Perda Anticongelante

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Título: Perda Anticongelante

  1. #1
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    Por Defeito Perda Anticongelante

    Tenho um Honda Civic 1.6 Idtec de 2017, que adquiri faz cerca de 2 meses.

    Acontece que fui vereficando que o nível de anticongelante ia descendo, especialmente quando circula em AE ou percursos maiores. Por norma em 100km de AE o nível do anticongelante desce da marca max para min...

    Já esteve na oficina, no dia de ontem, a fazer teste de pressão ao sistema de refrigeração, e não revelou problemas de descida de pressão ou de fugas...

    No entanto hoje fui verificar a tampa do óleo do motor e tinha uma pasta branca/amarelada (não em muita quantidade), como que condensação... Verifiquei a vareta do óleo e aparenta um aspecto normal e a nível...

    Agradeço ajudas, sugestões e opiniões...


  2. #2
    nto
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    Por Defeito

    Hum... parece que poderá estar a existir passagem...
    0bservador gosta disto.

  3. #3
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    Por Defeito

    A perder podes não estar...pode estar é a ir para onde não deve...já tem uma quilometragem considerável ou quê? Um carro recente assim...terá levado uns belos esquentamentos?

    Tens o histórico do veiculo? onde foi assistido...etc?

  4. #4
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    Por Defeito

    Tem apenas 40mk e foi assistido na Honda nas duas primeiras revisões.

    Comprei-o num stand usados do grupo VW. Ele trabalha bem, não aquece...

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Hum... parece que poderá estar a existir passagem...
    Como assim?

    Estou mesmo triste com esta situação... Tinha carro velho troco por um semi-novo e acontece-me isto...


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    A perder podes não estar...pode estar é a ir para onde não deve...já tem uma quilometragem considerável ou quê? Um carro recente assim...terá levado uns belos esquentamentos?

    Tens o histórico do veiculo? onde foi assistido...etc?
    Tem apenas 40mk e foi assistido na Honda nas duas primeiras revisões.

    Comprei-o num stand usados do grupo VW. Ele trabalha bem, não aquece...

  7. #7
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por espuma Ver Post
    Como assim?

    Estou mesmo triste com esta situação... Tinha carro velho troco por um semi-novo e acontece-me isto...


    Se o sistema esteve sob pressão e não foi detectada fuga... então o liquido terá de ír para algum lado...

    Depois indicas que há a "baba de camelo"... o que leva a acreditar, que possa de facto estar a existir passagem para o bloco motor.

    O que não invalida até... que essa baba de camelo, seja é originada pela condensação que possa advir de percursos pequenos...


    No entanto, estando colocado de parte a questão dos percursos pequenos... o baixar de nível numa "viagem" de 100km... e o sistema sob pressão, não acusar fuga... o liquido foi para algum lado e leva a indicar que tenha sido para o bloco.


    Se viatura foi adquirida a um stand... é garantia com ele.

  8. #8
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    Fazes percursos muito curtos?
    Os meus carros todos os invernos criam pasta tipo cafe com leite na tampa do oleo e não tem a junta queimada, mas o liquido também não desaparece!

  9. #9
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    Passagem de liquido refrigeração para o óleo pode dar-se pelo permutador ou junta ou...
    Leva isso para a garantia

  10. #10
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    Já vi situações muito semelhantes onde o problema era o permutador de calor.

    Um deles chegou a ser testado 3 ou 4x, até em oficinas diferentes, e nunca perdia pressão, apesar de perder montes de água em AE. Fora da AE, as perdas eram minimas, fazia centenas de kms quase sem se notar diferença no nível.
    Basicamente, com o permutador "frio", quase não passa água, pode até nem passar mesmo! Ao aquecer bastante, expande o suficiente para passar um rio

    Agora, é daquelas situações em que é dificil ter certezas e, quando é o cliente a pagar, muitos preferem ir atestando. Eventualmente o problema piora e torna-se fácil apontar o dedo...

    Não acredito que seja um problema a nível de bloco ou cabeça, esses notavam-se bem num teste de pressão. Fugas para o exterior dessa envergadura deixam sempre marca do anticongelante, mesmo que não se veja o liquido propriamente dito (pode evaporar)

    Havendo garantia, é insistir com eles. Convém ir trocando emails com eles, mesmo que seja de forma informal e não em forma de queixa, apenas para haver registo caso eles não reparem e o problema se mantenha para lá do periodo da garantia.
    Também podes ver que outras oficinas é que podes visitar dentro das que podem dar garantia.
    Fora disso, também podes levar o carro a uma oficina da tua confiança, ou algum especialista diesel na tua zona. Qualquer encargo que tenhas com isso sai-te do bolso e ninguém te vai devolver, mas pedir a opinião não custa nada e pode ser que ajude.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Já vi situações muito semelhantes onde o problema era o permutador de calor.

