Casa inteligente

Cheires

Active member
Olá a todos.
Como frequentador deste forum à já vários anos, e como sei que o mesmo é frequentado por gente das mais diversas áreas, faço um apelo aos profissionais e estudantes da área da eletricidade/electrónica.
Ora a quetão é a seguinte.
Gostava de tornar a minha casa inteligente, e por inteligente quero dizer, poder aceder a um PC, e através do mesmo controlar por exemplo, a iluminação da minha casa.
Para já apenas a iluminação, depois podem ser acrescentadas outras "freatures" que eu ache necessárias.
A parte informática eu sei fazer, por isso precisava de ajuda era para a parte eletrónica, ou melhor, para a parte que faz a "tradução" entre o PC e o interruptor propriamente dito.
Alguém me pode ajudar com isso?
Por ajuda pretendo apenas que me indiquem soluções para essa tradução.
Desculpem o testamento, e obrigado a todos.

Obrigado pela informação.
Já estou a consultar.
Mas pretendia também equipamento, uma vez que nas pesquisas até agora ainda não obtive informação sobre o equipamento, e que tipo de mudanças terei que efectuar na minha casa para poder instalar esse sistema.
Em todo caso vou continuar com as pesquisas.

Olá a todos.
Como frequentador deste forum à já vários anos, e como sei que o mesmo é frequentado por gente das mais diversas áreas, faço um apelo aos profissionais e estudantes da área da eletricidade/electrónica.
Ora a quetão é a seguinte.
Gostava de tornar a minha casa inteligente, e por inteligente quero dizer, poder aceder a um PC, e através do mesmo controlar por exemplo, a iluminação da minha casa.
Para já apenas a iluminação, depois podem ser acrescentadas outras "freatures" que eu ache necessárias.
A parte informática eu sei fazer, por isso precisava de ajuda era para a parte eletrónica, ou melhor, para a parte que faz a "tradução" entre o PC e o interruptor propriamente dito.
Alguém me pode ajudar com isso?
Por ajuda pretendo apenas que me indiquem soluções para essa tradução.
Desculpem o testamento, e obrigado a todos.

Sinceramente acho melhor ires pela Domótica.
Tenho uma que controla estores, alarmes (intrusão, incêndio, inundação, gás), aquecimento/arrefecimento e tudo mais que quiseres (iluminação incluída). Tem opção de ligação remota mas também por telemóvel que é a que está a funcionar. Para mim é mais simples, é só trocar sms com a central e controlo tudo, esteja onde estiver.

Agora vais por isso de raiz ou adaptar a uma casa já existente? é que se for para adaptar vai ser complicado, a quantidade de fios a passar é enorme...

Sinceramente acho melhor ires pela Domótica.
Tenho uma que controla estores, alarmes (intrusão, incêndio, inundação, gás), aquecimento/arrefecimento e tudo mais que quiseres (iluminação incluída). Tem opção de ligação remota mas também por telemóvel que é a que está a funcionar. Para mim é mais simples, é só trocar sms com a central e controlo tudo, esteja onde estiver.

Agora vais por isso de raiz ou adaptar a uma casa já existente? é que se for para adaptar vai ser complicado, a quantidade de fios a passar é enorme...

Era adaptar....
Eu pretendia apenas e para já, luzes, mas mais tarde também estores e alarme.
Mas se é necessário passar assim tantos fios, parece-me incomportável.
Pensei que seria uma placa de controlo ligada ao quadro electrico (apenas para as luzes)

Era adaptar....
Eu pretendia apenas e para já, luzes, mas mais tarde também estores e alarme.
Mas se é necessário passar assim tantos fios, parece-me incomportável.
Pensei que seria uma placa de controlo ligada ao quadro electrico (apenas para as luzes)

Epá não sei se existem soluções sem fios no mercado, a minha usa fios.

Imagina por exemplo: De todos os interruptores (luz, estores, teclados alarme) e sensores (células alarme, inundação, gás, fumo) vai um cabo até à central. Depois da central vai mais um cabo para as luzes, motores estores, sirene, caldeira, válvulas de segurança, etc...

Agora imagina uma casa com várias divisões e multiplica por isso tudo. A vantagem é que não tens que passar um cabo para cada estore ou luz, aquilo funciona por módulos e podes ligar em série, mas mesmo assim são muitos fios até à central.

Para iluminação, e se for só numa divisão pode ser bem mais simples. Consulta uma empresa e pede orçamento para o que queres.

Cumpts.

Última edição:
Pões um PC com várias drives de CD junto ao quadro e cada uma a abrir ou a fechar liga ou desliga os interruptores.. [:)][:)][:)]

Que tal???

Pões um PC com várias drives de CD junto ao quadro e cada uma a abrir ou a fechar liga ou desliga os interruptores.. [:)][:)][:)]

Que tal???

