Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de discos de travão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca de discos de travão?

    Ando a verificar preços para trocar as pastilhas do meu carro... e ainda ando na dúvida de qual a marca a colocar.

    Como o meu carro é um SEAT, indicaram-me a marca ATE, pois é a que equipa a marca.
    Alguém pode opinar sobre esta marca?

    Mas, a minha principal dúvida é a seguinte,
    nas oficinas onde passei ao analisarem a espessura dos calços referiram que os discos também estavam desgastados, pelo que poderia ser necessário a sua troca.
    Olhando para os discos através das jantes, o desgaste parece ser cerca de 2 mm... tendo um rebordo a toda a volta.
    A questão é mesmo esta, este rebordo poderá afetar a colocação das novas pastilhas?

    É que numas lojas disseram sim e poderia tirar o rebordo fazendo uma ratificação, outras referira que não afetaria nada...

    Grato pelas vossas respostas.

    #2
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    Ando a verificar preços para trocar as pastilhas do meu carro... e ainda ando na dúvida de qual a marca a colocar.

    Como o meu carro é um SEAT, indicaram-me a marca ATE, pois é a que equipa a marca.
    Alguém pode opinar sobre esta marca?

    Mas, a minha principal dúvida é a seguinte,
    nas oficinas onde passei ao analisarem a espessura dos calços referiram que os discos também estavam desgastados, pelo que poderia ser necessário a sua troca.
    Olhando para os discos através das jantes, o desgaste parece ser cerca de 2 mm... tendo um rebordo a toda a volta.
    A questão é mesmo esta, este rebordo poderá afetar a colocação das novas pastilhas?

    É que numas lojas disseram sim e poderia tirar o rebordo fazendo uma ratificação, outras referira que não afetaria nada...

    Grato pelas vossas respostas.
    No W202 uso ATE não ventilados. Pus um par frontal aos 300k km que saiu após 2 jogos de pastilhas porque estavam empenados aos 398k km. Neste momento tem outro jogo ATE com apenas 5k km pelo que não há muito a dizer...

    Quanto aos discos, nada a apontar, cumprem a sua função e no caso do W202 são baratos pelo que nem compensa a rectificação.

    Quanto às rectificações, fiz uma no e34 (por vontade do mecânico), mas o preço cobrado e a qualidade do serviço não me satisfizeram.

    Esse desgaste de 2mm no disco já me parece algo excessivo, se for 2 mm em cada face...
    Editado pela última vez por Ruie34; 23 October 2012, 09:58.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      No W202 uso ATE não ventilados. Pus um par frontal aos 300k km que saiu após 2 jogos de pastilhas porque estavam empenados aos 398k km. Neste momento tem outro jogo ATE com apenas 5k km pelo que não há muito a dizer...

      Quanto aos discos, nada a apontar, cumprem a sua função e no caso do W202 são baratos pelo que nem compensa a rectificação.

      Quanto às rectificações, fiz uma no e34 (por vontade do mecânico), mas o preço cobrado e a qualidade do serviço não me satisfizeram.

      Esse desgaste de 2mm no disco já me parece algo excessivo, se for 2 mm em cada face...
      Obrigado pela resposta...

      o desgaste foi observado através das jantes pelo que só retirando as rodas poderia analisar com mais precisão...
      mas a dúvida é até que ponto o rebordo afetará as novas pastilhas?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
        Obrigado pela resposta...

        o desgaste foi observado através das jantes pelo que só retirando as rodas poderia analisar com mais precisão...
        mas a dúvida é até que ponto o rebordo afetará as novas pastilhas?
        O rebordo só afecta as pastilhas quando estas já tiverem um certo nivel de desgaste, em que apesar de terem ainda camada de desgaste, o ferro da lateral irá roçar no rebordo do disco quando travares.

        O problema é que a espessura desse rebordo é igual à espessura que o disco já perdeu através da fricção com as pastilhas, e se for de 2mm em cada face é altura de mudar pois (quanto a mim) será arriscar de mais levar outro jogo de pastilhas até ao fim.

