Boas.
De facto é um assunto polémico.
Não sou coleccionador de relógios, muito menos um "conhecedor", mas, adoro os Breitling. Agora, uma coisa eu sei, nem que tivesse rios de dinheiro dava por eles o que eles custam, porque simplesmente para mim são relógios bonitos e tão só. Se me falarem numa réplica, parecida, bom, talvez já valha a pena para mim pois do que gosto é do design deles.
Claro que um coleccionador ou um apreciador provavelmente acha isto uma "imoralidade" mas para mim, comum dos mortais, chega-me.
O problema é que há por aqui muito menino que nem para a réplica tem dinheiro e depois critica a torto e a direito, armados em seguidores da razão e do purismo. Cada um usa o que quer e o que pode.
Há quem fique satisfeito com a réplica, há que só goste do original.
Por outro lado não devemos confundir "réplica" com "material contrafeito" pois são coisas diferentes em termos de conceito. É como os perfumes da moda: temos as essências, das marcas, e as fragâncias que são as réplicas. É natural que se note algo em termos de qualidade, no entanto paga-se uma fracção do preço também.
Cada um usa o que quer e eu, se pudesse, tinha uma réplica de um Breitling, não para mostrar aos amigos, mas porque gosto!
Abraço,
McDriver