NTFS vs FAT

100do

New member
Qual é o melhor tipo de ficheiros?
Eu formatei o portatil e pretendia por em FAT (por acaso) mas enganei-me e formatei em NTFS.
Mais tarde tive que formatar so o C e formatei em Fat. Agora tenho o C em FAT e o D em NTFS.
Há algum problema nisso? E quais são as vantagens e inconvenientes de um e de outro?

FAT32 é mais rápido e mais para utilização caseira.
O NTFS é mais indicado para gerir quotas, para um SO com vários
utilizadores, etc...
Por norma tenho o disco com o sistema operativo a correr em NTFS e
o resto em FAT32.

Podes ter os dois tipos depende, normalmente o FAT seria melhor para discos até 30GB por exº e o NTFS para discos superiores a isso!
O próximo sistema operativo vai ter um sistema novo visto o NTFS correr o risco de ficar mais lento com discos superiores a 100GB

Mas podes ter duas partições com formatações diferentes!

O meu disco so tem 20Gb e quando tinha as 2 partições em NTFS notei que o computador estava muito lento e foi por isso que ao formatar o C puz em Fat.

citação:Originalmente colocada por pmct

o NTFS é sem duvida um mal menor.
não se comparar ao XFS, JFS, EXT3, Reiserfs.
mas é um mal menor

Dou pouco que percebo de Unix, o ReiserFS assustou-me um bocado.
Mas isso já foi há uns tempos. Qual é o teu parecer sobre esse FS?
Fiquei com a ideia de que havia alguma complexidade associada a ele.

Eu agora estou a preparar uma máquina para me "reciclar" em unix
e queria estar informado antes de tomar uma decisão.
E para ver se deixo de ver a vida a verde sobre fundo preto :D

citação:Originalmente colocada por neoxic

Em caso de espiga no fat32 é mais fácil de recuperar os dados...

Será?

Não é isso que consta... por exemplo:

http://www.anandtech.com/guides/viewfaq.html?i=63

One key advantage of NTFS is that it is a recoverable file system because it keeps track of transactions against the file system. When a CHKDSK is performed on FAT32, the consistency of pointers within the directory, allocation, and file tables is being checked. Under NTFS, a log of transactions against these components is maintained so that CHKDSK need only roll back transactions to the last commit point in order to recover consistency within the file system. Under FAT, if a sector that is the location of one of the file system's special objects fails, then a single sector failure will occur. NTFS avoids this in two ways: first, by not using special objects on the disk and tracking and protecting all objects that are on the disk. Secondly, under NTFS, multiple copies (the number depends on the volume size) of the Master File Table are kept. The role of the MFT is critical in NTFS, and it is easily fragmented: regular use of a good defragmentation tool is recommended. Programs such as Diskeeper, PerfectDisk and O&O Defrag will do the job. The Defragmentation Tool that ships with Win2K and WinXP DOES NOT defrag the MFT.

citação:Originalmente colocada por Jacare

citação:Originalmente colocada por neoxic

Em caso de espiga no fat32 é mais fácil de recuperar os dados...

Será?

Qd me refiro a espiga são problemas de hardware sem ser o disco.
É mais fácil sacar a informação de um fat32...

A segurança dos dados é superior no ntfs.

Imagina que a tua mobo pifa e queres recuperar o disco noutro computador. Com Fat32 só tens q ligar o disco. Com ntfs é mais dificil.

Voltar
Superior