        Quantos jogos de pastilhas já passaram por esses discos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          O rebordo só afecta as pastilhas quando estas já tiverem um certo nivel de desgaste, em que apesar de terem ainda camada de desgaste, o ferro da lateral irá roçar no rebordo do disco quando travares.

          O problema é que a espessura desse rebordo é igual à espessura que o disco já perdeu através da fricção com as pastilhas, e se for de 2mm em cada face é altura de mudar pois (quanto a mim) será arriscar de mais levar outro jogo de pastilhas até ao fim.

          Quantos jogos de pastilhas já passaram por esses discos?
          O carro tem 180 000km e levou apenas dois jogos de pastilhas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            O carro tem 180 000km e levou apenas dois jogos de pastilhas...
            Sem ver é dificil, mas eu não arriscaria o 3º jogo nesses mesmos discos.

            Ao equacionares a troca ou não dos discos dever ter em consideração como se irão eles portar daqui a 50k p/exemplo, as pastilhas ainda estarão boas, mas esses discos poderão já não oferecer a segurança devida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Sem ver é dificil, mas eu não arriscaria o 3º jogo nesses mesmos discos.

              Ao equacionares a troca ou não dos discos dever ter em consideração como se irão eles portar daqui a 50k p/exemplo, as pastilhas ainda estarão boas, mas esses discos poderão já não oferecer a segurança devida.
              Percebo a tua ideia...
              Achas que os discos e pastilhas deverão ser da mesma marca?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                Percebo a tua ideia...
                Achas que os discos e pastilhas deverão ser da mesma marca?
                A resposta ideal será sim, no entanto já tive sets que nunca chiaram constituidos por:

                - Discos ATE/ Pastilhas Bilstein;
                - Discos e pastilhas ATE;
                - Discos Bendix e pastilhas Bilstein

                Fora outros que não me lembro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  A resposta ideal será sim, no entanto já tive sets que nunca chiaram constituidos por:

                  - Discos ATE/ Pastilhas Bilstein;
                  - Discos e pastilhas ATE;
                  - Discos Bendix e pastilhas Bilstein

                  Fora outros que não me lembro...
                  Na pesquisa na net sobre o material que procuro, ainda não percebi o que significa, "Sistema de travagem: Lucas / girling / trw"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                    Na pesquisa na net sobre o material que procuro, ainda não percebi o que significa, "Sistema de travagem: Lucas / girling / trw"
                    São marcas de componentes, e essas julgo estarem ao nível da ATE.

                    O importante é a dimensão dos componentes (descrita nas características) e a diferenciação entre com ABS/sem ABS.

                    Se colocares aqui todas as caracteristicas podemos indicar-te qual o material mais indicado
                    Editado pela última vez por Ruie34; 23 October 2012, 11:32.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      São marcas de componentes, e essas julgo estarem ao nível da ATE
                      Mas, são três marcas diferentes ou é tudo igual?

                      Já que falas em nível, que marca consideras ser o TOP nos travões?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                        Mas, são três marcas diferentes ou é tudo igual?

                        Já que falas em nível, que marca consideras ser o TOP nos travões?
                        São marcas de componentes compativeis com o sistema de travagem que equipa o teu carro.

                        Para uma utilização normal julgo que estas marcas serão as indicadas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          São marcas de componentes compativeis com o sistema de travagem que equipa o teu carro.

                          Para uma utilização normal julgo que estas marcas serão as indicadas.
                          Pois, mas depois tenho vários preços...
                          ATE 60€
                          TWR 45€
                          Lucas 50€
                          girling 65€

                          Sabes se há alguma melhor que outra... a minha referência da ATE é por equipar os SEAT.

                          Comentário


                            #14
                            Desde que seja uma marca conhecida (ate, ferodo, bosh, bendix, etc...), dificilmente tens problemas. Mais importante é fazer uma rodagem em condições

                            Para o teu carro, um conjunto de discos/pastilhas normais, deverá rondar os 100/130€. Em qualquer oficina colocas o novo material por ~30€...

