Supondo que estamos a circular sozinhos na AE, constitui alguma contra-ordenação andar com os máximos ligados?
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Andar com os máximos ligados na Auto-Estrada
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Artigo 60.º
Utilização de luzes
1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os
seguintes:
a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a
frente do veículo numa distância não inferior a 100 m;
b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a
frente do veículo numa distância até 30 m;
c) Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação
da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de
visibilidade reduzida;
d) Luz de marcha atrás: destinada a iluminar a estrada para a
retaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo
faz ou vai fazer marcha atrás.Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes
1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre
que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem
a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro,
chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os
condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de
nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em
locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do
veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor
uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com
outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite
a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação
de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou
detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam
estar equipados.
2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos
afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar
durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o
uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas
vias de sentido reversível.
5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não
for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o
disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
€ 30 a € 150.
6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de
100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou
detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60
a € 300.
Comentário
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Trata-se de uma contra-ordenação muito grave se encadear com os máximos. Estes devem ser utilizados a uma distância não inferior a 100 metros do próximo veículo e no cruzamento com outros veículos é obrigatória a mudança para os médios... Na auto-estrada é raro não vir ninguém no sentido contrário, portanto somos (quase) sempre obrigados a utilizar médios...
Contra ordenação muito grave dá direito de inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos...
Já fiz há uns meses o código mas ainda me lembro direitinho...
Comentário
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Originalmente Colocado por paulo27 Ver PostAinda no sábado apanhei um cromo desses...eu e todos os que iam no meu sentido...era tudo a fazer sinais para que ele os desligasse e o cromo lá ia como se não fosse nada com ele...
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostÀ noite, até porque as AE só têm iluminação nas saídas, vê-se muito melhor com os máximos. Aliás, não é por acaso que eles existem.
Comentário
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostCada um é como cada qual. Se sentes necessidade de circular com eles, circula. Se os outros não sentem essa necessidade, não usam.
Não vês melhor com os máximos?
Também não é obrigatório ligares as escovas, quando chove.
Comentário
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Se a AE possui na divisória central uma sebe ou até protecções visuais próprias, uso os máximos. Tenho o cuidado dos tirar quando tenho à minha frente uma curva à direita o que faz com que as luzes apanham directamente os condutores na faixa contrária.
Se for uma curva à esquerda, geralmente não tiro os máximos.
Comentário
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEu não disse o contrário. Dizer-se que não se precisa é que, pronto...
Não vês melhor com os máximos?
Também não é obrigatório ligares as escovas, quando chove.
Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
Comentário
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostQual é que é mesmo a dificuldade, homem? Ele não é o único a fazer isso.
Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.
O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.
Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.
Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...
Comentário
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostÉ que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...
Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
É que vocês estão quase a dizer que os máximos são inúteis!
Esse argumento do liga/desliga já percebo perfeitamente.
Comentário
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostA maioria das AEs não têm iluminação fora dos nós de acesso.
Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.
O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.
Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.
Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostÉ que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...
Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
O liga/desliga é bem chato, na altura em que tanto fazia com o MX5 ou com o Série 3 bem vi a vantagem desse pequenino equipamento do BM. Mas nessa situação continuo a preferir o liga/desliga...é que nem me sinto bem sem ver mais à frente - os médios dão quanto 150?200 metros? Nem dá para ver se há algo no piso para te desviares a tempo...
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostAinda este fim-de-semana, durante a noite, fiz a A21 a dar pau, ao volante de um carro (novo) com xénon, e os máximos deram bastante jeito. O xénon deste carro é imensamente superior ao de um Clio II e, ainda assim, os máximos permitiram-me uma visibilidade muito superior, até porque não conhecia o traçado da estrada.
O aumento de iluminação com máximos, mesmo com xenon, é brutal.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostA maioria das AEs não têm iluminação fora dos nós de acesso.
Sempre aprendi que devemos ter visibilidade pelo menos até à distância suficiente para imobilizar o veículo.
O xenon não aumenta a distância, muitas vezes antes pelo contrário (mas já sabia desde as 14.24 que iam ser chamados à discussão ), mas sim a "qualidade" da iluminação.
Com todas as condicionantes e, normalmente já bem noite dentro em que o facto de haver menos trânsito e aumento da velocidade...não usar máximos faz com que nem vejas a distância suficiente para teres segurança.
Durante muito tempo fiz de forma recorrente viagens à noite (meia-noite ou mais) médias, e o uso de máximos era "obrigatório" - e aí verifiquei a grande mais-valia de algo que não damos importância que é o assistente de máximos que nos permite ter sempre as 2 mãos no volante e maior atenção à condução em vez do "liga-desliga" que lá vem um...
