Não são conhecidos problemas de fiabilidade no bloco 1.4 Hdi, aliás deve ser o bloco diesel mais fiável do Grupo PSA. Quanto ao mais, pela minha experiência tive um 307 com esse mesmo motor e foram 140 mil km´s sem quaisquer problemas.
São conhecidos problemas crónicos no motor 1.4 HDI...nomeadamente a facilidade em gripar Turbos, e tambem a alguma fragilidade no conjunto Embraiagem/Volante de motor.
Fora estes incidentes, é um motor muito competente...sem grandes pontos negativos a apontar.
P.S - Atenção para os exemplos...100.000km ou 140.000km ou 120.000km não são Quilometragens reveladoras de fiabilidade ou falta dela...são Quilometragens até baixas para um carro a Diesel.
concordo com o rui soad, por experiencia propria andei com um 206 1.4 hdi durante algum tempo oitentea e poucos mil kms e palhetas do turbo a fazer um ruido descomunal...dao problemas de turbo.
Percorri dos 70kk (compra) aos 125kk (venda) num HDI sem qualquer problema.
Neste momento, tenho outro HDI, com 97kk, reprogramado desde os 18kk e até agora 0 problemas. Fiz estes km´s em 3 anos, por isso, posso considerar que o carro tem um uso intensivo.
O motor em si, foi feito para ser fiável e não performante, por isso acho que é uma boa aposta. Tem também de se ter sorte. O único "problema" que tive foi uma "baba" pela junta da cabeça, mas esse já é um problema praticamente reconhecido pela marca e resolvido dentro da garantia. De resto, nada a apontar.
Por curiosidade, hoje fiz a revisão do meu e em 30kk não tive que lhe acrescentar óleo nenhum.
O meu 307 fez 158000kms nas minhas mãos, dos quais 120000 em menos de 4 anos, apenas com os cuidados básicos de condução e manutenção e sendo bem apertado pois a maioria dos kms foram feitos em trabalho.
Muitas viagens fez ele nos 140-170 na A6 com temperaturas nos 35/36 graus.
Não deu um único problema de motor!
O C3 fez 68000kms em 2 anos e teve uma pequena vaporização de óleo na junta da tampa de válvulas que foi resolvida em garantia!
Tirando isso, não teve nenhum outro problema!
Um colega de trabalho vendeu há cerca de 1 ano um 206 com 200000kms, o qual aos ~140000kms teve um pequeno problema......o meu colega, muito entendido em carros, resolveu repor o nivel do óleo no máximo......e atestou até á boca!
Escusado será dizer que o motor desalvorou. Foi retirado o óleo em excesso, o motor pegou, foi a falhar bastante da Amadora para Setubal e dai para a oficina em Loures. Feitos os testes, compressão ok, turbo ok, mudança dos 4 bicos de injectores e lá foi ele todo contente!
Quanto a problemas, o 1.4 Hdi tem-nos como qualquer outro motor, agora problemas crónicos (espero que saibam o significado de crónico!)......acompanho este motor desde que começou a ser comercializado e, tirando a vaporização de óleo pela junta da tampa de válvulas, não estou a ver nenhum!
São conhecidos problemas crónicos no motor 1.4 HDI...nomeadamente a facilidade em gripar Turbos, e tambem a alguma fragilidade no conjunto Embraiagem/Volante de motor.
Problemas crónicos? Turbos no 1.4 Hdi? Certamente que há alguns com problemas, mas crónicos?!?! Desculpa lá mas esta não pega...
Fragilidade do conjunto embraiagem/V.motor? Se me disseres no 1.6 Hdi, concordo já contigo, mas no 1.4 Hdi?!
Fora estes incidentes, é um motor muito competente...sem grandes pontos negativos a apontar.
P.S - Atenção para os exemplos...100.000km ou 140.000km ou 120.000km não são Quilometragens reveladoras de fiabilidade ou falta dela...são Quilometragens até baixas para um carro a Diesel.
Não são? Achas que um 1.4 Hdi a puxar o peso de um 307 com pé pesado durante 5 anos e 158000kms é pouco?
Respostas a azul.
Sim, sei o que fazes e onde trabalhas (já o disseste muitas vezes) e isso para mim só me dá uma certeza......é que tudo o que é problemas te vão parar ás mãos e é natural que os conheças bem! Mas interessante era saber a % de 1.4 Hdi's que deu problemas.