    Um deles chegou a ser testado 3 ou 4x, até em oficinas diferentes, e nunca perdia pressão, apesar de perder montes de água em AE. Fora da AE, as perdas eram minimas, fazia centenas de kms quase sem se notar diferença no nível.
    Basicamente, com o permutador "frio", quase não passa água, pode até nem passar mesmo! Ao aquecer bastante, expande o suficiente para passar um rio

    Agora, é daquelas situações em que é dificil ter certezas e, quando é o cliente a pagar, muitos preferem ir atestando. Eventualmente o problema piora e torna-se fácil apontar o dedo...

    Não acredito que seja um problema a nível de bloco ou cabeça, esses notavam-se bem num teste de pressão. Fugas para o exterior dessa envergadura deixam sempre marca do anticongelante, mesmo que não se veja o liquido propriamente dito (pode evaporar)

    Havendo garantia, é insistir com eles. Convém ir trocando emails com eles, mesmo que seja de forma informal e não em forma de queixa, apenas para haver registo caso eles não reparem e o problema se mantenha para lá do periodo da garantia.
    Também podes ver que outras oficinas é que podes visitar dentro das que podem dar garantia.
    Fora disso, também podes levar o carro a uma oficina da tua confiança, ou algum especialista diesel na tua zona. Qualquer encargo que tenhas com isso sai-te do bolso e ninguém te vai devolver, mas pedir a opinião não custa nada e pode ser que ajude.
    Ante de tudo, o meu obrigado pela ajuda.

    Depois, e desculpem a minha ignorância, o que é o permutador de calor, qual a sua função e como funciona.

    O próximo passo será colocar o carro na oficina logo que seja possível, na Honda, e accionar a garantia que é da DasWeltAuto através de uma empresa que é a Europassistance (acho que é assim). Esperemos que não me levantem problemas... Falei ontem com o vendedor do carro, no dia de ontem, e referiu que deveria colocar na oficina e devia ser a oficina a contactar a empresa da garantia. Não sei se é assim que se processa... Acham que deveria reportar previamente à empresa da garantia, antes de dar entrada na Honda?

    Estou completamente baralhado, não contava ter problemas destes com um carro semi-novo...

  12. #12
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Passagem de liquido refrigeração para o óleo pode dar-se pelo permutador ou junta ou...
    Leva isso para a garantia
    Vou colocar novamente na Marca, agora para accionar a garantia uma vez que os testes até ao momento foram suportados por mim, mas agora será para accionar a garantia.

    Sabe como devo proceder com a empresa da garantia?

    Obrigado

  13. #13
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por espuma Ver Post
    Ante de tudo, o meu obrigado pela ajuda.

    Depois, e desculpem a minha ignorância, o que é o permutador de calor, qual a sua função e como funciona.

    O próximo passo será colocar o carro na oficina logo que seja possível, na Honda, e accionar a garantia que é da DasWeltAuto através de uma empresa que é a Europassistance (acho que é assim). Esperemos que não me levantem problemas... Falei ontem com o vendedor do carro, no dia de ontem, e referiu que deveria colocar na oficina e devia ser a oficina a contactar a empresa da garantia. Não sei se é assim que se processa... Acham que deveria reportar previamente à empresa da garantia, antes de dar entrada na Honda?

    Estou completamente baralhado, não contava ter problemas destes com um carro semi-novo...


    Vê primeiro com a EuropAssistance, para ver quais as oficinas a que podes levar a viatura (se é que há limitação nesse sentido).

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por tojeh Ver Post
    Fazes percursos muito curtos?
    Os meus carros todos os invernos criam pasta tipo cafe com leite na tampa do oleo e não tem a junta queimada, mas o liquido também não desaparece!
    Por norma não faço percursos muito curtos, com uma ou outra excepção das voltas (ir às compras,etc...)...

    A minha utilização é mais ao fim de semana, durante a semana o carro está parado na garagem, que por sinal é um pouco húmida...

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Vê primeiro com a EuropAssistance, para ver quais as oficinas a que podes levar a viatura (se é que há limitação nesse sentido).
    Obrigado pelo conselho...

    Já liguei para eles e foram muito acessíveis. Deram o ok para colocar na Honda... Fico mais descansado...

