IMI - dúvidas

Comprei a casa e passado uns 4 ou 5 meses pedi reavaliação da casa pelas finanças, não sei os termos corretos.
A casa q valia 128 pra eles e não tinha direito a isenção... passou a valer 123 e tive isenção 3 anos. Penso que acima de 125 não tem direito a isenção.
Fiz tudo pela net, nas finanças o que me disseram foi o mesmo que o user acima disse... que já não podia fazer nada e tinha q pagar pq a escritura estava feita. Mas mesmo assim tentei e deu. Foi em 2017.

Pois, por telefone também me disseram que não era possível.
Vou tentar fazer o pedido pelo site das Finanças, obrigado pela dica.

Deviam juntar os tópicos do IMI Dúvidas 😄 (https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/off-topic/132530-imi-dúvidas/page6)

Tenho crédito habitação de uma casa em conjunto com a minha respectiva (crédito dividido entre os dois) e fui ver do IMI (já que já acabou a isenção) no portal das finanças.
Ela aparece-lhe 69,89€.
A mim aparece 89,89€.

Qual será a razão para isto? Não devia ser metade igual para cada um?

Eu tenho outros imóveis em meu nome e por isso tenho duas prestações, a de agora em Maio e a do final do ano, mas penso que não é por ter o IMI em prestações, pois não?

Deviam juntar os tópicos do IMI Dúvidas 😄 (https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/off-topic/132530-imi-dúvidas/page6)

Tenho crédito habitação de uma casa em conjunto com a minha respectiva (crédito dividido entre os dois) e fui ver do IMI (já que já acabou a isenção) no portal das finanças.
Ela aparece-lhe 69,89€.
A mim aparece 89,89€.

Qual será a razão para isto? Não devia ser metade igual para cada um?

Eu tenho outros imóveis em meu nome e por isso tenho duas prestações, a de agora em Maio e a do final do ano, mas penso que não é por ter o IMI em prestações, pois não?

Se têm ambos 50% desse imóvel, o valor tem que ser igual nesse imóvel. Depois a forma como é dividido é que depende dos outros imóveis.

Olá.

O meu IMI é dividido em duas mensalidades.
Hoje usei a referência para pagar a 1 mensalidade mas tentei pagar o valor total.
Não deu.

Como consigo pagar o valor total? Existe algum sítio no portal das finanças onde possa gerar uma referência para o valor total?

Se têm ambos 50% desse imóvel, o valor tem que ser igual nesse imóvel. Depois a forma como é dividido é que depende dos outros imóveis.

Como tenho outros imóveis tenho duas prestações para pagar mas não me parece estar relacionado com isso.

Não consigo perceber.

Provavelmente vou tentar contactar as finanças para perceber.

Como tenho outros imóveis tenho duas prestações para pagar mas não me parece estar relacionado com isso.

Não consigo perceber.

Provavelmente vou tentar contactar as finanças para perceber.

Bem, já está explicado.
Está relacionado com o IRS e o facto de a Câmara Municipal de Lisboa atribuir um desconto no IMI às famílias, conforme o número de filhos.

Acontece que o IRS feito o ano passado, referente a 2021, foi feito individualmente e a nossa dependente ficou associada à mãe. Logo a mãe recebeu um desconto no IMI por ter um dependente e eu não. Daí a diferença do valor a pagar este ano.
Como este ano fizemos o IRS em conjunto, o IMI a pagar no próximo ano já terá desconto para os dois lados, se entretanto a Câmara mantiver essa regra.

Isto depende de câmara para câmara.

Para mim é o imposto mais absurdo que existe.

Na constituição está que todo o cidadão tem direito à habitação.

Então pagar um imposto sobre um direito constitucional básico ????? Que é universal e idêntico para todos ????

É UM ABSURDO !!!!! É um ROUBO !!!!

Mas ninguém acaba com ele.

O IMI deveria aplicar-se a partir da 2ª habitação.

Já se paga IMT, que não é pouco.

Última edição:
Já eu discordo de ti, em princípio.

O IMI em teoria paga o que tens acesso para aceder à tua habitação e cria valor para a mesma, segurança, limpeza, jardins, estradas, etc. É quase como um "condomínio camarário" e é um valor com o qual concordo que se deva pagar, zonas de maior valor pagam mais IMI, porque em teoria são mais difíceis de manter, e vice versa.

Já o IMT, é o maior aborto de imposto que existe (quer dizer, ainda temos o imposto de selo que é mais aborto ainda [8b][8b]), aí sim, 1ª habitação e HPP não deve pagar imposto nenhum, precisamente por essa premissa! Que toda a gente tem direito a habitação. E já temos impostos sobre mais valias para controlar os abusos.

Então pagar um imposto sobre um direito constitucional básico ????? Que é universal e idêntico para todos ????

É UM ABSURDO !!!!!

nenhuma casa é nossa e nenhum carro é nosso

mesmo que não não tenhamos dívidas aos bancos, pagamos sempre ao estado uma renda anual

portugueses mal pagos e afogados em impostos, é o que somos infelizmente

É UM ABSURDO !!!!!

Já eu discordo de ti, em princípio.

