Boas tardes.
Hoje na minha peugeot 307 1.6 hdi 110 cv acendeu a luz de diagnostico de motor e deu o alarme de anomalia anti-poluição devido ao mal falado filtro de particulas (digo eu).
Como ia com a familia em passeio por estrada nacional deu para dar meia volta e meter-me em auto-estrada mais em concreto na A23 no sentido Guarda castelo Branco que são +/- 100kms com o objectivo de ter as condições ideais para que o filtro regenera-se normalmente.
Na viagem para lá notei que a viatura estava numa espécie de safe-mode pois não me deixava passar dos 130kmh e sendo assim fiz o caminho nesse limite de velocidade mantendo as rotações entre 2500/3000rpm à excepção dos túneis onde reduzi a velocidade para 100kmh.
Na subida para o túnel da Gardunha tive mesmo que reduzir para 4ª o que é mesmo anormal já que carrinha em condições normais sobe aquele bocado de estrada em 5ªa a 140 na boa se tal for necessário.
No regresso embora a luz de diagnostico se mantivesse acesa a carrinha já respondia normalmente e depois de uma paragem na barragem da Marateca (fui ver umas carpolas) a luz apagou e fiz + 80 km sempre a puxar um pouco mais que o normal para a minha condução (cheguei aos 170 o que para mim é muito) e não notei nenhuma anomalia no comportamento do motor.
Resta-me dizer que a viatura é de 2005 tem quase 140kkm, tenho-a na minha mão há quase 4 anos e neste tempo apenas me fez o mesmo 1 semana depois de a comprar tendo sido na altura resolvido +/- da mesma maneira.
Ora depois deste pequeno resumo a minha pergunta é:
Como a viatura já não tem a luz de diagnostico acesa e aparenta um funcionamento normal devo-a levar ao mecanico e explicar o que se passou ou é seguir meter gasóleo e andar??
Desde já obrigado!!
Hoje na minha peugeot 307 1.6 hdi 110 cv acendeu a luz de diagnostico de motor e deu o alarme de anomalia anti-poluição devido ao mal falado filtro de particulas (digo eu).
Como ia com a familia em passeio por estrada nacional deu para dar meia volta e meter-me em auto-estrada mais em concreto na A23 no sentido Guarda castelo Branco que são +/- 100kms com o objectivo de ter as condições ideais para que o filtro regenera-se normalmente.
Na viagem para lá notei que a viatura estava numa espécie de safe-mode pois não me deixava passar dos 130kmh e sendo assim fiz o caminho nesse limite de velocidade mantendo as rotações entre 2500/3000rpm à excepção dos túneis onde reduzi a velocidade para 100kmh.
Na subida para o túnel da Gardunha tive mesmo que reduzir para 4ª o que é mesmo anormal já que carrinha em condições normais sobe aquele bocado de estrada em 5ªa a 140 na boa se tal for necessário.
No regresso embora a luz de diagnostico se mantivesse acesa a carrinha já respondia normalmente e depois de uma paragem na barragem da Marateca (fui ver umas carpolas) a luz apagou e fiz + 80 km sempre a puxar um pouco mais que o normal para a minha condução (cheguei aos 170 o que para mim é muito) e não notei nenhuma anomalia no comportamento do motor.
Resta-me dizer que a viatura é de 2005 tem quase 140kkm, tenho-a na minha mão há quase 4 anos e neste tempo apenas me fez o mesmo 1 semana depois de a comprar tendo sido na altura resolvido +/- da mesma maneira.
Ora depois deste pequeno resumo a minha pergunta é:
Como a viatura já não tem a luz de diagnostico acesa e aparenta um funcionamento normal devo-a levar ao mecanico e explicar o que se passou ou é seguir meter gasóleo e andar??
Desde já obrigado!!
Comentário