Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Segmento C - Consumos reais durante 143km em AE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Segmento C - Consumos reais durante 143km em AE

    Como leio algo regularmente o km77.com, decidi fazer um apanhado geral de alguns consumos medidos por eles nos carros do Segmento C. Visto que este tema de consumos é amplamente discutido neste fórum, achei interessante deixar aqui estes dados a título de curiosidade(creio que nunca foram cá colocados em conjunto, mas posso no entanto estar enganado)

    Estes consumos são medidos com alguma precisão(pelo menos a precisão possível), ou seja, já descontam todos os erros dos Computadores de Bordo e são sempre no mesmo percurso: um percurso de AE, com 143,3kms, fortes desníveis(subidas e descidas), procurando manter uma média real de 120km/h, o que implica obviamente velocidades superiores a 120km/h durante algum tempo.

    Sem mais demora aqui ficam os consumos de alguns modelos importantes no mercado nacional:

    Volkswagen Jetta 1.6 TDI 105 CV BlueMotion Tecnology 5,1l/100km

    Renault Fluence 1.5 dCi 110 CV 5,3l/100km

    BMW 120d 5p 184cv 5,4l/100km

    Mercedes-Benz A180 CDI (1.5) 5,4l/100km

    Fiat Bravo 1.6 M-Jet 105cv 5,6l/100km

    Ford Focus Berlina 1.6 TDCi 115 CV 6,1l/100km

    Audi A3 1.4 TFSI 122cv(2013) 6,3l/100km

    Citroën C4 eHDI 110 CV CMP 6,3l/100km

    Chevrolet Cruze SW 2.0 VCDi 163cv 6,5l/100km

    Hyundai i30 1.6 CRDi VGT 128cv 6,8l/100km

    Opel Astra 5p 1.7 CDTI 125cv 6,9l/100km

    Ford Focus 1.0 EcoBoost 125cv 7,3l/100km

    Hyundai Veloster 1.6 GDi 140cv 7,3l/100km

    Fiat Bravo 1.4 MultiAir 140cv 7,3l/100km

    Renault Megane 1.4 Tce 131cv 7,3l/100km

    Dacia Duster 1.5 dCi 85cv 7,5l/100km



    Procurei reunir motores gasolina/diesel de potencias/cilindradas equiparáveis, mas no caso do BMW e Chevrolet só existiam dados para os motores mais potentes, e principalmente no caso do BMW, achei interessante partilhar

    #2
    Havia ai um topico qualquer em que se dizia que a 120 km/h se fazia 4 l/100 com facilidade...

    Comentário


      #3
      Como é que é feita a medição?

      Comentário


        #4
        Ainda há quem me queira convencer de que fazer consumos de 5 em AE é na boa... é é... embalado a descer!

        Comentário


          #5
          estão aí modelos que fazem 5 litros em cidade na boa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Como é que é feita a medição?
            143 km por autovía a una media de 120 km/h reales circulando en la marcha más larga posible
            KIA cee'd. Modelo 2012. turismo, 5 puertas, motor, prueba, conduccin, consumo. km77.com.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Como é que é feita a medição?
              Não encontro agora a descrição completa, mas é nestes moldes:

              A medição começa após o carro ser atestado, numa área de serviço em AutoEstrada(utilizando sempre o mesmo combustível). Após a partida(parado), o veículo percorrerá então a distancia de 143,3km, até outra área de serviço, onde será novamente atestado e então é deduzido o erro do CB.

              Durante este percurso, que é uma AE com fortes desníveis, a intenção é acabar a prova com média real de 120km/h. Para fazer tal média e como é compreensível, deve-se circular bastante tempo acima dos tais 120km/h de maneira a que a v.média seja atingida.

              Eles mesmo no site admitem que um veículo pouco potente é prejudicado nesta prova, pois será necessário esforçar bastante a mecánica para manter os 120km/h de média. Por exemplo, um Smart Fortwo 1.0 de 71cv gastou 7,3l/100km neste percurso, pois muitas vezes era necessário acelerar a fundo para que a v.média fosse alcançada. É sabido, no entanto, que é possivel rolar no Smart tendo consumos a volta dos 5,5l/100km, mas o teste centra-se somente nos valores obtidos em AE

              Todos os valores já descontam o erro do CB, que nalguns casos chega a atingir 10%

              Comentário


                #8
                Média interessante a meu ver do 1.4tfsi, em contraste com os outros motores a gasolina, especialmente o 1.0 da ford. Quantos aos diesel, o i30 e o astra são uma desilusão...