                            Sistemas de travagem de caracter mais desportivo, a avaliar pelo que dizes, não vale a pena. Por norma fica a travar pior a frio...

                            Como disse o Ruie34, não vale a pena estar a inventar muito, é material novo, com especificações de origem


                            Cump.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                              Pois, mas depois tenho vários preços...
                              ATE 60€
                              TWR 45€
                              Lucas 50€
                              girling 65€

                              Sabes se há alguma melhor que outra... a minha referência da ATE é por equipar os SEAT.
                              TRW equipa alguns Mercedes.... assim como ATE/Lucas/Girling..

                              Comentário


                                #16
                                Há ATE e ATE.

                                Depende da fábrica e do tipo de carro...

                                Para carros de segmento inferior baixa gama não vale a pena comprar ATE porque eles usam material low cost de fabricas manhosas nas referências de maior rotatividade e com maior concorrência.

                                Já se o carros for um topo de gama ou segmentos mais elevados a ATE consegue propor produto melhor, mas o cliente tb é mais exigente.

                                Exemplo: se for um Ibiza, provavelmente a pastilha de origem é fabricada em Espanha pela ICER. (em directo ou subcontratada pela ATE).

                                Comentário


                                  #17
                                  Mjm, respondendo à tua duvida, um sistema de travagem: Lucas / girling / trw" não é igual a um sistema de travagem ATE. Primeiro tens de saber qual é o sistema de travagem que equipa o teu carro e só depois podes procurar os preços dos calços e discos de marcas tipo ferodo, bosch, bendix, valeo, etc, que sejam compativeis com esse sistema.
                                  Cá em casa mora um Volvo em que na frente tem um sistema de travagem "Lucas / girling / trw" e na traseira um sistema de travagem ATE. Se eu for procurar na net discos e calços por exemplo da marca bosch tenho de verificar sempre se estes são para o sistema ATE ou para o Sistema de travagem: Lucas / girling / trw". As peças não são compativeis de um sistema para o outro em termos de medidas e formatos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para saber o que tens de aplicar, dá uma vista de olhos no link a seguir.

                                    Tem as ditas referências por marcas e modelos de viaturas. Serve para ilucidar.

                                    Aqui fica: PEÇAS AUTOMÓVEIS baratas na Internet

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                      Mjm, respondendo à tua duvida, um sistema de travagem: Lucas / girling / trw" não é igual a um sistema de travagem ATE. Primeiro tens de saber qual é o sistema de travagem que equipa o teu carro e só depois podes procurar os preços dos calços e discos de marcas tipo ferodo, bosch, bendix, valeo, etc, que sejam compativeis com esse sistema.
                                      Cá em casa mora um Volvo em que na frente tem um sistema de travagem "Lucas / girling / trw" e na traseira um sistema de travagem ATE. Se eu for procurar na net discos e calços por exemplo da marca bosch tenho de verificar sempre se estes são para o sistema ATE ou para o Sistema de travagem: Lucas / girling / trw". As peças não são compativeis de um sistema para o outro em termos de medidas e formatos.
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Para saber o que tens de aplicar, dá uma vista de olhos no link a seguir.

                                      Tem as ditas referências por marcas e modelos de viaturas. Serve para ilucidar.

                                      Aqui fica: PEÇAS AUTOMÓVEIS baratas na Internet
                                      Obrigado pelas vossas respostas.
                                      Já tinha ido a esse site e dá-me como referência os dois sistemas...
                                      o sistema Volkswagen e o sistema Lucas / girling / trw, ambos existem na marca ATE...

