Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como fazer o seu próprio Car PC...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como fazer o seu próprio Car PC...

    Já tinha lançado aí, num outro tópico, o desafio para alguém propor este tema, sobretudo porque me parece didáctico q.b., não enquadrável no "Tópico do Car Áudio", embora a ideia tenha ficado, digamos, em águas de bacalhau, por assim dizer!

    Desse modo resolvi avançar eu próprio com este assunto. Primeiro pensei em colocar aqui os passos para a montagem, mas estaria a esvaziar ab initio o conteúdo e a falar sem conhecimento de causa (apesar de ter pessoalmente construído os meus actuais dois PC's), parecendo-me mais aliciante que cada um vá dando ideias sobre como fazer, que componentes escolher, montagens já realizadas com as respectivas fotos elucidativas e por ai fora...

    As vantagens de um Car PC podem não ser muito óbvias, sobretudo face a um sistema de som/multimédia "convencional", mas algo que seja construído pelas nossas mãos tem sempre um valor diferente!... Para além disso poder integrar as vantagens de um PC, uma televisão, um rádio, um leitor DVD, um sistema GPS (com vários programas), acesso online... tudo a partir do posto de condução é razão mais do que suficiente para lançar-se mãos à obra... Para além de ser mais barato...

    E, não, não vou, pelo menos por enquanto, fazer um sistema desses!... Talvez um dia...




    #2
    Bem, para "espicaçar" um pouco...

    Comentário


      #3
      O futuro passara por aqui necessariamente, um destes dias vamos assistir a carros completamente automatizados, transformados em espaço lúdico para os seus ocupantes a caminho do trabalho ou de férias.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
        O futuro passara por aqui necessariamente, um destes dias vamos assistir a carros completamente automatizados, transformados em espaço lúdico para os seus ocupantes a caminho do trabalho ou de férias.
        Exactamente. E se nós pudermos ir "estando por dentro" de pelo menos uma parte desse processo melhor o compreendemos, até porque o saber não ocupa lugar!...

        Comentário


          #5
          Bem...:
          Hardware para CarPC

          Depois da estreia com o primeiro artigo, chegou agora o momento de expor o diverso hardware necessário num carPC. Dependendo das funcionalidades pretendidas (com ou sem GPS, com ou sem bluetooth para telemóvel, etc...), há certo hardware que é imprescindível para o carPC funcionar.

          Não me vou aqui alongar com a escolha das melhores soluções de hardware, apenas irei focar o hardware ideal para estes fins. Para informações mais aprofundadas e diferenças entre o uso de um PC normal, os mais curiosos poderão consultar os fóruns da especialidade que referi no artigo anterior.


          Começando pela motherboard, a solução mais usual passa pelo uso de uma motherboard com o formato mini-ITX devido às suas dimensões de 17x17 centímetros o que permite a colocação do carPC em quase todo o lado dentro da viatura. Estas motherboards têm a particularidade de já possuirem processador, placa gráfica, de rede e de som onboard o que permite a poupança de espaço e de consumo energético. A velocidade do processador destas motherboards deverá ser, no mínimo, de 1 GHz. A caixa para poderá ou não ser necessária dependendo da localização onde irá ser colocado o carPC.

          A alimentação do carPC irei deixar para o próximo artigo devido à complexidade e às diversas possibilidades de alimentação. 220 ou 12 volts: ambos são possíveis. Vantagens e desvantagens de cada um também serão focadas. Para já, asseguro que a melhor escolha será uma fonte DC/DC M2-ATX que com os seus 160 watts de potência chegarão para alimentar o nosso carPC.

          512 MB de memória RAM são o suficiente mas, dependendo da velocidade do processador, poderá ser necessária mais memória para não comprometer a performance.


          Para o disco duro poderá ser usado um disco de 3,5” (os habituais nos PCs de casa) mas o ideal será um disco de portátil de 2,5” tanto pelo seu tamanho mais reduzido como pelo menor consumo energético de funcionamento. Cuidados deverão ser tomados aquando do uso de discos de 3,5” pois estes não foram projectados para trabalharem em ambientes móveis. Um dos cuidados a ter deverá ser a sua posição, na vertical, para minimizar o risco de avaria devido a fortes pancadas que o disco possa levar. O tamanho dependerá da quantidade de ficheiros multimédia pretendidos mas asseguro que 40 GB são suficientes para armazenar uma coleção invejável de mp3 e filmes/vídeos em DivX. Para a utilização destes discos (de 2,5”) será necessária a utilização de um adaptador para IDE facilmente encontrado em lojas da especialidade e com um custo bastante barato.

