Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Andar com os máximos ligados na Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu faço a A2 pelo menos 2x por mês e raramente meto máximos. Aliás, devo confessar que até me sinto mais confortável (visualmente falando) a circular com os médios, do que a apanhar com o reflexo que os máximos provocam nas placas informativas, sinais e reflectores, etc. Numa viagem longa francamente, fico com os olhos menos cansados.

    Normalmente só meto os máximos em AE quando preciso de ver o que uma qualquer placa diz e a mesma se encontra a relativa distância, ou quando há qualquer coisa inesperada na faixa de rodagem (obras, avaria, etc.).

    Comentário


      #32
      eu sempre que posso em AE uso os maximos pela seguinte razão, normalmente pela velocidade a que circulamos (140/150) com os maximos ligados temos melhor visão quer a nivel de distancia que a nivel lateral ,conseguimo-nos aperceber de coisas que com os medios não se destacam tanto.

      Comentário


        #33
        Só em caso extremo, ainda piso num coelho, cágado, fico com as rodas ensanguentadas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
          Se a AE possui na divisória central uma sebe ou até protecções visuais próprias, uso os máximos. Tenho o cuidado dos tirar quando tenho à minha frente uma curva à direita o que faz com que as luzes apanham directamente os condutores na faixa contrária.

          Se for uma curva à esquerda, geralmente não tiro os máximos.
          Mas essa protecção central não nos protege a nós motoristas de pesados, pois como vamos mais altos que a protecção ela não serve de nada.

          Faz-me muita falta ter uns faróis em cima da cabine, dão bastante jeito nestes casos e não só, agora que trabalho por conta de outrem e utilizo um camião que não os tem, sinto muito a falta deles pois o meu tinha, e só eram usados praticamente para avisar os outros condutores que me estavam a incomodar.

          Os máximos eu quase que não utilizo, só se estiver muito escuro, não conhecer a estrada, ou se me parecer ver um obstáculo ou uma pessoa/animal, mas ligo analiso a estrada e volto a desligar, e só volta a ligar quando tenho duvidas, é tão rápido que eles nem chegam a prender, eles ficam naquela zona onde se faz sinais de luzes.

          Outra coisa que me irrita bastante são os faróis de nevoeiro, principalmente quando está de chuva, e já para não falar da luz de nevoeiro traseira, que basta estar um bocadinho de nevoeiro, e até mesmo chuva e a ligam-na logo, e o que isso me incomoda e irrita bastante.
          Eu só me lembro de usar a luz de nevoeiro traseira uma vez, e estava um nevoeiro cerradíssimo, tão cerrado que tive que abrandar bastante, estava numa AE e devia ir para aí a uns 50/60 Km/h, pois estava bem difícil de ver alguma coisa, e aí sim achei necessário acender a luz de nevoeiro. Já as da frente, não me lembro de as utilizar, por mim são dispensáveis.

          As pessoas que (não) sabem utilizar estas luzes, deviam era saber utilizar os piscas e os médios correctamente e quando necessários, tal como aqueles que param na berma da estrada e deixam os médios ligados, em vez de passar para mínimos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            Eu raramente ligo os máximos em AE, chego a fazer lx algarve sem nunca os ligar.
            Viajas de dia certo? :D

            Comentário


              #36
              Pior nem são os que andam de máximos, são os que andam de médios apontados prá lua.

              Depois damos máximos para o avisar, e respondem com máximos para dizer que aquilo eram médios...

              Comentário


                #37
                Eu ando maioritariamente de máximos + faróis inteligentes.

                Isso faz com que de dia ande apenas com DRL e à noite ele é que escolhe.

                Pontualmente desativo os faróis inteligentes, porque o sensor apanha o brilho dos refletores e passa-me para médios.

                Como é óbvio, nestas situações tiro-os assim que vir alguém no outro sentido.

