Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Anomalia anti-poluição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Anomalia anti-poluição

    Boas tardes.

    Hoje na minha peugeot 307 1.6 hdi 110 cv acendeu a luz de diagnostico de motor e deu o alarme de anomalia anti-poluição devido ao mal falado filtro de particulas (digo eu).
    Como ia com a familia em passeio por estrada nacional deu para dar meia volta e meter-me em auto-estrada mais em concreto na A23 no sentido Guarda castelo Branco que são +/- 100kms com o objectivo de ter as condições ideais para que o filtro regenera-se normalmente.
    Na viagem para lá notei que a viatura estava numa espécie de safe-mode pois não me deixava passar dos 130kmh e sendo assim fiz o caminho nesse limite de velocidade mantendo as rotações entre 2500/3000rpm à excepção dos túneis onde reduzi a velocidade para 100kmh.
    Na subida para o túnel da Gardunha tive mesmo que reduzir para 4ª o que é mesmo anormal já que carrinha em condições normais sobe aquele bocado de estrada em 5ªa a 140 na boa se tal for necessário.
    No regresso embora a luz de diagnostico se mantivesse acesa a carrinha já respondia normalmente e depois de uma paragem na barragem da Marateca (fui ver umas carpolas) a luz apagou e fiz + 80 km sempre a puxar um pouco mais que o normal para a minha condução (cheguei aos 170 o que para mim é muito) e não notei nenhuma anomalia no comportamento do motor.
    Resta-me dizer que a viatura é de 2005 tem quase 140kkm, tenho-a na minha mão há quase 4 anos e neste tempo apenas me fez o mesmo 1 semana depois de a comprar tendo sido na altura resolvido +/- da mesma maneira.

    Ora depois deste pequeno resumo a minha pergunta é:

    Como a viatura já não tem a luz de diagnostico acesa e aparenta um funcionamento normal devo-a levar ao mecanico e explicar o que se passou ou é seguir meter gasóleo e andar??

    Desde já obrigado!!

    #2
    Fazeres uma leitura da ECU para veres que erro era, não faz mal nenhum. Mas deves ter resolvido a questão com esse trajecto. Resta saber até quando...

    Comentário


      #3
      Na tua.situação, limpava o filtro de partículas, filtro gasóleo novo, filtro de ar e fica pronta para mais 20000kms...


      Qual é o óleo que usa?

      Total Quartz Ineo ECS 5w30?

      Comentário


        #4
        Os filtros são todos bosh e têm 12000kms pois levo-os todos novos na ultima revisão .
        O óleo não sei respionder ao certo qual foi mas sei que foi um Motul e que o mecanico me disse que para este motor tinha que ser especificamente aquele por isso fazendo fé no homem já que não o tenho como cigano o óleo deve cumprir a norma b71 2290 como se pede.

        A proxima revisão está para breve (proximo mês) estava pensar ser eu a faze-la e como os filtros ainda são relativamente novos só estava com ideias com ideia de mudar apenas o óleo e o filtro do óleo.
        Acham que deveria mudar algo mais então???

        O óleo a colocar e a conselho do draper vai ser este e o filtro será um wix.
        FUCHS Titan GT1 Pro C2 5W-30 XTL 5L - TEXOLEO.com

        Comentário


          #5
          isso também me aconteceu no meu 207 com o mesmo motor, depois de uma viagem em auto estrada não apareceu mais, penso que não se deve preocupar e se vai fazer a revisao nessa altura veja isso.o meu na altura foi a oficina por causa da correia e esse assunto foi visto e estava tudo ok.

          Comentário


            #6
            Diz-me só uma coisa, no teu dia-a-dia fazes percursos longos ou muito curtos?

            Comentário


              #7
              Com 140kkm aposto na reposição do liquido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                Com 140kkm aposto na reposição do liquido.
                Avisa no CB essa necessidade.

                Comentário


                  #9
                  Os percursos são mistos. Tanto posso fazer 3 km para ir buscar as catraias à escola, 12km para cada lado quando me calha à mim levar a o carro para o trabalho ou + de 50km quando vou em passeio ou à pesca.
                  O aditivo do filtro ainda tem de certeza. Digo de certeza porque há dois anos o deposito do aditivo estalou tendo que levar um novo e sendo o aditivo reposto.

                  Comentário


                    #10
                    Parece-me que o problema foi mesmo que o FAP queria regenerar e como só fazes esses percursos curtíssimos (nada adequados a motores diesel modernos), o motor estava em dificuldades para regenerar e entrou em safe-mode. Com a viagem mais longa eventualmente lá regenerou e o erro desapareceu.

                    3 ou 12 km são percursos muito muito curtos para um motor com FAP e podem danificar prematuramente este componente.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado a todos por opinarem.

                      Acho que vou deixar andar e se voltar a fazer o mesmo então levo a viatura à oficina para ver se é coisa grave ou nem por isso.
                      Já agora reitero uma pergunta que fiz num post um pouco mais acima:

                      Todos os filtros tem 12000 km pois foram mudados todos na ultima revisão logo nesta próxima revisão estava com ideias de mudar apenas o óleo e o filtro de óleo,de comprar o material online e de ser eu mesmo a fazer a coisa para poupar uns cobres que a vida não está fácil??? .
                      Acham que deva mudar mais alguma coisa??
                      É que óleo e filtro de óleo mudo na boa, o filtro de ar ainda não me dei ao trabalho de ver como se muda mas não deve ser nada de muito complicado (digo eu) mas se tiver que mudar também o filtro do gasóleo então é melhor fazer a revisão na oficina pois esse não me meto a mudar pois tenho medo de fazer bosta da grossa.

