Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como fazer o seu próprio Car PC...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    fontes especificas dc-dc (basta ligar os 12v do carro)

    discos sata de portatil ou memso dos IDE de portatil são suficientes.

    O meu anda à 2 anos no carro sem problema (paralelo, estrada normal... etc)

    Comentário


      #32
      Algo deste género, portanto...:


      Fonte de alimentação AT para PC Existem muitos projectos de leitores de MP3 baseados em vulgares PCs.
      Quando se constroi um destes leitores é inevitável incluir uma fonte de alimentação.
      Se o leitor vai funcionar em casa, num lugar fixo, a solução é muito fácil, basta incluir uma fonte de 110V ou 230V de custo acessivel e facil de encontrar em qualquer loja de informática.
      Se queremos ir mais além e levar o leitor para o carro, a solução já não é tão simples.
      Existem duas opções:

      1- Utilizar um inversor de 12V para 110V ou 230V e juntar uma fonte vulgar dum PC.
      2- Utilizar uma fonte DC-DC que permita a partir dos 12V obter todas as tensões necessárias.

      A primeira oção é a mais facil de executar pois basta juntar o inversor ao resto do PC e tudo funciona.
      O problema é o elevado consumo de corrente e grande aquecimento do sistema devido às consideraveis perdas.
      A segunda opção permite uma economia muito maior de energia e um aquecimento despresável pois as perdas são drasticamente reduzidas obtendo-se rendimentos superiores a 90%.

      Introdução
      Hardware do Leitor
      Para se conseguir um leitor de MP3 com boa qualidade deve-se optar por um processador Pentim@75MHz ou superior (200MHz é mais que suficiente).
      O meu leitor de MP3 é contituido pelos sequintes dispositivos:
      1 Placa mãe de 200MHz MMX.
      1 Disco HDD
      1 CD-ROM 24X
      1 SB Creative AWE64
      I Placa grafica 1Mb memória para barramento ISA
      32Mb Memória SD-RAM PC100
      1 Processador Pentium133 a trabalhar a 75MHz
      1 LCD 40x2 com iluminação
      1 Teclado numérico costruido a partir dum teclado vulgar de 102 teclas.
      Características da fonte
      Entrada:
      Tensão de entrada - 8V a 16V DC
      Corrente Absorvida - 6A Max (arranque do PC) e 3A em funcionamento normal.
      Saída:
      +12V @ 3A (para HDD, CDROM )
      +5V @ 6A (para Mboard, HDD, CDROM)
      -5V @ 100mA (para Mboard)
      -12V @ 120mA (para Mboard)
      +12V @ 120mA (para Mboard*)
      POWER-GOOD para informar a Mainboard que as tensões estão estabilizadas.

      * os 12V da Mainboard estão em separado dos 12V do HDD para evitar ruidos na placa de som gerados pelo CDROM.
      Caso seja necessário debitar grande potência da placa de som, deve-se trocar para a tensão +12V do HDD embora não esquecendo que apenas temos 3A.

      Não vou dizer que construir uma fonte como esta é a coisa mais fácil do mundo, mas com um pouco de cuidado penso que se podem obter bons resultados.