    Agora é aguardar que a Honda me faça a marcação (estou à espera que me contactem porque ainda não têm orientações decorrentes das medidas do governo), entregar o carro e esperar que tudo se resolva...
    Última edição por espuma : 14-01-21 às 10:44:03

  16. #16
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por espuma Ver Post
    Obrigado pelo conselho...

    Já liguei para eles e foram muito acessíveis. Deram o ok para colocar na Honda... Fico mais descansado...

    Agora é aguardar que a Honda me faça a marcação, entregar o carro e esperar que tudo se resolva...
    Procura feedbacks ou algum comentário online sobre a oficina Honda onde vais colocar o carro...nem todos os mecânicos honda têm as mesmas capacidades...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Procura feedbacks ou algum comentário online sobre a oficina Honda onde vais colocar o carro...nem todos os mecânicos honda têm as mesmas capacidades...
    Estava a pensar colocar na Honda da Abrunheira/Sintra... Foi onde esteve a fazer o teste de pressão e falei com o mecânico que trabalho no meu carro e pareceu-me conhecedor e experiente...mas...

    Tens alguma sugestão de oficina? Neste momento preciso de toda a ajuda possível...

  18. #18
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    O permutador que falo é uma coisa deste genero:
    https://images.homedepot-static.com/...10-64_1000.jpg

    Faz a mesma função dum radiador "normal" só que usa o anticongelante para regular a temperatura do óleo.

    A europassistance é das melhorzinhas que anda por aí, podes ficar descansado.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    O permutador que falo é uma coisa deste genero:
    https://images.homedepot-static.com/...10-64_1000.jpg

    Faz a mesma função dum radiador "normal" só que usa o anticongelante para regular a temperatura do óleo.

    A europassistance é das melhorzinhas que anda por aí, podes ficar descansado.
    Obrigado!

    Fico um pouco mais descansado pelo facto da europeassistance ser das melhores, e espero que tudo se resolva...

    O que o mecânico da Honda me falou foi de vária possibilidades de problema: permutador, junta ou algo mais complexo. Penso que me referiu que quando pegassem no carro iriam do mais simples para o mais complexo... Não sei se o permutador, das situações faladas, é a hipótese mais simples e menos onerosa...

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    O permutador que falo é uma coisa deste genero:
    https://images.homedepot-static.com/...10-64_1000.jpg

    Faz a mesma função dum radiador "normal" só que usa o anticongelante para regular a temperatura do óleo.

    A europassistance é das melhorzinhas que anda por aí, podes ficar descansado.
    Caso seja do permutador, seria normal apenas passar anticongelante e não se notar no óleo do motor, ou não passar mesmo para o óleo do motor e apenas para o motor? Quais são os sintomas de falha/avaria no permutador?

    Depois outra dúvida, o que pode originar que o permutador se estrague, temperatura ou outra eventual causa?

    Obrigado por toda a ajuda...
    Última edição por espuma : 19-01-21 às 09:49:39

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    O permutador que falo é uma coisa deste genero:
    https://images.homedepot-static.com/...10-64_1000.jpg

    Faz a mesma função dum radiador "normal" só que usa o anticongelante para regular a temperatura do óleo.

    A europassistance é das melhorzinhas que anda por aí, podes ficar descansado.
    Caso seja do permutador, seria normal apenas passar anticongelante e não se notar no óleo do motor, ou não passar mesmo para o óleo do motor e apenas para o motor? Quais são os sintomas de falha/avaria no permutador?

    Depois outra dúvida, o que pode originar que o permutador se estrague, temperatura ou outra eventual causa?

    Obrigado por toda a ajuda...

  22. #22
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    Boa noite,

    Aproveito para fazer uma actualização à situação do meu carro.

    O meu carro está na oficina e accionei a garantia. Hoje recebi o telefonema da oficina onde se encontra o carro, dando nota que o perito foi verificar o carro no dia de ontem e não podem mexer no carro até o relatório do perito determinar que se pode avançar.

    Preciso que me ajudem a esclarecer algumas dúvidas:

    É normal o perito avaliar previamente a situação?
    Quanto tempo demorará o relatório do perito e a informação chegar à oficina?
    Fiquei um pouco assustado com esta coisa do perito e do relatório, há a possibilidade de não darem o ok para a reparação? Nesse caso, se não autorizarem a reparação, o que terei que fazer e como deverei agir? (com a compra do carro fiquei sem almofada para suportar uma reparação...)


    Preciso de toda a ajuda, neste momento estou completamente perdido...sem carro e sem dinheiro...