Não dá. Teria que por o pc deitado, e a drive de cds ligaria vários interruptores ao mesmo tempo. Não é isso que se pretende, mas agradeço a sugestão.

Tou a trabalhar precisamente na area que precisas, a orçamentar grandes obras a nivel tecnico e electrico e sistemas automáticos inteligentes...

o que queres afinal e o que queres gastar? aviso já que os sistemas de domótica com central obviamente são bastante caros.

Tou a trabalhar precisamente na area que precisas, a orçamentar grandes obras a nivel tecnico e electrico e sistemas automáticos inteligentes...

o que queres afinal e o que queres gastar? aviso já que os sistemas de domótica com central obviamente são bastante caros.

Então és mesmo a pessoa que eu estava à procura [;)]
Em primeiro lugar precisava apenas de informações.
Como já disse é para o meu apartamento, já habitado, por isso, já está com tudo tapado.
É viável fazer uma coisa dessas numa casa já com as ligações elétricas feitas?
Pra já seria só para as lâmpadas, poder ligar e desligar remotamente, através do PC ou telemovel.
Preço assim aproximado, para 7 lâmpadas, podes dar-me, se preferires por PM está à vontade.
Abraço e obrigado

Então és mesmo a pessoa que eu estava à procura [;)]
Em primeiro lugar precisava apenas de informações.
Como já disse é para o meu apartamento, já habitado, por isso, já está com tudo tapado.
É viável fazer uma coisa dessas numa casa já com as ligações elétricas feitas?
Pra já seria só para as lâmpadas, poder ligar e desligar remotamente, através do PC ou telemovel.
Preço assim aproximado, para 7 lâmpadas, podes dar-me, se preferires por PM está à vontade.
Abraço e obrigado

Eu orçamento essas coisas mas atravez um mapa de quantidades e especificações.... mas vamos por partes...[:cool:]

o que se costuma fazer é o seguinte:

detector de gases: CO2 (inventualmente Hidrogénio ou outro.)
detector de intrusão e incendio
Chamadas de pessoas (usado nas wc de deficientes e não só)
Video porteiro e vigilancia.
Abertura de portas e janelas por domótica
Celulas fotosensiveis para acender as luzes atravez de um detector de movimentos.
Sistema automatico de gestão de garagens e parques de estacionamento.

Mas isso envolve mtos cabos e cablagem...normalmente é tudo feito de raiz em espaços importantes ou edificios de luxo.

No teu caso já tá tudo montado e tu só queres programar a hora de ligar e desligar as luzes... para isso é preciso um PC que tu já tens...é preciso softwere e uma central de controlo, mas tambem era preciso estar tudo ligado á central, ou seja isso exige uma ligação especifica e isso pode ser complicado, se fosse tudo feito de raiz , bastava um projectita de electrecidade e apartir daí era facil orcamentar o equipamento especifico assim é mais complicado e nem sei se isso assim é viavel, mas vou-me informar e depois digo-te.

De qualquer modo este tipo de equipamento é bastante caro e a montagem requer tecnicos especializados e assessoria tecnica e com mtas vezes formação.

Mas vou tentar ver se o que queres é possivel

Se a ideia é ir acendendo e apagando luzes para dar ideia que a casa está habitada é mais fácil colocar um temporizador electrónico em cada interruptor e podes definir várias horas para acender e apagar a cada dia

Se tens jeito pra mexer em electricidade e electrónica espreita aqui:

http://www.velleman.be/ot/en/product/list/?id=361192

Estes tipos começaram por fazer kits de electrónica e agora já têm soluções domótica faça você mesmo.

Quanto à grande quantidade de condutores, sem ser um entendido, sempre achei que por mutiplexagem se conseguia fazer uma automação destas (cabo de corrente já lá está).

Se tens jeito pra mexer em electricidade e electrónica espreita aqui:

http://www.velleman.be/ot/en/product/list/?id=361192

Estes tipos começaram por fazer kits de electrónica e agora já têm soluções domótica faça você mesmo.

Quanto à grande quantidade de condutores, sem ser um entendido, sempre achei que por mutiplexagem se conseguia fazer uma automação destas (cabo de corrente já lá está).

Uma bela ideia de facto. Já tinha andado nesse site, mas não emcontrei nada que me servisse. Agora sim, gostei do que vi.
Obrigado[;)]

Tenho uma central domotica da centralcasa e é muito bom.

Não tem fios, usa o standard X10 (podes ligar outras marcas), posso controlar por telefone, desligar e ligar aparelhos remotamente.

Permite simular presença, permite ligar aparelhos que detectem fumo, termóstatos (para ligar ou desligar aquecedor/AC) ou sensores de movimento.

Permite também usares um comando parecido com o da televisão para ligares tudo e mais um par de botas sem descolares o c* do sofá... [:D]

Ah, e faz de alarme, com aviso sonoro ou por telefone /sms.

Voltar
Superior