      Comecemos pela entrada de tensão. O fio E1 (+12V BATT) liga ao positivo da bateria (por exemplo à saida do isqueiro electrico).
      E2 (+12V REMOTE) vai ligar a um interruptor de comando que faz ligar toda a fonte por intermédio do relé RL1. Esse interruptor tem a outra extremidade ligada ao +12V BATT.
      E3 (0V GND) liga ao polo negativo da bateria ou ao chassi do carro.
      Analizemos agora os vários blocos que constituem a fonte.
      O bloco que fornece a saída +5V - 6A(max) tem como componente central o regulador de tensão LM2579T-5.0 que consege fornecer contínuamente uma corrente de 5A ou temporáriamente correntes superiores a 6A pois a sua saida de potência está equipada com um transistor que suporta 7A.
      A resistência R1 ajusta o limite de corrente, com um valor de 3,3Kohm limita a corrente a 6A. ( No datasheet a resistencia è de 5,6Kohm que limita a corrente a 5Amax.)
      Os condensadores C1 (4700uF) e C2 (220nF) filtram a entrada de tensão próximo do IC1.
      O diodo D1 (FMB24H) é um díodo tipo schottky para 40V / 7,5A que eu encontrei numa velha fonte dum PC da rectificação dos 5V, mas pode ser de referência diferente desde que tena características idênticas.
      A bobinas L1 e L2 servem para filtrar a tensão de saída e a sua construção não é critica. O tamanho dos nucleos pode ter uma tolerância até +-25% em relação ao que eu proponho.
      Os condensadores C5 e C6 devem ter capacidades de 3300uF no mínimo cada um e devem ser retirados (se possivel) de fontes velhas pois os condensadores devem ter características especiais para trabalhar em altas frequencias (em fontes comutadas), dado que a maioria dos condensadores que se compram nas casa de electrónica não têm.
      A saídas S2 (+12V / 120mA) e S3 (-12V / 120mA) são obtidas a partir de IC2 (MAX743).
      Este integado é alimentado a partir da tensão de saída +5V pois não suporta tensões de alimentação superiores a 8V. Os díodos D3 e D4 são tipo Schottky para correntes de 1A e podem ser substituidos por equivalentes.
      A saída S4 (-5V / 100mA max) obtem-se a partir de um regulador de tensão IC3 (7905) ligado à saída -12V.
      IC3 não necessita de dissipador de calor pois a corrente é baixa.
      As bobinas L3, L4, L5 e L6 são mais pequenas e têm fio de cobre mais fino devido ás baixas correntes em questão.
      A saída S6 (+12V / 3A) para alimentar o HDD e CD-ROM, produz-se recorrendo a IC4 (LM2679T-12) e IC5 (LM2588T-12).
      Os condensadores C18 (470uF) e C19 (220nF) estbilizam a tensão de entrada de IC4.
      IC4 funciona do mesmo modo que IC1. Quando a tensão de entrada é superior a 12V ele estabiliza a saída em 12V e IC5 não funciona deixando a tensão passar livremente por L9 para a saída final (S6). Quando a tensão de entrada desce para menos de 12V a sua tensão de saída deixa de estar estabilizada, descendo tambem. Nesta altura entra em funcionamento IC5, que eleva a tensão fornecida pelo IC4 para um valor constante igual a 12V.
      O resultado final é uma tensão de saída estabilizada em 12V para valores de tensão de entrada maiores ou menores que 12V
      D4 (C10P09B) pode ser um outro díodo schottky para 7A ou mais. Pode-se usar o FMB24H. Eu não usei pois já não tinha mais nenhum!!!!
      D5 e um diodo schottky para 3A, pode ser usado um equivalente ou superior.
      A saída S5 POWERGOOD envia um sinal de +5V para a Mainboard com um atrasado em 2 ou 3 segundos em relação ao arranque da fonte de alimentação. Isto permite que o computador inicie a sua actividade depois de todas as tensões estarem estabilizadas.
      Quando se desliga a fonte o POWERGOOD desliga-se enviando instantaneamente um sinal 0V para que o computador pare antes que a carga armazenada nos condensadores desapareça completamente permitindo por exemplo que o HDD coloque em segurança as cabeças de leitura na "landzone" evitando danos na superficie dos cilindros.
      Quando a tensão de entrada desce para menos de 8V o POERGOOD bloqueia o funcionamento do computador evitando que se gerem erros e aconteçam coisas desagradaveis como apagar a informação do disco etc...
      Nos proximos dias continuo com os detalhes...
      http://www.geocities.com/arturqueiros/fonte1.html

      E até se podem fazer...: http://www.geocities.com/arturqueiros/fonte3.html

      Comentário


        #33
        é mais isto:

        http://www.mp3car.com/products/Power...ATX-manual.pdf

        Comentário


          #34
          Estou a pensar montar um CarPC com estas caracteristicas:

          - Leitor de DVD
          - Disco com mais de 40 Gb
          - Adaptador CF-IDE para usar Compact Flash como disco de boot e OS. (Arranque mais rápido)
          - Wireless internet
          - Bluetooth
          - GPS
          - Rádio
          - TV
          - Reverse Camera (opcionalmente)
          - Microfone
          - 1 ou 2 monitores para os lugares traseiros.

          Para a localização do PC estou a considerar colocá-lo na mala (tenho uma SW) num dos compartimentos para arrumação. Tem o espaço suficiente. Tem também a vantagem de minimizar o ruido provocado por ventoinhas. As antenas de GPS e TV ficariam no vidro de trás.

          O USB será neste projecto o rei e senhor:

          - Antena GPS
          - Tuner TV
          - Tuner FM
          - Bluetooth
          - Wireless internet
          - Leitor de DVD
          - Adaptador de VGA para monitor(es) adicional
          - Eventual camera

          Aqui começam as dúvidas técnicas. Para ter a localização do PC na mala, teria de ter hubs USB com um cabo comprido. Seria assim:

          - Hub USB no lugar 2DIN onde está actualmente o rádio. Ficaria por trás do monitor touchscreen. Seria para ligar o monitor, o adaptador de rádio (para aproveitar a ligação actual da antena) e o adaptador Bluetooth (fica na frente para ficar mais perto do telemóvel).