Sim, sei o que fazes e onde trabalhas (já o disseste muitas vezes) e isso para mim só me dá uma certeza......é que tudo o que é problemas te vão parar ás mãos e é natural que os conheças bem! Mas interessante era saber a % de 1.4 Hdi's que deu problemas.
Nao tenho percentagens porque não faço eu os relatorios.
Mas acredita, e até diria mais...na Peugeot problemas cronicos são turbos partidos e embraiagens...
São os componentes onde se tem gasto mais, não para melhorar mas sim para tapar feridas.
150.000km mesmo que seja para o 307 com 1.4HDI para mim é um KM alta sem duvida mas não reveladora de extrema fiabilidade...
Na empresa temos varios 207 1.4 HDI e nenhum teve problemas de motor, alias ando actualmente com um e apesar de ter um andamento modesto (de acordo com o esperado) é um automovel de boa fiabilidade. Temos um dos veiculos ja com 164 000 kms e tudo a funcionar como no primeiro dia, até porque são carros assistidos pelo concessionario fruto do contracto de renting. É uma boa compra.
Na empresa temos varios 207 1.4 HDI e nenhum teve problemas de motor, alias ando actualmente com um e apesar de ter um andamento modesto (de acordo com o esperado) é um automovel de boa fiabilidade. Temos um dos veiculos ja com 164 000 kms e tudo a funcionar como no primeiro dia, até porque são carros assistidos pelo concessionario fruto do contracto de renting. É uma boa compra.
Esqueci-me de referir que no inicio da sua comercialização, houve algumas unidades que tinham um problema no "aperto" dos injectores, o que causava um barulho quando o motor estava a funcionar e foi também resolvido pela marca. Estou a falar de modelos entre 2002 e 2003 e esta era uma anomalia light, ou seja, não deixava ninguém apeado.
Por aqui tou a ver problemas a mais, e utilizadores a menos. Para teres uma ideia mais concreta, deixa o fórum generalista e consulta fóruns mais especializados (C2).
Não tinhas essa ideia e por uma pessoa te dizer isto passas a tê-la?
Sim, confirmo, o 1.4 Hdi é mais fiável que o 1.6 Hdi, o qual já é bem fiável para o que se vê por ai.
Boas!
Não passo a ter essa ideia que seja um motor problemático, mas é a primeira queixa que ouço de alguém sobre esse motor! O unico problema que sempre ouvi era a de alguma falta de genica, principalmente no 207. de resto nenhuma queixa.
Para mim é um dos melhores hdi.
Não sei bem porquê, mas tinha a opinião de serem dos mais fiáveis da psa, mais até que o 1.6 hdi.
Para mim isto tudo foi uma surpresa!
O que eu escrevi não invalida que sejam bons motores.Posso ter tido azar nas 2 unidades que falei. Embora, segundo apurei nas sucessivas deslocações à oficina da Ford, fugas de oleo e injectores que duram 80/100 mil km é habitual, pelo menos no TDCI.
A título de exemplo, o motor do meu Fiesta, num espaço de 1 ano, foi desmontado 3 vezes...
O que eu escrevi não invalida que sejam bons motores.Posso ter tido azar nas 2 unidades que falei. Embora, segundo apurei nas sucessivas deslocações à oficina da Ford, fugas de oleo e injectores que duram 80/100 mil km é habitual, pelo menos no TDCI.
A título de exemplo, o motor do meu Fiesta, num espaço de 1 ano, foi desmontado 3 vezes...
Julgo que os TDCi sejam mais problemáticos que os HDi e já um mecânico mo disse. O porquê? Não sei...
O que é certo é que um Fiesta TDCi que acompanhei de perto, de facto, teve o problema nas anilhas dos injectores(240 euros, salvo erro, na marca) aos 170 ou 180 mil, se não me engano, que é algo usual. Foi vendido com 240 mil com uma batida de touches e um problema num injector. Reza a lenda que arranjaram o carro, martelaram-lhe os km(Em 90 mil km, tenho a certeza absoluta) e ainda anda por aí, que já o vi...
Por outro lado, o meu 206 HDi e outro que conheço, não deram problemas nenhuns... Mas o meu é mau exemplo, tem apenas 130 mil km ainda.
Andava a procura de coisas sobre este motor e vim dar com isto, nem tinha visto a data, que desenterranço!
Julgo que os TDCi sejam mais problemáticos que os HDi e já um mecânico mo disse. O porquê? Não sei...