Não concordo com o "não ver a distância suficiente para ter segurança". Para mim depende da variável velocidade. Se for a 180/200 o mais provável é usar os máximos mais frequentemente, visto que as coisas se passam e se aproximam um pouco mais depressa e aí sim, convém ter um campo de visão mais alargado. Se for a uma velocidade de 130/140 não vejo necessidade para tal. mas lá está... eu não sinto... outras pessoas podem sentir!
Deves ter uns dedos muito canininhos para ter que tirar uma mão do volante para desligar os máximos .
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNão é uma questão de opinião. Posso estar enganado, mas julgo ser consensual que todos vemos melhor com os máximos do que os médios, certo?
É que vocês estão quase a dizer que os máximos são inúteis!
Esse argumento do liga/desliga já percebo perfeitamente.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostSe fores depressa vês o mesmo? Eu pelo menos conduzo em AE a ver muitos metros/carros à minha frente e não ali imediatamente a seguir.
O liga/desliga é bem chato, na altura em que tanto fazia com o MX5 ou com o Série 3 bem vi a vantagem desse pequenino equipamento do BM. Mas nessa situação continuo a preferir o liga/desliga...é que nem me sinto bem sem ver mais à frente - os médios dão quanto 150?200 metros? Nem dá para ver se há algo no piso para te desviares a tempo...
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostA mim, o xenon, não aquece nem arrefece. Por norma uso médios, independentemente do equipamento da viatura.
Não concordo com o "não ver a distância suficiente para ter segurança". Para mim depende da variável velocidade. Se for a 180/200 o mais provável é usar os máximos mais frequentemente, visto que as coisas se passam e se aproximam um pouco mais depressa e aí sim, convém ter um campo de visão mais alargado. Se for a uma velocidade de 130/140 não vejo necessidade para tal. mas lá está... eu não sinto... outras pessoas podem sentir!
Deves ter uns dedos muito canininhos para ter que tirar uma mão do volante para desligar os máximos .
Não sejas teimoooosa Pois, a questão é se fores acima dos 120-130 Não é por ter um campo de visão alargado mas sim por o ter mais "extendido" - ver mais à frente. De qualquer forma mesmo a 120 gosto de ver bastante à frente...normalmente em AE, mesmo com trânsito e mais devagar não conduzo com referência no carro da frente mas sim uns mais à frente.
De qualquer forma mesmo nas ENs mais reconditas...aquelas lá pelo meio do alentejo escuras como breu, dou bastante utilização aos máximos, mesmo a 60-100 -> como vês não tem só a ver com velocidade, tem a ver com aumentar a extensão "para a frente" do campo de visão.
Eu pelo menos sou fã. Mas tenho atenção em não encadear ninguém, é claro. Se houver mais carros nem os ligo, também não é preciso...estão mais carros "a iluminar" - o que já me aconteceu é ao sair de uma curva não saber que vem lá um carro e enquanto se liga-desliga ainda encandear - nisto é que defendo o uso dos assistentes de máximos - dão mesmo jeito!
E olha que eu sou contra as ajudas à condução tipo sensores de luzinhas...mas há coisas mesmo úteis pela quantidade de vezes que nos fazem falta.
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Originalmente Colocado por paulo27 Ver PostOs médios têm um alcance obrigatório por lei de no máximo até 30m...a 120km/h numa AE, não é sequer suficiente para vermos o espaço que o carro vai cobrir em caso de travagem de emergencia.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostAs hastes do mx5 são à macho...é preciso a mão toda Claro que dá na boa...mas a distracção e a atenção para ver se há algum carro "lá ao fundo" a vir para cá é maior - é equipamento que num carro futuramente comprarei.
Não sejas teimoooosa Pois, a questão é se fores acima dos 120-130 Não é por ter um campo de visão alargado mas sim por o ter mais "extendido" - ver mais à frente. De qualquer forma mesmo a 120 gosto de ver bastante à frente...normalmente em AE, mesmo com trânsito e mais devagar não conduzo com referência no carro da frente mas sim uns mais à frente.
De qualquer forma mesmo nas ENs mais reconditas...aquelas lá pelo meio do alentejo escuras como breu, dou bastante utilização aos máximos, mesmo a 60-100 -> como vês não tem só a ver com velocidade, tem a ver com aumentar a extensão "para a frente" do campo de visão.
Eu pelo menos sou fã. Mas tenho atenção em não encadear ninguém, é claro. Se houver mais carros nem os ligo, também não é preciso...estão mais carros "a iluminar" - o que já me aconteceu é ao sair de uma curva não saber que vem lá um carro e enquanto se liga-desliga ainda encandear - nisto é que defendo o uso dos assistentes de máximos - dão mesmo jeito!
E olha que eu sou contra as ajudas à condução tipo sensores de luzinhas...mas há coisas mesmo úteis pela quantidade de vezes que nos fazem falta.
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