          - Hub USB no apoio de braço (que tem um compartimento). Ficaria aí o leitor de DVD, a ligação do monitor(es) adicional e uma porta livre para ligar uma eventual pen.

          - Hub USB na traseira (eventualmente na guarnição da porta traseira) para ligar a antena de GPS, do tuner de TV e da reverse camera. Resta ainda por definir a localização do adaptador de wireless internet.

          A minha dúvida tem a vêr com o comprimento máximo dos cabos USB e do nº máximo de portas USB e respectivos hubs que se podem adicionar. Não iria fazer cascata. Sairiam todos da motherboard. Penso que o melhor seria usar hubs activos (com alimentação própria).

          Ainda tenho de verificar, mas em termos de hardware, e se o espaço for suficiente, posso usar alguma motherboard ATX que tenha por cá.

          Para front-end já tenho um trial do "Centrafuse" e parece-me bom. Estou a experimentá-lo no portátil e, claro, não tenho a maior parte dos periféricos (rádio, TV, GPS, etc). Mas já vi que permite ter saídas para outros monitores do sinal de TV ou DVD.

          Acabei de sacar o RoadRunner. Vamos a vêr como se porta.

          Bom.... fica aqui o draft meu projecto. É coisa para demorar ainda uns meses valentes, pois tenho de comprar o material às mijinhas... mas hei-de lá chegar. Conforme for evoluindo, vou dando noticias.

          Já agora, comentários s.f.f.

          PS: Falta aqui o som... Eventualmente USB também a ficar junto a um amplificador por detrás do monitor (mais uma vez para aproveitar as ligações existentes).
          Editado pela última vez por JoaoNascimento; 16 March 2008, 21:57. Razão: Faltava o som

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Manuel87 Ver Post
            Pois, mas isto...:
            The 5V Standby Problem: One of most difficult tasks of operating a PC in a vehicle is
            power consumption while the computer is OFF. Even when your computer is OFF, it will
            still consume about 100mA on the 5V rail. All power supplies provide 5VSB (5V standby)
            so that the motherboard can issue at least a PSON signal. When the computer is in the
            suspend mode, it will consume even more power, because the RAM needs to be
            powered at all times.
            No matter how big your battery is, it will eventually drain your battery in a matter of days.
            ...pode ser um problema...

            Comentário


              #36
              depende, com a m2 nao ha stress.

              ve lá que o meu sistema tem 2 anos, a funcionar todos os dias (as vezes fica parado 15dias o carro), e não tive que mudar bateria.

              o carro tá agora quase com 3 anos.


              5*

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Manuel87 Ver Post
                depende, com a m2 nao ha stress.

                ve lá que o meu sistema tem 2 anos, a funcionar todos os dias (as vezes fica parado 15dias o carro), e não tive que mudar bateria.

                o carro tá agora quase com 3 anos.


                5*
                Ora bem! Não há como a experiência de quem sabe directamente das coisas!

                Comentário


                  #38
                  Respondendo ao colega dos USBs, eu acho que é sempre melhor ter os maximo de usbs na board mas tb podes usar uns hubs dakeles de 4 entradas desde que haja potencia suficiente na fonte isso aguenta-se! O cabo pode ir aos 10 m de comprimento sem problemas pois eu uso desses na minha casa e sem problemas nenhums...A camara web poderia ser a unica coisa a ressentir-se mas nao há nada como experimentar...pois mesmo essa nunca tive problems com cabos garndes....nao vale a pena gastares dinheiro em alimentação de hubs pois sao uma fortuna...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Estas e outras, tudo ideias super interessantes!

                    E, já agora, como "dão a volta" ao problema da alimentação a partir dos 12 v que o automóvel proporciona? É que esse será, do que já li, um dos principais problemas, a par de outros como sejam a trepidação para os HD que fazem desligar os sistemas, etc...
                    A questao da alimentação já me aconselharam a colocar um condensador daqueles caros (100 euros) que o pessoal do xuning usa nos audios....para evitar certos problemas com a carga/descaga das baterias/pc....penso eu que é qq coisa do genero...tirando issso é o convencional...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por btc530d Ver Post
                      A questao da alimentação já me aconselharam a colocar um condensador daqueles caros (100 euros) que o pessoal do xuning usa nos audios....para evitar certos problemas com a carga/descaga das baterias/pc....penso eu que é qq coisa do genero...tirando issso é o convencional...
                      Uma boa ideia era alguém aqui colocar um sistema feito de raiz, desde a board até à ligação do sistema!...

