Efacec

A minha opinião é baseada naquilo que sei e compreendo no contexto actual do país.

Não quero discutir o tema das privatizações em geral porque isso desvia-nos do tema.

Eu penso que Portugal precisa de uma empresa local como a EFACEC para dar resposta às necessidades do futuro próximo. Não me interessaam as contas da empresa ou falar de teoria de avaliação de empresas. Se vamos por aí eu não restou aqui a fazer nada: não tenho onde me agarrar.

Perder valências como as da EFACEC é para mim um erro muito grande para o país mas o mesmo tipo de erros tem acontecido por toda a Europa. Perdemos para China para US perdemos para todos os lados e no final ficamos dependentes de terceiros até para fabricar sabonetes e escovas de dentes.

Isto está a um nível acima do debate politico.

Mas não estou muito por dentro da resolução final , sei que já resolveram mais ainda não li sobre o tema.

Perdemos para os EUA e para a China que mundo vives 😄

Nem estarmos no mesmo jogo.

Põe uma coisa na cabeça, a existência de empresas como a EFACEC ou Sorefame, não depende da boa vontade de pessoas como tu nem da elite política.

Depende única e exclusivamente da existência de capital, accionista, gestão e qualidade de recursos humanos.

Já que falas de pasta de dentes, faço questão de comprar a Couto. 😎

E tu? Aposto que usas Colgate ou de uma outra multinacional qualquer.
2de182f20971b249d6b2e956a210e89d.jpg

Não sei bem do que queres falar porque divagas muito e fico com dificuldades em manter o ritmo. Perco um pouco o Interesse e não me apetece repetir o que já escrevi porque acho que está muito bem explicado.

Os países todos, independentemente do sistema, escolhem ser ou não ser protecionistas em relação a determinadas empresas e sectores de actividade.

O que fizemos em Portugal em relação a esta empresa foi tentar salvar a marca e manter know-how e, sobretudo, a cultura dessa empresa em particular.

Foi isso que aconteceu.

É normal que não acompanhes, porque não se trata nada disso que estás a dizer, estás completamente a Leste.

Nenhum país da EU ou da OCDE tem protecionismo para uma empresa do ramo da EFACEC (uma pequena empresa cujo Core business é transformadores 😄), nenhum.
Não é mesmo estratégico nem vital para nenhum país.

O único objetivo da nacionalização foi retirar a Isabel dos Santos da estrutura acionista da empresa.
A EFACEC estava de boa saúde, a crescer e a expandiu no seu maior mercado externo ,os EUA.

O que fizeram foi destruir a empresa.

Isto é simples, mas se te parece complicado e normal que percas o interesse.
Haverá concerteza tópicos de assuntos mais corriqueiros.

Última edição:
Fazes bem, já agora que te preocupas tanto com a indústria nacional, podes começar por comprar pasta dendrítica Couto.

É nacional e é bom 👍

Pensando bem, do ponto de vista de imagem tecnologica do país, a EFACEC era uma referência.
Não havia nenhuma missão da câmara de comércio em que não eram um exemplo da jóia da coroa do know how português. Esse é apenas mais um motivo que terá influenciado a decisão do governo.

Eu não conheço bem a situação financeira em detalhe mas geralmente são os bancos que beneficiam mais quando o estado entra porque são eles que assumem mais riscos no financiamento anterior ( em volume). Além desses, beneficiam provavelmente a supply chain deles que tem seguramente empresas com ligações aos partidos ( mas isso também acontece noutros países.).

Pessoalmente ( e profissionalmente) penso que o goodwill ( o potencial da empresa par o futuro) teve maior impacto.

E digo profissionalmente com muita humildade ( eu não tenho relevância nenhuma neste assunto, sou mero amandaddor de postas de pescadas), é só por que sei que vamos precisar de comprar muitos milhões em equipamentos importados que podem ser fabricados por uma empresa deste tipo.

E digo isso não para defender este governo porque sei também que o PSD teria feito o mesmo ou algo parecido. Talvez fosse mais expedito na resolução que foi muito demorada.

Portanto é protecionismo sim e tem o seu custo.

