Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda! Bravo 1.6 120cv, Fuga no sistema de arrefecimento!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda! Bravo 1.6 120cv, Fuga no sistema de arrefecimento!

    Boa noite,

    Ando com uma fuga pequena de líquido no carro há cerca de 2 meses. Na altura, fui alertado quando estava parado numa fila de trânsito e reparei que uma "fumaça" discreta saía do capot, associada a um ligeiro cheiro a queimado. A temperatura do óleo do motor continuava normal, no entanto.
    Parei o carro poucos minutos depois e ao levantar o capot, verifiquei que o anticongelante estava bem abaixo da marca mínima e o motor estava salpicado na parte da frente com liquido. A protecçao do motor em baixo estava, logicamente, com liquido depositado, bem como a ventoinha do radiador.

    Nesse mesmo dia, levei o carro a uma oficina onde, após uma análise muito breve me disseram que não encontraram nenhuma fuga, sendo que o carro atingia a temperatura normal, com o motor em funcionamento. A ventoinha disparava quando era necessário.
    Disseram-me para ir acompanhando o nivel do liquido e voltar lá se a fuga continuasse.

    Neste tempo, o líquido tem baixado ao ritmo de 0,5L/1000 Km. Levei o carro novamente à oficina onde me diagnosticaram uma pequena fuga numa peça que está ligada à tampa do motor. O problema é que me disseram que esta peça não poderá ser substituída isoladamente, visto que faz parte de um conjunto onde está, também a válvula EGR... Estamos a falar de uma valor, só em peças, para cima de 600e...

    Não vou avançar, para já, com a reparação, já que preciso do carro e posso lidar com a fuga do liquido durante mais algum tempo. O responsavel da oficina disse-me também que se poderá adiar a reparação mais umas semanitas.

    Tenho já marcação feita entretanto numa oficina da Fiat, mas não deixo de estar surpreendido com esta necessidade de substituir um conjunto, em vez da peça danificada.

    Agradeço qualquer opinião sobre este caso.

    Obrigado,

    #2
    Posta aí uma foto da peça para ver se é preciso tudo ou não..

    Comentário


      #3
      Pede uma segunda opinião... Mas se vais à FIAT de certeza que vão dizer que precisa de tudo novo e mais alguma coisa.

      Comentário


        #4
        Evita a marca! Esses "roubam" até poderem!

        Comentário


          #5
          Pessoalmente evitava a marca e pedia uma segunda opinião.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas!

            eblase, ainda não sei qual é a peça em concreto. O carro ficou de lá voltar para desmontarem aquilo em profundidade e identificarem-na claramente. Disseram-me que os seus fornecedores ainda estão a trabalhar a meio-gás neste período do ano e teria de esperar alguns dias até voltar a ter o carro pronto.

            vascoh e DMartins, a marcação na Fiat já estava feita ainda antes de ter levado o carro ontem a uma oficina aqui perto. Decidi mantê-la tendo em conta o que me disseram. O objectivo será ter um 2º diagnóstico, tendo já uma ideia do que me espera.
            Já lá fiz uma revisão e tenho boas referências de 2 amigos meus que já lá repararam os carros. Claro que sei que os preços são outros...

            Ainda terei uma 3ª hipótese numa oficina de um amigo de um familiar meu. Fica longe de onde moro, mas pelos valores, poderá valer a pena, vamos ver...

            Obrigado, mais uma vez.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PRDSM Ver Post
              Obrigado pelas respostas!

              eblase, ainda não sei qual é a peça em concreto. O carro ficou de lá voltar para desmontarem aquilo em profundidade e identificarem-na claramente. Disseram-me que os seus fornecedores ainda estão a trabalhar a meio-gás neste período do ano e teria de esperar alguns dias até voltar a ter o carro pronto.

              vascoh e DMartins, a marcação na Fiat já estava feita ainda antes de ter levado o carro ontem a uma oficina aqui perto. Decidi mantê-la tendo em conta o que me disseram. O objectivo será ter um 2º diagnóstico, tendo já uma ideia do que me espera.
              Já lá fiz uma revisão e tenho boas referências de 2 amigos meus que já lá repararam os carros. Claro que sei que os preços são outros...

