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1.4 hdi ou 1.6 hdi qual a melhor escolha?

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    1.4 hdi ou 1.6 hdi qual a melhor escolha?

    Boa noite meus amigos, ando a pensar em comprar um outro carro, 2 lugares, e fiquei indeciso entre estes dois motores...
    Tenho andado a ver desde C2, C3, Xsara e Peugeot 206 1.4hdi de 68cv mas ao ver um Peugeot 206 1.6 Hdi com 95mkm fiquei na duvida qual comprar...

    Mas também tenho andado a ver outras máquinas...
    1.5 dci de 65 e 80 cv
    1.3 dti e multijet
    2.0 e 1.7 Dti
    A minha questão é

    Qual dos motores é mais económico, fiável e com menos manutenção?

    #2
    Entre o 1.4 e 1.6, sem duvida o 1.6, como é obvio é um motor que tem quase 50cv a mais que o 1.4 e obviamente isso vai-se sentir na conduçao.

    Entre os restantes, continuava a preferir o 1.6, acho o mais equilibrado entre performance, fiabilidade e consumos.

    Comentário


      #3
      Eu também iria para o 1.6 PSA/FORD, mas não teria problemas em comprar um segmento B 1.4 hdi.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas opiniões mas têm-me falado em problemas de FAP e Injectores no 1.6

        Comentário


          #5
          Pug 206 com FAP ?! Já havia disso no 1.6 HDi ?

          Comentário


            #6
            1.6HDi é bem superior. Mas para um pequeno segmento B o 1.4 serve também e é muito económico.

            Comentário


              #7
              Alguém que possa comprar o 1.6 irá comprar o 1.4?

              Se a tua pergunta é se compensa, já é mais difícil. Acho os 2 muito competentes para necessidades/possibilidades obviamente diferentes.

              Comentário


                #8
                A viatura vai ser utilizada em trajectos relativamente curtos, 20km por dia durante a semana e no fim de semana fazer 50 ou 60km para ir à terra e uma vez por mês uma viagem de Portalegre-Lisboa-Portalegre...
                Para complicar ainda mais a situação falaram-me de um 206 1.9d de 2001 com AC e 160000km, por dois mil e poucos euros e bem estimado...

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho um 207 1.4hdi e aquilo é muito económico...................a andar devagar. Se queres mexer-te mais um bocado lá se vai a média e nem por isso andas muito mais depressa porque aquilo não puxa. É desesperante quereres fazer uma ultrapassagem relativamente simples e não poderes ou apanhares uma subida na AE e começares a perder velocidade.

                  Se fosse hoje procurava o 1.6hdi ou optava por outro modelo. Não me interpretem mal, aquilo serve para a Maria ou o Manuel que trabalham a 2km fazerem a sua vidinha e de forma muito económica mas para quem anda mais do que isso é mesmo muito curto. Se realmente vais fazer alguns quilómetros e viagens....1.6hdi sem dúvida.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmvpires Ver Post
                    Boa noite meus amigos, ando a pensar em comprar um outro carro, 2 lugares, e fiquei indeciso entre estes dois motores...
                    Tenho andado a ver desde C2, C3, Xsara e Peugeot 206 1.4hdi de 68cv mas ao ver um Peugeot 206 1.6 Hdi com 95mkm fiquei na duvida qual comprar...

                    Mas também tenho andado a ver outras máquinas...
                    1.5 dci de 65 e 80 cv
                    1.3 dti e multijet
                    2.0 e 1.7 Dti
                    A minha questão é

                    Qual dos motores é mais económico, fiável e com menos manutenção?
                    Para estarem a aconselhar o 1.6 não devem ter lido bem estas premissas.

                    Se as prioriodades são esses 3 items que enumeras, vai para um 1.4hdi à confiança.