                      Comentário


                        #41
                        eu quando fizer o meu prometo que aqui coloco entretanto posso ajudar a fazer...

                        Comentário


                          #42
                          Txiii... o que me vieram lembrar...

                          Também já andei com essas ideias há uns bons tempos atrás...

                          Já sou membro do mp3car.com há já mais de 8 anos, quando isso dos PC´s no carro era mesmo só para alguns.

                          Agora despertaram-me o bichinho, vou ter que desembrulhar a fonte DC-DC da arrecadação e pensar num projecto.


                          Alguem conhece projectos concluidos para o Astra H?

                          Comentário


                            #43
                            Pergunta para Manuel87

                            Boas,

                            Como usas o Centrafuse pode ser que me possas tirar uma dúvida.

                            Já referi antes que um dos requisitos para o CarPC é a possibilidade de mostrar filmes num monitor para os passageiros e GPS no monitor principal.

                            Isso acontece (quase) com o Centrafuse, mas não da melhor maneira. Tenho-o para experiências no portátil e verifiquei isto:

                            Com filmes DIVX, lançados na opção Media consigo ter o que quero
                            Com filmes DVD, lançados pela opção DVD, não acontece. Quando um DVD está a correr e se selecciono GPS, este sai.

                            Não haverá maneira de isto não acontecer?

                            Outra coisa que acho mal feita é não, caso tenha 2 monitores e escolha o DVD para visualizar no 2ª, não poder vêr também no principal. É que as opções de start, stop e menu do DVD passam para o 2º monitor e não há maneira de operar estas opções a não ser que este monitor seja também touchscreen ou os passageiros de trás tenham um rato.

                            Já exploraste estas possibilidades? Sabes de alguma maneira "escondida" de alterar parametros do programa?

                            Comentário


                              #44
                              Mais ninguém com este tipo de projectos?...

                              Comentário


                                #45
                                Tenho uma Asus Cusi-FX com um PIII celeron 733Mhz, com 1Gb de ram alimentados por uma fonte DC-DC M2-ATX e funciona perfeitamente.

                                A vantagem é ter tudo o que se quer á mão e poder configurar a nosso gosto.
                                Uso o centrafuse, mas está a sair o MCS, feito por um portugues


                                muita informação aqui

                                http://www.pc-car.net/forum/

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por vicnuno Ver Post
                                  Tenho uma Asus Cusi-FX com um PIII celeron 733Mhz, com 1Gb de ram alimentados por uma fonte DC-DC M2-ATX e funciona perfeitamente.

                                  A vantagem é ter tudo o que se quer á mão e poder configurar a nosso gosto.
                                  Uso o centrafuse, mas está a sair o MCS, feito por um portugues


                                  muita informação aqui

                                  http://www.pc-car.net/forum/
                                  Excelente, obrigado.

                                  Mais algumas dicas e demonstrações de utilização:
                                  http://br.youtube.com/watch?v=bQ8FPl...eature=related
                                  http://br.youtube.com/watch?v=JHNeHN...eature=related
                                  http://br.youtube.com/watch?v=tK8BpN...eature=related
                                  http://br.youtube.com/watch?v=oY4uLX...eature=related
                                  http://br.youtube.com/watch?v=wd6YVG...eature=related

                                  Comentário


                                    #47
                                    o meu ex projecto:

                                    http://www.vimeo.com/1882900

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por the_killer Ver Post
                                      o meu ex projecto:

                                      http://www.vimeo.com/1882900
                                      Muito interessante. Obrigado pela partilha!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por the_killer Ver Post
                                        o meu ex projecto:

                                        http://www.vimeo.com/1882900

                                        Brutal

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por the_killer Ver Post
                                          o meu ex projecto:

                                          http://www.vimeo.com/1882900
                                          Dá aí mais pormenores do projecto...

                                          À partida parece estares a usar o Road Runner. Qual o GPS? Este aparentemente não está integrado no front-end.

                                          Ouvi também um "bump" quando ligaste o PC. Tanto quanto sei as fontes M2 têm um sistema que evita isso (que acontece quando se liga o amplificador).

                                          Como é que integraste os comandos do volante? Com o Car2PC?

                                          Eu tenho o meu projecto todo na cabeça... o problema é a ligação da cabeça à carteira... não falam uma com a outra....

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X