                Comentário


                  #9
                  Cruzando esta informação com a do tópico dos consumos, podemos ter uma ideia de como conduzem grande parte dos intervenientes ....

                  Comentário


                    #10
                    vá, estes motores nao me interessam, tirando o bmw. o resto não é para mim. nao se arranja por aí com motores decentes (1900, 2000, 2200)?

                    o bmw consome muito pouco, é lógico, enquanto os outros vão já a esforçar ele vai em ritmo de cruzeiro. por isso quase menos 1lt é possível.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                      Média interessante a meu ver do 1.4tfsi, em contraste com os outros motores a gasolina, especialmente o 1.0 da ford. Quantos aos diesel, o i30 e o astra são uma desilusão...
                      Também fiquei surpreendido pela positiva. Apesar de ser um motor completamente novo, esta versão de 122cv ainda não dispõe de algumas tecnologias mais modernas da versão «ACT» de 140cv, tais como desactivação de 2 cilindros e uma injecção mais avançada, que consegue homologar consumos ainda mais baixos.

                      Certamente a versão de 140cv ainda seria mais poupada, até porque estaria menos "em esforço"

                      Comentário


                        #12
                        Ora deixa-me cá ver uma coisa. O meu Focus Mk2.5 109 cv, com caixa de 5 velocidades, em percursos longos em AE (apenas com 2 pessoas) a 120km/h, não chega aos 6l/100kms.

                        Alguém que me explique como é que o Focus Mk3 115cv, com caixa de 6 velocidades, e sistemas para economizar combustível como as grelhas activas, gasta 6,1l/100 kms.

                        Não acredito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                          Ora deixa-me cá ver uma coisa. O meu Focus Mk2.5 109 cv, com caixa de 5 velocidades, em percursos longos em AE (apenas com 2 pessoas) a 120km/h, não chega aos 6l/100kms.

                          Alguém que me explique como é que o Focus Mk3 115cv, com caixa de 6 velocidades, e sistemas para economizar combustível como as grelhas activas, gasta 6,1l/100 kms.

                          Não acredito.
                          Os teus consumos são de CB ? a tua velocidade é de velocimetro ? .....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Os teus consumos são de CB ? a tua velocidade é de velocimetro ? .....
                            Velocímetro nos 140 km/h (136 km/h no GPS), faz 5 litros e tal aos 100 kms. O erro dos consumos médios do CB é de 0,25-0,35 litros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Os teus consumos são de CB ? a tua velocidade é de velocimetro ? .....
                              Exacto, é preciso ter em atenção que são os consumos reais, ou seja, excluem o erro do CB e estamos a falar de velocidade média, que é bastante diferente de velocidade de "ponteiro". Como sabemos, para termos uma velocidade média de 120km/h no CB, temos que andar muitas vezes por cima dos 150-160, de forma a compensar pequenos entraves, tais como um pesado a ultrapassar etc...

                              Mais: Num CB que marque 6l/100km, se tivermos um erro de 10%, já estamos a falar de consumos reais de 6,6l/100km

                              EDIT: A AE em questão também tem importantes desníveis que afectam negativamente os consumos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                Média interessante a meu ver do 1.4tfsi, em contraste com os outros motores a gasolina, especialmente o 1.0 da ford. Quantos aos diesel, o i30 e o astra são uma desilusão...
                                O novo ceed com o mesmo motor fez 5,9 l/100, a caixa auto nesse i30 penaliza muito os consumos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  vá, estes motores nao me interessam, tirando o bmw. o resto não é para mim. nao se arranja por aí com motores decentes (1900, 2000, 2200)?

                                  o bmw consome muito pouco, é lógico, enquanto os outros vão já a esforçar ele vai em ritmo de cruzeiro. por isso quase menos 1lt é possível.
                                  É questão de ir pesquisar ao site, infelizmente não existe uma tabela formatada.

                                  Em relação ào esforço, é realmente curioso, pois como disse, o Smart Fortwo fez, nesse percurso 7,3l/100km, enquanto que o novo Porsche 911(991), que é muito mais potente gastou uns aceitáveis 8,1l/100km

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas podia haver um qualquer teste europeu que tivesse sido ralizado com motores normais (lá fora). é pena, gostava de ver um teste generalista, sem ser o trio alemão, a ver quais os motores diesel e gasolina que gastavam menos. a gasolina já podia ser na faixa dos 1600cc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                      Velocímetro nos 140 km/h (136 km/h no GPS), faz 5 litros e tal aos 100 kms. O erro dos consumos médios do CB é de 0,25-0,35 litros.

