"A Volkswagen introduz um novo sistema que consegue desligar dois cilindros nos baixos regimes, baixando o consumo do motor 1.4 TSI a gasolina
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A VW continua a procurar motores cada vez mais económicos e amigos do ambiente. Depois de generalizar a injeção direta aos motores a gasolina (TSI) e de reduzir o tamanho destes (downsizing), a marca alemã divulgou recentemente outra novidade para o motor 1.4 TSi. Trata-se de um sistema que permite desligar seletivamente dois cilindros (cilindros 2 e 3) quando o seu funcionamento não se justifica. A vantagem deste sistema em relação a um motor de dois cilindros centra-se no seu equilíbrio de funcionamento uma vez que os dois cilindros que estão desligados continuam a movimentar-se mas não produzem trabalho devido a um mecanismo que boqueia o funcionamento das válvulas.
Esta ideia não é nova embora nunca tivesse sido aplicada num motor tão pequeno. Com este sistema o motor 1.4 TSi consegue ser ainda mais económico estimando-se que a redução do consumo possa chegar a 1 litro aos 100 quilómetros com a consequente diminuição das emissões de dióxido de carbono. Uma vez que para o desenvolvimento da potência máxima é preciso uma maior capacidade volumétrica a eliminação do funcionamento seletivo dos dois cilindros faz-se numa faixa de regimes mais baixa (entre as 1490 rpm e as 4000 rpm) quando o binário do motor se situa entre 0s 25 e 75 Nm e a velocidade se mantém mais ou menos constante à volta dos 50 Km/h.
Este sistema associado ao start/stop automático garante economias significativas na cidade onde os dois cilindros permanecem mais tempo desligados. Um sensor situado no pedal do acelerador determina o funcionamento dos quatro cilindros quando as condições anteriores deixarem de se verificar. Basta o sensor detetar acelerações fortes ou um estilo de condução irregular para ativar automaticamente os cilindros adormecidos.
Ao introduzir o sistema a partir de 2012 o motor 1.4 TSi VW passa a cumprir a norma Euro 6."
Este sistema promete, ficamos para ver a fiabilidade...
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A VW continua a procurar motores cada vez mais económicos e amigos do ambiente. Depois de generalizar a injeção direta aos motores a gasolina (TSI) e de reduzir o tamanho destes (downsizing), a marca alemã divulgou recentemente outra novidade para o motor 1.4 TSi. Trata-se de um sistema que permite desligar seletivamente dois cilindros (cilindros 2 e 3) quando o seu funcionamento não se justifica. A vantagem deste sistema em relação a um motor de dois cilindros centra-se no seu equilíbrio de funcionamento uma vez que os dois cilindros que estão desligados continuam a movimentar-se mas não produzem trabalho devido a um mecanismo que boqueia o funcionamento das válvulas.
Esta ideia não é nova embora nunca tivesse sido aplicada num motor tão pequeno. Com este sistema o motor 1.4 TSi consegue ser ainda mais económico estimando-se que a redução do consumo possa chegar a 1 litro aos 100 quilómetros com a consequente diminuição das emissões de dióxido de carbono. Uma vez que para o desenvolvimento da potência máxima é preciso uma maior capacidade volumétrica a eliminação do funcionamento seletivo dos dois cilindros faz-se numa faixa de regimes mais baixa (entre as 1490 rpm e as 4000 rpm) quando o binário do motor se situa entre 0s 25 e 75 Nm e a velocidade se mantém mais ou menos constante à volta dos 50 Km/h.
Este sistema associado ao start/stop automático garante economias significativas na cidade onde os dois cilindros permanecem mais tempo desligados. Um sensor situado no pedal do acelerador determina o funcionamento dos quatro cilindros quando as condições anteriores deixarem de se verificar. Basta o sensor detetar acelerações fortes ou um estilo de condução irregular para ativar automaticamente os cilindros adormecidos.
Ao introduzir o sistema a partir de 2012 o motor 1.4 TSi VW passa a cumprir a norma Euro 6."
Este sistema promete, ficamos para ver a fiabilidade...
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