Efacec

Eu continuo sem perceber esta mania de querer salvar as empresas a que chamam de "estratégicas" a todo o custo.

Na realidade, não são empresas "estratégicas", são é "insustentáveis".

Não sei se já foi partilhado, mas aqui fica.
26d7788a0feb776b64af69221deb97b1.jpg

Eu continuo sem perceber esta mania de querer salvar as empresas a que chamam de "estratégicas" a todo o custo.

Na realidade, não são empresas "estratégicas", são é "insustentáveis".

Estratégia implica visão de longo prazo.

Para quem tem vista curta ou não percebe o que faz a EFACEC e seu potencial futuro é para fechar e acabou.

Eu reconheço a o peso das ajudas mas se fosse governante, votaria a favor. Isto numa perspectiva de vantagens e inconvenientes para o país. Não seria uma decisão financeira, muito menos de curto prazo.

No entanto, achei excessivo o tempo para reprivatização. A empresa desnatou imenso na parte de RH nos últimos anos.

Porém, tem ainda know how com valor e pessoas dispostas a retomar actividades.

Para quem tem vista curta ou não percebe o que faz a EFACEC e seu potencial futuro é para fechar e acabou.

Eu reconheço a o peso das ajudas mas se fosse governante, votaria a favor. Isto numa perspectiva de vantagens e inconvenientes para o país. Não seria uma decisão financeira, muito menos de curto prazo.

No entanto, achei excessivo o tempo para reprivatização. A empresa desnatou imenso na parte de RH nos últimos anos.

Porém, tem ainda know how com valor e pessoas dispostas a retomar actividades.

Estratégia e visão de longo prazo, não combina com política, muito menos em Portugal...

Reconhecendo os méritos à Efacec, tenho na minha ideia que qualquer boa empresa ou com potencial de futuro é sempre apetecível de aquisição por parte dos seus concorrentes ou potenciais interessados.
No entanto, a privatização da Efacec demorou imenso tempo e tinha vários pressupostos o que só beneficiou os potenciais interessados.
Era uma corrida contra o tempo, sempre em prejuízo do Estado.

Tenho praticamente a certeza que a Efacec será para desmantelar, distribuir os seus activos pelas empresas do grupo Mutares, e liquidar o que sobrar.
Muitos credores vão ficar a arder com os seus créditos...

Estratégia e visão de longo prazo, não combina com política, muito menos em Portugal...

Reconhecendo os méritos à Efacec, tenho na minha ideia que qualquer boa empresa ou com potencial de futuro é sempre apetecível de aquisição por parte dos seus concorrentes ou potenciais interessados.
No entanto, a privatização da Efacec demorou imenso tempo e tinha vários pressupostos o que só beneficiou os potenciais interessados.
Era uma corrida contra o tempo, sempre em prejuízo do Estado.

Tenho praticamente a certeza que a Efacec será para desmantelar, distribuir os seus activos pelas empresas do grupo Mutares, e liquidar o que sobrar.
Muitos credores vão ficar a arder com os seus créditos...

O estado nunca devia ter lá entrado. O problema da Efacec era na componente de gestão, feita à moda de uma empresa pública, ou pior ainda... O sigilo profissional não me deixa falar, mas havia coisas de bradar aos céus.

Conheço ainda quem não tenha lá aguentado um ano a trabalhar, tal a forma como o "barco" era conduzido.

• Gosto
Reações: bg2
Há gente aqui falar da EFACEC como se fosse a Tesla ou a Intel.

Era uma pequena empresa a nível global com alguns produtos interessantes e com alguma competividade.

Nada mais, se fosse um diamante já teria sido comprada há muito tempo e não por tostões.

Como referência temos a ABB, empresa Suiça que factura cerca de 30 mil milhões vs 150 milhões da EFACEC.

Última edição:

Para quem tem vista curta ou não percebe o que faz a EFACEC e seu potencial futuro

E afinal qual é essa visão de longo prazo?

Se nem sequer conseguiu vingar numa época em que existe uma enorme procura na sua área de atuação, afinal qual seria esse potencial futuro ?