                    Comentário


                      #11
                      Ola pmvpires
                      Sem duvida que ao escolher,tenta sempre ir para o 1.6hdi 110cv.A experiência que tenho com esse motor era numa 307 comercial de 2006,que por acaso foi hoje dada a troca por outra viatura.
                      Pará teres ideia de manutenções,o carro foi vendido hoje com 336000 e de avarias,levou uma embreagem e respectivo volante do motor e correia de distribuiçao aos 240000 e agora aos 300000 levou anilhas nos injectores,de resto era meter gasoleo e andar.
                      No 307 em relação a consumos consegue fazer,sem grandes preocupações na condução 4,7l/100.
                      Em relação ao 206 1.9d,só tenho a dizer-te que foi dos carros mais sem alma que conduzi,fiz cerca de 300klm em auto-estrada e por vezes nao me sentia confiante para ultrapassar certos carros.

                      Boa sorte na escolha e já agora deixo te aqui uma dica,ao experimentares algum destes hdi,se a embreagem tremer e ao desligar se o carro tremer,prepara 500€ em material (volante de motor e por consequência embreagem nas couves)

                      Comprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Em termos de performances o 1.4HDI é esmagado sem dó nem piedade pelo 1.6HDI... acho que nem é justo fazer a comparação!
                        Agora, pensando racionalmente, e tendo em conta que o carro irá andar mais em cidade que outra coisa, eu escolhia o 1.4
                        Porque? Porque tenho um, e apesar de não deslumbrar em nada (só em consumos), é um motor honesto, e muito sinceramente na minha opinião, cumpre!
                        O meu carro do trabalho durante 2 anos tinha um 1.6HDI 90cv, e durante 2 anos (veio novo para as minhas mãos) não deu qualquer tipo de problema... fiz-lhe 80mil km em 2 anos. Fazendo a comparação entre estes 2 (1.4 e 1.6 90cv) o 1.4 é mais agradável em cidade, a baixa velocidade e a baixa rpm, coisa que nunca gostei muito no 1.6,pois tinha um fosso até as 1800rpm, o 1.4 puxava minimamente bem apartir das 1500rpm. Em via rápida ou em subidas nem vou falar, porque acho que é demais evidente as diferenças... o 1.4 fica literalmente para trás!
                        Falando da fap no 1.6, o que andei nunca me deu problemas de fap, mas era carro que tinha 80% de utilização em via rápida, mas é certo que são conhecidos alguns problemas na fap dos 1.6
                        O meu 1.4 é de 2011 e não tem fap, portanto não vai sofrer desses problemas (suponho que os 1.4 não tenham fap, alguém mais esclarecido que se acuse)
                        Consumos: a andar com pensamento na economia, o 1.4 é ligeiramente mais económico. Andamentos normais são irrisórias as diferenças, e em modo de ataque, o 1.4 bebe ligeiramente mais.

                        Acho que deves rever bem o que ponderas nessa tua compra, se queres um carro que cumpra, e que não dê chatices... vai para o 1.4
                        Se queres algo mais... 1.6 sempre.
                        Editado pela última vez por einstei1n86; 10 September 2013, 18:46.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                          Em termos de performances o 1.4HDI é esmagado sem dó nem piedade pelo 1.6HDI... acho que nem é justo fazer a comparação!
                          Agora, pensando racionalmente, e tendo em conta que o carro irá andar mais em cidade que outra coisa, eu escolhia o 1.4
                          Porque? Porque tenho um, e apesar de não deslumbrar em nada (só em consumos), é um motor honesto, e muito sinceramente na minha opinião, cumpre!
                          O meu carro do trabalho durante 2 anos tinha um 1.6HDI 90cv, e durante 2 anos (veio novo para as minhas mãos) não deu qualquer tipo de problema... fiz-lhe 80mil km em 2 anos. Fazendo a comparação entre estes 2 (1.4 e 1.6 90cv) o 1.4 é mais agradável em cidade, a baixa velocidade e a baixa rpm, coisa que nunca gostei muito no 1.6,pois tinha um fosso até as 1800rpm, o 1.4 puxava minimamente bem apartir das 1500rpm. Em via rápida ou em subidas nem vou falar, porque acho que é demais evidente as diferenças... o 1.4 fica literalmente para trás!
                          Falando da fap no 1.6, o que andei nunca me deu problemas de fap, mas era carro que tinha 80% de utilização em via rápida, mas é certo que são conhecidos alguns problemas na fap dos 1.6
                          O meu 1.4 é de 2011 e não tem fap, portanto não vai sofrer desses problemas (suponho que os 1.4 não tenham fap, alguém mais esclarecido que se acuse)
                          Consumos: a andar com pensamento na economia, o 1.4 é ligeiramente mais económico. Andamentos normais são irrisórias as diferenças, e em modo de ataque, o 1.4 bebe ligeiramente mais.