          No monitor recai a maior parcela deste investimento mas este é a “peça” fundamental nestes sistemas pois o controlo de todas as operações é feito através dele. Inicialmente, e para quem já possui em casa ou no carro um daqueles monitores que são vendidos juntamente com os leitores de DVDs portáteis, esta poderá ser uma opção a ter em conta mas depressa nos deparamos com a falta de algumas particularidades como o VGA e o touchscreen, fundamentais para uma melhor interacção entre o condutor e o carPC.


          A qualidade de imagem entre um monitor com VGA e outro sem VGA poderá não ser grande quando estamos a ver um filme mas em ambiente Windows, e se quisermos utilizar a barra de ferramentas, é quase impossível dada a grande desfocagem da imagem. É aqui que o VGA é importante pois permite ler até as letras mais pequenas, tarefa impossível com um monitor sem VGA. O touchscreen facilita a comunicação com o computador. Através dele, é possível substituir o rato ou o teclado. Será fácil perceber as vantagens do uso do dedo na tela em vez da utilização do rato quando em movimento dentro de um carro.

          A questão do tipo de monitor dependerá do gosto pessoal de cada um: poderemos optar por um monitor VGA fibrado na consola ou simplesmente fixá-lo com o seu suporte ou em alternativa, não estando com grandes trabalhos, optar por um indash motorizado a colocar no sítio do antigo auto-rádio.

          Estes são os componentes obrigatórios para que o carPC funcione devidamente com as mínimas funcionalidades possíveis. Assim, é possível ver filmes e ouvir músicas, controlados pelo monitor acessível através do lugar do condutor. Mas outros acessórios poderão ser adicionados para potenciar a utilidade do carPC, tais como: leitor de DVDs, teclado e rato, antena GPS, Wi-Fi e Bluetooth, OBDII, webcam, etc...
          http://www.portugal-tuning.com/v4/in...sk=view&id=135

          Comentário


            #6
            Mais um pequeno contributo!

            Então pessoal, esse "engenho e arte"?...

            Comentário


              #7
              Excelente post! Adoro ver projectos de CarPC.

              Comentário


                #8
                O meu "contributo"...

                Car PC: Um sonho ou uma dor de cabeça?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post

                  Muito bom


                  Aproveito para dizer , grande topico , realmente da vontade ... eu com a parte do pc safo-me bem , mas as ligaçoes por dentro do carro e que é o meu terror , mas e um projecto sem duvida muitooooo interessante .

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                    Muito bom


                    Aproveito para dizer , grande topico , realmente da vontade ... eu com a parte do pc safo-me bem , mas as ligaçoes por dentro do carro é que é o meu terror , mas e um projecto sem duvida muitooooo interessante .
                    Esse é "o desafio"!

                    Comentário


                      #11
                      Deste tuning eu gosto e muito! Mazda inside...

                      https://www.timekiller.org/carpc/

                      Alguém que ficou com o rádio avariado, e decidiu fazer melhor do que já tinha.
                      Para quem tiver um Mazda, tempo livre, gosto por Linux e bricolage, é uma excelente opção!

                      Comentário


                        #12
                        Há uns programas muito porreiros para isso, daqui a uns tempos quero instalar uma coisa dessas. O mais caro é sempre o ecrã, mas pronto...custa um bocadinho mas depois, é o gozo que aquilo dá, tens gps, biblioteca de som, conversores de moedas, internet, sabe deus mais o quê

                        Muito bom.

                        Comentário


                          #13
                          .........
                          Editado pela última vez por Taurus; 16 March 2008, 02:48. Razão: Perdeu o sentido depois dos topicos fundidos

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho um sistema desses no meu carro vai pra 2 anos c/ utilização diária. Zero problemas e bem mais barato que o Gps da marca (que custa à volta de 4000€ + telemovel integrado que são outros 1000€ prai).






                            Não tenho é fotos do software actualizado e com outra skin, mas tá uma maravilha. É altamente fiável, faz de kit maos livres etc etc....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Manuel87 Ver Post
                              Eu tenho um sistema desses no meu carro vai pra 2 anos c/ utilização diária. Zero problemas e bem mais barato que o Gps da marca (que custa à volta de 4000€ + telemovel integrado que são outros 1000€ prai).