                                      O teu focus, com caixa de 5, a 140km/h de ponteiro faz 5 e tal aos 100?? Não quero duvidar da tua palavra, mas parece-me um abuso... Talvez a AE a que te referes seja mais favorável que a do teste.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                        O teu focus, com caixa de 5, a 140km/h de ponteiro faz 5 e tal aos 100?? Não quero duvidar da tua palavra, mas parece-me um abuso... Talvez a AE a que te referes seja mais favorável que a do teste.
                                        Depende sempre da descida

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                          O teu focus, com caixa de 5, a 140km/h de ponteiro faz 5 e tal aos 100?? Não quero duvidar da tua palavra, mas parece-me um abuso... Talvez a AE a que te referes seja mais favorável que a do teste.
                                          Eu não tou a pedir para acreditares em mim.

                                          A AE que me refiro é toda a A13 e parte da A2 até Grândola. Faço este percurso MUITAS vezes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                            Também fiquei surpreendido pela positiva. Apesar de ser um motor completamente novo, esta versão de 122cv ainda não dispõe de algumas tecnologias mais modernas da versão «ACT» de 140cv, tais como desactivação de 2 cilindros e uma injecção mais avançada, que consegue homologar consumos ainda mais baixos.

                                            Certamente a versão de 140cv ainda seria mais poupada, até porque estaria menos "em esforço"
                                            Verdade, no entanto não sei se a essas velocidades os 2 cilindros ainda são desactivados.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                              Eu não tou a pedir para acreditares em mim.

                                              A AE que me refiro é toda a A13 e parte da A2 até Grândola. Faço este percurso MUITAS vezes.
                                              Muito bem. Mas pelo sim pelo não, vou-me fiar antes nos dados que o Proactiv nos mostrou.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nada de novo, só quem acredita no Pai Natal é que acredita em consumos de 4 em AE ou em cidade.

                                                Nem o meu chasso com um tricilindrico Diesel 1.4 faz menos de 5.5/6 em AE, quanto mais abaixo de 5...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  Verdade, no entanto não sei se a essas velocidades os 2 cilindros ainda são desactivados.
                                                  O sistema funciona entre as 1250 e 4000rpm, quando a exigência de binário situa-se entre 25 e 100nm, ou seja, quando não é solicitada muita aceleração(nacionais, AE a velocidade constante).

                                                  A meu ver, a maior economia da versão TSI ACT de 140cv será também fruto ao turbo mais eficiente e o valvelift também nas válvulas de escape. É um motor que tenho bastante curiosidade em experimentar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                    O sistema funciona entre as 1250 e 4000rpm, quando a exigência de binário situa-se entre 25 e 100nm, ou seja, quando não é solicitada muita aceleração(nacionais, AE a velocidade constante).

                                                    A meu ver, a maior economia da versão TSI ACT de 140cv será também fruto ao turbo mais eficiente e o valvelift também nas válvulas de escape. É um motor que tenho bastante curiosidade em experimentar
                                                    Obrigado pela informação . Esperemos é que não seja muito mais caro que o de 122cv. Já agora, a partir de que motores é que o A3 tem suspensão traseira "à homem"?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É um teste engraçado.

                                                      Também me surpreendeu o TFSI de 122 cv. Intromete-se na luta dos diesel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ABC Ver Post
                                                        É um teste engraçado.

                                                        Também me surpreendeu o TFSI de 122 cv. Intromete-se na luta dos diesel.

                                                        Fruto também da relação peso/potência mais favorável. Julgo que o A3 é mesmo o carro mais leve do comparativo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tendo eu um Astra igual ao da lista, sinceramente não compreendo como se chegou àquele consumo a 120 km/h de média.
                                                          A não ser que a unidade testada tivesse menos de 1000km rodados, e mesmo assim...

                                                          Na A1, a 135 - 140 de ponteiro (média real de ~127 km/h) com 3 adultos no carro, AC e mala cheia, a média que costumo fazer cifra-se nos 6.0-6.1 reais.

                                                          Mesmo no percurso da A25 Aveiro - Viseu, que quem conhece sabe que tem muitas subidas, para fazer os tais 6.9 precisava de ir a uns 150 km/h de ponteiro...

                                                          E já nem considero os consumos do 1.7 CDTI nada de especial, mas 6,9 l/100 a 120 km/h de média??? Acho que já tinha despachado o carro...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Julgo que estes valem o que valem,dão nos referências,mas imprensa é imprensa,eu não posso confirmar a veracidade destes testes,além disso as opiniões/testes sobre automoveis são muito variáveis,conforme a revista e conforme o país...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X