Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Parem as Carrinhas Voadoras" - in Público

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Parem as Carrinhas Voadoras" - in Público

    PUBLICO.PT

    "Parem as Carrinhas Voadoras"
    Público, Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009


    A procura crescente do transporte de mercadorias de pequena dimensão abriu a porta a todo o tipo de candidatos a transportadores. Depois de um longo período sem regulação, as regras de acesso ao sector estão cada vez mais limitadoras para os aventureiros ocasionais. A falta de formação e o desrespeito pelas regras colocaram o transporte em veículos comerciais ligeiros num cenário que mais se aproximava de uma selva.
    Depois do governo de Sócrates ter demonstrado coragem para legislar contra a anarquia reinante no acesso à actividade, o que se pede agora é que legisle contra os excessos praticados por veículos ligeiros de trabalho. Há mesmo um grupo de viciados no incumprimento das regras, que com a sua prática fazem concorrência desleal a quem quer trabalhar de forma honesta e retiram a possibilidade de contratação de muita mão-de-obra, que é imprescindível para cumprir as regras.
    Desde excessos de carga diários, praticados pelos mesmos usuários, nas mesmas rotas, sem que, incrivelmente, nada lhes aconteça, até tempos de condução inimagináveis, aos quais se junta a prática constante de velocidades acima dos 150 km/h, nas nossas vias há de tudo para todos os gostos de ilícitos.
    Para já e de imediato o que se pede é uma actuação das autoridades, para impor o respeito das regras e pela defesa da segurança rodoviária. A velocidade, os tempos de condução e os pesos da carga transportada têm de estar debaixo de severa fiscalização.
    Numa segunda fase temos de fazer com que esta área de negócio respeite as regras, o que potenciará a necessidade de mais veículos legais para os mesmos serviços que hoje são realizados ilegalmente.
    Se queremos falar de segurança temos de ter a coragem de legislar pela instalação, a breve trecho (mesmo antes que a Europa o faça), de tacógrafos e limitadores de velocidade nos veículos ligeiros do transporte de mercadorias.
    Não adianta fazer passar a mensagem de combate à sinistralidade se não tivermos a coragem de enfrentar a calamidade dos excessos praticados pelos comerciais ligeiros, especialmente pelos furgões de três lugares, mas os pequenos de dois lugares não lhe ficam nada atrás. Podem as estatísticas dizer que este tipo de veículos não lideram a intervenção em sinistros, mas encontra-se neste segmento o maior número de abusos ao Código da Estrada.
    O exagero e absurdo não é só em Portugal, por isso é que vai sair legislação comum nesse sentido. Na Alemanha foi criada legislação específica para limitar a velocidade deste tipo de veículos.
    Não são raras vezes que é possível ver um “foguetão” passar nas estradas a 150, 170 ou até 200 km/h. Surpreendentemente esses veículos não fazem parte das estatísticas como grandes infractores, simplesmente por que os ciclos de condução repetitivos, em rotas e horários, permitem-lhe antever e contrariar a presença ocasional de forças policiais.
    Luís Abrunhosa Branco
    (Membro da Associação Mundial de Editores de Transportes)
    Não se pede caça à multa. Exige-se prevenção e segurança. Não nos podemos esquecer que quando se consente excesso de velocidade, excesso de carga e excesso de horas de trabalho, se está a potenciar a insegurança, a concorrência desigual e o desemprego.

    ---

    O que acham disto?

    #2
    Deixem-nas "voar"!!!

    Comentário


      #3
      Acho que o homem está farto de ficar para trás nos picanços com as carrinhas voadoras

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
        Deixem-nas "voar"!!!
        hahahahaah

        Comentário


          #5
          Elas que voem, mas baixinho

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AlexPovoa Ver Post
            Elas que voem, mas baixinho

            Cumprimentos
            A 200Km/h não levantam voo!

            Comentário


              #7
              Não voam, mas parecem aviões . É velas a passar na auto-estrada a fundo ate o meu carro abana por todo lado quando elas passam . So vos digo, coitadas das carrinhas . Levam uns tratos que enfim . Mas os proprios donos dizem para andar pé a fundo e para dar o maximo que elas tem por isso . Mas é um grande perigo .