  23. #23
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    Supostamente é alguém que pega no que a oficina diz e avalia se a avaria está ou não coberta ou não pela garantia, se a oficina cobra à seguradora o que é suposto cobrar pela reparação, etc
    O normal é ser rápido, 1 ou 2 dias maximo.

    Caso recusem a reparação, vão ter que te informar qual é exactamente o problema e porque é que não está coberto. Com essa info, vais ao centro de arbitragem, pedes uma 2ª opinião, e vês se há razão para abrir um processo, lá ou nos tribunais.

    Não vale a pena entrar em pânico antes de vir a resposta.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Supostamente é alguém que pega no que a oficina diz e avalia se a avaria está ou não coberta ou não pela garantia, se a oficina cobra à seguradora o que é suposto cobrar pela reparação, etc
    O normal é ser rápido, 1 ou 2 dias maximo.

    Caso recusem a reparação, vão ter que te informar qual é exactamente o problema e porque é que não está coberto. Com essa info, vais ao centro de arbitragem, pedes uma 2ª opinião, e vês se há razão para abrir um processo, lá ou nos tribunais.

    Não vale a pena entrar em pânico antes de vir a resposta.
    Muito obrigado Eliselotus pela ajuda!

    Concordo que não vale a pena entrar em pânico, mas estou só a antecipar o pior cenário... Estou num cenário complicado, se a garantia não assumir não tenho forma de reparar...

    Vou aguardar...quando tiver noticias partilho aqui...

  25. #25
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    Quanto a isso não há muito que o pessoal aqui te possa ajudar, a não ser aconselhar a não repetir. Pode sempre aparecer um imprevisto, mesmo com carros novos.

  26. #26
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    Nos carros antigos esta ali um motor somente com dois tubos refrigeração que entram e saem do radiador ou um pouco mais que isso, e a parte elétrica é igual, não era muito difícil detetar a avaria. Mas os carros atuais tem labirintos de fios e tubos e acesso difícil que dificulta imenso diagnostico de avarias e consequentemente mais dispendiosas. Por isso no teu caso existem múltiplas formas do liquido refrigeração desaparecer que é difícil dar-te um diagnostico mais preciso para teu problema ainda mais por este meio sem ver. Isso terá que ser revisto por alguém competente começando das hipóteses menores para as maiores ate chegar a raiz do problema. Tens que ir com calma e dentro das tuas possibilidades manter serenidade. Boa sorte
    Última edição por Rools : 22-01-21 às 10:56:22

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Nos carros antigos esta ali um motor somente com dois tubos refrigeração que entram e saem do radiador ou um pouco mais que isso, e a parte elétrica é igual, não era muito difícil detetar a avaria. Mas os carros atuais tem labirintos de fios e tubos e acesso difícil que dificulta imenso diagnostico de avarias e consequentemente mais dispendiosas. Por isso no teu caso existem múltiplas formas do liquido refrigeração desaparecer que é difícil dar-te um diagnostico mais preciso para teu problema ainda mais por este meio sem ver. Isso terá que ser revisto por alguém competente começando das hipóteses menores para as maiores ate chegar a raiz do problema. Tens que ir com calma e dentro das tuas possibilidades manter serenidade. Boa sorte
    Obrigado Rools pela ajuda e opinião.

    Já agora, caso necessite de um mecânico experiente e de confiança, podes aconselhar algum ou mais do que um na zona de Sintra ou na Zona de Lisboa?

    Obrigado

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Quanto a isso não há muito que o pessoal aqui te possa ajudar, a não ser aconselhar a não repetir. Pode sempre aparecer um imprevisto, mesmo com carros novos.
    Obrigado pela ajuda.

    Nunca pensei que isto fosse acontecer, num carro tão recente e em bom estado...penso que não tinha forma de evitar, por muito experiente que fosse...

    Aproveito para perguntar o mesmo que perguntei ao Rools, conheces algum ou alguns mecânicos experientes e de confiança na zona de Sintra, Lisboa ou arredores.

    Obrigado por toda a ajuda...

  29. #29
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    Falam em permutador mas em caso de rompimento da membrana o normal é o óleo passar para o sistema de refrigeração e não o inverso.

  30. #30
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    Não desanimes pode ser uma coisa simples, eu no meu Captur com 4 anos tive de trocar esta peça, eu próprio detectei o problema, já andava á um ano com perdas intermitentes, depois descobri que era com o tempo frio sempre. Até que detetei uma pinga junto ao mesmo!

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