O que é certo é que um Fiesta TDCi que acompanhei de perto, de facto, teve o problema nas anilhas dos injectores(240 euros, salvo erro, na marca) aos 170 ou 180 mil, se não me engano, que é algo usual. Foi vendido com 240 mil com uma batida de touches e um problema num injector. Reza a lenda que arranjaram o carro, martelaram-lhe os km(Em 90 mil km, tenho a certeza absoluta) e ainda anda por aí, que já o vi...
Por outro lado, o meu 206 HDi e outro que conheço, não deram problemas nenhuns... Mas o meu é mau exemplo, tem apenas 130 mil km ainda.
Andava a procura de coisas sobre este motor e vim dar com isto, nem tinha visto a data, que desenterranço!
Problemas crónicos só conheço os das anilhas dos injectores por volta dos 100mil kms. Troquei as minhas com 120mil kms.
Podia ter uma embraiagem mais reforçada pois todos os que conheço com cerca de 140mil ou 150mil kms tiverem de trocar a embraiagem ou já estão a pedir. No meu caso troquei com 140mil kms.
Já levou também um apoio do motor do lado da distribuição mas suspeito de negligência do anterior proprietário dado que comprei a viatura com 100mil kms. De qualquer forma foi muito barato por isso não é por aí.
Tenho neste momento com 150mil kms uma touche que já martela um pouco a frio mas que passado um pouco já se cala. Vi ali atrás alguém a queixar-se do mesmo pelo que pode ser algo comum e crónico mas não é nada de grave e de dispendioso para substituir.
Em relação aos turbos, tenham paciência mas não é só este motor que os parte. Isso não é problema crónico, acontece em qualquer um seja a marca A ou B. O meu para já ainda está bom e assim espero que continuo pois nada indica o contrário.
tive um C3 com esse motor e em 5 anos fiz mais de 200000 km, e apenas troquei a massa de ar... tinha carro para oque era preciso e dava os 170 nas descidas. o unico problema eram os ruidos parasitas dos plasticos
O 1.4HDI é dos diesel de baixa cilindrada mais fiáveis (senão o mais fiável), e também provavelmente o menos performante
Tenho um 1.4HDI que é o meu carro da semana, e também não sendo em nada o melhor exemplo (porque ainda só tem 40mil km), tem sido deitar gasoleo e andar! As revisões são de 30 em 30mil ou 2 anos. Enquanto era novo consumiu um pedaço de óleo, que julgo ser normal. Actualmente se consome é pouco, porque não se nota diferença na vareta.
É um motor bastante silencioso e com pouca vibração em relação á maior parte. O único motor que o equivale a nível de ruídos e vibrações, imho, é o 1.4D4D.
É bastante economico em andamentos normais, a puxar nem por isso.
É muito agradável de conduzir em cidade, pois o motor acorda logo as 1500rpm, o que permite andar sempre a baixas rotações sem queixumes. Apartir das 3mil rpm é so barulho que não se traduz em velocidade
Acho que o elo mais fraco de um carro com este motor, é precisamente o que está a volta do mesmo. Caso dos 206, que alguns davam problemas no eixo traseiro. E acho que é por ai que alguém se possa queixar de um carro com este motor... os periféricos a volta!
tive um C3 com esse motor e em 5 anos fiz mais de 200000 km, e apenas troquei a massa de ar... tinha carro para oque era preciso e dava os 170 nas descidas. o unico problema eram os ruidos parasitas dos plasticos
Já agora podias dizer qual os sintomas/motivo que levou à troca da MAF?
Não sei se já relatei este caso aqui pelo fórum, mas tenho um cliente que faz cerca de 100 mil Kms ano, quase todos em AE a médias de 120/130. Trocou o ano passado o C3 1.4 hdi com 500 mil kms (só teve uma avaria - bomba do gasóleo) por um Fiesta 1.4 TDCi. Em comparação gosta mais do Fiesta, mas o carro gasta um pouco mais, segundo ele.
Um amigo já teve de trocar injectores num 1.4 hdi.
Já vai com mais de 200.000km num mazda 2.
Também houve um problema em que uma vela partiu e avariou o motor. Teve de ser bastante mexido.
Gasta mais 1lt que o 1.3 Multijet.
Lembro-me de ter lido um teste de uma revista em que se queixavam que bebia demais em cidade em relação à concorrência.
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