Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre tacografos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida sobre tacografos!

    Comecei a tirar a categoria C á um mês sensivelmente, e apesar de já ter algumas luzes da temática(familiares camionistas) surge-me uma duvida já discutida com o meu instrutor, exclarecida mas que me faz pensar na mesma...
    Então é o seguinte: nos tacografos antigos(manuais) há 3 opções "cama", "martelos" e "outros trabalhos", o meu pai que tem carta de pesados á muitos anos, hoje em dia na posição de condução usa os "martelos", e foi assim que aprendeu também numa formação de tacografos na antram! Agora veio á baila este assunto nas aulas de mecânica e o instrutor(e os livros) dizem que em condução deve-se andar na posição da "cama", porque os martelos significam "outros trabalhos".
    Camionistas, como custam fazer?

    Isto está um bocado confuso mas é dificil explicar por escrita, mas penso que se perceba a ideia.

    #2
    Desculpa mas está muito confuso. Reformu-la a questão porque assim nimguém reponderá.

    Comentário


      #3
      Mais simples então: quando se vai a conduzir, qual a posição que se deve utilizar no tacografo? Falando nos antigos que apenas têm "martelos", "cama" e "quadrado com risco na diagonal".

      Comentário


        #4
        Não sei. Mas existem novos tacografos digiais.(electronicos)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
          Comecei a tirar a categoria C á um mês sensivelmente, e apesar de já ter algumas luzes da temática(familiares camionistas) surge-me uma duvida já discutida com o meu instrutor, exclarecida mas que me faz pensar na mesma...
          Então é o seguinte: nos tacografos antigos(manuais) há 3 opções "cama", "martelos" e "outros trabalhos", o meu pai que tem carta de pesados á muitos anos, hoje em dia na posição de condução usa os "martelos", e foi assim que aprendeu também numa formação de tacografos na antram! Agora veio á baila este assunto nas aulas de mecânica e o instrutor(e os livros) dizem que em condução deve-se andar na posição da "cama", porque os martelos significam "outros trabalhos".
          Camionistas, como custam fazer?

          Isto está um bocado confuso mas é dificil explicar por escrita, mas penso que se perceba a ideia.


          Isso dá direito a multa

          Os martelos significam trabalho,"outros trabalhos" é nos quadrados ou especie de quadrados!Cama é descanço e se estás em descanço,não estás a conduzir,porque conduzir é trabalho

          O teu pai está correcto!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RIDER Ver Post
            Isso dá direito a multa

            Os martelos significam trabalho,"outros trabalhos" é nos quadrados ou especie de quadrados!Cama é descanço e se estás em descanço,não estás a conduzir,porque conduzir é trabalho

            O teu pai está correcto!
            Então como é que é possivel um livro de mecânica que supostamente ensina os novos condutores de pesados pode estar errado? No livro tem os simbolos da seguinda forma:
            "Roda" - andamento (isto para os novos tacografos)
            "martelos" - outros trabalhos
            "cama"- descanso
            "quadrado" - disponibilidade do condutor(por exemplo do segundo).


            Isto está a fazer-me uma confusão tremenda

            Consegues arranjar-me algum decreto do imtt ou assim por favor?

            Comentário


              #7
              Para mim a tua escrita está bem explicita.
              O teu pai está certo, pelo menos foi dessa forma que aprendi, mas nisto dos tacógrafos sempre houve muita confusão.

              Comentário


                #8
                Pois, é uma grande consufão. É que por exemplo nos novos que são automáticos, ao parar por exemplo num semafáro aquilo faz descanso automáticamente...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                  Pois, é uma grande consufão. É que por exemplo nos novos que são automáticos, ao parar por exemplo num semafáro aquilo faz descanso automáticamente...
                  Faz o quê ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Faz o quê ?
                    O tacografo marca descanso automáticamente.

                    Comentário


                      #11
                      se desligares o carro sim, se parares mais de 15 min

                      Comentário


                        #12
                        Ora um desenterranço valente a ver se me tiram aqui uma dúvida.

                        Nos tacógrafos antigos (analógicos) quando se deve usar o quadrado com a risca na diagonal?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por platinum Ver Post
                          Ora um desenterranço valente a ver se me tiram aqui uma dúvida.

                          Nos tacógrafos antigos (analógicos) quando se deve usar o quadrado com a risca na diagonal?
                          Em princípio refere-se a isto :


                          b) "Tempo de disponibilidade":
                          - os períodos não correspondentes a períodos de pausa ou de repouso, durante os quais o trabalhador móvel não é obrigado a permanecer no seu posto de trabalho, mantendo-se no entanto disponível para responder a eventuais solicitações no sentido de iniciar ou retomar a condução ou de efectuar outros trabalhos. São considerados tempo de disponibilidade, nomeadamente, os períodos durante os quais o trabalhador móvel acompanha um veículo embarcado num ferry-boat ou transportado de comboio, bem como os períodos de espera nas fronteiras ou devido a proibições de circulação.
                          Estes períodos e a sua duração previsível devem ser previamente conhecidos do trabalhador móvel, isto é, antes da partida ou imediatamente antes do início efectivo do período em questão, ou de acordo com as condições gerais negociadas entre os parceiros sociais e/ou definidas pela legislação dos Estados-Membros,
                          - para os trabalhadores móveis que conduzem em equipa, o tempo passado ao lado do condutor ou numa couchette durante a marcha do veículo;

                          Comentário


                            #14
                            Tal e qual rucasantos

                            Comentário


                              #15
                              Então enquanto estou a carregar/descarregar, devo ter o tacografo a marcar o quê?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kanudobcl Ver Post
                                Para mim a tua escrita está bem explicita.
                                O teu pai está certo, pelo menos foi dessa forma que aprendi, mas nisto dos tacógrafos sempre houve muita confusão.

                                Alguém no forum pode ajudar-me na questão de leitura de tacógrafo analógico ou indicar um site onde eu possa aprender?

                                Comentário


                                  #17
                                  Tira uma foto a um disco usado e coloca as tuas duvidas (apaga os detalhes do condutor )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por platinum Ver Post
                                    Então enquanto estou a carregar/descarregar, devo ter o tacografo a marcar o quê?
                                    Martelos = Outros Trabalhos.

                                    Exemplos: Carregar/Descarregar (ou esperar), meter combustível, tratar/preencher a "papelada", inspecionar o veículo, abrir/fechar lonas e outros trabalhos do gênero.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu por acaso também tenho uma duvida, que me esqueci de tirar quando tirei o CAM, que é a seguinte:

                                      Já utilizei o quadrado enquanto estava à espera de instruções, para saber o que fazer a seguir a um serviço e não tenho a certeza se estará correcto, mas penso que sim, pois não estou a conduzir, não estou a descansar e nem a trabalhar, estou parado à espera de um telefonema, que dependendo do local, eu me posso ausentar da viatura e ir por exemplo a uma roulote... ou ir à cantina da empresa onde se acabou de fazer o serviço.

                                      Ou seja, tudo me leva a crer que posso marcar como Tempo de disponibilidade... mas não tenho a certeza.
                                      Editado pela última vez por domfillas; 20 March 2014, 01:41.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O teu pai esta correto. A posição "cama" só deve ser utilizada quando vais efetivamente fazer descanso. Todas as outras actividades (cargas, descargas, documentação, abastecer viatura, etc) devem ser marcadas como outros trabalhos.
                                        Ou seja, se puseres o tacógrafo na posição "cama" e se, por exemplo, parares para abastecer combustivel e fores fiscalizado pelas autoridades, podes ser multado, porque estas a fazer outros trabalhos e o tacógrafo está a marcar descanso.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X