                Comentário


                  #38
                  É claro que se devem usar os máximos em AE, porque grande parte das mesmas não são iluminadas e os médios são insuficientes para uma circulação segura.

                  Agora, bom senso não faz mal a ninguém.. Quando nos aproximamos de outro carro, médios. Não custa nada puxar o comando, basta ir atento

                  Comentário


                    #39
                    Além dos máximos, há o problema de dentro das localidades, pessoas com os médios todos desregulados, que só os médios ja dão pra encadear.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Eu raramente ligo os máximos em AE, chego a fazer lx algarve sem nunca os ligar.
                      Já fui várias vezes de Aveiro a Lisboa sem ligar as luzes sequer

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        Qual é que é mesmo a dificuldade, homem? Ele não é o único a fazer isso.
                        Não é dificuldade, é mera burrice.

                        De noite a única coisa que te permite ver para onde vais é a iluminação do automóvel. A velocidades superiores a 100km/h, um raio de acção de 30-40m (médios) é insuficiente para o caso de aparecer algum obstáculo. Ainda para mais na A2 que é escura como breu.

                        É a minha opinião, vale o que vale.
                        Editado pela última vez por DIG; 20 September 2011, 08:05.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                          Já fui várias vezes de Aveiro a Lisboa sem ligar as luzes sequer
                          De dia?

                          Comentário


                            #43
                            Desde que tenho a Superb, com farois bi-xenon, em estrada, IP ou AE, só não uso os máximos quando não posso devido há existência de carros à frente.

                            Porque quando se tem umas luzes de jeito, dá um gozo incivel iluminar tudo à minha frente.

                            Comentário


                              #44
                              Nunca tive luzes fundidas por ligar e desligar máximos de forma intermitente...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                É que pronto? Criticar os outros porque têm opiniões diversas é que, pronto...

                                Com os máximos vejo a maior distância mas não posso dizer que me sirva melhor do que os médios. De que me serve ir de máximos se vejo perfeitamente com os médios? Para andar sempre no liga/desliga, liga/desliga? Não obrigada. Mas cada um faz como lhe aprouver.
                                E a mesma razão porque eu não uso os piscas. É que é constantemente a mesma coisa! Viro a direita, ligo; viro é esquerda, ligo... Não há pachorra!!!

                                on topic: Em AE uso os máximos quando isso não incomoda terceiros.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Desde que tenho a Superb, com farois bi-xenon, em estrada, IP ou AE, só não uso os máximos quando não posso devido há existência de carros à frente.

                                  Porque quando se tem umas luzes de jeito, dá um gozo incivel iluminar tudo à minha frente.
                                  Grande razão...é pelo gozo

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                    Grande razão...é pelo gozo
                                    Ao contrário de alguns users que devem ser Super Homens com visão nocturna incorporada nos olhos, no meu caso, sempre que posso, ligo os máximos. E sim, dá-me um GOZO iluminar tudo e saber que consigo ter uma boa visão da noite.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Quando falo de opinião é opinião sobre o uso dos máximos (onde o teu "é que... pronto" era escusado), não sobre o ver melhor ou não. E pelo menos eu nunca disse que estes são inúteis, disse sim que raramente os uso. É muito diferente.
                                      Estás a ser mesmo gaja! j/k

                                      É óbvio que tu tens todo o direito de não usar os máximos, até porque nada o obriga. Aquilo que eu estava a contrariar é o facto de dizerem que não precisam de usar os máximos, o que não é verdade. E não eu que o digo, é mesmo uma questão científica. Todos vemos melhor com os máximos do que com os médios.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TauMan Ver Post
                                        Supondo que estamos a circular sozinhos na AE, constitui alguma contra-ordenação andar com os máximos ligados?
                                        Não leves a mal, mas a tua pergunta é semelhante à da arvore fazer barulho se não houver ninguém para ouvir.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu tenho que fazer muita estrada e AE, e na AE conduzo com médios. Máximos só quando preciso de ver uma placa informativa. Isto porque não sinto necessidade de mais.