Mas não liguem a este post porque eu não percebo nada de economia nem de análise financeira. A minha preocupação é mais com o futuro do país e com a questão da salvaguarda das valências técnicas que ainda temos.

Acho que é importante manter em Portugal empresas industriais assim que fazem e fabricam equipamentos complexos que se vejam.

Pensando bem, do ponto de vista de imagem tecnologica do país, a EFACEC era uma referência.

Referência em que sentido? O que é que a EFACEC faz/fazia que era melhor que a concorrência?

Referência em tecnologia? Olha, referência Portuguesa em tecnologia é esta empresa que quase ninguém conhece: Outsystems.

gartner-magic-quadrant-for-enterprise-low-code-application-platforms-2023-560.jpg

Referência em que sentido? O que é que a EFACEC faz/fazia que era melhor que a concorrência?

Referência em tecnologia? Olha, referência Portuguesa em tecnologia é esta empresa que quase ninguém conhece: Outsystems.

gartner-magic-quadrant-for-enterprise-low-code-application-platforms-2023-560.jpg

Conheço muito bem. São sectores de actividade bastante diferentes.A comparação é injusta. É comparar uma abelha com um elefante. Competem em arenas completamente diferentes.

O que eu acho que não sabes muito o que é ( neste caso o que foi) a EFACEC. Tens uma vaga ideia. Se soubesse não terias estas dúvidas. ( Digo isso com todo o respeito)

Competia em vários sectores industriais. E dou-te um exemplo concreto. A EFACEC era a única representante portuguesa do ocidente à asia em diversas feiras industriais a nível global. Dependendo do sector, tinha sempre alguma relevância.

As empresas nascem e morrem e até percebo muito bem quem queira enterrar esta empresa também mas eu acho que merece esta oportunidade até pelo histórico de representação de Portugal no mundo.

Última edição:
Conheço muito bem. São sectores de actividade bastante diferentes.A comparação é injusta. É comparar uma abelha com um elefante. Competem em arenas completamente diferentes.

Parece que não percebeste que a comparação não é entre a Outsystems e a EFACEC, a comparação é entre o que a Outsystems é na sua área, e o que a EFACEC é na sua área.

A EFACEC era a única representante portuguesa do ocidente à asia em diversas feiras industriais a nível global

Presenças em feiras? Isso significa alguma coisa?

O que realmente interessa é a competitividade, produtos inovadores, valor acrescentado, e acima de tudo vendas.

Eu não tenho nada contra a EFACEC, também acho que seria melhor termos a empresa a funcionar, mas só se fosse sustentável. E pelos vistos, não é.

Parece que não percebeste que a comparação não é entre a Outsystems e a EFACEC, a comparação é entre o que a Outsystems é na sua área, e o que a EFACEC é na sua área.

Podias ter escrito. Assim poupavas um post[:D]

Acho que eu nunca disse que era líder mundial de alguma coisa.
No mundo: existem empresas grandes e pequenas. No sector dos grandes transformadores fez concorrência a grandes empresas durante uns anitos e não preciso de ir ao Google para afirmar. É só porque sei. Mas provavelmente nos últimos anos já não estaria neste nível.

Enfim isso é história da indústria portuguesa.

Última edição:
Presenças em feiras? Isso significa alguma coisa?

O que realmente interessa é a competitividade, produtos inovadores, valor acrescentado, e acima de tudo vendas.

Eu não tenho nada contra a EFACEC, também acho que seria melhor termos a empresa a funcionar, mas só se fosse sustentável. E pelos vistos, não é.

Claro que sim.
Só se expõe numa feira se existem produtos para mostrar.

Além disso existe orçamento de estado paga para empresas exporem também. O estado pagava parte disso e a EFACEC recebia.

Se pagava é porque era parte interessada.

Mas este tipo de conversa não se pode ter aqui por escrito, há sempre distorções e má fé.

E digo isso não para defender este governo porque sei também que o PSD teria feito o mesmo ou algo parecido. Talvez fosse mais expedito na resolução que foi muito demorada.

Portanto é protecionismo sim e tem o seu custo.

Mas não liguem a este post porque eu não percebo nada de economia nem de análise financeira. A minha preocupação é mais com o futuro do país e com a questão da salvaguarda das valências técnicas que ainda temos.