                                      Dai esta confusão...
                                      O modelo do carro é SEAT IBIZA III (6K1) 1.9 TDI (90Cv)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                        Mjm, respondendo à tua duvida, um sistema de travagem: Lucas / girling / trw" não é igual a um sistema de travagem ATE. Primeiro tens de saber qual é o sistema de travagem que equipa o teu carro e só depois podes procurar os preços dos calços e discos de marcas tipo ferodo, bosch, bendix, valeo, etc, que sejam compativeis com esse sistema.
                                        Cá em casa mora um Volvo em que na frente tem um sistema de travagem "Lucas / girling / trw" e na traseira um sistema de travagem ATE. Se eu for procurar na net discos e calços por exemplo da marca bosch tenho de verificar sempre se estes são para o sistema ATE ou para o Sistema de travagem: Lucas / girling / trw". As peças não são compativeis de um sistema para o outro em termos de medidas e formatos.

                                        Não tens nada que fazer isso ( amenos que compres no ebay ou em sites manhosos). Para isso é que existe número de chassis!

                                        Nenhuma casa de peças séria te vende uns discos ou até pastilhas para carros "esquisitos" sem te perguntar número de chassis.
                                        Há carros onde não é necessário mas outros onde há de facto as diferenças que enumeras.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                          Obrigado pelas vossas respostas.
                                          Já tinha ido a esse site e dá-me como referência os dois sistemas...
                                          o sistema Volkswagen e o sistema Lucas / girling / trw, ambos existem na marca ATE...

                                          Dai esta confusão...
                                          O modelo do carro é SEAT IBIZA III (6K1) 1.9 TDI (90Cv)
                                          Simples.

                                          Vai aqui:

                                          ATE Brakes -ATE catalogue systems

                                          Clica em "onlione catalog parts" -> veicul etc.

                                          No final vão te aparcer uns 6 discos diferentes conforme o número de chassis.

                                          Se não conseguires ver, diz-me o número de chassis.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Simples.

                                            Vai aqui:

                                            ATE Brakes -ATE catalogue systems

                                            Clica em "onlione catalog parts" -> veicul etc.

                                            No final vão te aparcer uns 6 discos diferentes conforme o número de chassis.

                                            Se não conseguires ver, diz-me o número de chassis.
                                            O carro é este SEAT IBIZA III (6K1) 1.9 TDI , com n.º chassis AGR... consegues ver os preços nesse catálogo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                              O carro é este SEAT IBIZA III (6K1) 1.9 TDI , com n.º chassis AGR... consegues ver os preços nesse catálogo?
                                              Nada de preços e parece-me que faltam dados nessa catálogo relativamente aos nº de chassis.
                                              Provavelmente precisas dum catálogo de peças completo estilo tecdoc ( a pagar) que existe em todas as casas de peças.

                                              Se fosse tudo fácil através da net, fechavam as lojas de peças todas.

                                              Preços aqui:

                                              Jeu de 2 disques de frein avant pour SEAT Ibiza III 1.9 TDi 100cv pas cher

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mjm, já muita coisa se falou sobre os calços e discos travões que precisas para o teu carro mas aquilo que tu realmente precisas de saber são as características das peças em termos de formato e dimensões. Só tens duas maneiras de saber essa informação.
                                                Procuras na net ou vais a uma loja de peças auto e perguntas o preço das peças para o modelo do teu carro.
                                                Aí vais ter de indicar marca e modelo do carro, ano de fabrico, cilindrada e potencia do motor, e se tem ABS ou não (convêm levares o livrete do carro contigo). Mediante essa informação eles vão conseguir identificar nos catálogos das marcas com as quais trabalham (Bosch, Valeo, Ferodo,etc..etc...) as peças correctas para o teu carro. E deixa que te diga que na maior parte desses catálogos não vem a informação do numero de chassi que o user Pastis fala. O grande problema surge quando para o mesmo modelo de carro existem várias peças diferentes. Por exemplo se o modelo do teu carro vier equipado de fábrica com dois modelos de discos de travão diferentes, um de 28cm diâmetro e outro de 24cm diâmetro ventilado, tu não podes montar um no lugar do outro porque eles não são compatíveis em termos de tamanho(diâmetro). Neste caso para teres a certeza do tipo de disco que o teu carro gastaria, tinhas de ir à oficina da marca perguntar essa informação e aí o numero de chassi é fundamental ou então em ultimo recurso tinhas de tirar a roda fora e medir to as caracteristicas das peças, o tamanho do disco neste exemplo. Foi o que aconteceu no meu caso com o Volvo e olha que corri mais de 10 lojas de peças auto sem exagerar, sem que nenhuma delas me tenha conseguido dar a certeza a 100% das peças que teria de comprar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                  Mjm, já muita coisa se falou sobre os calços e discos travões que precisas para o teu carro mas aquilo que tu realmente precisas de saber são as características das peças em termos de formato e dimensões. Só tens duas maneiras de saber essa informação.
                                                  Procuras na net ou vais a uma loja de peças auto e perguntas o preço das peças para o modelo do teu carro.
                                                  Aí vais ter de indicar marca e modelo do carro, ano de fabrico, cilindrada e potencia do motor, e se tem ABS ou não (convêm levares o livrete do carro contigo). Mediante essa informação eles vão conseguir identificar nos catálogos das marcas com as quais trabalham (Bosch, Valeo, Ferodo,etc..etc...) as peças correctas para o teu carro. E deixa que te diga que na maior parte desses catálogos não vem a informação do numero de chassi que o user Pastis fala. O grande problema surge quando para o mesmo modelo de carro existem várias peças diferentes. Por exemplo se o modelo do teu carro vier equipado de fábrica com dois modelos de discos de travão diferentes, um de 28cm diâmetro e outro de 24cm diâmetro ventilado, tu não podes montar um no lugar do outro porque eles não são compatíveis em termos de tamanho(diâmetro). Neste caso para teres a certeza do tipo de disco que o teu carro gastaria, tinhas de ir à oficina da marca perguntar essa informação e aí o numero de chassi é fundamental ou então em ultimo recurso tinhas de tirar a roda fora e medir to as caracteristicas das peças, o tamanho do disco neste exemplo. Foi o que aconteceu no meu caso com o Volvo e olha que corri mais de 10 lojas de peças auto sem exagerar, sem que nenhuma delas me tenha conseguido dar a certeza a 100% das peças que teria de comprar.
                                                  Isso são casos muito pontuais os quais não é muito correcto generalizar assim. Em 95% dos casos identificas o disco no tecdoc via livrete. É claro que há situações ( menos de 5%) é que é necessário medir o disco mas isso só acontece quando há erros do fabricante na identificação dos componente aftermarket e na transmissão da informação para as bases dados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qual o melhor conjunto para traz de disco+pastilha para uma mitsubishi space star 1.9 di-d ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Experimenta TRW Cotec.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Experimenta TRW Cotec.
                                                        E´preferivel o conjunto todo da mesma marca? O conjunto que indicas arranjo este para a minha viatura http://www.oscaro.es/juego-trasero-d...853894-10019-p
                                                        Nao sei se existe mais barato...Mas a TRW vem de origem na mitsubishi? Ja estive a ver os video no youtube e fiquei rendido com a performance dessas pastilhas!E vai ser mesmo essas que vou encomendar agora não sei se vale apena mandar vir discos pois o carro ainda tem os de origem ja com 184000km.
                                                        Editado pela última vez por gmrg; 17 April 2015, 20:33.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Disco de travão traseiro TRW DF2784 - Travões de disco

                                                          Jogo de 4 pastilhas de travão traseiro TRW GDB1314 - Travões de disco

                                                          4 pastilhas + 2 discos TRW = 60€

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tambem ja tinha visto nesse site do mister-auto mas compensa mais mandar vir do oscaro.es pois os portes sao apenas 2.90€ alem deste material ser mais barato lá. Gostava de saber qual é a marca OEM da mitsubishi para discos e pastilhas. Acho que vou só comprar as pastilhas trw se bem que estava indeciso entre essas e as ferodo FQT1093 THERMOQUIET .

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X