                                          Não fazia ideia que havia tanta gente a usar os máximos em viagens inteiras. Mas também acho que não deve haver tanta gente assim a andar abaixo dos 120km/h como eu, logo, precisam de ver mais longe que eu.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Em AE, e faço muitas vezes a A2 de noite, sempre que posso utilizo os máximos e como diz um utilizador aí para cima, quando apanho curvas à direita, tenho mais atenção se vem alguém ou não. Agora, como a luz não é direccionada para a outra faixa, não penso que vá encadear quem circula em sentido contrário, devido a estarem mais ou menos ao nível do rail de protecção. Outra das coisas que eu imaginava e o utilizador condutor de pesados me confirmou agora, quando vem um camião de frente tenho atenção para os baixar para médios por forma a não incomodar os condutores que circulam na "penthouse" automobilística, ou seja, lá em cima no último andar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Uso esporadicamente os máximos, mas quando o faço, só os uso quando não haja ninguém à frente, nem na faixa contrária.

                                              Caso contrário, nada de usar os mesmos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                A mim, o xenon, não aquece nem arrefece. Por norma uso médios, independentemente do equipamento da viatura.

                                                Não concordo com o "não ver a distância suficiente para ter segurança". Para mim depende da variável velocidade. Se for a 180/200 o mais provável é usar os máximos mais frequentemente, visto que as coisas se passam e se aproximam um pouco mais depressa e aí sim, convém ter um campo de visão mais alargado. Se for a uma velocidade de 130/140 não vejo necessidade para tal. mas lá está... eu não sinto... outras pessoas podem sentir!

                                                Deves ter uns dedos muito canininhos para ter que tirar uma mão do volante para desligar os máximos .
                                                A 140km/h viajamos a 38.8metros/segundo, os médios por lei não pode ter mais alcance que 30 metros, portanto tu não sentes necessidade de ver o que se vai passar a menos de um segundo quando conduzes em auto-estrada
                                                Já dizia o meu avô, hà gente para tudo, agora não venhas é com teorias que a circular a 140km/h os máximos pouco importam no que toca a segurança, isso não é opinião, é casmurrice pura, é unicamente querer ter uma opinião diferente dos outros.

                                                Como exemplo da não importância dos máximos a essa velocidade, na A2 logo antes da marateca numa curva desliguei os máximos porque vinham carros em sentido contrário, a velocidade deveria ser aproximadamente 130/150km/h, não consegui sequer ver que estava um cão de grande porte morto na faixa de ultrapassagem porque os médios não alcançaram e quando vi era tarde demais para desviar a não ser que me quisesse espetar no separador central, resultado, pára-choques traseiro partido e um saculão enorme com o esp em funcionamento, aquilo a que alguns chamariam "cueca toda borrada". Todo este testamento para dizer que não admitir que os máximos aumentam a segurança a partir de uma certa velocidade não faz qualquer sentido, mas prontos, peço desde já desculpa se estou a ir contra a opinião de alguém...
                                                Editado pela última vez por Visitante; 20 September 2011, 10:43.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Se podemos ver melhor usando os máximos sem encandear ninguém, porque não os utilizar?
                                                  A uns anos na A2 à noite, a 130km/h, ia com os máximos e consegui ver um cão a correr para a faixa de rodagem, que, vá lá, se assustou (provavelmente com o barulho do carro) e parou. Se fosse apenas com os médios não conseguia vê-lo e, se por ventura continuasse a correr, não conseguia evitar o embate.
                                                  Mesmo hoje em dia, num carro com bixenon, uso-os na mesma quando a situação o permite.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                    De dia?
                                                    Pois, eu de manhã e co sol a brilhar também não tenho o hábito de as ligar

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                                      Já dizia o meu avô, hà gente para tudo, agora não venhas é com teorias que a circular a 140km/h os máximos pouco importam no que toca a segurança, isso não é opinião, é casmurrice pura, é unicamente querer ter uma opinião diferente dos outros.
                                                      Disseste tudo aqui

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu acho que não está em causa que, com os máximos, vê-se melhor.

