está directamente relacionado com o problema do conta rotações. Ou seja, esta situação acontece quando o ponteiro do conta rotações começa a ficar cada vez mais instável e apesar de o ralenti do motor ser certinho, acaba por tocar algumas vezes nas 0 rpm, fazendo com que a luz acenda.

                                  Já andei a mexer na tal ficha castanha, melhora no inicio, mas volta ao mesmo passado alguns Km.

                                  Para a semana talvez dê uma saltada à Citroen.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dr.gigabyte Ver Post
                                    andei a trabalhar com 1 durante 1 ano, e como carro de trabalho não é nada mau, é económico, robusto e fiável, também achei confortável. O pior é o ruído...
                                    concordo em absoluto contigo.

                                    na minha opinião os pontos menos bons são precisamente o ruido e a posição de condução.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                      Este fim de semana dexei o GP na garagem e dei todas as minhas voltas no Saxo, atestando o despósito à partida.

                                      No final da noite de ontem fui atestar novamente o depósito e percorri 480 Km com 20.7 Litros...o que dá uma média de 4,3 L /100 Km. Fiquei !

                                      É que não andei propriamente devagar...realmente é um motor muito económico.


                                      Constatei outra coisa, o facto de a luz de travão de mão acender está directamente relacionado com o problema do conta rotações. Ou seja, esta situação acontece quando o ponteiro do conta rotações começa a ficar cada vez mais instável e apesar de o ralenti do motor ser certinho, acaba por tocar algumas vezes nas 0 rpm, fazendo com que a luz acenda.

                                      Já andei a mexer na tal ficha castanha, melhora no inicio, mas volta ao mesmo passado alguns Km.

                                      Para a semana talvez dê uma saltada à Citroen.
                                      Sim relamente é um motor económico, mas pela experiência que tive com esse motor também não andas-te propriamente depressa.

                                      Bons km's

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                                        Sim relamente é um motor económico, mas pela experiência que tive com esse motor também não andas-te propriamente depressa.

                                        Bons km's
                                        depende do que consideras depressa

                                        vou dizer te os trajectos que fiz:

                                        1) Caldas da Rainha - Lx - Caldas da Rainha pela A8, sempre entre os 130 / 140 Km/h (mais as voltinhas em Lx totalizou cerca de 200 Km)

                                        2) Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha e mais umas voltinhas no total de 280 Km (todos estes Km foram feitos na Nacional às velocidades que o trânsito / condições de estrada permitia)

                                        Ou seja, não andei nem de perto a trabalhar para os consumos...imagina se andasse

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post


                                          depende do que consideras depressa

                                          vou dizer te os trajectos que fiz:

                                          1) Caldas da Rainha - Lx - Caldas da Rainha pela A8, sempre entre os 130 / 140 Km/h (mais as voltinhas em Lx totalizou cerca de 200 Km)

                                          2) Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha - Nazaré - Caldas da Rainha e mais umas voltinhas no total de 280 Km (todos estes Km foram feitos na Nacional às velocidades que o trânsito / condições de estrada permitia)

                                          Ou seja, não andei nem de perto a trabalhar para os consumos...imagina se andasse
                                          Não me acredito que mesmo a trabalhar para os consumos eles baixem muito mais que o apresentado.
                                          O meu, também era mais antigo, embora montado num ax e com um jeitinho na injectora, e num baixei dos 5, andava bem mais vezes acima dos 6, mas os trajectos eram diferentes.

                                          Considero andar depressa quando fazemos uma viagem, e no fim dizemos: 'preciso' de 'mais' carro.

                                          O que importa é que a maquina se porte bem que qualquer dia encostas a 'sucata italiana' para andar de çacho

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quanto ao motor, tenho um 106 XA de 97 e já conta com 163mil Kms e até agora, é só meter gasoleo e andar. Porém, tem alguns pormenores que se calhar me deva começar a preocupar:
                                            - As juntas do motor começam a babar-se (inclusivé ja tive de mudar a junta da tampa do motor);
                                            - A bomba injectora foi mudada por volta dos 120mil Kms porque o carro nao passava dos 100Km/h (foi quando comprei o carro) e o motor ficou ligeiramente mais ruidoso.

                                            De resto o carro manda-se aos 160Km/h em linha recta (mas só de vez em quando) e quanto ao gastar anda na media dos 4 a 5 L/100Km.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                                              Não me acredito que mesmo a trabalhar para os consumos eles baixem muito mais que o apresentado.
                                              O meu, também era mais antigo, embora montado num ax e com um jeitinho na injectora, e num baixei dos 5, andava bem mais vezes acima dos 6, mas os trajectos eram diferentes.

                                              Considero andar depressa quando fazemos uma viagem, e no fim dizemos: 'preciso' de 'mais' carro.