                          Acho que deves ponderar bem o que ponderas nessa tua compra, se queres um carro que cumpra, e que não dê chatices... vai para o 1.4
                          Se queres algo mais... 1.6 sempre.
                          Também conheço bem de perto os dois (1.4hdi e 1.6hdi 90) e em circunstâncias idênticas o 1.6 consome sempre mais, mesmo que ligeiramente, com a vantagem do 1.4hdi conseguir consumos próximos dos 4 litros em andamento calmo e que no 1.6hdi é mais dificil baixar dos 4,5/5 litros.

                          Mas no geral concordo contigo, se a performance não é prioridade, se o objectivo é ter um carro realmente económico, fiável e de baixa manutenção, o 1.4hdi é sem dúvida a melhor opção. Até porque se vamos para o campeonato dos 1.6hdi entre 90-110cvs, podemos mais facilmente olhar para alternativas.

                          Comentário


                            #14
                            O actual 1.4 não tem FAP, do mesmo modo que o actual 1.4 pouco tem haver com o primeiro motor e nota-se no andamento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pmvpires Ver Post
                              A viatura vai ser utilizada em trajectos relativamente curtos, 20km por dia durante a semana e no fim de semana fazer 50 ou 60km para ir à terra e uma vez por mês uma viagem de Portalegre-Lisboa-Portalegre...
                              Para complicar ainda mais a situação falaram-me de um 206 1.9d de 2001 com AC e 160000km, por dois mil e poucos euros e bem estimado...
                              se é para trajectos curtos o 1.4 hdi chega perfeitamente. Se é maioritariamente para AE, e queres um carro que não tens de andar sempre de terço na mão para ultrapassar, tens de pensar noutros voos, 1.6 HDI, 1.9 TDI, etc.

                              Comentário


                                #16
                                Não te metas no 1.9D, são bons motores mas andam pouco e gastam muito, já para não falar no ruído de utilização. O 1.6 HDI teve uma fase sem FAP (não sei precisar qual foi), mas salvo erro o de 90cvs não tem!

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado a todos, tenho visto muitos carros e já ando quase em paranóia ...
                                  Vejo Clios de 2003 com 140000km por 2800€, 206 1.4, 1.6 e 2.0 Hdi por esses preços
                                  Junto a casa tenho um stand que tem dois 206 de 2004, um 1.4 com 180000km por 4500€ e um 1.6 com 95000km por 5200€ ...

                                  Cada vez estou mais indeciso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para uma utilização calma e se não apanhas zonas montanhosas o 1.4 hdi é suficiente. Fazendo uma viagem ainda relativamente grande por mês, possivelmente escolhia uma xsara break pelo espaço e conforto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                      Para uma utilização calma e se não apanhas zonas montanhosas o 1.4 hdi é suficiente. Fazendo uma viagem ainda relativamente grande por mês, possivelmente escolhia uma xsara break pelo espaço e conforto.
                                      Também pensei nisso mas não queria algo tão grande... Embora tenha estado a ver uma 2.0 Hdi de 2001 com 170000km por pouco mais de 3000€ ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        na verdade, essa xsara por esse preço não me parece muito mal!
                                        O 2.0hdi 90cv (deve ser esse da xsara) tem excelente fiabilidade e bom fôlego - nada de carro potente, antes sim um carro que cumpre... bem.

                                        Tive um 307 1.4hdi e depois um c4 1.6 hdi110cv

                                        Em cidade o 1.4 é melhor em baixas, parece que responde mais rápido (mesmo que o velocímetro não suba tão depressa).
                                        Eu sempre considerei o 1.4 superior em resposta a baixa rotação (o que tem lógica pela construção dos motores), e eu até gostava mais do barulho do 1.4 vs 1.6.
                                        206 1.9d tivemos um na empresa (e eu tive um 306 1.9d) e o 1.4hdi é sempre superior, não te metas no 1.9d.