                                                        Não ando muitas vezes à noite na AE, e quando ando, raramente ligo os máximos.

                                                        Em condições normais, os carros da frente têm as luzes de presença e, posso estar enganado, as guias reflectem os medios, ficando iluminadas. A questão aqui, é saber se é legal ou não, não esquecendo o caso onde fazemos uma curva para a direita, incidimos a nossa luz sobre os carros do outro sentido.

                                                        Não esqueçam que as leis de transito são criadas para os limites de velocidade estabelecidos, se nós os infringimos, temos de assumir as consequências. Falaram aqui que a 140 andamos 38.88 m/s, e que, os medios iluminam 30 m. Se andarem a 120, percorrem 33.33 m/s, os medios quase que chegam.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Só não ando mais tempo de máximos ligados em AE porque o trânsito não me permite.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por TauMan Ver Post
                                                            Eu acho que não está em causa que, com os máximos, vê-se melhor.

                                                            Não ando muitas vezes à noite na AE, e quando ando, raramente ligo os máximos.

                                                            Em condições normais, os carros da frente têm as luzes de presença e, posso estar enganado, as guias reflectem os medios, ficando iluminadas. A questão aqui, é saber se é legal ou não, não esquecendo o caso onde fazemos uma curva para a direita, incidimos a nossa luz sobre os carros do outro sentido.

                                                            Não esqueçam que as leis de transito são criadas para os limites de velocidade estabelecidos, se nós os infringimos, temos de assumir as consequências. Falaram aqui que a 140 andamos 38.88 m/s, e que, os medios iluminam 30 m. Se andarem a 120, percorrem 33.33 m/s, os medios quase que chegam.
                                                            Mas aqui, independentemente das diversas opiniões, está-se a falar em quando vamos sozinhos naquele segmento de estrada. Claro que com outros carros por perto e principalmente à frente (para iluminarem as guias terão forçosamente de ir à frente) acho que ninguém daqui vai em máximos...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por TauMan Ver Post
                                                              Eu acho que não está em causa que, com os máximos, vê-se melhor.

                                                              Não ando muitas vezes à noite na AE, e quando ando, raramente ligo os máximos.

                                                              Em condições normais, os carros da frente têm as luzes de presença e, posso estar enganado, as guias reflectem os medios, ficando iluminadas. A questão aqui, é saber se é legal ou não, não esquecendo o caso onde fazemos uma curva para a direita, incidimos a nossa luz sobre os carros do outro sentido.

                                                              Não esqueçam que as leis de transito são criadas para os limites de velocidade estabelecidos, se nós os infringimos, temos de assumir as consequências. Falaram aqui que a 140 andamos 38.88 m/s, e que, os medios iluminam 30 m. Se andarem a 120, percorrem 33.33 m/s, os medios quase que chegam.
                                                              Se vão carros à tua frente tens uma noção do que se passa à tua frente, seja porque eles próprios iluminam a estrada, seja porque fazem as curvas e/ou desviam-se de obstáculos - vamos partir desse pressuposto Pelo que não se torna necessário.

                                                              O que aqui se falou é AE sem ninguém no espaço de visão onde precisamos de ver realmente além do que os médios permitem...e depois aqui 2 situações:

                                                              Mesmo a 120km/h, supondo os valores que indicas de 33,33m/s - falta então o tempo de reacção que não é instantâneo

                                                              Acima dos 120km/h - lá por ir a desobedecer uma regra do CE não quer dizer que vá ter má visibilidade...antes pelo contrário. E não vamos estar a discutir isso que este nem é tópico acam. Usar máximos não é infringir o CE, desde que não existam veículos no mesmo sentido ou em sentido oposto a menos do que x metros (150?)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X