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AlexPovoa Ver Post
                Não voam, mas parecem aviões . É velas a passar na auto-estrada a fundo ate o meu carro abana por todo lado quando elas passam . So vos digo, coitadas das carrinhas . Levam uns tratos que enfim . Mas os proprios donos dizem para andar pé a fundo e para dar o maximo que elas tem por isso . Mas é um grande perigo .

                Cumprimentos
                As da empresa onde estou conseguem vir de barcelos a lisboa sempre a 180 (encostado ao fundo) e a cerca de 3500rpm... é incrivel a facilidade com que aquilo anda..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                  As da empresa onde estou conseguem vir de barcelos a lisboa sempre a 180 (encostado ao fundo) e a cerca de 3500rpm... é incrivel a facilidade com que aquilo anda..
                  Já fiz Porto-Aveiro com o pé no fundo e também não passava das 4000, mas só dá 150km/h! (quanto muito 160).

                  Aquilo que o homem diz não deixa de ter razão. Houve muita gente que deixou o sector "pesado" e passou a virar-se para este (ate 3,5t de PB) e como tem regras muito mais flexiveis, permite obter melhores ganhos.

                  Agora a colocação de tacografos e afins não sei. Não tenho por habito andar a fazer entregas de mercadorias, mas quando é necessário levar alguma coisa a alguma lado, lá terá que ser. Mas como a carrinha é da empresa, apenas é para uso da mesma.

                  Isto tem mais haver com a falta de civismo e com o habitual chico-espertismo portugues que nos caracteriza.

                  Comentário


                    #10
                    Os caracteristicos carros comerciais ligeiros (derivados de turismos) eses serão dificeis de controlar uma vez que muitas das vezes são adquiridos de forma particular e por particulares agora no caso de carros (furgoes) isso ja assisti a muitas coisas.

                    mas quem sou eu pra julgar os outros

                    Comentário


                      #11
                      É preocupante o que passa por jornalismo hoje em dia, particularmente num jornal como o Público!

                      Isto não é uma notícia. Como comentário, sabemos ao menos quem foi o imbecil que se lembrou de gastar papel desta maneira?

                      Podem as estatísticas dizer que este tipo de veículos não lideram a intervenção em sinistros, mas encontra-se neste segmento o maior número de abusos ao Código da Estrada. (...) Surpreendentemente esses veículos não fazem parte das estatísticas como grandes infractores, simplesmente por que os ciclos de condução repetitivos, em rotas e horários, permitem-lhe antever e contrariar a presença ocasional de forças policiais.
                      E, já agora, em que é que ficamos?!

                      Primeiro, baseia-se nas estatísticas para as contrariar (as estatísticas dizem que "este tipo de veículos não lideram a intervenção em sinistros"). No entanto, não hesita em afirmar que se encontram "neste segmento o maior número de abusos ao Código da Estrada". Em que estatística se baseia, desta vez?!

                      A seguir, mais uma vez se contradiz: "Surpreendentemente esses veículos não fazem parte das estatísticas como grandes infractores".

                      Conclusão: as estatísticas não servem para nada. As suas conclusões (ignorando-as por completo) é que devem guiar a legislação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        É preocupante o que passa por jornalismo hoje em dia, particularmente num jornal como o Público!

                        Isto não é uma notícia. Como comentário, sabemos ao menos quem foi o imbecil que se lembrou de gastar papel desta maneira?



                        E, já agora, em que é que ficamos?!

                        Primeiro, baseia-se nas estatísticas para as contrariar (as estatísticas dizem que "este tipo de veículos não lideram a intervenção em sinistros"). No entanto, não hesita em afirmar que se encontram "neste segmento o maior número de abusos ao Código da Estrada". Em que estatística se baseia, desta vez?!

                        A seguir, mais uma vez se contradiz: "Surpreendentemente esses veículos não fazem parte das estatísticas como grandes infractores".