                                              O que importa é que a maquina se porte bem que qualquer dia encostas a 'sucata italiana' para andar de çacho
                                              ei, a sucata italiana tem o dobro da pinta

                                              Mas a brincar a brincar, desde que descobri as potencialidades da sucata francesa a nivel de consumos até tenho andado com ele algumas vezes.

                                              Tenho de ver se vou à citroen ver o problema do conta rotações.

                                              Digam me uma coisa, é normal o tacto do travão de serviço ser algo esponjoso nestas viaturas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Chaqui Ver Post
                                                Quanto ao motor, tenho um 106 XA de 97 e já conta com 163mil Kms e até agora, é só meter gasoleo e andar. Porém, tem alguns pormenores que se calhar me deva começar a preocupar:
                                                - As juntas do motor começam a babar-se (inclusivé ja tive de mudar a junta da tampa do motor);
                                                - A bomba injectora foi mudada por volta dos 120mil Kms porque o carro nao passava dos 100Km/h (foi quando comprei o carro) e o motor ficou ligeiramente mais ruidoso.

                                                De resto o carro manda-se aos 160Km/h em linha recta (mas só de vez em quando) e quanto ao gastar anda na media dos 4 a 5 L/100Km.
                                                Same here, em linha recta passa ligeiramente dos 160km/h, o máximo que atingi foi 170 a descer e ainda tinha mais qlq coisa para dar, mas a experiência foi de tal forma marcante que resolvi desacelerar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                                  ei, a sucata italiana tem o dobro da pinta

                                                  Mas a brincar a brincar, desde que descobri as potencialidades da sucata francesa a nivel de consumos até tenho andado com ele algumas vezes.

                                                  Tenho de ver se vou à citroen ver o problema do conta rotações.

                                                  Digam me uma coisa, é normal o tacto do travão de serviço ser algo esponjoso nestas viaturas?
                                                  É normal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O melhor carro que já tive, fez 200 mil Km em 4 anos e meio. A única chatice que me deu foi com o imobilizador que se desprogramou. Sempre assistido na Citroen (Quanto a mim nada caros e sempre eficazes), só tenho bem a dizer, foi trocado por um Megane II porque o C4 ainda vinha longe e a minha mulher não gostava do Xsara, para o C5 não dava e ela também não gostava!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais um depósito do charuto francês...860 Km com 43 litros...dá uma média de sensivelmente 5.1 L/100 Km.

                                                      Tendo em conta que metade destes Km´s foram feitos em AE a velocidades algo elevadas, é excelente.

                                                      Para além da tal situação do conta rotações, tenho também de arranjar uns bancos diferentes, já andei a ver numas sucatas, mas nada.

                                                      Alguém tem ideia onde se poderá arranjar uns bancos melhorzinhos a um bom preço?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem, eu tb tenho um saxo 1,5 d exclusive. 170 mil km, comprei-o a 4 anos com 90000. Mas nunca foi um Carro como deve de ser. Quem nao percebe tende a ser enganado. Como ja pus noutro post aqui á uns meses, o meu saxo sempre se portou mal a nivel de força. Para quem conhece mem martins, digo que para subir para a tapada em frente a psp tem de ser em 1ª. Mesmo embalado morre.... Tirando isso que nao consigo descobrir o porque, e tambem por falta de dinheiro para ir a mais oficinas, la se vai aguentando sem problemas de maior. Gosto do carro mas esta falta de força....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fsonecas Ver Post
                                                          Bem, eu tb tenho um saxo 1,5 d exclusive. 170 mil km, comprei-o a 4 anos com 90000. Mas nunca foi um Carro como deve de ser. Quem nao percebe tende a ser enganado. Como ja pus noutro post aqui á uns meses, o meu saxo sempre se portou mal a nivel de força. Para quem conhece mem martins, digo que para subir para a tapada em frente a psp tem de ser em 1ª. Mesmo embalado morre.... Tirando isso que nao consigo descobrir o porque, e tambem por falta de dinheiro para ir a mais oficinas, la se vai aguentando sem problemas de maior. Gosto do carro mas esta falta de força....
                                                          Não conheço essa subida mas conheço varios saxos e é verdade 58cv não se podem pedir milagres mas 1ª? parece a clio II que teve o meu irmao quando o catalisador entregou a alma...
                                                          Não sei qual a versão do teu motor mas 170Kkm são trocos para esse motor e meu ex, com mais do dobro ainda dava muita luta a varios 1.9 atmosfericos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu antes tive um comercial tb 1.5 D , e nao era nada assim. Os cavalos sao os mesmos 58 ou la o q e. E puxava mto mais e gastava menos. Acho que o meu motor é que deve ter sido morto a nascença. lol. Esta falta de força tem de ter uma origem, pode ser que ainda a descubra.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X