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que essa mensagem no CB nos PSA pode não estar directamente relacionada com a FAP. Pelo que sei, sempre que a luz de avaria de motor acende no quadrante essa mensagem aparece por defeito no CB, qualquer que seja a causa. O 406 2.0 HDi do meu pai (não tem FAP), já lhe apareceu essa mensagem e o problema era um sensor do pedal do acelerador...

                        Comentário


                          #13
                          Num 308SW foi a MAF.

                          Comentário


                            #14
                            Boa noite,

                            aconteceu-me mais ou menos na minha 307 SW 2.0 Hdi mas o problema é que a luz continua no painel.

                            No outro dia reparei que não tinha potência! O carro simplesmente não respondia ao acelerador, não disparava às 2800 rotações como é habitual.

                            No dia seguinte tive que ir ao Porto (sou de Viana) e tive que levar o carro assim mesmo, o que se tornou numa viagem terrível: dado que vou pela nacional para evitar as Scut, ia-me correndo mal numas tentativas de ultrapassagens a camiões dado que o carro não tinha explosão nenhuma. Quando entrei na auto-estrada (há certos troços que se pode aproveitar de forma gratuita) reparei que o mesmo só chegava aos 120km/h e com muita dificuldade.

                            Na viagem de regresso (no mesmo dia), o carro recuperou a potência tendo voltado ao normal. Tal como o user disse, também puxei um pouco por ele até aos 170 e respondeu sem problemas. O celeuma nisto é que entretanto acendeu a luz da anomalia anti-poluição e tende em não desaparecer.

                            Qual será o modus operandi indicado?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Joaao90 Ver Post

                              Qual será o modus operandi indicado?
                              Ligar à máquina de diagnóstico, de preferência uma das boas e ver o que a ECU do carro diz. Ele deve saber o que se passa. Pode ser muita coisa.

                              Depois conta aqui pode ser que ajude alguém no futuro.

                              Comentário


                                #16
                                Acho estranho a carrinha disparar às 2800 rpms como norma. Devia ser mais cedo...

                                Quanto ao problema, de facto convém ler o erro, mas o gato deve andar pelo FAP ou EGR.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje o meu 307 1.4 hdi de 2002 deixou-me a primeira vez a pé Acendeu a luz de motor amarela no painel e no CB apareceu por momentos a mensagem em questão "anomalia anti-poluição". O carro nem em safe-mode andou. Fiquei na A29 e ainda consegui empurrar uns metros para a saída que era a descer.

                                  Assistência em viagem para o mecânico. Sei que o carro tem catalizador, mas acho que filtro de particulas não terá EGR?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GaviaoGolf Ver Post
                                    Hoje o meu 307 1.4 hdi de 2002 deixou-me a primeira vez a pé Acendeu a luz de motor amarela no painel e no CB apareceu por momentos a mensagem em questão "anomalia anti-poluição". O carro nem em safe-mode andou. Fiquei na A29 e ainda consegui empurrar uns metros para a saída que era a descer.

                                    Assistência em viagem para o mecânico. Sei que o carro tem catalizador, mas acho que filtro de particulas não terá EGR?
                                    Esse carro não tem FAP.

                                    Quantos km tem?
                                    A EGR alguma vez foi limpa?
                                    O filtro de gasóleo quantos km tem?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O carro tem 229600 kms.

                                      Se a EGR foi limpa foi num plano de manutenção Peugeot, onde faço as revisões. O provável é não ter feito, pelo menos não tenho ideia de alguma vez se ter falado nisso. Mas já se substituiu o catalisador (na peugeot), pelo que não sei se nessa altura se terá limpo a EGR.
                                      O filtro de gasóleo tem uns 30 mil , data da última revisão ( a meio fez muda de óleo) . Está agendada revisão a partir do dia 16 deste mês para aproveitar a campanha Peugeot.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sinceramente acho estranho o carro parar sem nunca ter dado sintomas.

                                        Não sei se a limpeza da EGR faz parte do plano de manutenção da Peugeot, mas duvido muito. Duvido mesmo até que façam essa operação a pedido do cliente, e tentem empurrar para a substituição da EGR.

                                        Tive um 206 com esse motor durante 10 anos (240k km) e por volta dos 180k km tive de mandar limpara a EGR tal era a quantidade de carvão acumulada. Ao contrário de ti, o meu entrava em safe mode. Paguei 50€ e ficou 5*

                                        Acho que deves começar por despistar isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado 206Hdi,

                                          amanhã já devo ter novidades sobre o que afecta o 307. O carro deu entrada na oficina numa sexta feira a meio da tarde e o dono avisou-me logo que hoje não poderia ver nada. Se fosse limpar a EGR por 50€ ficava todo contente

                                          Comentário


                                            #22
                                            Era só para dizer que o 307 já rola Nada que 10€ de gasóleo não resolvesse Afinal era falta de combustível Mas aparecia a mesma mensagem como se fosse outro tipo de anomalia, LoooL

                                            Comentário


                                              #23
                                              No meu a gasolina foi uma bobina.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X