                        Conclusão: as estatísticas não servem para nada. As suas conclusões (ignorando-as por completo) é que devem guiar a legislação.
                        Cá para mim as estatisticas dele foi uma viagem Porto-Lisboa pela A1. Tudo que era BMW, Mercedes e afins não anotou nada. Sempre que passava uma berlingo, kangoo e afins já anotou. E para fazer uma estatistica de jeito, viajou sempre a 120km/h. Assim, tudo que o ultrapassa-se, ia em transgressão ao codigo da estrada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                          Cá para mim as estatisticas dele foi uma viagem Porto-Lisboa pela A1. Tudo que era BMW, Mercedes e afins não anotou nada. Sempre que passava uma berlingo, kangoo e afins já anotou. E para fazer uma estatistica de jeito, viajou sempre a 120km/h. Assim, tudo que o ultrapassa-se, ia em transgressão ao codigo da estrada.
                          Só pode!

                          Comentário


                            #14
                            Uma coisa é certa, muitos abusam na velocidade com essas carrinhas . Eu por vezes vou a 140km/h ou 150km/h e vejo-as passar por mim a uma velocidade . Nunca piquei com nenhuma, mas talvez perde-se porque o meu saxo coitado em linha recta esta a dar 165km/h 170km/h
                            Mas o que é verdade que o pessoal dos bmw's, mercedes e afins tambem abusam e muito e ainda ninguem fez um estudo desses
                            Como ja disse elas que voem, mas baixinho . Se lhes metessemos umas asas pareciam os avioes da força area

                            Cumprimentos
                            Alexandre Póvoa

                            Comentário


                              #15
                              ...

                              Destacando-se os transportes urgentes de medicamentos, as chamadas "carrinhas foguete".

                              Comentário


                                #16
                                Tiveste bem agora

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Muito mau este texo do Luis Branco. Na minha opinião roça o irreconhecivel tendo em conta que já li muita coisa dele.
                                  O texto tem uma série de opiniões pessoais que ele tenta mostrar como factuais.
                                  Até percebo que seja um sector que deve ter mais regulação, mas as carrinha voadoras como ele lhes chama, são assim devido às exigências do mercado... e o mercado somos nós.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A meu ver deveriam fiscalizar os excessos de velocidade, por vezes as autoridades pegam por coisas mesmo... por implicar.

                                    Agora gostava de saber qual o frigorifico que anda a 200Km/h, é que assim pouco um pouco nos imposto e compro um desses para as minhas deslocações.

                                    Se querem pegar peguem antes por outras coisas e deixem mas é o pessoal trabalhar, ninguém ganha a vida por nós, a não ser que tiremos um curso basofiano...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                      A meu ver deveriam fiscalizar os excessos de velocidade, por vezes as autoridades pegam por coisas mesmo... por implicar.

                                      Agora gostava de saber qual o frigorifico que anda a 200Km/h, é que assim pouco um pouco nos imposto e compro um desses para as minhas deslocações.

                                      Se querem pegar peguem antes por outras coisas e deixem mas é o pessoal trabalhar, ninguém ganha a vida por nós, a não ser que tiremos um curso basofiano...
                                      Qq frigorifico hoje em dia, já permitem performances muito boas. Antigamente é que se arrastavam em vazio e quase não se mexiam carregados. Agora andam bem carregados, e voam vazios!!

                                      Não raras vezes que vejo furgões acima dos 180kms/h em AE.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        É preocupante o que passa por jornalismo hoje em dia, particularmente num jornal como o Público!

                                        Isto não é uma notícia. Como comentário, sabemos ao menos quem foi o imbecil que se lembrou de gastar papel desta maneira?



                                        E, já agora, em que é que ficamos?!

                                        Primeiro, baseia-se nas estatísticas para as contrariar (as estatísticas dizem que "este tipo de veículos não lideram a intervenção em sinistros"). No entanto, não hesita em afirmar que se encontram "neste segmento o maior número de abusos ao Código da Estrada". Em que estatística se baseia, desta vez?!

                                        A seguir, mais uma vez se contradiz: "Surpreendentemente esses veículos não fazem parte das estatísticas como grandes infractores".

                                        Conclusão: as estatísticas não servem para nada. As suas conclusões (ignorando-as por completo) é que devem guiar a legislação.
                                        Tenho que concordar contigo !