Acho que é importante manter em Portugal empresas industriais assim que fazem e fabricam equipamentos complexos que se vejam.

Ok, podes explicar porque é que o estado portugal nacionalizou a EFACEC, e porque é que o PSD faria o mesmo.

Quase as razões?
A empresa estava falida?
Ia fechar portas?
Porquê é que foi nacionalizada?

”Há uma dúzia de anos, a Efacec ultrapassava os mil milhões de euros de volume de negócios anual e empregava cerca de 4.600 pessoas. Nos anos seguinte, foi perdendo força de trabalho e músculo económico-financeiro, tendo entrado em falência técnica. Com a tomada do controlo da empresa por Isabel dos Santos, no final de 2015, a companhia voltou a pisar terreno positivo.

Hoje factura 160 milhões e tem 2000 trabalhadores”

Ok, podes explicar porque é que o estado portugal nacionalizou a EFACEC, e porque é que o PSD faria o mesmo.

Quase as razões?
A empresa estava falida?
Ia fechar portas?
Porquê é que foi nacionalizada?

”Há uma dúzia de anos, a Efacec ultrapassava os mil milhões de euros de volume de negócios anual e empregava cerca de 4.600 pessoas. Nos anos seguinte, foi perdendo força de trabalho e músculo económico-financeiro, tendo entrado em falência técnica. Com a tomada do controlo da empresa por Isabel dos Santos, no final de 2015, a companhia voltou a pisar terreno positivo.

Hoje factura 160 milhões e tem 2000 trabalhadores”

És contabilista ou quê?[:D]
Eu escrevi que não havia nada a discutir nesse aspecto. Pelas contas era deixar cair.

Mas como eu escrevo chinês continuas a bater nas mesma tecla.

O governo decidiu tomar a decisão por vários motivos os quais podes também encontrar na fundamentação usada na época. Foi acessorado financeiramente também porque tinha e tem impacto no orçamento.
O PSD não era nem podia ser contra por uma simples razão: há empresas da área do PSD ligadas à EFACEC.

Eu penso que foi salva, em última análise, da falência porque as elites ( dos partidos todos confundidos) assim o determiram.

Em meu entender: muito bem e espero que a reprivatização corra bem apesar de não ter muita fé na solução final.

O facto de não ter ficado em mãos nacionais vai acabar por criar problemas mais tarde ou mais cedo. Eu teria feito tudo para que ficasse em mãos nacionais.

Não leste certamente a fundamentação da nacionalização.

Ter lucros não significa nada tal como inverso. É um evento pontual que pode ser tendência ou não.

O que interessa para determinar a solidez financeira de uma empresa é a capacidade de poder honrar compromissos a curto e médio prazo com credores.

No momento em que foi nacionalizada, a empresa não tinha essa capacidade.

Bullshit, coloca aqui essa informação SFF.

Cego e aquele que não quer ver, impressionante.

Abre os links dos jornais espanhóis,e aprende alguma coisa e a razão por detrás da necessidade da saída da Isabel dos Santos.

E tudo uma questão política, o porquê quem quiser que comente.

Para mim e óbvio que não entendes nada do que escreves por aqui, apenas tretas e mais tretas.

No fim do dia foi destruida uma boa empresa.
Ponto final.

c63d6bed8bb105fcdcfe79a860588ad1.jpg
20620b6f43acfa8f8af63066bd75211c.jpg
d5206b8f7381e94010bcc78cbba9c4eb.jpg

ee95b2cee15ebc87c9c6601f73d01cf7.jpg

Última edição:
Bullshit, coloca aqui essa informação SFF.

Cego e aquele que não quer ver, impressionante.

Abre os links dos jornais espanhóis,e aprende alguma coisa.

O que escrevi daqui do ponto de vista da interpretação do que esteve na origem da nacionalização está razoavelmente correto.

A nacionalização era necessária e o PSD reconheceu isso.

Mas podes fazer inverso exercício de análises à situação pré nacionalização para demonstrar que a empresa estava em condições de continuar sem intervenção do estado.

Aproveita par brilhar apr:)[:cool:]

Voltar
Superior