                                        Eu se calhar ia para essa xsara 2.0hdi, se estiver boa no interior. A condução é pura e simplesmente muitíssimo melhor que o 206 (a Xsara tem o eixo traseiro auto direccional), além que se viajas de vez em quando o espaço de carga até te pode dar jeito. Considero ainda que o isolamento acústico/conforto da xsara serão melhores.
                                        Em cidade, no meio dos empedrados e tampas de esgoto e lombas e etc, as sensações/conforto do 206 vs Xsara serão muito semelhantes, eu acho que ligeiramente favoráveis à Xsara.

                                        Xsara só conduzi a break com o 1.4hdi e sinceramente, respondia muito melhor que no meu 307 ( a Xsara era mais leve), então quando passava do 307 para a Xsara, a condução não tinha nada a ver, muito mais incisiva/linear/rápida a Xsara. Claro que depois travar em curva tinha os seus sustos, mas eu prefiro assim

                                        Boa sorte.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          Eu tenho um 207 1.4hdi e aquilo é muito económico...................a andar devagar. Se queres mexer-te mais um bocado lá se vai a média e nem por isso andas muito mais depressa porque aquilo não puxa. É desesperante quereres fazer uma ultrapassagem relativamente simples e não poderes ou apanhares uma subida na AE e começares a perder velocidade.

                                          Se fosse hoje procurava o 1.6hdi ou optava por outro modelo. Não me interpretem mal, aquilo serve para a Maria ou o Manuel que trabalham a 2km fazerem a sua vidinha e de forma muito económica mas para quem anda mais do que isso é mesmo muito curto. Se realmente vais fazer alguns quilómetros e viagens....1.6hdi sem dúvida.

                                          Cumprimentos.
                                          Eu tenho um 206 1.4 Hdi e embora concorde em parte contigo, discordo quando dizes que é um bom carro para quem faz trajectos curtos. Faço 150km diários no trajecto casa -> trabalho -> casa e o 1.4 Hdi é uma excelente opção para quem faz muitos km. Os € que se poupam em combustível fazem muita diferença

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                                            #22
                                            Se fores sempre devagar até se poupa.

                                            Quem precisar de se mexer um pouco mais, sempre de um lado para o outro todo o dia e fizer AE já morde. Que é o meu caso .

                                            Além disso falta-te pulmão para poderes andar à vontade, é muito limitado nesse aspecto.

                                            Abraço.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              Se fores sempre devagar até se poupa.

                                              Quem precisar de se mexer um pouco mais, sempre de um lado para o outro todo o dia e fizer AE já morde. Que é o meu caso .

                                              Além disso falta-te pulmão para poderes andar à vontade, é muito limitado nesse aspecto.

                                              Abraço.
                                              Faço 50% AE entre os 110km/h e os 130km/h e 50% via rápida com limite de velocidade de 90km/h onde não dá para abusar.

                                              Só noto falta de pulmão em algumas subidas mais acentuadas, mas como o principal critério é a poupança, parece-me a opção mais indicada. O 1.6 gastaria em média mais 1L/100 que representava no meu caso mais 40€ mensais em combustível

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                Faço 50% AE entre os 110km/h e os 130km/h e 50% via rápida com limite de velocidade de 90km/h onde não dá para abusar.

                                                Só noto falta de pulmão em algumas subidas mais acentuadas, mas como o principal critério é a poupança, parece-me a opção mais indicada. O 1.6 gastaria em média mais 1L/100 que representava no meu caso mais 40€ mensais em combustível
                                                Boa tarde,