                              Não tenho é fotos do software actualizado e com outra skin, mas tá uma maravilha. É altamente fiável, faz de kit maos livres etc etc....


                              Pois, mas tu és cromo nestas cenas

                              Já agora, que software usas?

                              Comentário


                                #16
                                Altamente... andava mesmo a procura de uma coisa assim deste tipo....

                                Mas tenho algumas questões, por exemplo:
                                Se o quero meter "in dash" só tenho hipotese de o colocar no lugar onde esta o radio e o controlo do climatizador A/C (2 din, portanto), e a minha dúvida surge exactamente aqui:

                                Conseguirei eu controlar os comandos do climatizador com o car-Pc?
                                (Se o carro viesse com sistema multimédia penso que o dava para fazer).

                                Depois, ora isto significava que o rádio teria que ir à vida, contudo tem caixa de cds no tablier central, assim:

                                Conseguiria eu ligar a caixa de cds ao car-Pc?
                                (Mais uma vez, se viesse o sistema multimédia sei que dava e que também lia dvd´s)...

                                Hummm para agora é só isto, eu sei que as dúvidas são esquesitas, mas aquando da compra do carro (usado de serviço) não encontrei nenhum com o sistema multimédia...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu também ando a pensar numa coisa destas. Ando de olho em monitores in-dash para não ter grandes dificuldades em colocar o monitor. O problema é que não estou a encontrar quem venda este tipo de monitores sem ser a mandar vir pela net sabe-se lá de onde :s

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu andava a pensar mudar o rádio stock para um com TV / DVD 2DIN (que é o tamanho do actual). Já conhecia os CarPC, mas nunca liguei muito.

                                    Mas este tópico abriu-me o apetite...

                                    Mas queria ir um pouco mais além.... Instalar 1 ou 2 monitores para os bancos de trás, mas que fossem independentes do da frente. Ou seja, se tiver com o GPS à frente e com um filme atrás ou com TV atrás...

                                    Com um PC normal seria simples, considerando uma placa de video com 2 saidas.
                                    Neste caso, temos que considerar se os front-ends disponíveis estão preparados para esta exigência.

                                    Alguém tem alguma experiência nisto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      sem duvida a melhor solução pois poupasse centenas de euros e tem-se o que se quer como se quer ! Isto é para os entendidos na materia pois requer ter algumas noções disto....

                                      http://www.mp3car.com/vbulletin/show-off-your-project/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma ajuda no carpc

                                        Bem isto é assim, eu ando com ideias de fazer isto há algum tempo, falta dsponibilidade é certo, mas aki vai a ver se ajuda:

                                        podes montar tudo como se de um pc em casa se tratasse, deves é planear bem que pretendes fazer e deixar alguma coisa para ugrade mais tarde pois nunca se sabe

                                        O resto podes ter de ser mesmo tu a criar ou mandar fazer, tipo alterações na consola do carro e nos proprios estofos...para meter os tais monitores...

                                        Na minha opiniao deves sempre ter um sistema o mais "upgradable" (ganda palavra...vem de upgrade.... ) possivel para nao estares agarrado a nenhuma marca que limitar-te-á as soluções.

                                        Terás sempre hipotese de transformar as coisas em qualquer altura sem problemas e ganda gasto de $$$$$$. Na realidade os sistemas que por ai andam à venda sao muito caros para o que oferecem, sei lá, por exemplo 1000 e tal euros por um dvd+monitor de uma marca qq (conhecida tipo Alpine e outras) dá para meteres muita coisa no carro tal como queiras.

                                        Aconselho sempre um monitor dakeles touchscreen (se tiveres $$$$) ou entao teras de arranjar um normal com um sistema de input diferente mas que te permita controlar o pc sem teres grandes distrações ao volante.

                                        Depois podes ter monitores in-dash (recolhem para dentro quando desactivados) ou nao...tudo questao de $$$$$$

                                        o gps e tudo o mais sao extras que se vao colocando com o tempo e $$$$$

                                        http://www.partsexpress.com/tech/205...s/205-018.html
                                        Editado pela última vez por btc530d; 13 March 2008, 02:07.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por btc530d Ver Post
                                          sem duvida a melhor solução pois poupasse centenas de euros e tem-se o que se quer como se quer ! Isto é para os entendidos na materia pois requer ter algumas noções disto....