O IMI em teoria paga o que tens acesso para aceder à tua habitação e cria valor para a mesma, segurança, limpeza, jardins, estradas, etc. É quase como um "condomínio camarário" e é um valor com o qual concordo que se deva pagar, zonas de maior valor pagam mais IMI, porque em teoria são mais difíceis de manter, e vice versa.

Já o IMT, é o maior aborto de imposto que existe (quer dizer, ainda temos o imposto de selo que é mais aborto ainda [8b][8b]), aí sim, 1ª habitação e HPP não deve pagar imposto nenhum, precisamente por essa premissa! Que toda a gente tem direito a habitação. E já temos impostos sobre mais valias para controlar os abusos.

Não concordo contigo, Rasec...

O IMI é um imposto do imóvel, não dos acessos. Quando é para adquirir, não é o Estado que "entra com o guito"! Quando é para fazer reparações / manutenções, idem... Condomínio? O condomínio já tem despesas próprias e não vejo lógica nenhuma de admitir-se estar a pagar uma espécie de "condomínio camarário"!

As zonas de maior riqueza produzem, por vida económica própria, maior rendimento para o Estado! Mais gente, mais consumo, mais riqueza, mais IVAs e afins, etc... Os acessos fazem-se por meios próprios dos contribuintes, pagos e tributados por eles (IVAs, IUCs e afins...)!...

Quanto é que pagas de impostos quando adquires? Quanto pagas quando vendes? Quanto é que pagas quando herdas?

Em teoria, se fores vendendo e comprando, sucessivamente, casa para habitação chega uma altura em que os impostos "comeram-te" o guito todo...

O IMI é um imposto absurdo.

O IMI é um imposto do imóvel, não dos acessos. Quando é para adquirir, não é o Estado que "entra com o guito"! Quando é para fazer reparações / manutenções, idem... Condomínio? O condomínio já tem despesas próprias e não vejo lógica nenhuma de admitir-se estar a pagar uma espécie de "condomínio camarário"!

Estás no teu direito de não concordar, mas penso que fui claro.

Não estou a falar de obras no imóvel como a mim me pareceu óbvio (talvez não tenha sido), mas na zona onde o imóvel está inserido.

O IMI chamava-se, como saberás, contribuição autárquica, contribuição para a autarquia olhar pelo espaço onde o teu imóvel está inserido. Esse dinheiro não vem do IVA, nem do IUC, nem do ISV...

Peço desculpa, mas então estou a pagar impostos e taxes a mais. Estamos todos e todos sabemos isto. Pois as outras taxas e impostos camarários que pago IUC, IRS e outras mais etc, também vão para a autarquia....

Eu sei que estamos a ser roubados. Eles sabem que nos roubam. Já estive em reuniões com vereadores da câmara onde moro e a primeira coisa que eles dizem é que pagamos muitos impostos.....só não dizem que é para eles gastarem à maneira deles.

Fazer o que fazem mas com menos impostos é que era de gente capaz.....

O IMI é um ROUBO !

E não me esqueço que quem fez a atual versão foi a Manuela F. Leite. E que escreveu que passados uns anos o imposto deveria ser revisto.

É claro que não disse se revisto para pagar mais ou para pagar menos. Mas estamos sempre a pagar mais....se o índice de vetustez ajuda, o preço por m2 não ajuda....enfim uma roubalheira....

Estás no teu direito de não concordar, mas penso que fui claro.

Não estou a falar de obras no imóvel como a mim me pareceu óbvio (talvez não tenha sido), mas na zona onde o imóvel está inserido.

O IMI chamava-se, como saberás, contribuição autárquica, contribuição para a autarquia olhar pelo espaço onde o teu imóvel está inserido. Esse dinheiro não vem do IVA, nem do IUC, nem do ISV...
Bem, aí então!... Ainda se houvesse proactividade nessa "missão", mas mesmo quando se solicita, sugere, propõe, esse olhar é, demasiadas vezes, um "vislumbre"...

Mas percebo o que queres dizer...

Peço desculpa, mas então estou a pagar impostos e taxes a mais. Estamos todos e todos sabemos isto. Pois as outras taxas e impostos camarários que pago IUC, IRS e outras mais etc, também vão para a autarquia....

Eu sei que estamos a ser roubados. Eles sabem que nos roubam. Já estive em reuniões com vereadores da câmara onde moro e a primeira coisa que eles dizem é que pagamos muitos impostos.....só não dizem que é para eles gastarem à maneira deles.

Fazer o que fazem mas com menos impostos é que era de gente capaz.....

O IMI é um ROUBO !

E não me esqueço que quem fez a atual versão foi a Manuela F. Leite. E que escreveu que passados uns anos o imposto deveria ser revisto.

É claro que não disse se revisto para pagar mais ou para pagar menos. Mas estamos sempre a pagar mais....se o índice de vetustez ajuda, o preço por m2 não ajuda....enfim uma roubalheira....
Estou totalmente contigo, se há alguém neste fórum que sempre defendeu redução de impostos sou eu 🤣

Mas acho que há impostos mais justificáveis que outros.

Voltar
Superior