                                                206Hdi com este tipo de condução quais os consumos que habitualmente consegues fazer no 206 ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                                                  Em termos de performances o 1.4HDI é esmagado sem dó nem piedade pelo 1.6HDI... acho que nem é justo fazer a comparação!
                                                  Agora, pensando racionalmente, e tendo em conta que o carro irá andar mais em cidade que outra coisa, eu escolhia o 1.4
                                                  Porque? Porque tenho um, e apesar de não deslumbrar em nada (só em consumos), é um motor honesto, e muito sinceramente na minha opinião, cumpre!
                                                  O meu carro do trabalho durante 2 anos tinha um 1.6HDI 90cv, e durante 2 anos (veio novo para as minhas mãos) não deu qualquer tipo de problema... fiz-lhe 80mil km em 2 anos. Fazendo a comparação entre estes 2 (1.4 e 1.6 90cv) o 1.4 é mais agradável em cidade, a baixa velocidade e a baixa rpm, coisa que nunca gostei muito no 1.6,pois tinha um fosso até as 1800rpm, o 1.4 puxava minimamente bem apartir das 1500rpm. Em via rápida ou em subidas nem vou falar, porque acho que é demais evidente as diferenças... o 1.4 fica literalmente para trás!
                                                  Falando da fap no 1.6, o que andei nunca me deu problemas de fap, mas era carro que tinha 80% de utilização em via rápida, mas é certo que são conhecidos alguns problemas na fap dos 1.6
                                                  O meu 1.4 é de 2011 e não tem fap, portanto não vai sofrer desses problemas (suponho que os 1.4 não tenham fap, alguém mais esclarecido que se acuse)
                                                  Consumos: a andar com pensamento na economia, o 1.4 é ligeiramente mais económico. Andamentos normais são irrisórias as diferenças, e em modo de ataque, o 1.4 bebe ligeiramente mais.

                                                  Acho que deves rever bem o que ponderas nessa tua compra, se queres um carro que cumpra, e que não dê chatices... vai para o 1.4
                                                  Se queres algo mais... 1.6 sempre.
                                                  O de 90 cvs não tem FAP.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por xalipa Ver Post
                                                    Boa tarde,

                                                    206Hdi com este tipo de condução quais os consumos que habitualmente consegues fazer no 206 ?
                                                    O percurso é sinuoso, tem subidas bastantes acentuadas, ainda assim o consumo médio ronda os 4,5L/100 o que considero excelente para um carro com 9 anos e quase 210.000km

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      conduzi uma 307 break 1.4 hdi e aquilo arrastasse onde eu no meu passat subo aquilo em quarta naquela ia em 2º a chegar ao topo, se tivesse mais 100metros metia 1º

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei até que ponto o 1.6 gastaria mais que o 1.4.

                                                        No meu caso, tendo em conta colegas com o 1.6, o meu gasta mais para o tipo de trajecto que referi. Se for para andar em cidade constantemente aí o 1.4 já gasta menos mas mesmo assim a diferença não é muito grande.

                                                        O 1.4 não deixa de fazer mexer o carro e leva-nos lá mas que é muito fraquinho, isso é. Como eu disse, a andar devagar gasta pouco e acho que é a mais valia que ele nos pode dar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                          O de 90 cvs não tem FAP.
                                                          A peugeot partner de 2011 que eu andei tinha... nos outros carros não sei, mas a minha tinha!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            Também conheço bem de perto os dois (1.4hdi e 1.6hdi 90) e em circunstâncias idênticas o 1.6 consome sempre mais, mesmo que ligeiramente, com a vantagem do 1.4hdi conseguir consumos próximos dos 4 litros em andamento calmo e que no 1.6hdi é mais dificil baixar dos 4,5/5 litros.

                                                            Mas no geral concordo contigo, se a performance não é prioridade, se o objectivo é ter um carro realmente económico, fiável e de baixa manutenção, o 1.4hdi é sem dúvida a melhor opção. Até porque se vamos para o campeonato dos 1.6hdi entre 90-110cvs, podemos mais facilmente olhar para alternativas.
                                                            Provavelmente a razão do 1.6 ter consumido menos em modo de ataque que o 1.4, foi o lugar onde os km foram feitos... que é a Madeira. Acredito porém que ai no continente isso que dizes se verifique.
                                                            Devo dizer que a minha condução no 1.4 tem sido maioritariamente a pensar nos consumos, e o mínimo que consegui foram 4,7L, o que considero muito bom visto ser na madeira. Em modo de ataque fiz 7,3L, que comparativamente com o 1.6, no máximo dos máximos marcava 7L (naquele carro só umas 3 ou 4 vezes fiz um tanque a pensar na economia). Com o 1.6 nunca consegui baixar de 5.5L.

                                                            Comentário

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