• Gosto
Reações: DMA
Há gente aqui falar da EFACEC como se fosse a Tesla ou a Intel.

Era uma pequena empresa a nível global com alguns produtos interessantes e com alguma competividade.

Nada mais, se fosse um diamante já teria sido comprada há muito tempo e não por tostões.

Como referência temos a ABB, empresa Suiça que factura cerca de 30 mil milhões vs 150 milhões da EFACEC.

(ironia on)

Eh pá, não digas isso! Segundo o que já li no FMG, a Suíça é só banca (e na sua maioria suja) 😑

(ironia off)

Agora mais a sério: o estado adora enterrar dinheiro nas empresas e de seguida vendê-las ao desbarato. É um clássico ... e há casos recentes escandalosos. O mais óbvio é a TAP. Mas há também a venda duma percentagem significativa do Novo Banco à LS ... e depois de se andar a sanear o NB com milhares de M, quando ele volta a dar lucros substanciais, a maioria das acções já não são do estado (são da LS).

Consequências políticas?
Consequências judiciais?

Como é óbvio zero. Não havendo responsabilização e penalizações é completamente óbvio que vão continuar a empalar o contribuinte.

Esta situação da Efacec é só mais uma para somar ao portfolio de cgdas. Um tema que não estou muito informado foram os Estaleiros de Viana; mas a ideia que tenho, foi que depois do estado desamparar a loja, a coisa melhorou muito.

E depois há umas "pseudo-empresas" como as que criaram para o ramo da defesa (Empordef por exemplo), a Parque Escolar, etc e que acabam com as contas em farrapos e num autêntico filme de terror no que diz respeito à gestão e a reportar contas (e nem vamos entrar no campo do que é ilegal, negociatas, etc).

Depois é claro que o OE nunca chega.

Mas enquanto isso há gente a sair-se muito bem no meio disto tudo ... o guito passa do bolso de quem não se pode defender (contribuinte), para os bolsos de quem pertence (ou pertenceu) ao estado/partidos políticos e também para os "empresários" que vivem colados ao órgãos executivos e legislativos.

Última edição:
E afinal qual é essa visão de longo prazo?

Se nem sequer conseguiu vingar numa época em que existe uma enorme procura na sua área de atuação, afinal qual seria esse potencial futuro ?

Esse que dizes.
Há enorme potencial nesse sector.
A tua questão tem a resposta.

Esse que dizes.
Há enorme potencial nesse sector.
A tua questão tem a resposta.
Explica lá o potencial no sector sff.
E onde é que uma empresa como a EFACEC poderá sobreviver e ganhar cota de mercado.

A empresa em 3 anos teve uma reduzida de vendas de 60%, sei que os bons quadros se mudaram para a concorrência.

Se fosse uma empresa com potencial o comprador não teria de receber dinheiro para ficar com ela.

Tem margens negativas superior a 50%

Alguém se lembra da FNAC, esta e mais uma para fechar o ciclo do que foi criado há muitas décadas atrás.

e3904c86cb52e8f4f604db97f6201502.jpg

Última edição:
Explica lá o potencial no sector sff.
E onde é que uma empresa como a EFACEC poderá sobreviver e ganhar cota de mercado.

A empresa em 3 anos teve uma reduzida de vendas de 60%, sei que os bons quadros se mudaram para a concorrência.

Se fosse uma empresa com potencial o comprador não teria de receber dinheiro para ficar com ela.

Tem margens negativas superior a 50%

Alguém se lembra da FNAC, esta e mais uma para fechar o ciclo do que foi criado há muitas décadas atrás.

e3904c86cb52e8f4f604db97f6201502.jpg

Decisão foi política e correcta tendo em conta a minha percepção pessoal e profissional.

Independentemente dos argumentos: vais sempre ser contra e eu a favor.[;)]

Por isso não me vou extender muito.

Não nego que houve uma má gestão da empresa e do processo de reprivatização. Mas a empresa é mais que isso.

Sou da opinião que uma empresa deste tipo faz falta ao país por inúmeras razões umas mais racionais que outras.