                                        Este artigo é uma palhaçada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tem piada pq o jornal Publico é um dos que vai dentro duma dessas carrinhas na A1 a mais de 150km/h, e com os gajos do armazém sempre a telefonarem a perguntarem qd é q chega o jornal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Epá, eu antigamente não ia nessa dos furgões andarem bem

                                            Depois meteram-me dentro de uma Partner 2.0 HDi de 2005 (penso que é o 2.0 HDi 90cv) carregada atrás e com 2 malucos, o destino era longe, na A6 com o pé completamente colado 165km/h e coitada (ia carregada até ao tecto) e eu a pensar "Xi... Já morreste", quando aquilo apanha uma descida valente (para quem conhece, A6 sentido Évora - Espanha, ao pé de Evoramonte) e em menos de nada já ia acima dos 190km/h Tocou nos 195km/h se não me engano.

                                            Depois no Ip2 foi a testar as acelerações e quando o turbo sopra aquilo mexe-se e bem.

                                            Digo desde já que é muito mais fixe que um Golf 1.4 16v.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Sr. Luís Abrunhosa Branco é um tachista sem pelouro... ainda, mas anda à procura dele.

                                              Eu tenho uma dessas carrinhas voadoras e já é sabido que o estado anda a ver se põe a mão na massa, outra vez.
                                              Tacógrafos, limitadores de velocidade nessas viaturas e não é que talvez fique fabulosamente rico?
                                              Esse é o meu negócio, forneço e instalo essas coisas, mas acho que o Lúis ainda me vai pedir comissão .

                                              Se não fossem as carrinhas voadoras, por vezes, muitas vezes não seria possivel o transporte de tantas mercadorias, depressa e com segurança.

                                              Os camiões não são lentos, lento foi o burocrático que defendeu a lei das 4 1/2 de condução e 45 min de descanso.

                                              Estragou-se tudo. Acredito que os motoristas profissionais devem ter um descanso adequado e acima de tudo ganharem um bom salário.

                                              Mas o que meia dúzia de tipos do estado , realmente quer é facturar mais ,naquela que é a mais perfeita e eficiênte máquina de fazer dinheiro: Carrinhos, carrinhas carretas e camiões.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Preocupa-me menos vêr bmw's e afins a passar a 200 ou mais, do que furgões a +/- 160km/h. Só a imaginar se teem de fazer um desvio de emergencia ou travagem, impossivel de comparar com maioria dos ligeiros.

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                  Tem piada pq o jornal Publico é um dos que vai dentro duma dessas carrinhas na A1 a mais de 150km/h, e com os gajos do armazém sempre a telefonarem a perguntarem qd é q chega o jornal
                                                  Seu...seu...seu CONDUTOR VOADOR!!!!

                                                  A Jurema ainda mexe?

                                                  Abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                                    A meu ver deveriam fiscalizar os excessos de velocidade, por vezes as autoridades pegam por coisas mesmo... por implicar.
                                                    Deixem lá os excessos de velocidade. Já chegam os limites ridículos que temos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto ao texto.. enfim, já comentaram tudo..

                                                      mas realmente este tipo de carros hoje em dia tem uma força incrível..
                                                      O meu pai tem uma ford transit (140 cv) , com os seus 7 metros de comprimento, na AE em menos de nada está nos 140/150, para um bixo daquele tamanho, wow..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ao senhor que escreveu o texto, para ele mudar de opiniao aconcelhava-o a fazer uma viagem de Barcelos a Evora durante o verao de ford transit de 1990, carregada e a nao dar mais de 100 a descer e 50 a subir...... que ele ficava a saber o que era bom...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não era nada mau pensado a colocação de tacógrafos e limitar a velocidade destes veículos a 110 km/h...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eis o meu dia a dia.
                                                            Conduzir uma carrinha de 3.5t, ela pesa 3.4t vazia, carregada anda a roçar as 6/7t. E mesmo assim em recta ainda vai aos 120kmh.
                                                            Carga excessiva, excesso de horas de condução?
                                                            Sim é isso tudo, mas no fim do mês recebo um ordenado bem acima da média nacional.
                                                            Se for tudo regulamentado e legislado, a empresa já mão me vai poder pagar o vencimento que tenho actualmente.

                                                            Mas aposto que o Sr. Luís Abrunhosa Branco, quando compra alguma coisa via intenet, gosta de receber a encomenda o mais rápido possível.
                                                            Pois o senhor que lhe toca a campainha e lhe trás a encomenda não apareceu lá por magia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X