              Ainda terei uma 3ª hipótese numa oficina de um amigo de um familiar meu. Fica longe de onde moro, mas pelos valores, poderá valer a pena, vamos ver...

              Obrigado, mais uma vez.

              Boas... Quando referi não levar à fiat não foi só pelo preço. Para mim o problema das marcas é que eles não concertam as peças simplesmente mudam logo tudo, mesmo que haja arranjo! Daí o preço elevado mais mão de obra, entendes? Se calhar é possível só mudar/concertar essa peça que tem fuga sem ser preciso mudar "meio circuito de refrigeração". Pode ser a diferança de 600€ para 100€

              Pede uma opinião num bom mecânico e honesto...

              Comentário


                #8
                Boas,

                Deixei o carro hoje na Fiat. Não o levantei porque tiveram que mandar vir a peça e ela só chega amanhã de manhã.

                Pois bem, o problema foi identificado no permutador de calor que tem de ser trocado, custo? 66€ + Iva...
                Pedi para trocarem o anticongelante e limparem o sistema de arrefecimento porque andei a repor o nivel com o Paraflu errado (11 em vez do Up).
                Orçamento para tudo = 188€

                Não sendo barato, estou bem longe da estimativa inicial que me fizeram na outra oficina... Não sei, só estou a aguardar que o responsável me ligue para ir lá deixar o carro...

                Espero que o problema fique resolvido, vamos ver.

                Compreendo as questões levantadas em relação a levar o carro à marca, mas realmente já tinha boas referências do concessionário e não queria esgotar esta possibilidade antes de resolver o problema. Espero manter a opinião depois de ter o carro nas mãos novamente

                Obrigado pelo vosso "input". Depois digo se o problema ficou resolvido ou não.

                Abraço,
                Editado pela última vez por PRDSM; 30 December 2013, 20:03.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PRDSM Ver Post
                  Boas,

                  Deixei o carro hoje na Fiat. Não o levantei porque tiveram que mandar vir a peça e ela só chega amanhã de manhã.

                  Pois bem, o problema foi identificado no permutador de calor que tem de ser trocado, custo? 66€ + Iva...
                  Pedi para trocarem o anticongelante e limparem o sistema de arrefecimento porque andei a repor o nivel com o Paraflu errado (11 em vez do Up).
                  Orçamento para tudo = 188€

                  Não sendo barato, estou bem longe da estimativa inicial que me fizeram na outra oficina... Não sei, só estou a aguardar que o responsável me ligue para ir lá deixar o carro...

                  Espero que o problema fique resolvido, vamos ver.

                  Compreendo as questões levantadas em relação a levar o carro à marca, mas realmente já tinha boas referências do concessionário e não queria esgotar esta possibilidade antes de resolver o problema. Espero manter a opinião depois de ter o carro nas mãos novamente

                  Obrigado pelo vosso "input". Depois digo se o problema ficou resolvido ou não.

                  Abraço,
                  Típico da experiência que tenho da Fiat: peças surpreendentemente acessíveis. Gostei do contraste entre o "alto que são ladrões" que vi por aqui e o resultado final... Foi um bocado "in your face!"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                    Típico da experiência que tenho da Fiat: peças surpreendentemente acessíveis. Gostei do contraste entre o "alto que são ladrões" que vi por aqui e o resultado final... Foi um bocado "in your face!"
                    Um exemplo não é a totalidade de experiências de toda a gente, no meu caso, acho carrissimas as oficinas da FIAT.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                      Um exemplo não é a totalidade de experiências de toda a gente, no meu caso, acho carrissimas as oficinas da FIAT.
                      Tendo a concordar contigo. Em comparação com as marcas do seu segmento, não acho a Fiat propriamente barata.

                      O que fica patente neste caso é que há muita desonestidade ou incompetência por aí e que também há concessionários sérios. Acabei por pagar mais um pouco do que se tivesse reparado o carro num mecânico ou oficina conhecidos. É, no entanto, um preço que estou disposto a pagar para estar minimamente descansado.

                      Já agora, o problema ficou resolvido.

                      Abraço,

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X