                                          http://www.mp3car.com/vbulletin/show-off-your-project/
                                          Autêntica "bíblia" do Car PC...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                            Pois, mas tu és cromo nestas cenas

                                            Já agora, que software usas?

                                            vou tendo é algum tempo livre.

                                            uso o centrafuse para mim o melhor frontend neste momento :P

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Manuel87 Ver Post
                                              vou tendo é algum tempo livre.

                                              uso o centrafuse para mim o melhor frontend neste momento :P
                                              É pago, certo?

                                              Explica aí os settings do teu carpc...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já vi uma foto de um Mercedes w124 com Car Pc, naquele caso com o WinXp e td!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que eu dava para ter tempo e saber fazer coisas destas. Não pelos Euros poupados, mas sim pelo prazer que dá fazê-lo e pelo resultado final obtido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                                    É pago, certo?

                                                    Explica aí os settings do teu carpc...
                                                    yup é pago. Já usei o Road Runner, mas este é superior em tudo ou quase tudo, e claro, a qualidade paga-se.

                                                    Settings do meu carpc:

                                                    portatil m3n85 (já com uns anos e bateria viciada, aproveitei-o para este projecto)
                                                    placa externa usb audigy 6.1
                                                    monitor tactil 7" vga
                                                    carregador para carro (na altura não haviam fontes especificas para portateis com auto-poweron)
                                                    modulo para quando se liga o carro ligar o pc e vice versa (feito por mim, é uma coisa bastante simples)
                                                    gps usb
                                                    microfone pequeno (para o sistema de mãos livres do carpc)
                                                    windows xp
                                                    Centrafuse (frontend)

                                                    não tenho daqueles radios USB (HQCT) porque sou "obrigado" a manter o rádio original. mudei o painel de sitio, mas o rádio em si neste carro (volvo s40) não dá pa tirar pois tá demasiado integrado com outras funções do carro. No entanto dizem que a qualidade é 5*.

                                                    Assim por alto este é o meu sistema de carpc.

                                                    Agora a parte mais complicada mesmo foi mexer no painel central.

                                                    Painel original vs. alterado (ainda tava em construção neste momento)



                                                    nova localização do ecrã do rádio:

                                                    Editado pela última vez por Manuel87; 16 March 2008, 12:41.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É das coisas q não me cativa muito.
                                                      No fundo não tenciono ver filmes no carro e já tenho MP3 GPS etc...

                                                      Qual é vantagem de meter um PC no carro?

                                                      Eu qd entro para o carro quero é afastar-me o mais possível de um PC. Já chega o dia todo a trabalhar num

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a ideia não é andar a ver filmes,


                                                        a ideia é ter um sistema integrado tipo o de origem e que faça tudo e mais alguma coisa. AS capacidades para expansão sao brutais. Eu nao uso para ver filmes, mas sim para:

                                                        gps (mapas para toda a Europa)
                                                        maos livres telemovel
                                                        mp3 (tas limitado pelo disco)
                                                        aceder ao mail (Com net portatil/wireless)
                                                        ver códigos de erro (OBD... é possivel mas nao tenho o interface)
                                                        saiu agora um modulozito que permite ver a pressão para cada pneu (TPMS), mas com avisos sonoros e visuais em tempo real no ecra...

                                                        etc etc...

                                                        .... The sky is the limit.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Imagina tudo o que kiseres que é so meteres no pc...

                                                          Desde camaras para controlar o estacionamento, o funcionamento da parte inferior do carro, tipo suspensoes, rodas....heheheh é so imaginar....
                                                          ter wireless em qualquer local, ouvir musica, jogar durante uma fila de transito, diagnosticar o carro atraves da centralina, etc etc etc.....é só começar a imaginar que nao acaba e tudo isso por um preço irrisório quando comparado com os sistemas que existem proprietarios mas limitados em funções e carissimos!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estas e outras, tudo ideias super interessantes!

                                                            E, já agora, como "dão a volta" ao problema da alimentação a partir dos 12 v que o automóvel proporciona? É que esse será, do que já li, um dos principais problemas, a par de outros como sejam a trepidação para os HD que fazem desligar os sistemas, etc...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X