Não suporto olhar para desindustrialização em sectores em que podemos competir.

A longo prazo é ruinoso para o país em vários aspectos.

Mas é preciso coragem para tomar a decisão.

Faria falta... se fosse sustentável. Mas a realidade mostra que não é.

Podemos competir? Se isso fosse verdade, a EFACEC não tinha falido, pois não?

Competir é termo que não se aplica aqui.

A EFACEC bem gerida teria a capacidade, por aí só , de aprovisionar sistemas e equipamentos para inúmeras áreas críticas no país desde transportes, energia e muitas outras infraestruturas.

Sem EFACEC tudo se faz na mesma mas importamos tudo e ficamos concentrados a vender mão de obra barata, alojamento locais, hotéis e muito solinho.

Temos em Portugal das melhores escolas de gestão ( segundo se diz nos rankings). Não existe motivo nenhum para não se gerir bem uma empresas de maquinaria.

Nenhuma. Mas alguém ntem de ter os ditos no sítio para perceber as implicações de deixar cair uma empresa destas.

Fácil seria deixar cair. Fácil de justificar financeiramente em 3 segundos. Mas isso seria não ter visão de longo prazo.

É claro que o país incorreu num risco. Todas as decisões envolvem risco.

Qual melhor escola de gestão? A Nova está em 468 lugar a nível mundial.

Empresas de engenharia não se fazem e gerem com gestores ou economistas.

Sim, a EFACEC era das exceções, tinha capacidade de desenvolver, produzir e colocar produtos com algum nível tecnológico num mercado concorrencial.

Deram cabo da empresa com a nacionalização, como seria espectável.
Os melhores quadros saíram.

Hoje é uma empresa sem valor, como se vê pelo processo de privatização.

Última edição:
Qual melhor escola de gestão? A Nova está em 468 lugar a nível mundial.

Empresas de engenharia não se fazem e gerem com gestores ou economistas.

Sim, a EFACEC era das exceções, tinha capacidade de desenvolver, produzir e colocar alguns produtos no mercado concorrencial.

Deram cabo da empresa com a nacionalização, como seria espectável.

Hoje é uma empresa sem valor, como se vê pelo processo de privatização.

Empresas como a EFACEC precisam de bons gestores, bons engenheiros técnicos e bons engenheiros gestores.

O valor da empresa é maior do que o dos livros. Se não fosse assim, o estado teria deixado cair.

Eu tenho uma abordagem prática. A empresa está capacitada para construir equipamentos de que o país precisa agora e no futuro ( energia e transportes) portanto quanto mais depressa estiver a laborar melhor.

Custa dinheiro sim mas menos do que importar equipamentos nas próximas décadas.

Por isso é que vejo isso como estratégia de longo prazo sobretudo num período de transição energética como e que se avizinha.

Era extremamente estúpido deixar cair uma das empresas com maior potencial nesta área.

Estás a ver o filme ao contrário.

A empresa não foi nacionalizada porque estava em dificuldades pelo contrário, a empresa foi nacionalizada com o objetivo de retirar a maior accionista da empresa.

A estrutura de empresa deste ramo é essencialmente formada por engenheiros, gestores de carreira ou advogados têm um papel secundário.

A empresa para de facto colocar porodutisuno mercado precisa de ser competiviva, está inserida num mercado aberto e concorrêncial.

Não podes manter uma empresa deste tipo artificialmente, não e por existir que automaticamente tem capacidade de entregar.

Hoje a EFACEC não e competiva, perdeu cerca de 60% das vendas e não é mais PQ está a vender a baixo do custo.

Está com margens negativas acima de 50%

E sim o valor de uma empresa e o valor que alguém está disposto a pagar por ela, não e definido por um grupo de políticos.

Estuda o caso da Sorefame, e vê o que aconteceu quando o Estado lhe colocou as mãos.

A EFACEC terá um destino semelhante.

A única possibilidade de empresas estatais Portuguesas sobreviverem é em monopólio ou com injeção de capital dos contribuintes.

Exceção, CGD por razões específicas.

Última edição:
Voltar
Superior